Desmontando mitos

Comentário ao post “Um estudo clássico sobre 1964

É um texto lucido e com nivel de historiador. Foi realmente um movimento civil-militar com predominancia civil, os que foram testemunhas daqueles tempos lembram perfeitsmente.

Textos desse nivel tentam desmontar mitos da esquerda que continuam circulando porque fazem parte de cartilhas. Existe boa bibliografia sobre 1964 mas pouca gente lê e nem quer saber.

O primeiro mito é que o Governo Goulart  foi deposto por gilpistas quando na verdade o Governo se auto depôs por perda de controle do Pais, deixou de ser Governo antes de cair, já não comandava mais a maquina do Estado, a prova é que não conseguiu armar nem um simulacro de resistencia.

O segundo é que os EUA estavam por detrás do golpe quando nem haveria uma razão se quisessem faze-lo. O movimento tinha forças proprias para depor o Governo sem recorrer a apoio externo e o Brasil , assim como Argentina e Mexico, são paises muito grandes para serem palco de de intervenções, não podem em toda sua Historia serem confundidos com pequenos paises.

O terceiro é que o Governo caiu apoiado pelo povo. Não houve esse apoio das ruas. O movimento no seu inicio tinha o apoio majoritario da sociedade e de todas as classes que queriam ordem no Pais.

Como o autor é um intelectual de primeira ordem e com vés de esquerda fica deficil contesta-lo porque ele tem argumentos mas será criticado aqui pelos que vivem de cartilhas e não querem ver descontruidas suas crenças de décadas, vivem confortavelmente com essas crenças que fazem parte de suas vida, de seus credos poliicos atuais e de suas convições partidarias.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador