Câmara aprova ‘jabutis’ de nova reforma trabalhista e põe direitos em xeque

Projeto permite a contratação de trabalhadores sem garantias de direitos trabalhistas e previdenciários, entre outros retrocessos

Agência Brasil

Jornal GGN –  A Câmara dos Deputados finalizou nesta quinta-feira, 12, a análise dos destaques de uma nova reforma trabalhista, que teve o texto-base aprovado no início da semana. A ação é mais um golpe contra os direitos dos trabalhadores. 

Inicialmente, o texto-base da Medida Provisória (MP) 1045/21 tinha como principal objetivo recriar o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho, em razão da pandemia da Covid-19. 

A PARTIR DE R$ 10 VOCÊ PODE AJUDAR A MANTER O JORNALISMO INDEPENDENTE DO GGN. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

Mas, na terça-feira, 12, o relator da MP, deputado Christino Áureo (PP-RJ), apresentou um novo relatório que indicou mudanças permanentes nas leis trabalhistas (CLT), sob o argumento que estes seriam pontos necessários para a geração de empregos.

Entre as principais alterações está a permissão de contratação de trabalhadores sem vínculo trabalhista, ou direitos como férias, pagamentos do 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Além disso, o texto aprovado reduz o pagamento de horas extras para algumas categorias profissionais, aumenta o limite da jornada de trabalho de mineiros, dificulta a fiscalização de trabalho análogo ao escravo, entre outros pontos. 

Agora, o projeto segue para aprovação do Senado e, se não sofrer alterações, será encaminhado para sanção presidencial. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador