Energia do jovem deve ser canalizada de forma criativa

Por claudio mesquita

Comentário ao post “Alunos são os principais autores da violência em escolas

Se a gente anda pelas periferias dá para reparar o pouco caso com que são tratados o bairros, principalmente os mais pobres. Não se vê uma quadra de esportes, uma praça, nenhum centro comunitário. É tão barato construir uma quadra de esportes.

Jovem tem muita energia, necessidade de afirmação perante o mundo. Se essa energia não é canalizada de forma criativa pode se transformar em violência. Você passa às vezes por uma escola na hora do recreio e vê mais de uma centena de meninos e meninas em pé num pátio minúsculo sem ter o que fazer, às vezes tem que sentar no chão. Isso é um caldeirão onde brigas e desavenças acontecem num piscar.

Acho muito difícil uma criança conseguir se concentrar numa sala de aula, com aquelas matérias chatas que não fazem o menor sentido, com tanta energia fervilhando por dentro, ou no popular, com o fogo no rabo. Sem contar que muitos vem de famílias desestruturadas pela pobreza e ignorância.

No Rio de Janeiro, que vem recebendo até agora dezenas de bilhões em royalties, (cadê os royalties seu Cabral?) existem mais de mil!!! favelas. Muitos bairros sem saneamento, com esgoto correndo pela rua, nenhum equipamento urbano digno, escolas caindo aos pedaços, isso no século 21.

Agora mais uma materia culpando as crianças e adolescentes pela violência. Ninguém se responsabiliza.

O mais incrível é que essa idéia, a redução da maioridade penal, prospera principalmente na classe média, onde muitos dos seus filhos se entopem com anti depressivos para melhorar a auto estima. E a auto estima desses jovens da periferia? Como dizia o velho Pelé: temos que cuidar de nossas criancinhas.

Dá uma tristeza e um cansaço…

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador