As relações entre a Cowan, a Delta e a Prefeitura de BH

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Reportagem do jornal O Tempo revela movimentos pouco explicados entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a construtora Cowan – responsável pelo viaduto que desabou na Via dom Pedro I.

Em abril de 2012, “O Globo” informou que a Prefeitura assinou contrato para obra antes mesmo que o Consórcio Integração – formado pela Delta e pela Cowan – tivesse se formado.

O consórcio só foi incluído no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica três meses após a assinatura do contrato.

Em função da denúncia, o Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito e encaminhou ofício a todas as promotorias do Estado para levantar outros contratos entre prefeituras mineiras e a Delta – indiciada como integrante do esquema Carlinhos Cachoeira.

Quando explodiu o escândalo, a Prefeitura decidiu emitir nota de empenho separada, para impedir que a Cowan fosse prejudicada pelo bloqueio de contas da parceira.

O fundador da Cowan, Walduck Wanderley – morto em 2004 -, sempre foi visto como um empresário excêntrico. Na verdade, dos personagens mais ridículos do mundo empresarial brasileiro, perfil do empreiteiro típico dos anos 50.

Em 1997 orgulhava-se de ter gastos pessoais da ordem de 200 mil dólares por mês. Seu prazer maior era desfilar sua Mercedes S-200 a 20 km por hora pela avenida Afonso Pena (http://tinyurl.com/kbczsqv) a principal de Belo Horizonte. Justificativa: “Não basta ter dinheiro. É preciso ter e mostrar que se tem”.

Vangloriava-se de ter 25 veículos, dos quais 10 Mercedes. E ter mais de trinta namoradas. Não escondia seu estilo de financiar campanhas políticas e da importância de ter amigos em cargos relevantes.

Com sua morte o grupo foi assumido pelo irmão mais novo, Saulo Wanderley, que expandiu os trabalhos da Cowan para a área de saneamento e de petróleo.

Segundo informa O Tempo, com base em dados do Portal da Transparência do Paço de BH, o contrato da obra do viaduto que desabou na tarde da quinta-feira (3) é da ordem de R$ 159.214.292,89. O projeto, voltado para a Copa do Mundo, envolve recursos do governo federal.

Durante a investigação, o MPE descobriu documentos do Tribunal de Contas do Estado que sugerem que o projeto esteja superfaturado em até 350%.

No mesmo dia em que ocorreu a tragédia que vitimou duas pessoas na capital mineira, a Cowan foi anunciada, em São Paulo, como uma das empresas que integram o consórcio vencedor da licitação do monotrilho ABC (Linha 18-Bronze).

Após meses de imbróglio jurídico em torno do certame, o governo do Estado conseguiu concluir a disputa. A obra, que ligará a região do ABC Paulista à Capital, conta com recursos estaduais e da União, via PAC.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. So me interessa porque eles

    So me interessa porque eles TAMBEM estao fazendo o viaduto aa saida de Congonhas.  Mas eu ja tinha “previsto” ligacoes esquizitas entre construtora e prefeitura.

    No mundo todo eh assim entre prefeituras de direita e construtoras:  essa eh a razao que ja nao existe codigo urbano que prefeituras seguem no mundo todo.  As construtoras SEMPRE ganham.

  2. Obras de governos estaduais

    Obras de governos estaduais do PSDB, prefeitura do PSB e recursos federais – PT. O assunto será sepultado, ou seja, uso eleitoral anulado, considerando a mídia brasileira e infelizmente a tragédia de BH será tratada como fatalidade.

  3. A CIDADE ADMINISTRATIVA DO ESTADO, TAMBÉM TEVE LAUDO

    A cidade administrativa teve que ser visitada para serem feitos laudos pois estava se descascando e apresentou rachaduras não sei quem venceu essa licitação pois não se consegue via internet descobrir os tais consórcios, porém pode perceber que o projeto que era de 500 milhões no final passou de 3 bilhões a construção da cidade administrativa equiva a duas PASSADENAS e ainda sobra dinheiro. Em MG esta tudo dominado. A Pref. de Belo Horizonte foi notificada sobre possíveis desbamentos na obra, mas preferiu continuar. Aqui em MG é assim a TURMA MANDA EM TUDO, até em HELIPÓPTERO, faça ideia em viadutos. É bom o BRASIL saber o que se passa em MG.

      1. Só opinião

        Parece-me que a viga do viaduto a esquerda cedeu no seu centro, fazendo com que as pontas subissem e escapando do apoio, tambem caisse a viga da direita.  Acredito que o mesmo aconteceu com a da esquerda de tudo, que não é vizivel na foto.

        Tudo parece um tremendo conjunto de erros de cálculo e/ou materiais e/ou construção. Se foi o caminhão de concreto do meio da viga da esquerda que foi o responsável pela queda, por seu pêso, fico até contente, pois imaginem o que aconteceria se não fosse agora e fosse com o viaduto cheio de carros.  

        Para mim é uma corrupção generalizada existente em todas as cidades de MG, onde existem prefeitos do PSDB, apóiados pelo governo estadual, como aqui onde moro, Extrema, MG, que deixou a cidade na mão de um déspota corrupto e sem carater. 

        Constroe casas com fundos da Minha casa Minha Vida e diz no momento de entrega de chaves diretamente das mão dele prefeito, para  os “felizardos” escolhidos a dedo, como eleitores na próxima eleição, como sendo dadas pela prefeitura!

        Mas que o Governo Fedral dá muito mole, isto ele dá! Tem que ser mais ativo na identificaçoes das suas obras e das quais não são de sua responsabilidade.

    1. Voce talando de sabotagem ou

      Voce talando de sabotagem ou de trombada com caminhao?  Nenhum dos dois -sabotagem a nivel de prefeitura/construtora sim, pode ser, provavelmente foi, mas eh sabotagem contra os cidadaos da cidade, nada a ver com a copa.

      O que eu tou achando esquizitiiiiiiiissimo nessa foto eh a grossura e altura do piso desse viaduto -nunca vi um assim, e ta parecendo erro de calculo -e evidentemente falta de vigas de aco.  Mesmo caido, a altura da barreira lateral de carros eh mais alta que o onibus.  No entanto, aqui:

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/07/desabamento-de-viaduto-deixa-um-morto-e-20-feridos-em-minas-gerais-4542568.html

      A barreira que esta em cima do caminhao se soltou aa direita e…  e virou pra cima!  Ou tava pesado e grosso demais ou nao tava, mas logo em cima do caminhao ela virou pra cima?!  Mais uma vez, evidencia defalta de vigas de aco no piso, porque piso de viaduto nao esta suposto a cair e quebrar da propria caida, isso nao existe!

      Tem alguem que entende disso por aqui?

  4. Empreiteira Cowan

    Dizem aqui em Minas Gerais que o Senador Aécio Neves, desde sua campanha para governador no estado, viaja muito no avião desta empreiteira, não seria troca de favores. Se fosse alguem do PT a imprensa estaria fazendo criticas, mas como são os Tucanos podem tudo, com o silêncio da midia mineira e nacional. 

    1. COWAN

      Duvido muito que Aécio esteja voando nas asas da COWAN – principalmente tendo em vista que o mais recente contrato da empresa envolve recursos federais, cujos cordões da bolsa são desatados apenas pelo PT….

      Intriga da oposição.

      1. “Intriga da oposição.” Da

        “Intriga da oposição.” Da oposição a Aécio Neves, seu candidato? Pois é, a turma da Savassi vai ter trabalho até na hora do jogo do Brasil… “Adila” (!?), a prefeitura do tucano “socialista” Lacerda é responsável pela obra dessa malfadada Cowan, que é da turma do Aécio, sim, como se comprova aqui no blogue mesmo, e uma pesquisa simples aí pela rede.

        1. Tambem notei a espetacular

          Tambem notei a espetacular presuncao do uso dessa palavra, decidi nao falar nada e devia ter dito:

          “”Intriga da oposição.” Da oposição a Aécio Neves, seu candidato?”

          Da pra notar que esse comentario veio de Minas?  Nossa, eu quase nao notei.  Quase.  Ele se considera si tu a cao!

          So se for com o gado de Minas mesmo…

  5. Alguem pode fazer o favor de

    Alguem pode fazer o favor de me dizer porque o Brasil paga carissimo por “tecnologia” de viadutos que nao se usa mais no resto do mundo exceto em paises atrazados?

    1. E existe justiça em Minas Gerais ?

      E se fosse so viadutos, né, Ivan. Mas em certos Estados, todas as obras são superfaturadas. Esse centro administrativo do governo mineiro é uma minha de polvora. Se mexer, explode tudo.

      Temos viadutos desabando nas nossas cabeças e esse povo faz de conta que não deve nenhuma explicação e contas, principalmente essas, à população. 

      E quero ver se o MP de Minas vai agir ou vai ficar so no “estamos trabalhando”. 

  6. Cowan e Aécio Neves

    Vale a pena ver:

    GOVERNADOR CHEGA ÀS 14H 00

    O GOVERNADOR AÉCIO NEVES aterrisa hoje na city para inaugurar várias obras, inclusive a ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO, construída pela poderosa Cowan e a grande e ampla Avenida GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO, que poderia plantar PALMEIRAS IMPERIAL para compor o TREVO ONDE TEMOS VÁRIAS PALMEIRAS. Certamente uma grande comitiva virá com Aécio Neves, como o Vice-Governador  Antonio Anastásia. A expectativa é que ele anuncie outras obras importantes para a cidade e região…

    http://www.connect.com.br/theo/colunas/02_2010/2010,02,09/

  7. Como é que o bloco

    Como é que o bloco folhagloboestadão, ou seja, Imprensa Vira-Latas vai lidar com esses fatos que resurgirâo das trevas depois das escandalosas e uníssonas manchetes das primeiras páginas de hoje?

    Fora a ridícula cobertura da globonews dreto ao vivo do local do acidente (“…como podemos observar ali, há um grupo de operários e técnicos montando andaimes para a sustentação privisória daquela parte da estrura…”!111).

  8. Estou puto com essa

    Estou puto com essa compania.  Uma casa lindissima dos meus cunhados foi desapropriada por migalhas pra esse “viaduto” de Congonhas, em Vila Cardoso especificamente.  A casa ja nao existe.

    Para tecnologia modernissima dos anos 40 eh que o Brasil ta pagando em dolares do seculo 21?

    Nao, nao eh so isso nao, se fosse so isso tava otimo.  As ESTRADAS do Brasil tambem sao atrazadissimas em tecnologia “moderna” dos anos 40.  As pistas nao se curvam na horizontal de acordo com a curva da estrada, erro gravissimo que empesteou -e matou um monte de gente- principalmente no Viaduto das Almas.  Tambem de Minas Gerais.

    So levou CINQUENTA ANOS pra eles fazerem outro viaduto la.  Entao…  do que se preocupar?

    Estou FURIOSO.  Ja falei e repeti, so pra falar e repetir de novo:

    10 minutos em qualquer grande metropolis do mundo e voce consegue ver mais aco que ja viu em toda sua vida em Minas.  E exportacao de minerio de ferro (E AGORA, NIOBIO) eh a UNICA coisa que sustentou Minas pelos ultimos 80 anos.  O resto, o governo de la destroi com o maior prazer.

  9. Alguem de Belo Horizonte

    Alguem de Belo Horizonte poderia POR FAVOR contar em quantas vezes O PISO DESSE VIADUTO se quebrou ao cair?  (nao da pra contar das fotos mas isso nao eh normal.)

  10. Fernando Brito.
    O mercado

    Fernando Brito.

    O mercado ganha se o Brasil perde. E se o Brasil ganha, o mercado…

    4 de julho de 2014 | 11:39 Autor: Fernando BritoCom a dica do professor de economia Cássio Moreira, reproduzo o insuspeito artigo da colunista Raquel Landim, da Folha, hoje. É o que a gente tinha dito aqui quando falou que a “turma da bufunfa” seca a seleção brasileira para lucrar com a frustração dos brasileiros. Ou como “torce” por pesquisas que empurrem Dilma para baixo. É o outro lado de um terrorismo que, n…   

    Politicagem mórbida: viaduto de BH era da ‘obra da Copa’.E a viga do monotrilho que matou 1 em SP, não?

  11. Qual é a da grande imprensa?

    O núcleo golpista da grande imprensa, através das manchetes sensacionalistas de seus jornais, tenta de forma indireta relacionar o fato do desabamento do viaduto em BH (município governado pelo PSB em aliança com o PSDB de Aécio Neves e do governador de MG Antônio Anastasia) com o governo federal, que nada tem com essa obra. Essas práticas imundas tornam-se rotinapara esse núcleo de malfeitores do jornalismo e da informação. O imenso desserviço que causam ao segmento jornalistico emgeral não pode continuar sendo ignorado etão pouco pode continuar impune. A partidarização, a omissão e a adulteração da informação padronizada pela grande imprensa, parece ter a intenção de garantir um álibi como defesa, quando na verdade mostra ser uma articulada estratégia de mafiosos censores que impedem e obstruem a divulgação das verdades que afetam seus interesses.

    1. Desculpe-me

      Peço desculpas por me intrometer em seu comentário, mas acho justo apontar que o atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, só se elegeu em sua primeira tentativa devido a uma junção entre o PT e o PSDB mineiro. O PT na figura de Fernando Pimental empurrou goela abaixo a candidatura do candidato do PSB ao PT mineiro ligada ao Pimentel. A ala do partido não percebeu o grande imbroglio em que estava se metendo. Na reeleição de Márcio Lacerda, o PT rompeu com a aliança. No entanto, não conseguiu apontar as inúmeras falhas da admistração do PSB, uma vez que fazia parte dela. Culpar a imprensa parece ser uma saída fácil, tanto para os que se dizem de esquerdaquanto os de direita. A culpabilidade dos veiculos de comunicação, ou coisa que valha, deve ser analisada sem partidarismos. Não estou aqui excluindo o papel das mídias em influenciar as pessoas, mas não podemos ser inocentes em dizer que ela determina o pensamento dos indivíduos.

      1. queda do viaduto e imprensa

        meu amigo, qualquer leigo vê claramente a intenção do estadão e globo de tentar manchar o sucesso da copa por razões políticas, é só você lê, não me lembro exatamente agora, mas, é mais ou menos: obra inacabada da copa cai, e etc. está bem claro a intenção dessa mídia podre que está na contra mão da história em desfavor do povo brasileiro…

         

        1. No seu texto você deixa claro

          No seu texto você deixa claro a palavra “tentar” e concordo contigo. Me parece errado a afirmação: “mídia podre que está na contra mão da história em desfavor do povo brasileiro”. Sou jornalista, mas não trabalho em nenhum veículo de comunicação, pretendo me manter assim. Isso não é uma justificativa, embora conheça muitas pessoas que trabalhem no Estado de Minas, no O tempo, na FSP, Hoje em Dia e por aí vai. Duvído que elas estejam mal intencionadas. Quanto às capas que você citou, elas são sim mais um exemplo de como transformar o jornalismo em palanque político e retirar dele todo seu propósito inicial. Agora cá entre nós,  “povo brasileiro”, o que é isso? Uma massa desforme que pode ser moldada a qualquer momento por quem quer que seja? Se assim fosse o Lula não venceria duas eleições e a Dilma não estaria prestes a conseguir seu segundo mandato. Bom, trazer a Copa para o Brasil também foi interesse político partidário. Se hoje você comemora tal “sucesso”, não enxergo isso de forma alguma, nem mesmo se eu fosse ufanista, não pode escrever ou dizer que este seja fruto da competência dos governos Federal, Estadual ou Municipal.

          Parece que esquecemos da quantidade de dinheiro público desviado pelo COB no PanAmericano. Fui contra a Copa no Brasil no momento em que nos preparávamos para nossa candidatura e continuo sendo. Assim como fui e sou contra as Olimpíadas. Não é pessimismo ou que estou tomado pela “mídia reaça”, a recorrência dos fatos em âmbito nacional e internacional me mostra o contrário.

          Certamente existe má vontade com o governo do PT desde o princípio por grande parte dos empresarios que dominam os oligopólios midiáticos, mas não me venha dizer que eles podem mudar o jeito que você ou eu ou qualquer outro pensamos, podem apenas influenciar, pois o discurso chega pra nós midiatizado e isso não é pouca coisa. 

          Ainda sobre a queda do viaduto, a responsabilidade pela fiscalização é do governo Municiapal e pode ser checada nestes links: 


          http://www.copatransparente.gov.br/visualizacao_acao?id=123
          http://www.copatransparente.gov.br/visualizacao_acao?id=124
          http://www.copatransparente.gov.br/visualizacao_acao?id=125
          http://www.copatransparente.gov.br/visualizacao_acao?id=126
          http://www.copatransparente.gov.br/visualizacao_acao?id=130

          Eles podem não dar conta do todo. No entanto, ajudam a compreender um pouco sobre as respectivas responsabilidades. Ao que me parece, de forma menos calorosa. Não dá pra chegar ali e dizer “PIG”(expressão ridícula) ou comunistas e petralhas (adjetivos não menos ridículos).

          Abraços!

  12. Infelizmente, o governo Dilma

    Infelizmente, o governo Dilma se limitou a uma nota de pesar e manifestação que está à disposição do prefeito de BH para o que for necessário.

    Falta ao governo a perspicácia de entender como age o PSDB, que está se tornado um antro de extrema-direita.

    A atitude correta seria o destacamento de uma equipe da Polícia Federal para acompanhar o inquérito que correrá em alguma delegacia de polícia do falido sistema de segurança do Estado de Minas; a suspensão imediata de repasses de verba da Caixa para a empresa construtora; notificação judicial imediata da construtora e da prefeitura para que reconstruam, com seus recursos, o viaduto desmoronado, sob pena de rescisão do contrato de convênio; ajuizamento de ação de perdas e danos para indenização dos prejuízos sofridos à imagem do país, uma vez que a tragédia teve repercussão internacional associada à Copa; total apoio político para que as bancadas dos partidos aliados ao Governo Federal requeiram na Câmara de Vereadores de BH e Assembleia Legislativa de Minas as CPIs cabíveis, com convocação do prefeito de BH; ajuizar ações criminais por calúnia e ações cíveis de indenização contra políticos do PSDB e da campanha de Aécio que estão vinculando a tragédia ao Governo Dilma.

    1. Depois que o governo Lula,

      Depois que o governo Lula, até sem precisão, destacou grupo da PF para investigar o mensalão petista que a turma tucana sempre pede isso quando é petista e aliado. Por que não se pediu o mesmo para Sp?

      1. Disputa dos piores

        pois é, o que vejo é qie a diferença entre o PT e o PSDB/DEM é que o primeiro rouba e vai preso, e osegundo rouba muito mais e sai ileso.

  13. NEM INICIOU A INVESTIGAÇÃO E JÁ INOCENTOU SUSPEITOS

    NEM INICIOU A INVESTIGAÇÃO E JÁ INOCENTOU SUSPEITOS

    Atente-se para uma estranha afirmativa da Construtora Cowan na sua Nota, onde ‘…destaca que a tragédia de anteontem não tem “qualquer relação” com a interdição, em fevereiro, de outro viaduto que está sendo construído por ela na região do Guararapes.’

    Se o acidente atual não foi ainda investigado, como se pode afirmar que não tem “qualquer relação” com o anterior, de cinco meses atrás ?

    Será que não é o contrário, que o engavetamento da investigação (se é que houve tal investigação) do acidente anterior, quem sabe para esconder culpas e proteger culpados, foi fato determinante para se repetir agora, como tragédia, um mesmo tipo de sinistro no mesmo complexo viário, com a mesma construtora ?

    Lembrando: no acidente de fevereiro, durante a retirada do escoramento (tal como agora) ocorreu um deslocamento de 30 centímetros (uma enormidade) de parte da estrutura de concreto.

    Cinco meses decorridos é um tempo até demasiado para todos os estudos e análises sobre o sinistro de fevereiro, que levassem às suas causas e culpabilidades.

    E então se pergunta: onde estão os relatórios do CREA-MG, da Polícia Civil/MG, do MP-MG, da SUDECAP-Prefeitura/BH, da Construtora Cowan, e de outros órgãos, sobre o ocorrido em fevereiro ?

    Alguém sabe ? Alguém viu ?

    Ou o Complexo Político-Investigativo Mineiro mandou arquivar ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador