Fachin retira de Moro e envia para São Paulo outro inquérito contra Lula

lula_sbc_ricardo_stuckert_0.jpg
 
Foto: Ricardo Stuckert
 
Jornal GGN – Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e determinou a remessa para a Justiça Federal em São Paulo de cópia dos autos da Petição (PET) 6842, que contém as delações de Emílio Alves Odebrecht e do executivo Alexandrino de Salles Ramos Alencar envolvendo o ex-presidente e seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva.
 
Antes, Fachin determinou que os autos fossem enviados para 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), do juiz Sergio Moro, mas depois ele reverteu a decisão considerando que não havia conexão com os fatos investigados pela Operação Lava Jato. 
 
Na semana passada, o ministro do STF já havia retirado outras investigações que citam o ex-presidente da tutela do juiz do Paraná.

 
Na Petição 6842, as delações afirmam que a Odebrecht teria ajuda no relacionamento com a então presidente Dilma Rousseff em troca de apoiar a criação de uma liga de futebol americano no Brasil por Luis Cláudio. 
 
Fachin, ao analisar o agravo regimental dos advogados de Lula, considerou que não encontrou qualquer relação com a Operação Lava Jato. Embora o MPF tenha se referido ao processo em curso no Paraná, “no momento não se pode falar em conexão a outros fatos apurados em relação aos agravantes”, afirmou o ministro. 
 
“Como a narrativa é de que os fatos teriam se passado na cidade de São Paulo, na qual foram realizadas as tratativas sobre os apoios recíprocos e que envolviam, de certa forma, o prestígio de Lula junto à Presidência da República, essa circunstância atrai a competência da Justiça Federal (artigo 109, inciso IV, da Constituição Federal)”, escreveu Fachin ao justificar a remessa dos cópias dos termos de depoimento à Justiça Federal de São Paulo. 
 
Assine
 
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os advogados do ex-Presidente

    Os advogados do ex-Presidente Lula cumprem sua obrigação.  Tem mesmo que apontar os erros e pedir as devidas correções. 

    Mas, quanto ao resultado final, pouca ou nenhuma alteração.  Duvido que a justiça em SP não esteja impregnada do frenesi condenatório em relação ao Lula.

    E em Curitiba se ficar apenas 1/2 processo, a condenação já está definida, com prisão incluída.

  2. O Moro pode até condenar o

    O Moro pode até condenar o presidente Lula indevidamente, pois prova ele não tem. Caso faça isso vai arcar com as consequências da mão da história. Quanto julgar o presidente Lula, é algo sem sentido. Desde que ele divulgou os áudios que não tinha nada haver com nada e a mídia fez aquela carnaval por uma simples conversa,  aquela aberração da condução coercitiva, perdeu toda liberdade de julgar o presidente Lula….

     

     

  3. isso parece bom

    Mas não é!

    Antes tinha um capitão do mato caçando Lula. Agora há dois. Cada um deles ataca por um lado. Estratégia rasteira para manter sempre uma espada sobre a cabeça do Lula e das esquerdas. Inaceitável! 

    Pergunta: Por quantas ações (novas a cada dia) responde o Lula? E o ÇERRA45? E o Aidimim? O Richas? 

    Há que ser contestada a procedência destas ações. “Lawfare”, ação contra o Lula é a sua tradução. 

    1. Na verdade, deram início à

      Na verdade, deram início à corrida do ouro.

      Quem vai cruzar primeiro a linha de chegada e entregar esse troféu à globo?

  4. Moro está preocupado com perder o “bônus” prometido

    Conforme ele mesmo já antecipara, quer ir morar no seu país de coração.

    Mas primeiro terá que conseguir a meta imposta além fronteiras de condenar o Lula e aniquilar sua história.

    Deve estar numa tremenda sinuca de  bico.

    A popularidade da sua “meta” só aumenta e o único “geito” de condená-lo será ridiculamente sem provas.

    Ai, ai, ai minha Miami…

     

  5. Chorem perdedores, chorem.

    Não é exaltação, mas eu já tinha comentado que o castigo vem a cavalo; que se não queres que ninguém saiba, não faças; que o mal, de muitas formas, sempre acaba perdendo para o bem e que quando não há tempo para ser feita a justiça dos homens, eu creio, que a justiça divina se encarrega da punição.

    Portanto, o que está acontecendo com Moro, Temer, Aécio, Eduardo Cunha, Henrique Alves e o que acontecerá com outros, tipo: Moreira, Gedel, Elizeu, Skaf, Tasso, Jucá, Richa, Dória, Daiello, Dallagnol,Globo Overseas, Folha, Veja, Estadão, Serra, Aloísio Nunes, Rodrigo Maia, Eunício, Renan, Bicudo, Reale, Janaína, TCU, STF, PF,  e outros tantos responsáveis pela abusiva, criminosa e ilegal campanha e liderança em favor do impeachmemnt de Dilma Rousseff.

    A justiça pode demorar, mas não tarda. Assim, se quiserem, todos esses perdedores, indignos de nosso respeito, devem chorar é na cama, que é lugar quente.

  6. Fachin voltou a ser juiz?

    Fachin voltou a ser juiz? Agora, depois de sujaram tudo?

    Os 42% de aumento dados por Temer (3ª parcela paga) e pagos por 207 milhões, continuam fazendo milagres de sobrevida… 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador