Debate entre os candidatos à Prefeitura de Recife

O rompimento entre o PT e o PSB nesta eleição para prefeito do Recife foi o protagonista do primeiro debate realizado exclusivamente para a internet pelo portal NE10, na tarde desta quinta-feira (23). Os candidatos Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) polarizaram as discussões e trocaram ataques mútuos.

Logo na primeira rodada de perguntas, os adversários deixaram a bandeira branca de lado. Humberto acusou Geraldo de não conhecer o Projeto de Revitalização e/ou Implantação de Área Verde (PRAV) e, na resposta, o socialista afirmou que Humberto foi o segundo pior secretário de Saúde em 2001 e 2002, segundo ranking da época.

Com as perguntas de internautas, o segundo bloco foi menos ofensivo, abrindo espaço para os candidatos apresentarem suas propostas. Entretanto, no terceiro, com os questionamentos dos jornalistas, as trocas de acusações entraram em cena novamente. Humberto e Geraldo fugiram das perguntas para continuar a troca de farpas. O petista aproveitou uma das respostas para dizer que Geraldo “é mal informado” e mentiu ao dizer que ele foi avaliado como o segundo pior secretário de Saúde. Geraldo reafirmou suas críticas. “Está registrado no Datafolha. Ele não inaugurou nada aqui em dois anos e meio como ministro”.

 

Em outro momento, ambos exaltaram parcerias com os principais cabos eleitorais do adversário. Geraldo citou o apoio da presidente Dilma para trazer investimentos ao Estado, chegou a elogiar o governo da petista e a sugerir uma comparação com ela. “A primeira eleição que Dilma disputou foi para presidente e está aí, fazendo um ótimo governo, aprovado pela população”, soltou. Esta também é a primeira disputa majoritária dele.

 

Humberto, por sua vez, lembrou que já contou com o apoio do governador Eduardo Campos, padrinho político de Geraldo, e que tem interesse de retomar a aliança, caso seja eleito. Humberto ainda tratou de citar os projetos que criou como secretário e ministro da Saúde, como o Samu e a Farmácia Popular, para desmentir o concorrente. As assessorias de imprensa dos candidatos pediram direito de resposta, que foi negado pela assessoria jurídica do Sistema Jornal do Commercio (SJCC).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador