
Jornal GGN – Um dossiê sobre 579 servidores estaduais e federais apontados como antifascistas comprometeu a imagem do ministro da Justiça, André Mendonça, junto a integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal). Para tentar melhorar sua imagem, Mendonça entrou em contato com integrantes da Corte para dar sua versão.
O ministério chegou a pedir “parcimônia” e “sensibilidade” por parte do STF, para que deixasse o Congresso Nacional fazer a análise sobre o tema. Essa aproximação tem um motivo: Mendonça é apontado como um dos favoritos para ocupar a vaga que será aberta no STF em novembro, com a aposentadoria de Celso de Mello. Cabe ao presidente da República indicar o nome, que é sabatinado no Senado e precisa ser aprovado pela Casa.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o STF irá avaliar os atos de Mendonça à frente do ministério na próxima quarta-feira, quando será analisada uma ação que contesta o relatório elaborado sobre opositores do governo Jair Bolsonaro.
O partido Rede Sustentabilidade pede ao STF a abertura de inquérito para apurar o caso e verificar eventual crime cometido por parte de Mendonça e seus subordinados, além de pedir que a pasta informe o conteúdo de inteligência produzido em 2019 e 2020, e se abstenha de produzir relatórios sobre integrantes do movimento antifascismo.
Leia Também
Sigilo de relatórios de inteligência pode durar até 100 anos
Ministério da Justiça não envia relatório sobre antifascistas para o STF
Cármen Lúcia dá 48 horas para Ministério da Justiça explicar dossiê contra antifascistas
Governo tem 10 dias para justificar espionagem a antifascistas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.