CRIME e CASTIGO, o aumento dos impostos sobre cigarros

Leio que o Governo Federal pretende aumentar, entre 2012-15, a aliquota sobre os cigarros, aumento este  que impactará o preço final do produto em 20%, podendo chegar até  55% ao final deste período.

Claro, da RECEITA Federal escuto que a medida visa atender a mudança de metodologia pra se facilitar a cobrança e se inibir o contrabando.

Do Ministério da Fazenda ouço que a medida é purgativa, que ela veio pra compensar  parte dos incentivos dados recentemente a outros setores amigos e escolhidos a dedo na nossa industria, algo como R$ 4-5 bilhões ano.

Do Ministério da Saúde, quando escuto, escuto euforia vindo daqueles que dizem que é isso mesmo, que o fumante custa caro, que os males dos cigarros são perversos, e que alguém tem que pagar por isso.

Do leigo, quando se pronuncia e com sorte  é escutado (isso se ele não ficar esquecido num apêndice de comentário dum FORA de PAUTA qq), normalmente observo que  a maioria vem com a velha máxima que diz que se quiser que seja assim, que quem fuma tem que pagar pelo vício, e bem feito, que tenha o fim merecido.

Bem, penso que droga e vício são assuntos sérios, que tem que ser tratados com cuidado  ..penso mais, penso que quando falamos em  drogas como o álcool e o cigarro não falamos sobre drogas quaisquer, falamos de drogas lícitas, permitidas e, até bem pouco tempo, INCENTIVADAS e estimuladas por diversas Instituições que com ela lucraram, inclusive os governos.

 

Pra mim foi interessante (triste na verdade) ver a Receita e o Ministério da Fazenda darem as mãos ao Ministério da Saúde pra concluírem novamente que o cigarro  faz mal, e que então eles deveriam passar a tributar o VICIADO como forma de combaterem todo e qualquer mal, optando por uma pratica corriqueira, a de matar o paciente, ou a parte mais fraca do modelo.

Oras srs, a vocês eu pediria que refletissem:

-Será que não seria mais HONESTO primeiro isentarmos TODO e qualquer remédio que prometa auxiliar no tratamento do fumante, isso antes de tributarmos o cigarro ?

-antes de tributar estes coitados iludidos pela nossa mídia, indústria e sociedade hedonista, não seria mais correto tributarmos O LUCRO E DIVIDENDOS destas empresas que o fabricam?

-E aos leigos que adoram desdenhar da grama, enquanto fuçam a vida do vizinho sem atentarem ao seu sofrimento, eu pediria que refletissem e tentassem lembrar quantos de vocês receberam pedido (ou mesmo foram assaltados) pra darem dinheiro para que o fumante continuasse a pitar?

Francamente gente  ..todos sabemos que o cigarro causa muitas doenças, que custa muito ao sistema, que vicia e causa depedência tb  ..então, penso que em verdade temos sim que ir às causas do problema, e não ficarmos matando os dependentes e doentes que já sofrem  quase que de forma passiva, visto que hoje a MAIORIA esta sendo levado a marginalidade e sendo inclusive destratados e humilhados por centenas de nossas cidades.

..evidente, reflitam, não precisamos ser gênios pra  intuirmos que praqueles  coitados fissurados que não conseguirem se livrar a tempo das aliquotas sobrará a UNICA alternativa de consumirem mais uma boa parte de suas rendas com o vício, precarizando  ainda mais a sua alimentação e a dos seus, a saúde, e talvez abreviando e/ou antecipando ainda mais  os males que podem advir do vício.

Olha, pra todos estes esquerdopatas (liberais libertinos e ditadores disfarçados) que enebriados pelo poder só sabem replicar fórmulas condenáveis eu diria:

1.Continuem educando a sociedade sobre os males do vício  ..dá trabalho, mas SEMPRE será necessário

2.Se tiver que tributar, tributem os DIVIDENDOS pagos por estas empresas ..e não se esquecendo de tabelarem os preços para que os empresários não repassem as perdas aos clientes.

3.Desonerem todo e qualquer medicamento que ajude o viciado a se livrar do cigarro, e isso de forma URGENTE e em todas as esferas do poder.

4.Com a sobra dos recursos eu diria  pro Estado tratar e dar auxílio a TODOS  os que por sua OMISSÂO e hipocrisia acabaram se envolvendo com a droga, e que hoje não conseguem se livrar sozinhos do vício, se não com o axilio de um tratamento GRATUITO.

5.e por fim, pra estes idiotas que fazem comentários superficiais sobre o CASTIGO que deveríamos impor a todo viciado, a estes eu diria pra ficarem chupando um prego e observarem, lá da esquina, se ele irá virar parafuso.

GENTE do céu, VAMOS PARAR DE ABUSAR dos nossos doentes e viciados?  ..vamos?

..e pensem, pensem muito bem, se existe realmente a necessidade de vermos de novas drogas sendo legalizadas (facilitadas), pois se assim, penso que seria hipocrisia da nossa parte negarmos aos “novos drogados” o fornecimento futuro de um tratamento adequado para que eles se livrem um dia do vício, não?

nota final – o autor já foi fumante

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador