Cidade submersa de Guapé ressurge das águas

Por Hugo Siqueira

Ruínas da antiga cidade de Guapé, inundada há 50 anos, ressurgem no interior de Minas Gerais

Autor: Álvaro Barbosa, no Campo Grande Notícias

Moradores da cidade de Guapé, no Estado de Minas Gerais, estão tendo uma oportunidade única esta semana, a de poderem reviver e de ver de perto parte de sua história.

As ruínas de sua primeira cidade, que foi inundada há cerca de 50 anos pelas águas da Hidrelétrica de Furnas, começam a surgir por causa da seca que atinge a região.

A primeira cidade de Guapé, aonde viviam cerca de 14 mil pessoas, foi inundada em 1963, sendo que suas ruínas foram encobertas pelas águas que formaram o Lago de Furnas. As antigas construções, incluindo a Igreja, ficaram submersas, a 11 metros de profundidade.

Todos os moradores foram obrigados a deixar suas casas para que a modernidade pudesse chegar a região, com a implantação de Usina Hidrelétrica de Furnas.

Famílias inteiras tiveram que se mudar para o lado mais alto do município, rebatizado com o nome de Nova Guapé. Alguns moradores resistiram até o último minuto, mas vendo que não teriam como mudar a decisão já tomada, eles também decidiram ir embora, deixando para trás lembranças de uma vida.

Esta semana, com a seca prolongada, as águas do Lago de Furnas baixaram, e deixaram a mostra restos da torre da antiga Igreja Matriz, e a escada da Empresa de Correios e Telégrafos da época. Pode-se perceber também, a existência de muitas pedras e tijolos usados nas construções, além de uma cisterna.

Ruínas da antiga farmácia, a única da cidade, também ressurgiram, e existem pedaços de vidros em seu interior, provavelmente de frascos de remédios vendidos no estabelecimento.

Passados 50 anos de sua inundação, as ruínas da antiga cidade de Guapé viraram um atrativo para muitos turistas, e também, para os antigos moradores, que se surpreendem com o surgimento da cidade original.

Com informações da EPTV
Fotos adicionais

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador