Debate no Recife acontece hoje, quinta-feira.

Depois das caneladas no debate da TV Tribuna, nesta segunda-feira, cresce a expectativa em torno do debate do portal NE10, nesta quinta-feira. O primeiro encontro foi marcado pelas primeiras críticas públicas do PT ao PSB, desde que os socialistas romperam oficialmente a aliança com o PT em Recife, após a cúpula nacional petista vetar a tentativa de reeleição do atual prefeito, João da Costa (PT).

 

Caso as críticas se repitam – não há como pensar em recuo no apartamento – poderá ficar sacramentado o fim da paz que o postulante socialista planejava adotar, para diferenciar-se dos petistas. A briga política dos aliados virou mote de campanha. No entanto, com o começo do guia, o socialista estará agora por conta própria, cada vez mais, exporto ao contraditório. O PT parece estar tentando assanhar o cabelo do ex-secretário de Eduardo Campos e tirá-lo do sério.

 

No debate desta segunda, o candidato do PT, senador Humberto Costa, já chegou batendo forte, criticando decisões tomadas pelo governo estadual, do presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Conforme já registramos aqui, Humberto Costa denunciou que o Recife perdeu R$ 327 milhões em repasses de ICMS após mudança na lei durante a gestão do candidato do PSB, Geraldo Júlio, na Secretaria de Planejamento. Foi o primeiro e principal ataque direto ao opositor.

 

“Recife tinha 33% da cota de ICMS e o conselho que Geraldo deu a Eduardo reduziu para 27%”, disse Humberto Costa.

 

No debate desta segunda-feira, Geraldo Júlio também não deixou barato. Ele deixou de lado a linha moderada que vinha adotando até a semana passada. Vai repetir a dose nesta quinta?

 

Somente na quinta-feira da semana passada, no debate da JC/CBN, com Aldo Vilela, é que Geraldo Júlio fez a primeira crítica pública a Humberto Costa. Isto normalmente ocorre quando os candidatos estão tentando tomar posições ou evitar que o concorrente cresça. Ao que parece, a equipe de Geraldo Júlio mirou Humberto, depois de já ter passado o tucano e empatar com o democrata.

 

No estilo de ataque de agora, Geraldo Júlio também disse que não era como o tucano, ex-PV, que ainda usa o verde na sua campanha. 

 

Pelo lado da oposição, também se espera mais fight. Um exemplo deste começo de semana foi o tom incisivo do tucano Daniel Coelho (PSDB), que acusou publicamente Geraldo Júlio de “enrolar” nas respostas.

 

Para não ficar para traz, o mesmo se espera do democrata Mendonça Filho. Como já disse o ex-candidato do PMDB, Raul Henry, de agora em diante devem ser os três candidatos contra Geraldo Júlio, que vem subindo nas intenções de voto.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador