Jornal GGN – A agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), aprovou nesta sexta-feira, 11, a liberação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19 produzida pela americana Pfizer e a gigante europeia BioNTech.
De acordo com a FDA, o imunizante da Pfizer “atende aos critérios legais para emissão nos EUA”, uma vez que “a totalidade dos dados disponíveis fornece evidências claras de que a vacina pode ser eficaz na prevenção da covid-19”.
“A autorização do FDA para o uso de emergência da primeira vacina covid-19 é um marco significativo na luta contra esta pandemia devastadora que afetou tantas famílias nos Estados Unidos e em todo o mundo”, afirmou o comissário da agência, Stephen M. Hahn, em comunicado.
Com 15.820.714 casos confirmados da Covid-19 e 294.715 mortes em decorrência da doença, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, os EUA é o país mais afetado pela pandemia no mundo.
Após a liberação da vacina pela FDA, o presidente Donald Trump publicou um vídeo em sua conta no Twitter comemorando a notícia e afirmou que a vacinação irá iniciar em 24 horas.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 12, 2020
Segundo a FDA, a vacina da Pfizer apresentou eficácia de 95% após a segunda dose, com base nos resultados dos testes clínicos de Fase 3. Além dos EUA, o Reino Unido, Canadá, Bahrein e México também aprovaram o uso do imunizante
Com informações do UOL.