Enquanto Bolsonaro cria crises, Consórcio Nordeste articula ações com a França

Na terça (19), o governador Rui Costa esteve na França representando o Consórcio. Teve três agendas de peso. Uma delas com o chanceler que Bolsonaro deixou esperando para ir cortar o cabelo

Foto: Divulgação

Jornal GGN – O consórcio de governadores do Nordeste teve uma agenda na França que deixaria Jair Bolsonaro de boca aberta – isso, claro, se o presidente da República se preocupasse em manter boas relações com o País de Emmanuel Macron.

Em julho passado, Bolsonaro cancelou reunião em Brasília com o chanceler francês Jean-Yves Le Drian. Foi cortar cabelo e ainda expôs o vídeo na internet. O desdenho com que o ministro foi tratado pegou muito mal. Macron reclamou meses depois, enquanto trocava farpas com Bolsonaro por causa da Amazônia.

Enquanto Bolsonaro gera crises diplomáticas, o Consórcio Nordeste contorna a situação e busca recursos para a região por conta própria.

Na terça (19), o governador da Bahia Rui Costa esteve na França representando o Consórcio. Teve três agendas de peso.

Primeiro com a Agência de Desenvolvimento francesa, onde discutiu financiamento para projetos estruturantes no Nordeste, como abastecimento de água, recuperação de matas e rios e desenvolvimento da agricultura familiar.

A segunda rodada de discussões foi justamente com o ministro Le Drian. “Discutimos uma agenda de aproximação dos 9 estados do Nordeste brasileiro com várias ações da França”, envolvendo não só o poder público, mas empresas francesas também.

O terceiro encontro foi no Ministério de Transição Ecológica e Solidária. “Assinamos um protocolo de cooperação de cidades sustentáveis. Importante destacar que compartilhamos dos mesmos valores da França quanto à preservação do meio ambiente”, escreveu no Twitter.

Saindo da França, Rui Costa ainda desembarcará em Roma, para “apresentar oportunidades no Nordeste” aos empresários italianos nesta quarta (20).

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte também está na representação do Consórcio Nordeste. Boto fé nesses contatos entre pessoas civilizadas, que querem o melhor para as partes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador