
O instituto Quaest de pesquisas, em parceria com a ESPN Brasil, analisou como as redes sociais se comportaram durante a partido Brasil x Sérvia, na estreia da seleção canarinho na Copa do Mundo no Catar.
Segundo o CEO da Quaest, Felipe Nunes, o atacante Neymar foi o 2º mais citado pelos internautas, mas seu desempenho na web mostra ainda “resquícios da eleição”. O jogador apoiou publicamente a tentativa fracassada de Jair Bolsonaro à reeleição.
“As menções ao Neymar mostram ainda resquícios da eleição. Seu nome é lembrado para além de sua atuação no campo. Termos como ‘receita federal’ e ‘vermelho vai ganhar’ apareceram forte. Sua atuação foi criticada por 39% dos internautas com menções a ‘já caiu’”, comentou Nunes.
Autor dos dois gols da partida, Richarlison se tornou líder em menções nas redes sociais entre os jogadores da seleção, com aprovação de 95% de sua atuação. Segundo Nunes, o segundo melhor índice foi de Vini Jr., com 80% de aprovação. A aprovação de Neymar foi menor, de 61%.
Conforme o GGN mostrou nesta matéria aqui, a internet também vibrou e brincou com o fato de que Richarlison é mais politizado e engajado socialmente do que Neymar, que ficou marcado como cabo eleitoral de Bolsonaro.
Richarlison foi associado a brincadeiras com estar “ocupado metendo gol”. No Google, o termo mais buscado ontem foi “em que time o Richarlison joga”, “mostrando a força que a internet tem como fonte de informação para complementar os eventos de grande audiência na TV”, analisou Felipe Nunes, que também é cientista político.
Por fim, segundo Felipe Nunes, internautas não gostaram da substituição de Vini, que ficou em 3º lugar nas menções, logo atrás de Richarlison e Neymar, respectivamente. A postura do técnico Tite foi criticada.
O monitoramento de redes do instituto Quaest é realizado coletando dados de Twitter, Facebook, Instagram e Google.
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