Gestão Trump mantêm 70 mil crianças sob custódia federal apenas em 2019

Total de crianças migrantes detidas em prisões federais bate recorde; colocadas juntas, elas ocupariam todo um campo de futebol americano

Jornal GGN – Os Estados Unidos registraram um recorde de 69.550 crianças migrantes em centros de detenção apenas no ano de 2019, segundo relatório divulgado pela Associated Press e pela PBS Frontline, em uma medida que gera traumas duradouros e grandes danos físicos e psicológicos nas crianças.

Segundo informações do centro de notícias Common Dreams, o total de crianças detidas é capaz de encher um campo de futebol americano, e nenhum país do mundo já registrou algo do tipo. E é possível verificar os efeitos da política mantida pelo governo por parte do presidente norte-americano Donald Trump, como do pai hondurenho cuja filha não consegue mais olhar pra ele ou manter alguma conexão depois de ter sido separada da família na fronteira norte-americana.

A menina foi retirada do pai quando funcionários da imigração os pegaram perto da fronteira no Texas, em 2019. A criança foi enviada por um orfanato financiado pelo governo, e o pai não fazia ideia de onde a filha estava durante um período de três semanas. Levou mais de um mês para um cuidador entrar em contato e a menina, que completou quatro anos de idade sob custódia do governo, se recusou a falar, gritando de raiva.

“Ela disse que eu a deixei sozinha e que estava chorando”, disse o pai durante uma entrevista à AP e ao Frontline em sua casa em Honduras. “‘Eu não te amo papai, você me deixou sozinha'”, ela disse a ele, que falou a respeito sob condição de anonimato por razões de segurança.

Em nota, a presidente da Families Belong Together, Jess Morales Rocketto (frequente crítica das políticas norte-americanas de imigração) afirmou que “os Estados Unidos jogaram 70 mil crianças em gaiolas sob o governo Donald Trump, detendo mais crianças do que qualquer outro país do mundo”. A entidade federal responsável pelo bem-estar das crianças é o Departamento de Reassentamento de Refugiados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS).

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador