Gás de cozinha está 12,9% mais caro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O gás para uso residencial, vendido em botijões de até 13 quilos (GLP P-13), o gás de cozinha, sofrerá, a partir de hoje, aumento de 12,9% em média. A decisão foi do Grupo Executivo de Mercado e Preços da Petrobras.

Segundo a estatal, o aumento foi calculado de acordo com a política de preços divulgada em junho deste ano, refletindo a variação das cotações no mercado internacional. Disse, ainda, que a legislação brasileira “garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados” e que essas revisões podem ou não refletir sobre o preço final ao consumidor. Isso vai depender das distribuidoras e revendedores.

Segundo a Petrobras o ajuste não tem incidência de tributos, assim, caso seja repassado integralmente ao consumidor final, a estimativa é que o botijão de 13 quilos suba em torno de 5,1% ou cerca de R$ 3,09. O último reajuste foi em 26 de setembro.

O Sindigás – Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, calcula que o reajuste oscilará entre 7,8% e 15,4%, de acordo com o polo de suprimento. E, segundo a entidade, não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional, ficando 6,08% abaixo da paridade de importação. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a alimentação trocentas  x

    E a alimentação trocentas  x mais barata. .Sobretudo o arroz.

    O pilantra Temer deveria ir pra cadeira elétrica.

    Mas se Dilma continuasse no governo, iriamos nós( povo) pra cadeira elétrica.

  2. gás de cozinha….

    Precisa de gás de cozinha para cozinhar alfafa? É desesperador ver o tamanho da imbecilidade tupiniquim. André Araújo escreve sobre nossa mediocridade diplomática. Mediocridade é nosso sinônimo.  Devolvemos há poucos meses o monopólio do gás de cozinha á italiana AGIP Liquigás. Produto brasileiro, explorado por empresa brasileira, armazeanada por empresa brasileira. E na distribuição, a maior fatia do lucro da cadeia produtiva, entregamos aos interesses de empresa estrangeira. Lucro astrônomico e toda rede de empregos e tecnologia importados da matriz. Aumento de 44,8% em dois meses. Que péssimo negócio fez esta tal italiana?! E que visão de estratégia, de soberania e melhoria de qualidade de vida (gás é um dos itens que pesa em demasia no orçamento doméstico) que tem nosso Governo. A inflação de uma década repassada em 2 meses. Com um produto que é nosso. Ou que importado da Bolivia tem apenas 1/8 de custo de importação sobre os preços nacionais.  Somos a Pátria da Imbecilidade.     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador