Fox Sports enfrenta o monopólio da Globo nas transmissões esportivas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

1getty2 Golpe no fígado da Globo. A Fox Sports exigiu e transmitirá dois jogos exclusivos do Corinthians na Libertadores. Contra o Danubio e San Lorenzo.  A brincadeira acabou!

do R7

Golpe no fígado da Globo. A Fox Sports exigiu e transmitirá dois jogos exclusivos do Corinthians na Libertadores. Contra o Danubio e San Lorenzo. A brincadeira acabou!

por Cosme Rímoli

A César o que é de César. Os executivos da Globo são espertos demais para terem desprezado a audiência de Corinthians e Danubio do Uruguai, marcado para a próxima terça-feira, dia 17, no Uruguai. E às 19h30. Enfrentando duas novelas e o Jornal Nacional.

O time do Parque São Jorge é o mais popular de São Paulo, o estado que mais interessa financeiramente à emissora e seus patrocinadores. Ambev, Itaú, Johnson&Johnson, Vivo, Volkswagen e Magazine Luiza bancam R$ 1,3 bilhão neste ano de 2015. E quanto mais audiência, melhor, evidente.

O Corinthians tem 12 participações: 1977, 1991, 1996, 1999, 2000, 2003, 2006, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015. São raríssimos os jogos que a Globo não mostrou ao vivo da equipe. Com excelente contato com a Conmebol, a emissora carioca usava a força da CBF para renovar quase que automaticamente os contratos.

Até que a festa terminou em 2011. Quando a poderosa Fox do bilionário Rupert Murdoch resolveu invadir o mercado sul-americano. E, claro, o mais poderoso, o brasileiro. E foi logo comprando com exclusividade os direitos da principal competição, a Libertadores da América. E também da Copa Sul-Americana.

Como nos planos da Fox não incluía tevê aberta, a Globo pôde continuar mostrando suas partidas às quartas-feiras. O SporTV seria prejudicado. Perderia os jogos. Seria um baque enorme. Executivos globais tiveram de ceder. E ofereceram a Copa do Brasil e o Brasileiro para os canais de Murdoch. Tiveram de volta o direito de mostrar a Libertadores e a Sul-Americana.

Tudo estava muito bom. Até que o Corinthians se classificou outra vez para a Libertadores. Desta vez para a competição de 2015. Foi quando os executivos da Fox resolveram se impor. Parar de ceder o crème de la crème ou seja, o melhor que tinha nas mãos. E bancaram uma briga homérica.

Na confecção da tabela da Libertadores, a Fox fez valer seu direito de proprietária da competição. E exigiu não um só jogo do Corinthians com exclusividade. Mas dois! Na fase de classificação, no Grupo da Morte.

Os globais ficaram irritadíssimos. Tentaram de todas as maneiras evitar que isso acontecesse. Mas não houve como. Os direitos são da empresa norte-americana e ponto-final. Tiveram de engolir em seco. Corinthians e Danubio será daqui oito dias no Uruguai, o que já é um golpe poderoso. Só a Fox Sports mostrar essa partida ao vivo. As câmeras da SporTV também ficarão distantes.

Se este jogo já é importantíssimo para a classificação, como classificar Corinthians e San Lorenzo, dia 16 de abril, o penúltimo confronto do Grupo 2 no Itaquerão? A partida pode confirmar a classificação antecipada da equipe de Tite para os mata-matas. Ou os argentinos travarem a caminhada do São Paulo na competição. Encontro fundamental.

E que foi marcado para quinta-feira de propósito. Porque será novamente só da Fox Sports. Dentro da emissora há enorme expectativa de quebra de recorde de audiência.

Na quarta-feira, dia 14 de abril, o Danubio recebe o São Paulo. Este jogo, a Globo mostra. E serve como aperitivo para o do dia seguinte, quinta-feira, 16 de abril. Mas sem exclusividade. A Fox Sports também transmitirá a partida.

 Golpe no fígado da Globo. A Fox Sports exigiu e transmitirá dois jogos exclusivos do Corinthians na Libertadores. Contra o Danubio e San Lorenzo.  A brincadeira acabou!

A situação é absurda. Desde 1977, a emissora carioca estava acostumada a festejar recorde de audiência com o Corinthians. Agora é obrigada a abrir mão do seu melhor produto, depois da Copa do Mundo.

Tudo ainda pode piorar para a dona do monopólio do futebol no Brasil. Nos Estados Unidos, no ano passado, a Fox Sports e a ESPN, concorrentes históricas, resolveram se juntar. E compraram com exclusividade o Campeonato Inglês. Desbancaram a poderosa NBC Sports. Os reflexos dessa aliança podem chegar por aqui, ameaçando Globo e SporTV.

Para por um fim no amadorismo brasileiro nas transmissões, a Turner Broadcasting System, empresa da bilionária Time Warner, se associou ao Esporte Interativo. E já assegurou a Champions League. A partir de 2015 até 2018. Há uma batalha campal para que o EI passe a ser mostrado nas principais operadoras de canal a cabo: a Net e a Sky. Como aconteceu com a Fox Sports, há uma grande resistência silenciosa, que favoreceria a SporTV e a ESPN.

Nesta briga de gigantes, a Turner poderia ameaçar tirar destas operadoras canais importantíssimos como a CNN e o Cartoon Network. Seria uma manobra para que a Sky e a Net coloquem o Esporte Interativo na sua grade para que os brasileiros possam acompanhar a Champions League.

A Globo percebeu. Seu monopólio não atinge mais a América do Sul. Diminuiu. Apenas para o Brasil, com o Brasileiro, Copa do Brasil e os falidos estaduais.

Quem na emissora carioca quiser acompanhar lances de Corinthians e Danubio e Corinthians e San Lorenzo no Itaquerão, pela Libertadores, não terá outra saída. A não ser sintonizar o Fox Sports. Assim como qualquer pessoa que more neste país. Acabou a brincadeira. A emissora de Rupert Murdoch decidiu fazer valer seus direitos. Usar de verdade o que comprou…
1ae5 Golpe no fígado da Globo. A Fox Sports exigiu e transmitirá dois jogos exclusivos do Corinthians na Libertadores. Contra o Danubio e San Lorenzo.  A brincadeira acabou!

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Chico, é raro não concordar com você, mas

      para mim Globo ou Fox, dá na mesma…

      Mas concedo que vou ver o jogo na Fox Sports só para aumentar a aflição da gloebels…. 

      1. Tem muito tempo que não vejo

        Tem muito tempo que não vejo um jogo de futebol na tv mas esses aí eu vou deixar ligado nessa tv do Murdoch (putz) só pra ajudar na audiência e na ira dos irmãos Martralhas. Se é que isso vai acontecer mesmo.

  1. Competição boa é aquela aplicada nos outros.

    Porque o que a Globo quer para as estatais ela não quer para si. A hipocrisia tem endereço: o da Globo.

  2. queda do império?

    O jornal não presta

    A novela é repetitiva

    Os filmes velhos  anunciados como inédito

    Quem levanta domingo cedo, ou fica acordado de madrugada pra ver F1 chata?

    Se perder o futebol……. um abraço!!!!

    Como diz Paulo Henrique Amorim…. As coisas ja estiveram melhor até o empate com a Holanda

    Abraço a todos

  3. Tremenda bobagem.Todos os

    Tremenda bobagem.

    Todos os jogos de futebol estão apresentando índíces muito baixos de audiência. A própria Globo já quer baixar o número de transmissão de jogos para tentar faturar mais via PPV.

    Não vai demorar muito e o Brasil estará na mesma situação que a Argentina estava antes da Cristina Kirschner repassar os direitos de transmissão de futebol do grupo Clarin para os canais públicos.

    Jogos de futebol, inclusive da Seleção, apenas via PPV era o que se tinha na Argentina do sonegador Clarin..

    Quero ver quem vai encarar aqui  esse monopólio da sonegadora Globo…

  4. O que tem que mudar

    O que tem que mudar e a exclusividade na transmissão.

    As confederações poderiam cobrar uma taxa das emissoras que quisessem transmitir os jogos.

    E não teríamos mais jogos as 22h só porque tem novela antes.

     

    1. Pra mim o melhor horário

      Pra mim o melhor horário seria 6 da manhã. Aí eu poderia dormir em paz e  não ser acordado durante a noite ou madrugada com gritos histéricos e foguetes medonhos.

  5. Quando o tiro sai pela

    Quando o tiro sai pela culatra:

    A Globo não vai trasmitir? Só a Fox?

           Então teremos 99 por cento( sem exagero) de bronca de corintianos  torcedores em geral contra a Fox.

              Ou toda galera corinthiana e amante do futebol pode pagar a Fox?

                 Baita propaganda contra a Fox.

                    

                  

                     

  6. e eu aqui to vendo em HD

    eu aqui no TX vou ver pela FOX Deportes em FULL HD ja que a Globo Internacional nem deve saber o que e high definition

     

    Vai Corithians!

  7. O próximo passo é comprar os

    O próximo passo é comprar os direitos do campeonato nacional e transmitir os jogos às 20:00hs.

    Globo e Foz, na realidade é briga entre dois demônios.

  8. Caraca, não é atoa que esse

    Caraca, não é atoa que esse país é desse jeito… vão ser burros assim lá na paulista no próximo domingo!

    Antes de comentar leiam o texto novamente, e por favor, se não sabe o que diz, não escreva!

    Então eles (os donos dos direitos) não sabem que para assistir a FOX o camarada tem que pagar!

    O outro não sabe que só explode a audiencia dos canais pagos (isso também dever ser culpa da Dilma, deve ter muito pobre com assinata de tv paga)…

    Haja paciência…

     

     

    1. Sua ingenuidade é comovente

      Se você acha que a TV aberta não é paga, então sua ingenuidade é a de uma criança de dois anos. Bem, também é possível que você tenha descoberto um negócio cujo produto é gratuito e que, mesmo assim, remunera seus serviçais com rios de dinheiro (veja, por exemplo, quanto ganha o Bonner-Homer) e torna seu donos bilionários, em dólares (veja a fortuna dos Marinho). Mas não se entusiasme, você não descobriu droga nenhuma.

      Se você me vier com a conversa de que quem paga a TV aberta são os anunciantes, saiba que somos você e eu, isto é, nós, os consumidores, os que pagam os anunciantes. Dito de outra maneira para você entender: a TV aberta é paga, e nós pagamos por ela através dos anunciantes.

      Se você considerar quanto ganham os parasitas da TV aberta, concluirá forçosamente que a TV aberta custa uma grana preta, muito mais  do que o alegado roubo na Petrobras, muito mais mesmo.

  9. Por mim, pode até ter

    Por mim, pode até ter exclusividade em todos os jogos do Corinthians. Nesse caso, até eu, que não torço pra time nenhum, viraria corintiano. Se fosse uma emissora brasileira seria melhor ainda, mas não sendo a rede bobo já está bom.

  10. Hum…
    Os ditos progressistas

    Hum…

    Os ditos progressistas vao deixar de ver a globo para ver a fox…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    cada uma que a gente lê…

    1. Desconfio que a brasileira

      Desconfio que a brasileira Globo seja muito mais pró-EUA do que a Fox. Ainda mais com o democrata Obama na presidência do Tio Sam…

    2. Rs, 
      Eu deixaria de ler um

      Rs, 

      Eu deixaria de ler um comentário seu pra ler de um troll estadunidense. Afinal, como disse o comentarista abaixo, tem colonizado que é ama mais a colônia do que os que nasceram na colônia.

  11. A pá de cal sobre a

    A pá de cal sobre a redegoebels é a Presidenta baixar um decreto proibindo o inicio de qualquer jogo de futebol, volei , basquete e o diabo, depois das 21 horas!

  12. Globo e Veja CONTINUAM RECEBENDO ÁGUA BARATA em SP!!!

    Saiu no Diário do Centro do Mundo:

    Por que Abril e Globo são clientes “premium” da Sabesp e têm gordos descontos?

     

     

    O jornal El Pais divulgou nesta terça-feira (10) uma lista de 537 clientes que recebem até 75% de desconto no uso de sua água fornecida pela Sabesp. São grandes empresas, como o McDonald’s, indústrias e até a companhia de bebidas Bacardi. Entre elas, estão a Abril, a Globo, a Record e o portal UOL.

    O Estadão estava originalmente na lista, publicada às 10h da manhã no El Pais. Ela foi atualizada com mais nomes às 17hrs do mesmo dia e o jornal sumiu. O texto divulgado pela Agência Estado não fala, obviamente, da primeira listagem.

    Por qual motivo essas companhias ganham expressivos descontos, enquanto o cidadão comum paga cada vez mais caro e pode receber multas de até 250 reais por lavar a calçada?

    Quarenta e dois clientes iniciaram seus contratos em 2014, quando a escassez no sistema Cantareira já havia acionado as cotas de volume morto. Ou seja, a Sabesp deveria ter evitado novos acordos com estes descontos, pois eles gastam 1,8 bilhão de litros e foram responsáveis pela alta de 5,4% no consumo anual.

    As mais de 500 companhias recebem gordos descontos porque a Sabesp negocia seus contratos “no atacado”. O fornecimento leva em conta que um shopping com o porte de um Eldorado consome pelo menos 20 milhões de metros cúbicos de água para atender um público 1,8 milhão de pessoas por mês, um valor muito superior aos 15 mil litros consumidos por uma família de quatro pessoas no mesmo período de tempo.

    O cliente pessoa física é tratado como se estivesse “no varejo”, com uma tarifa proporcionalmente maior.

    Os critérios para escolha dos clientes “premium” são técnicos, de acordo com a Sabesp. Por que praticar estes preços? Para manter a alta lucratividade em cima da venda de grandes volumes. Se grandes grupos pagassem os mesmos R$ 13,97 do consumo doméstico, teriam que racionar água, diminuindo o consumo e balançando o faturamento da empresa que é fornecedora de recursos hídricos do estado de São Paulo.

    Com isso, provavelmente a população teria níveis hídricos mais confortáveis para enfrentar a estiagem que foi forte em 2014 e que deve voltar neste ano.

    O ex-presidente por trás dos contratos

    Gesner Oliveira tem 58 anos, é economista pela FEA-USP e doutor pela Universidade da Califórnia. Ele tem história no setor público como secretário adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 1993 a 1995, como secretário interino de acompanhamento econômico do Ministério da Fazenda, também em 1995 e como presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) entre 1996 e 2000. Foi presidente da Sabesp entre 2007 e 2010, quando formalizou os contratos de demanda firme.

    Oliveira chegou a afirmar, em fevereiro, que a Sabesp já deveria ter suspendido o privilégios dos “premium”.

    O DCM obteve acesso exclusivo a uma apresentação feita por Oliveira à Câmara dos Vereadores para a CPI da Sabesp. No documento apresentado no dia 5 de novembro de 2014, chamado “Futuro da água: uma agenda para a sociedade civil e diferentes esferas de governo”, ele pede que a sociedade e o governo mudem radicalmente de comportamento em relação à água no mesmo documento, sem mencionar as empresas. Atualmente, atua como consultor privado em negócios que incluem o setor de gestão hídrica.

    Conflito de interesses

    Há um conflito claro de interesses na maneira como a crise é coberta pelos veículos dos dois grupos de mídia incluídos na lista “premium”. Não se trata apenas de alinhamento “ideológico”.

    A Abril, através de suas revistas, não atribui qualquer responsabilidade ao governador Geraldo Alckmin, enquanto a Globo mantém seus jornalistas focados na questão da seca do sudeste, sem fazer questionamentos sobre a atuação da empresa fornecedora de água.

    O site da Veja não noticiou as demissões recentes dentro da Sabesp, o que era de se esperar, mas a Exame dá destaque à ameaça de greve dos sindicalistas e à baixa das ações. Eventualmente, publicações segmentadas da Abril relatam contaminação durante a crise hídrica.

    O UOL foi até a represa Atibainha, em Nazaré Paulista, fotografar o carro que se tornou símbolo da seca no Cantareira, mas dá manchetes animadas quando ocorrem chuvas, sendo que o nível das represas não superou nem a segunda cota do volume morto. Já a Record faz uma cobertura parecida com a da TV Globo, atenta à seca mas pouco crítica.

    Fantástico conseguiu ir a Itu contar o drama da cidade e em nenhum momento citou o nome de Alckmin ou de alguma outra autoridade estadual. Não apareceu em cena sequer a famosa frase “entramos em contato com a assessoria do governador Geraldo Alckmin, mas ele não quis responder”.

    Falta água, mas uma mão lava a outra.

     

  13. Bom o fim do monopólio , mas

    Bom o fim do monopólio , mas a clima “pachecada” excessivo da FoxSports me irita um pouco , mas qualquer coisa é melhor que Galvão Bueno ….

  14. Rimoli não sabe o que diz

    “A Globo percebeu. Seu monopólio não atinge mais a América do Sul. Diminuiu. Apenas para o Brasil, com o Brasileiro, Copa do Brasil e os falidos estaduais.”

    A Globo nunca, NUNCA teve monopólio algum na America do Sul. Somente tem no Brasil…

  15. Oligopólio da globo dona do Brasil

    A globo quebrou o monopólio do petróleo no Brasil junto com FHC,agora quer entregar a Petrobrás aos americanos lesando os Brasileiros.Vai provar do próprio VENENO.EM NENHUM PAÍS DO MUNDO UMA REDE DE TELEVISÃO CONSEGUE MANDAR TANTO COMO NO BRASIL.LAMENTÁVEL!ISSO É UM VERGONHA.

  16. Complexo ?

    Se fosse as razões partidárias, este parágrafo sutilmente lembraria o que Nelson Rodrigues denominava de “complexo de vira latas”

    “Até que a festa terminou em 2011. Quando a poderosa Fox do bilionário Rupert Murdoch resolveu invadir o mercado sul-americano. E, claro, o mais poderoso, o brasileiro. E foi logo comprando com exclusividade os direitos da principal competição, a Libertadores da América. E também da Copa Sul-Americana.”

  17. erratas

    eu até admiro uma certa imparcialidade q o Cosme tem, mas elaborar um texto com 4 erros plausiveis nao da pra engolir, espero q nao seja mais recorrentes essas coisas: 
    1 “Até que a festa terminou em 2002. Quando a poderosa Fox do bilionário Rupert Murdoch resolveu invadir o mercado sul-americano. E, claro, o mais poderoso (isso sim em 2011), o brasileiro.” 

    2 “Danubio e Corinthians (e nao o contrario) será daqui oito dias no Uruguai, o que já é um golpe poderoso.”

    3 “Na quarta-feira, dia 15 de abril (no meu calendario nao está dia 14), o Danubio recebe o São Paulo.”

    4 “A Globo percebeu. Seu monopólio nunca atingiu a América do Sul. (como ja foi dito aqui)”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador