Maradona, a morte do gênio portenho, por Luis Nassif

Mas tinha algo a mais que Pelé, a paixão, a vida épica, a luta contra as drogas, a paixão por seu país, os vários renascimentos. Ainda mais em um país que sempre cultivou as grandes emoções, as grandes tragédias.

A primeira vez que ouvi falar de Maradona foi em uma reunião de pauta no Jornal da Tarde, no início dos anos 80. Roberto Avallone o mencionava constantemente. Celso Ming tinha acabado de chegar da Argentina, onde assistira a um jogo com Maradona. Tentou fazer pouco:

– É apenas um Rivelino melhorado.

Caçoamos do “apenas”. Rivelino já era um dos melhores do mundo e Maradona, segundo Celso, era melhor. Logo não cabia o “apenas”.

Quando a TV trouxe os primeiros jogos de Maradona, foi uma explosão. Depois de Pelé, apareceu Beckenbauer, Cruiyf, Platini, em cada Copa tentava-se um sucessor para o rei. Mas nenhum tinha o brilho, a explosão de Maradona. Suas arremetidas do meio campo, o controle dos dribles, dos lançamentos, das cabeçadas, mesmo sem ter o vigor físico de Pelé, eram o que de mais próximo se aproximava da genialidade.

Teve um azar, em relação a Pelé. Poderia ter brilhado na Copa do Mundo de 1978, mas foi preterido devido à pouca idade, enquanto Pelé explodia em 1958 aos 17 anos.

Na Copa do Mundo de 1986, provavelmente teve o maior desempenho individual de qualquer jogador em todas as Copas, mais até que Beckenbauer na final contra a Inglaterra, em que ele terminou se arrastando em campo. Suas jogadas contra a Inglaterra, inclusive o gol de mão, entraram para a história. Sua arremetida, pegando a bola no meio campo e levando até o gol ficou à altura das maiores jogadas de Pelé.

Mas tinha algo a mais que Pelé, a paixão, a vida épica, a luta contra as drogas, a paixão por seu país, os vários renascimentos. Ainda mais em um país que sempre cultivou as grandes emoções, as grandes tragédias. Foi essa fundamentalmente a diferença entre Maradona e Lionel Messi. Messi e Pelé despertam admiração, Maradona, a paixão. É como se fosse a síntese dos sentimentos somados que os brasileiros tiveram em relação a Pelé e a Garrincha.

Que, agora, descanse.

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Onde está toda comoção, toda revolta, todos pronunciamentos das Entidades e Autoridades Brasileiras como tiveram no caso do Carrefour? 41 CIDADÃOS TRABALHADORES BRASILEIROS. Diz muito sobre este Estado Ditatorial Absolutista, suas Elites, Lacaios e Satélites. Pobre país rico….

  1. Maradona representa em muito a Argentina. Assim como sua Matéria a respeito de ‘Gambito da Rainha’ também diz muito a respeito da Argentina, Diversas passagens e Jogadores Argentinos de Xadrez citados na Matéria. Revela mais um dos abismos entre o Brasil e seus Vizinhos. Neste caso o Abismo Cultural, Intelectual, Esportivo,.. Mas as Matérias a respeito da morte de Maradona, também revela em muito o que é o Brasil e seus abismos. Várias Matérias, várias manchetes, várias ‘Primeiras Páginas’ no dia em que 41 Brasileiros morrem desgraçadamente nas PRIVATARIAS DAS SP’s, Rodovias Estreitas de Pista Simples que não comportam o volume e velocidade de Trânsito das Frotas Brasileiras, mas que são omitidas e negligenciadas para não servirem de escoamento e fuga da EXTORSÃO DE PEDÁGIOS DAS PRIVATARIAS. Vemos em TODOS VEÍCULOS a consternação e consideração pela Vida de Maradona. Diz tudo sobre as Elites do Estado Caudilhista Ditatorial Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista e seus Satélites como a Imprensa Ideologizada. Pobre país rico. 41 BRASILEIROS INDO TRABALHAR. Mas de muito fácil explicação.

  2. Nem Juca Kfouri está conseguindo escrever a contento.
    Os cartunistas conseguiram expressar melhor.
    Por supuesto, Nassif não deixaria passar a justa homenagem não apenas ao guerreiro porteno mas para todos os que o viram jogar.

    Não consigo me lembrar agora mas alguém nesta geração foi chamado assim?

    Explicitamente de DEUS ?

    Gracias Diego!

  3. Nassif,
    Maradona não comporta nenhum adjetivo conhecido.
    Um extra-classe que fez chover em todos clubes que jogou, com uma infinidade de jogadas maravilhosas que podem ser vistas em vários meios de comunicação. Um Maradona coxo quase ganhou sozinho a Copa do Mundo de 1990, foi barrado em 1994 pela FIFA, ou melhor, João Havelange, talvez por ser inimigo da ditadura que massacrou a Argentina.
    Maradona ganhou campeonatos jogando pelo Boca Juniors, Barcelona e Napoli, teve jogadas, dribles desconcertantes, gols impossíveis, até golaço de letra ela fez, mas o ponto alto do gênio foi, sem dúvida, a Copa do Mundo de 1986, ganhando da Inglaterra na final com aquele sensacional gol de letra e aproveitando para revidar a derrota na guerra das Malvinas. Sofreu a vida inteira com a ingrata comparação com Pelé, mas sobre este terá uma enorme vantagem, será cultuado pelos argentinos através dos tempo, se tornará uma lenda, enquanto Pelé…

  4. https://www.youtube.com/watch?v=6t5VKxHtBZ8

    indiscutível a superioridade de Pelé (Ariano Suassuna explica porque @ brasileir@ tem fascínio pela figura do “rei”, vide entrevisa roda viva). Rivelino acha Pelé o maior que viu. Maradona acha Rivelino o maior que viu. Uma lógica aristotélica. Adiós Dieguito!

    (Diego diz ao ser indagodo do repórter pq acha Rivelino o maior, a resposta de Maradona, pelo absurdo! Dieguito levou a lição ao paroxismo. Foi um herói absurdo, na acepção de Camus. Com mão e tudo!)

  5. https://www.youtube.com/watch?v=6t5VKxHtBZ8

    indiscutível a superioridade de Pelé (Ariano Suassuna explica porque @ brasileir@ tem fascínio pela figura do “rei”, vide entrevisa roda viva). Rivelino acha Pelé o maior que viu. Maradona acha Rivelino o maior que viu. Uma lógica aristotélica. Adiós Dieguito!

    (Diego diz ao ser indagado do repórter pq acha Rivelino o maior, a resposta de Maradona, pelo absurdo! Dieguito levou a lição ao paroxismo. Foi um herói absurdo, na acepção de Camus. Com mão e tudo!)

    1. Rivelino é o maior para Maradona?

      “Há jogadores que são tocados por uma varinha mágica. Nós, argentinos temos o orgulho de ter um jogador desses – Lionel Messi. O outro é português, o animal chamado Cristiano Ronaldo e agora bruxo”. – Maradona

  6. Consignei ontem neste horário dois comentários distintos,que não entendi o porquê da guilhotina.A eles:

    1) Parabenizei Nassif pela indicação da série O Gambito da Rainha.Explendido,magnífico,extraordinário,cinema em estado puro.Fiz apenas uma ressalva.A cena hilariante da Senhorita Beth Hormon,tomando todas,debaixo de uma sonora tempestade,carregando três grandes malas completamente vazias.Nem Rodrigo Cangibrina seria capaz de tamanha proeza;

    2) Afirmei peremptoriamente que a pesquisa do IBOPE cheirava a pura armação,em cima de uma tal margem de erro.Carlos Augusto Montenegro não deixará de ser vagabundo nem depois de morto;

    3) Não seria surpresa para mim se esse moleque que está a frente da Fundação Palmares,fosse condenado a cadeira elétrica se habitassemos os EUA.
    Reitero mais uma vez os comentários sem entender os motivos deles serem guilhotinados.

  7. Um segundo comentário enviado por mim,diz respeito à um comentarista que se identifica como “Zé Sergio”.
    Pois bem,eu já enviei e foi publicado em velocidade luz,centenas de comentários onde taxei FHC,Ciro Gomes,Bolsonaro,filhos de Bolsonaro,Crivella,Lulu Boca de Veludo,segundo Bob Jeferson,Fux,Fachin,Ricardo Salles e mais uns mil,chamando-os de autênticos palhaços.
    Esse comentarista acima mencionado que só escreve maluquices,sandices e coisas que não guardam nexo com a realidade,não pode ser chamado de palhaço por que deve ser não só comentarista,mas assinante do Blog.
    O Blog já teve nos seus tempos áureos mais de dois mil cadastrados,certo? Hoje esse número diminuiu sobremaneira,mas a aporrinhação subiu as nuvens.Palhaço não só é quem pinta a cara,nem de esquerda,direita,extremas,centro,meio,etc.Palhaço é palhaço em qualquer situação.Tão simples.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador