MEOW! Prêmio em Cannes – 1981

” 2011 foi marcado pelos 30 anos da premiação no Festival de Cannes do curta de animação, brasileiro, MEOW! Apesar desse tempo todo, a sua temática continua bastante atual.”

 

http://www.ambrosia.com.br/2011/05/21/curtos-meow-dir-marcos-magalhaes/

Sinopse

Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?

O que temos a dizer

O Festival de Cannes se encerra nesse final de semana e nada mais justo do que mostrar aqui um curta metragem brasileiro laureado na Croisette. Produzido 30 anos atrás pelo animador carioca Marcos Magalhães, o curta Meow venceu o grande prêmio do juri em 1981.

A simples animação carrega uma certa influência do polêmico Ralph Bakshi e alto teor político. Logo no início, de maneira um tanto velada, mostra o medo da população com a simples presença da polícia – ainda estávamos na ditadura militar. De maneira nada velada, um gato é usado como metáfora ao consumismo da população e uma crítica à globalização, que faz o povo brasileiro engolir o que não pediu, à força, e que acaba se acomodando com o que os americanos lhe enfiam pela goela.

É impossível comparar a animação de Meow com o apuro técnico e estilístico das produções do século XXI, mas não deixa de ser uma importante página na história da cinematografia brasileira.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador