Janot quer desmembrar maior inquérito para apontar “comando” da Lava Jato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para desmembrar o maior dos inquéritos (Inq 3989) que investiga políticos na Operação Lava Jato em quatro divisões, por grupos políticos, “de acordo com a afinidade de atuação dos partidos”. O objetivo de Janot é, a partir da divisão, restringir supostos “comandantes” do esquema. 
 
Janot pediu para um dos inquéritos investigar especificamente fatos relacionados a parlamentares do PP, outro apenas do PT, um terceiro com senadores do PMDB e o último com deputados do PMDB. A justificativa dada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é otimizar “o esforço investigativo, uma vez que se trata de uma só organização criminosa, ampla e complexa”.
 
O pedido foi enviado em manifestação ao STF, nesta quarta-feira (28), nos autos do inquérito 3989. Segundo Janot, se trata de uma mesma organização criminosa envolvendo membros dos três partidos, “utilizando-se indevidamente do partido, dividiram entre si as diretorias da Petrobras”.
 
Janot seguiu a linha adotada pelos procuradores da República da força-tarefa de Sérgio Moro, no Paraná, para afirmar na manifestação que essa suposta “teia criminosa” tem vínculos horizontais, “em modelo cooperativista, em que os integrantes agem em comunhão de esforços e objetivos” e, por fim, “uma estrutura mais verticalizada e hierarquizada, com centros estratégicos, de comando, controle e de tomadas de decisões mais relevantes”.
 
“É necessária a cisão do presente inquérito, com aberturas de expedientes específicos, devendo ser levadas em consideração essas duas características da organização criminosa: sua verticalização e sua horizontalização”, completou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria ele fruto da idiotia ou

    Seria ele fruto da idiotia ou da sacanagem? Afinal, apesar da dúzia de delações, ele não consegue enxergar nenhum tucano bicando o pedaço. Ah! Sei, o golpe no golpe via GM…

  2. Janot sua credibilidade foi

    Janot sua credibilidade foi para o ralo, todo mundo já sabe que você é golpista e engavetador quando os suspeitos são tucanos ou algum protegido da globo.

    Você e o judiciário já não enganam mais ninguém!

    1. Afirmo que eles(todos os

      Afirmo que eles(todos os membros da lava rato) não estão nem aí para este negócio de credibilidade.

      Este sujeito(Já Not) não tem o menor escrúpulo.

      E a inepta Dilma o colocou duas vezes na PGR. Pela segunda vez, mesmo após ele prender o Genoíno sabendo ser ele incocente.

      Ou seja, a Dilma foi uma desgraça completa para o campo progressista. 

      Mas, em uma coisa ela estava certa: “Não vai sobrar pedra sobre pedra”. 

      1. “Não vai sobrar pedra sobre pedra”…

        à exceção dos demos tucanos ppsistas etc.

         

        Sempre livres

        leves 

        soltos…

         

        Maravilhosamente IMPUNES.

         

        E a REVISÃO do Caso Banestado e prevaricações nele ocorridas… quando será?

  3. Ta faltando homem no Brasil

    Ta faltando homem no Brasil pra enfiar um soco na cara de Janot?  (ah, se eh nao fosse puro pele e osso de 130 pounds…)

  4. Cheirar cola faz mal. Estragada, pior.

    Janot: “uma vez que se trata de uma só organização criminosa, ampla e complexa”.

    Infelizmente “não boto fé no Janot”. Depois dessa declaração, ainda menos.

    Isso está a me parecer mais uma estratégia para “livrar a cara” de alguns e “ferrar” outros.

    É óbvio que as quadrilhas são de ocasião, se formam conforme as oportunidades e as facilidades. Agora mesmo, as que estão atuando são diferentes daquelas de meses passados.

    Só a globobo e a “cara de pau” de alguns funcionários públicos que não mudam. 

     

  5. Faltou publicar a agenda do Janot nestes casos

    Faltou publicar a agenda do Janot nestes casos

    Agenda PGR/STF/LavaJato-LavaFato-LavaPato:

    2016-2018 -> PT

    2019-2020 -> Pausa para encarceramentos, com consultoria de Joaquim Barbosa

    2021-2030 -> PP (é muita gente, sô!)

    2031-2040 -> PMDB (é preciso esperar Zé Sarney morrer, ora)

  6. E o PSDB????

    Vou ter que ligar pro Janot avisar que ele esqueceu do PSDB!!!

    – Alô Janot!

    – Você esqueceu do PSDB! O Aecinho vai ficar furioso, ele não gosta de ficar de fora das coisas. E o pessoal das delações? Cadê???

    – Hein, não tem nenhum do PSDB envolvido???

    – Essa eu não sabia! Jurei que tinha! Nossa, mas que partido diferenciado esse PSDB não, Janot? Tanta maracutaia por aí e eles impolutos e inatingíveis pela avassaladora onda de corrupção. O país deve estar impressionado, não?

    – O que? Eles não podem sair na rua? Mas que país ingrato! Olha quanta gente séria, bonita e boa dirigindo o Brasil! E só chegaram lá graça ao PSDB! 

    – Como não é bem assim?? Temos que dar o crédito para o PSDB. Veja que eles tem até os melhores ministros: o Serra (o melhor diplomata, já elevou o Brasil à potência mundial em dois meses) e o Moraes (o melhor Ministro da Justiça Com as Próprias Mãos que já tivemos!).

    – Não, não quero mudar de assunto! Opa, ele desligou…

  7. Ma, ma, mas … e o PSDB hein? (Partido Santo Do Brazil)

    Uma propinocracia generalizada (® Dalagnoll) com dezenas de ministérios, estatais, deputados, senadores, juízes, promotores, policiais, partidos, tudo espalhado em um país com 27 estados e mais de 5.500 municipios (ou seja 5528 poderes executivos) e…

    Depois de 8 anos no poder e cerca de 100 bilhões de privatarias, ninguém do Partido Santo????????!!!!!!!!!!!!

    Como se diria na Sorbonne: incroyable!

     

  8. os atos do ministro janot tem beneficiado o aecio neves

    Ainda na campanha eleitoral de 2014, o PSDB quis tumutuar a campanha fazendo duas CPIs da Petrobras, iguais aquela CPI da Petrobras que “O presidente do PSDB Segio Guerra vendeu por 10 milhões”, onde nem o Aecio, Nem o Aluisio Nunes,que é a cara do João Plenario da Praça é nossa do SBT, nem o Alvaro Dias, que é a cara do Coringa do Batman, Nem o Serram que é a cara do senhor Burns dos Simpsons, e muito menos, QUALQUER OUTRO PARLAMENTAR do PSDB teve sequer competencia para formular peguntas aos depoentes. E foi nessa epoca que: primeiro surgiu a denuncia da contrução do Aecioporto, um aeroporto que o Aecio constriu com o dinheiro publico, nas terras da sua familia, quando era governador de Minas, e o procurador Janot, “não aceitou a denuncia,  e devolveu o processo à justiça de Minas”;  e depois, nessa mesma CPI o Alberto Yousseff, “não só desmentiu a reportagem que a Veja fez numa edição extra as vesperas da eleição, de que tinha dito que a Dilma e o Lula sabiam da corrupção do Petrolão, como também disse que havia presenciado uma conversa onde FOI DITO que o Aecio neves, recebeu proina nas obras de Furnas; e diante disso, o procurador Janot não  pediu o indiciamento do Aecio Neves, e pior alegou que A CORRUPÇÃO delatada pelo Youssef, se referia a FURNAS e nada tinha a ver com a corrupção da Petrobras. No entanto o mesmo Janot SE NEGA EXPLICAR, porque entrão pediu o indiciamento do presidente da ENGEVIX por corrupção na Usina de Angra, se a corrupção em angra também não é referente a corrupção na Petrobras?IZidesmentrto 4e

  9. R-I-D-Í-C-U-L-O

    Exoressa-se a janota personalidade da cretinice. O faccioso. Aquele que aparelhou um dos mais onerosos organismos do Estado e o transformou em uma célula partidária. O estrelato dessa escória em breve chegará ao fim. E aí, então, veremos a própria prole renegar o sobrenome.

  10. Janot – o divisor de processos

    Janot já fêz isto a muito tempo.

    Dividiu os inquéritos em dois:

    – Os do PT ele manda para frente baseado nas convicções.

    – O resto ele mete o bundão gordo em cima.

  11. Isso é para ferrar

    Isso é para ferrar melhor…

    Cria uma inexatidão entre os processos que possibilita, fazer como fazem os jornais…

    Num jornal publica.. “Segundo as fontes que não quiseram se identificar…”

    O segundo diz: “Conforme publicou o Jornal A…”

    O terceiro diz: “Ele era o proprietário, segundo o jornal B…”

    No Jornal Televisional: Fulano é o dono do apartamento, reportagens dementem o acusado…

    E assim o procurador pode criar pontes entre os inquéritos, onde a suposição em um, torna-se afirmação em outro ponto…

  12. Como chamar o fato de ele esquecer o PSDB

    De fato madeira que bate em chico não bate em Aécio. Uma vergonha, uma desfaçatez um cinismo, são as únicas palavras que encontro para esta colocação deste senhor. Está no vídeo de Fernando Baiano e utilização do poder por Fernando Henrique para favorecer seu filho. Da parte do senhor que deveria defender os direitos do publico ( se alguém não lembra o nome MInistério Público vem daí), ele se nega a ver helicopteros, listas de Furnas, triplex em Paraty, e mais um número imenso de delações . Conversas que já estão publicas. Não consegue também ver nenhuma violação de seu acólito Dallagnol.  Afora documentos e mais documentos devida comprovados, por exemplo na privataria Tucana. Agora Pedro Parente vende pedaços da Petrobrás sem nenhum leilão ou licitação. O presidente ameaça os blogs e liberdade de Imprensa. Diante de tudo, isto, este homem que nada vê, e o mesmo  que traiu Genoíno, vem a público dizer que vai dividir os processos para caçar o comando único. E ao dividir nomeia partidos . Curiosamente não cita o PSDB.  E ao mesmo tempo já anunciou em nota pública que aceitou a fragilissima , e estupidamente  falsa delação de Delcídio, acusando ao mesmo tempo Lula e até Dilma de serem chefes de uma organização criminosa. Como falou isto este senhor já deveria estar afastado do cargo em que está. Um senhor que aceitou a imposição do Palácio do Planalto  para pressional Elie WIecko, vem agora partilhar o processo para mais facilmente fazer o óbvio. Justificar apenas o foco no PT e livrar todos os outros. Istó é uma vergonha. Isto já ultrapassou todos os limites.

    1. ” Diante de tudo, isto, este

      ” Diante de tudo, isto, este homem que nada vê,”

      Ele vê, e não faz nem fará nada para impedir.

      Porque é tão bandido quanto aqueles que lá estão neste momento.

      Mas, ainda acredito que vai chegar a hora da quadrilha que está no governo porque o objetivo da lava rato não era colocá-los lá. O objetivo era colocar o PSDB.

      Vão deixar este governo lá até finalizarem o Lula. 

      Depois será a vez do PMDB. Para o início de 2017.

      Aí, fazem uma eleição pelo congresso e colocam alguém do PSDB lá. Para mim será o Serra.

      Lembrem-se que o PSDB já tem o Know how de comprar deputados para votar projetos que os beneficiem. Vide emenda da reeleição do malfadado FHC.

  13. Isonomia?

    Por isonomia, não deve ser desmembrado. Correria-se o risco imaginário de algum deles correr na velocidade da Luz e outros nem tanto. Algum fanático esquerdista poderia imaginar então nessa hipótese que pau que bate em Chico não bateria em Francisco e outras fantasias semelhantes.

  14. É o jeito que esses bandidos

    É o jeito que esses bandidos travestidos de representantes do Judiciário brasileiro encontraram para prender o Lula. Como não há uma só acusação sobre corrupção que possa ser imputada ao ex-presidente estão a construir uma nova teoria do domínio do fato. Malditos bandidos nazi fascistas.

  15. Os tucanos vão ser

    Os tucanos vão ser poupados,abrindo assim o caminho para a canonização dos expontes máximos do partido, não vou arriscar o nome do primeiro a ser santificado, mas posso garantir que querem prender o Lula. E viva o GOLPE!

  16. E a farsa a jato segue pelo

    E a farsa a jato segue pelo mesmo caminho desbravado pela AP 470.

    Se funcionou lá porque não vai funcionar cá?

    Senhores políticos do PT, vocês estão vendo o preço a pagar pela covardia? Por não defenderem os seus líderes quando estavam sendo massacrados pelo jagunço da mídia conhecido por Joaquim Barbosa?

    Porque não contestaram aquela versão estapafúrdia de desvio do dinheiro da visanet? porque se calaram diante daquela mentira?

    Pensaram que a direita aceitaria a degola dos líderes e ficaria satisfeita?

    Agora a água está batendo em suas bundas. O que vocês estão achando?

     

     

     

  17. Acabei de concluir : PSDB existe num universo paralelo

    PSDB é invisível aos olhos de Janot e Moro ou só existe num Universo Paralelo .Agora entendo porque começaram a usar o nome Arquivo X. Faz todo sentido.

  18. a estratégia é clara.

    A estratégia de isolar o PT é tão escancarada que vai ficar muito óbvio janota. E por pura curiosidade : e os outros ??? O PSB não tem gente investigada ou tudo morreu com o ex-governador e com o laranja do avião? O PR, o PRB, o PSC, o PSDB e tantos outros estarão absolvidos por falta de provas ou de convicção? 

  19. Nassif,acho que cabe um

    Nassif,acho que cabe um xadrez ai.Na minha opinião,tanto moro e janot,estão com a estrategia de deixar o psdb de fora,justamente para poderem condenar o Lula como o lider da uma quadrilha.Porque ? Porque se eles colocarem o psdb no meio,cai por terra essa estratégia,já que se todos,inclusive a oposição,esta no meio,que é a verdade,eles não teriam como condenar o Lula como lider,de uma quadrilha, onde todos os todos os atores politicos se envolveram,Situação e oposição.

  20. Nesse momento, eles têm a força!

    CURITIBA manda! Tem respaldo de grande parte da Justiça (incluindo STF e outros) e da velha mídia que ainda tem muita força e grana. Claro,  graças aos 13 anos de bom mocismo e o republicanismo de Lula e Dilma. Que acreditaram que uma boa verbinha publicitária calaria os salafraios.

    Calou sim.. enquantos eles mandavam o dinheiro para os paraísos financeiros só resmungavam nos editoriais. Guardaram muito bem a graninha que o governo petista lhes proporcionou. Com o bolso cheio, foram para os braços da galera verde-amarela nikeana! 

    Agora é prender Lula o “chefe da quadrilha” e extirpar a sigla PT… E acabar com essa porra desses Blogs Sujos que atrapalham a vida deles … que ficam denunciando a grana dos Marinho..falando em Panamá Papers, mansão em Paraty, Bahamas Leaks, empresa offshore e os cambau! 

  21. Organização criminosa complexa: A máfia demotucana

    Organização criminosa complexa é a máfia demotucana, que por décadas saqueou os cofres públicos, matou milhões de fome, criou e implementou todas as modalidades de corrupção e domina meios de comunicação, órgãos públicos, judiciário e ainda consegue se livrar de qualquer investigação, inclusive a que envolve 450 quilos de cacaína. São o pais do petrolão, através do governo do gangster FHC. Dariam inveja a Pablo Escobar e à máfia italiana. Contam com uma rede de juízes e procuradores que perseguem seus inimigos e são omissos, coniventes ou cúmplices de seus crimes. Está tudo dominado pela máfia demotucana!

  22. Janot é uma das maiores obras

    Janot é uma das maiores obras do governo dilma. Não há do que reclamar, então.

    O pt vai aprender, da pior forma possível, o que é ser republicano. 

    Pensei que as piores escolhas de lula teriam sido os ministros do stf e pgr, mas me equivoquei. foi ele ter escolhido uma mumia em politica para a presidencia da republica.

  23.  
    Como pode um país do porte

     

    Como pode um país do porte do Brasil, ser colocado à deriva, por um bando de cretinos da minúscula estatura desse jonota Janot, e do cretino do juizeco de merda do Moro, sem a menor reação de quem de direito? As FA sabem muito bem que o pretexto recorrente de combater a corrupção, é uma surradíssima tática da direita americana pra engabelar-trouxa da periferia geopolítica, tão senil como o termo, terceiromundista.

    Claro que sabemos que os merdas citados, são reles paus-mandados. Ainda assim, por simbolizarem o que não presta, e pelo trabalho de quinta-coluna que realizam, teremos que agir, para fazer estes cretinos responsabilizados pelos seus crimes de lesa-pátria.

    Ah! Mas nós somos um povo cordato, gostamos de paz e carnaval…patatí, patatá.. Sim! Tudo bem, mas, os cafajestes em tela, estão comprometendo o futuro de todos os brasileiros que estão na boca da caçapa para emergir.

    Acho que necessitamos superar velhas perebas, e, exigir que as Forças Armadas não permitam a estes merdas, persistirem nesta marcha ensandecida de destruição da nação, para entregá-la prostrada, aos mentores da corja entreguista. É papel das FA defender o País, em caso de agressão externa. E, estamos sob ataque.

    Orlando

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador