Histórica Catedral de Notre-Dame é atingida por incêndio; prédio passava por reformas

Primeiros focos de incêndio foram vistos por volta das 15h30, partindo do topo do prédio. Fogo ainda não foi apagado e não se sabe as causas do acidente. Autoridades dizem que não há vítimas até o momento

foto: Francois Guillot/AFP

Jornal GGN – Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira (15). A histórica catedral chegou a ser fechada durante a Revolução Francesa, em 1789, numa crítica à autoridade política papal, e reaberta em 1805 para a cerimônia de coroação de Napoleão Bonaparte.

A Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico e sua construção foi iniciada em 1163 e concluída em 1345. Até às 15h (no horário de Brasília) bombeiros ainda trabalhavam para apagar o incêndio. A fumaça podia ser vista do topo do patrimônio histórico em vários pontos da capital francesa.

A estrutura de 69 metros de altura foi palco de cerimônias celtas e romanas, além de inspiração de vários romances, o mais conhecido deles “O Corcunda de Notre-Dame”, publicado em 1831 pelo escritor Victor Hugo.

Pessoas que observaram o início do acidente, afirmaram que o fogo começou na parte superior da catedral, que passava por reformas. Até o momento, não se sabe sobre o que originou o incêndio.

As autoridades francesas disseram também que não há informações sobre feridos. A polícia parisiense mantém a área do entorno isolada e orientou os moradores a evitarem o local. Segundo informações de agências locais, as primeiras chamas foram registradas por volta das 15h50 (13h50 pelo horário de Brasília). Em questão de minutos, a flecha, nome da torre principal e mais alta da nave, desabou parcialmente.

O presidente da França, Emmanuel Macron se declarou triste com o acidente. “Como todos os nossos compatriotas, estou triste esta noite por ver esta parte de nós se queimar”, afirmou via Twitter. Ele usou a rede social para lembrar que o templo é símbolo da nação e do mundo católico.

“Notre-Dame de Paris em chamas. Emoção de uma nação inteira. Pensado para todos os católicos e para todos os franceses”

Leia também:  Clipping do dia

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou no Twitter lamentando o “terrível” incêndio. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, pontuou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome