A urbanização das favelas, o Panamericano, a inflação e o silêncio dos progressistas

Nooosssa, meus coleguinhas “progressistas” estão quietos nos últimos tempos, por que será?  Será ressaca pós eleitoral, ou depressão de final de ano? Vai ver alguns estão esperando  pra saber como vai ser rateado o novo governo da nova presidenta – a Flôr -, e com cara de quem ele se parecerá, se com a do pai PT -o Teodoro–  ou com a do pula cerca PMDB -o nosso eterno Vadinho?

Interessante que há pouco tempo quando se falava em invasão de favelas, muitos vinham aqui  e tinham PIT só de pensar que seus templos seriam exorcizados, que suas razões de vida (a do assistencialismo eterno e cativo) pudessem talvez ser extirpadas e removidas de nossas vidas ..mas não é que agora, com a invasão  de muitas delas, a turma sumiu e nem vem pra discussão?

Pois eu não, eu continuo o mesmo. Continuo achando que DEVE FAZER PARTE SIM das opções  do Estado a remoção e derrubada de favelas aonde elas se apresentarem mais deletérias ao planejamento urbano (em áreas de risco; com péssimo aproveitamento do solo; foco de criminalidade; se formadas por residências inumanas como palafitas, de madeira, penduradas no morro; àquelas que  possuam muitos guetos e travessas, que dificultam e encarecem em MUITO qualquer tipo de intervenção e melhoria  urbanística etc)  ..mas claro, NUNCA antes de oferecermos opções e dignidade praquela gente primeiro.

..e não é que os governos do RIO-Federal, estão fazendo meio que isso?!  ..pois eles já entram com mais escolas, postos de saúde, alargamento de vias, água, luz e esgoto, com um mínimo de cidadania – até meio de transporte (teleféricos) foi oferecido – e agora,  principalmente, com a remoção destes esquadrões de marginais que ostentam, barbarizam e oprimem os humildes há mais de 30 anos  ..ou seja, a favela esta deixando de ser favela, de ser um santuário,  e passando a ser um bairro humilde, não sem antes, ter sido iNVADIDA pelo poder público ..simples. Embora eu reconheça que, pra maioria, um dos males ainda prevaleça, a baixa ocupação por m2 frente a outras soluções de MELHOR adensamento.

Outro ponto que não despertou nenhum debate foi  sobre a solução dada ao Panamericano, aonde de falido, seu proprietário – importante EMPREGADOR do ramo midiático –  se viu resgatado por um plano que tem tudo pra fazer dele e dos seus cada vêz mais BILIONÁRIOS (refiro-me a injeção de R$ 2,5 bi, com carência de 3 anos e corrigido pelo IGP  dada a SS).

Finalmente, outro tema que não esta despertando a reflexão dos meios  de comunicação – com participação dos progressistas – é o recrudescimento FEROZ da inflação. E isso vindo desde uns 4 meses atrás (e aqui mesmo denunciado por mim). Um processo que só este ano promete corroer a moeda em uns 13% do seu poder de compra  ..um que ainda, pela omissão, ainda não encontrou DIVERSAS e outras ferramentas que PODEM ser dadas pelo Estado e que visariam contê-la com um máximo de eficiência. (via contenção e REGULAÇÃO do crédito/consumo, corte de GASTOS – não de investimentos hein – regulação do capital, desoneração de aplicações internas etc). Aliás, aqui, ao contrário, preocupante mesmo foi vermos agentes do governo falando em QUEBRAR o termômetro como forma de nós não reconhecermos dos males e efeitos da febre e da doença (gravíssimo).

Sei lá, mas bem que já diziam, o que mais nos deve incomodar não é o barulho  feito pelos maus, mas o silêncio acalentado pelos bons  ..e por estas e por outras, diante  apenas destes 3 exemplos eu termino como comecei, curioso em saber aonde estraiam os nossos progressistas  que se eximem de debater e de se aprofundar mais nestes temas?

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador