Ministra Rosa Weber sucumbe à pressão da mídia e invade atribuição do Congresso

Do G1

Ministra do Supremo manda Senado instalar CPI exclusiva sobre Petrobras

Rosa Weber atendeu a pedido formulado por senadores da oposição.
Governistas queriam ampliar abrangência da CPI; cabe recurso ao plenário.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou na noite desta quarta-feira (23) que o Senado instale uma CPI exclusiva para investigar irregularidades na Petrobras.

Rosa Weber atendeu a pedido de parlamentares da oposição, que queriam ter garantido o direito de uma comissão específica para investigar denúncias sobre a estatal, que incluem a compra de uma refinaria no Texas, suspeita de superfaturamento, e pagamento de propina a funcionários.

A decisão da ministra é liminar (provisória) e valerá até que o plenário do Supremo decida sobre o tema. “Defiro em parte a liminar, sem prejuízo, por óbvio, da definição, no momento oportuno, pelo Plenário desta Suprema Corte”, disse a ministra na decisão.

Governistas também foram ao Supremo. Eles pretendiam assegurar a instalação de uma CPI ampliada, que incluísse investigações de obras sob suspeita em estados governados pela oposição. Mas a ministra rejeitou esse pedido.

Os senadores governistas ainda podem recorrer ao plenário do Supremo.

Rosa Weber determinou que seja suspensa uma eventual decisão do plenário do Senado sobre a abrangência da CPI – o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), pretendia esperar uma decisão do Supremo antes de levar o assunto para deliberação do plenário.

Rosa Weber estipulou que a comissão parlamentar de inquérito não terá “objeto alargado”, conforme queriam os governistas, mas sim “objeto restrito”, como pediu a oposição.

A oposição argumentou que uma comissão ampla teria como objetivo tirar o foco das supostas irregularidades na Petrobras.

Na semana passada, Rosa Weber pediu informações ao Senado antes de tomar a decisão. O presidente da Casa, Renan Calheiros, defendia uma CPI ampliada, como queria o governo.

Na interpretação de Calheiros, a instalação de uma CPI é assunto interno do Congresso que, segundo ele, não está sujeito ao controle do Judiciário.

 

Luis Nassif

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E desde quando alguém, por

      E desde quando alguém, por aqui, está preocupado com decisões corretas do STF.

      Só existe um tipo de decisão correta que é aquela que nos favorece.

      Ex: O Levandowisky acabou de não conceder a soltura do líder do sindicato dos políciais militares da Bahia (que é do PSDB). Esse juiz chapa branca é dos BONS!!!

    1. O PT tem que agir rapidamente

      O PT tem que agir rapidamente e criar a CPI do trensalão de SP e deixar a CPI do porto e da refinaria de PE em estado de espera.

       

  1. Besteirol
    Como jurista o autor do título do post é um excelente musico! Preceito basilar na democracia pátria é o instrumento da minoria, a CPI. Função do STF garantir tal preceito constitucional. Afinal, detém o controle de conatirucionalidade. Torcida partidária não pode virar bandeirinha diversionista.

  2. Caro Nassif e demais
    Não

    Caro Nassif e demais

    Não esperava outro resultado, além desse, considerando que a oposição só ganha no STF. 

    Mais um período de pretenso desgaste da Dilma.

    A CIA tem pressa do Pré-Sal.

    Mas ainda será Dilma.

    Saudações

     

  3. Surpresa se não sucumbisse, rsrsrs


    O que esperar de uma Ministra insegura que treme ao falar? Ela não se compromete em parte, e por óbvio, deixa a decisão para o Plenário…..

     

  4. Só que a questão é outra.

    A oposição aposta em uma CPI exclusiva porque mesmo que haja outra, sobre os outros temas, só a da Petrobrás terá espaço na mídia. Ou vocês acham que vai ser equitativo?!

    Vai ser o de sempre: suposições contra uns vão se tornar certezas e provas, se houver contra os outros, patrulhamento ideológico.

    Tô estressado com o que eu ando vendo!

  5. Só que a questão é outra.

    A oposição aposta em uma CPI exclusiva porque mesmo que haja outra, sobre os outros temas, só a da Petrobrás terá espaço na mídia. Ou vocês acham que vai ser equitativo?!

    Vai ser o de sempre: suposições contra uns vão se tornar certezas e provas, se houver contra os outros, patrulhamento ideológico.

    Tô estressado com o que eu ando vendo!

  6. Grande Ministra Rosa

    Grande Ministra Rosa Weber.

    Finalmente a Petrobras e o governo terão uma CPI inteira para explicar como Pasadena foi um grande negócio e como a Petrobras é bem gerida.

    E ainda teremos CPIs inteiras para os tucalhas e socialites explicarem tudo sobre o metro e o porto de suape.

    Como alguém disse certa vez, o sol éé o melhor desinfetante, então que venha tudo às claras.

    Só espero que nao esqueçam de perguntar ao Gabrieli sobre o Pólo Naval de Jacuí e o contrato com a IESA.

     

  7. Pra que eleger um parlamento …

    Se temos o STF para decidir (até monocraticamente) por ele?

    Conjugação do verbo votar:

    Eu voto

    Tu votas

    Ele(a) decide (no STF)

    Nós votamos

    Vós votais

    Eles decidem (no STF)

  8. Pelo   andar  da oposição

    Pelo   andar  da oposição descobriram  a muleta ideal no STF. Não é verde,tampouco usa uniforme e  é eficaz.

    Problema é o cacoete e a indagação inevitável,que fará o contribuinte conservador :” Por que  precisamos do Congresso?”

     

  9. Cozinhando o Sapo

    “Rosa Weber determinou que seja suspensa uma eventual decisão do plenário do Senado”

    Enquanto alguns estáo tranquilos sobre o risco de golpe “brucutu” com tanques, estão dando golpe “assando o sapo” no Judiciário.

    Já sei, vou no STF reclamar do STF … 

    Hã?

  10. Demoralização de um dos poderes

    É , parece que o legislativo não manda nem em si próprio. Quem decide tudo é o supremo.

    Mais um pouco e o Brasil vai ser governado somente por dois poderes , a mídia e o supremo , acho até que isto já esteja acontecendo.

  11. Agora vai…

    Será que a covardice do PT (o rabo preso do André Vargas deve explicar muita coisa!!!!) em instalar a CPI da privataria tucana dessa vez será deixada de lado.

    O lindinho quase apanhou de um psdbista por uma discussão boba com o senador do Leblon. Talvez ele se interesse em ir pra briga por algo mais relevante.

    Sei lá, mas acho que é esperar demais…

    De qualquer forma uma eleição morna, ganha alguma agitação. Que venha a copa!

  12. A oposição tem 2.102.400 minutos de horário eleitoral * (99,5%)

    Em 95% das TV´s, rádios, jornais, revistas, sites, boa parte das redes sociais e ainda boa parte do horário eleitoral de fato. A candidata? Alguns minutos algumas vezes por dia, durante 3 meses (grosseiramente, meio por cento da oposição).

    E ainda tomam o tempo institucional do Legislativo (que em vez de votar fica fazendo entrevistas e CPI´s plenárias e televisivas), do MP, do STF (também televisivo), do TSE, da PF…

    Se Dilma vencer esta eleição, sob esta constante e intensíssima barragem de artilharia (com gás venenoso), vou considerar que este país está amadurecendo e a plutoligarquia histórica apodrecendo definitivamente.

    Se não, a plutoligarquia vampira conseguirá renovar seu sangue, com mais anemia do país parasitado que eles querem consumir até apodrecer de vez.

    E voce aí, o que acha? Vai votar? 

    Vc escolhe!

     

    (*) 4 anos, 365 dias, 24 horas por dia, multiplicados por todo este imenso aparato miRdiático.

  13. E Nassif

    Vem dizer de perseguição do judiciário ao PSDB? Eita Nassif, tem hora que não dá para acreditar em mais nada. O golpe jurídico sai este ano. Ou o povo aprende a retaliar da mesma maneira ou vamos para a roça de novo.

  14.  
     
    Ainda existem os que

     

     

    Ainda existem os que acreditam que essas tais CPIs servem  para  acabar com a corrupção . Ela está presente no Judiciário muito mais forte que entre os parlamentares . É pura politicagem de quem não tem proposta política. 

    Aliás a Rosa invadiu prerrogativa do Congresso Nacional . Em suma o nu vai investigar o esfarrapado .

     

     

  15. Que diabo eh isso! Agora eh o

    Que diabo eh isso! Agora eh o STF que governa o Brasil? 

    A julgar pelas evidencias o Brasil esta criando uma nova modalidade de governo, a Republica judicial. Sim, pois agora eh o judiciario que diz o que pode, o que nao pode  nao pode ser feito, alem de como se deve fazer. Tanto Legislativo quanto o Executivo se transformaram em acessorios inuteis. So falta o STF deliberar sobre o orcamento e como e onde o dinheiro sera  gasto.

    O STF parece a Igreja na idade media. Julga a todos e por ninguem pode ser julgado.

    1. Quem convida o STF para o baile?

      Camarada, você deve ter visto a foto histórica. Os patéticos da oposição indo leves e faceiros ao STF convidá-los para a festa.

      Depois acabam com o baile e não querem abandonar o salão…

      A mim, só me cabe mais um motivo para desprezar esta oposição de M… Eles estão a qualquer pretexto correndo a chamar o STF para resolver as questões que deveriam ser da alçada do Poder Legislativo.

      Se estes patetas não honram seus mandatos e a sua Casa Legislativa e a todo momento correm a apelar ao STF, como o STF vai respeitá-los?

      Afinal a LITERATURA deve permitir à MInistra tomar esta decisão….

  16. CPIs   Separadas ! Isso é

    CPIs   Separadas ! Isso é tudo que a Globo queria. Agora poderá ficar 24horas por dia mostrando a CPI da PETROBRÁS e ignorar qualquer outra, que tente mostrar a roubalheira tucana.

    Rosa Weber ,mais uma vez, se  acovarda diante da mídia. Podem acabar com o País, podem  destruir a imagem da empresa mais importante do Brasil. Que diferença isso  faz para Rosa Weber? Com tanto que Os Willians, Bonner e Waack, não falem mal dela…

    Dona Rosa vai  confeccionando um belo COLAR DE PÉROLAS. A cada nova questão, ela produz uma pérola nova. Tenho nojo dessa gente. Muito constitucionalista, quando isso é favorável à oposição. 

    E, enquanto isso, Dirceu continua na cadeia e Dona Rosa não lembra de ler a Constituição. 

  17. O que esperar do Supremo

    “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”

    Depois de uma pérola como esta não se pode esperar muita coisa por parte da Sra Weber.

  18. Coerentíssima a ministra… E

    Coerentíssima a ministra… E alguém esperava alguma coisa diferente?

    Afinal, “se a lei assim o permite, condenarei, mesmo sem provas”…

     

  19. Bom, eu tb já tô de saco

    Bom, eu tb já tô de saco cheio de tanta passividade. Se os demais poderes estão quietos é pq tá tudo bem e a gente não tem pq esquentar a cabeça…  Vamos dar linha para ver até onde a pipa vai… JD já está preso mesmo e, pelo jeito, vai mofar na cadeia; o resto não me representa, então…. entre os frouxos que sobraram e o pessoal do STF, vou ficar com o pessoal do judiciário que, pelo menos, finge que trabalha. Estão certos a ministra Rosa Weber e a oposição; CPI não é bagunça, tem que ter foco definido. 

  20. Rosa Weber sucumbe à pressão

    Até hoje não vi nenhum indicado pelo FHC para os Tribunais Superiores, que tenha votado ou dado liminar que desagradassem à ele e ao seu partido. Já os indicados do Lula e da Dilma, aproveitam todas as oportunidades para demonstrar o quanto desprezam os dois e também ao partido ao qual pertencem. É difícil e frustrante, apoiar um governo que, além de não se ajudar, levanta a bola para o adversário matar no peito e chutar.

  21. Confesso que já esperava por

    Confesso que já esperava por isso. Alguém sabe os termos da rejeição da Rosa? Não seria: Rejeito porque a literatura me permite? Quem pode instalar CPI do Fim do Mundo é somente a oposição. Esse nosso Legislativo não é mais Poder nenhum, quem decide tudo é o Judiciário. Então pra que serve essa porcaria de Senado?

  22. O STF e o jogo político

    O STF erra menos pelo conteúdo da decisão da Ministra Rosa Weber e mais por aceitar participar do jogo político. Coisa que não lhe compete. Iludem-se os senhores ministros quando pensam que exerceram o poder de mandar o congresso nacional fazer isto ou aquilo. Não exercem, em verdade, poder algum, apenas se transformam, pela ilusão do poder,  em personagens menores do jogo político.

    Se as CPIs devem se ater a um determinado fato específico, não é absurdo concluir que quando não se atêm o seu trabalho passa a ser juridicamente imprestável. Mas não é assim que funciona.

    Quem aqui se lembra da CPI dos correios?

    Pois é. Ela começou pelos Correios e terminou no tal mensalão.

    A CPI dos bingos mereceu o jocoso apelido de”CPI do fim do mundo”, pois, além dos bingos, investigou de tudo um pouco e de nada investigou tudo o que deveria.

    Será que o STF tem o poder de limitar as perguntas dos senhores parlamentares, no sentido de que elas se atenham ao fato certo invetigado, durante uma sessão de CPI?

    Será que o STF tem, menos que o poder, mas mais a coragem de tornar inválidas investigações realizadas por CPI’s totalmente “alargadas” com relação ao tal fato certo e determinado?

    O resultado da CPI dos Correios bem responde estas perguntas.

    A reflexão que sobra, então, é no sentido de que se não se pode controlar os rumos de uma CPI, por que então pretender controlar o seu início?

    Do mesmo modo, pela ótica dos parlamentares, se se pode ir até aonde se quiser chegar com as investigações, o que justifica essa lide entre o direito de “restringir” e o direito de “alargar” o objeto de uma determinada CPI?

     A resposta é nada, absolutamente nada além de usar o STF politicamente.

    A ministra Rosa Weber já tratou esta questão específica pessimamente desde o início, quando deu ao presidente do Senado apenas 48 horas para apresentar “informações” quando a lei fixa o prazo de 10 dias. Qual é a urgência que tal fato requer?

    Se a ministra considera a questão urgente, deve apreciar o pedido de liminar e concedê-la ou não. Se não considera urgente, pede as “informações” no prazo legal e depois decide. A ministra parecer ter ficado no meio do caminho, considerou a questão urgente, mas só quis decidir apenas após as “informações” e por isso diminuiu o prazo. Nada autoriza, no entanto, a modificação do prazo, ao menos neste caso específico, já que o tema é por demais “batido” e não representa nenhuma novidade para as pessoas bem informadas como se espera que os ministros do STF o sejam.

    O STF precisa entender que quando aceita participar do jogo político ele se abstem de seu poder constitucional e cada qual de seus ministros passa a representar, indevidamente, apenas mais um parlamentar. Eles são apenas onze e fatalmente perdem nas suas ânsias de poder – ainda que pensem que ganham – mas quem realmemte perde, e muito, é a sociedade brasileira.

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Pois é, Geraldo; a gente sabe

      Pois é, Geraldo; a gente sabe disso, os ministros sabem disso, os parlamentares sabem disso e, ainda assim a coisa vai indo… Chega uma hora que enche o saco…Hoje temos um governo eleito, de centro esquerda, um parlamento inexistente e uma maquete de parlamento ( STF ) de extrema direita. Assim fica difícil…

    2. Perfeito Geraldo! E digo

      Perfeito Geraldo! E digo mais: se tivéssemos um Congresso de verdade – e não esse simulacro de Legislativo – talvez teria sustado essa decisão do STF.

  23. Só esperos que os politicos

    Só esperos que os politicos bundões do Pt tomem uma decisão, e não aceitem pacificamento o resultado.

    Tem que reccorer ao planário.

      1. Indignação contida

        Cada vez que queremos sair para rua, exite um Pizzolato no meio do caminho, e agora um André Vargas. Sem faxina no PT o grito de apoio ao Governo (e ao Dirceu, etc.) fica preso na garganta

  24. Ditadura midiático-tucana

    A judicialização da política a caminho de um golpe a la Paraguai, os sem voto agradecem, ainda quero viver o suficiente para ver algum tucano ser investigado atráves de alguma CPI instalada em qualquer parlamento  tipo câmara de vereadores, assembléia legislativa ou congresso nacional, quando a PF tenta investigá-los a impressa faz a maior pressão dizendo que eles estão sendo vítimas do “estado policial” e, claro, o Judiciário sempre os socorre, como faz agora o STF, como a roubalheira tucana é sempre no atacado, na casa dos bilhões de reais, deve ser esse o mistério, a “res furtiva” sendo dividida com gente da mídia, do judiciário, não creio que seja apenas por motivo classista esse ímpeto “natural” em defender o senhorio…claro que não

  25. O pior de tudo

    Eu acho que o pior desta história é a “Judicialização” da política. A democracia representativa é submetida aos poderes sem voto. O Supremo tomou conta da nação.

  26. Modelo em transe

    Semana passada policiais na Bahia entraram em greve. Pânico geral disseminado nas mídias. Repartições públicas fecharam, escolas suspenderam as aulas, as pessoas se aquartelaram em sua casas.

    Qualquer conflito se recorre ao judiciário que passa a resolver discussões de casal, guarda de animais de estimação, invadem atribuições do legislativo e decidem pelo executivo (royalties, etc.). Judiciário fazendo escutas telefônicas do executivo.

    Sistema quepara funcionar vive na dependência de suas polícias e decisões do judiciário naufraga.

    Situações gravíssimas para o exercício de uma democracia.

     

     

  27. Oposição

    Ora temos disputas politicas entre oposição x situação eleitas e portanto democraticas. PIG x blogosfera; Davis com suas fundas e o Golias pinguento. STF x ?. Bem na verdade são STF/PIGXdemocracia. Golpe juridico em andamento a espera de um “fato” como no  Paraguai para apear a Esquerda do governo

    Toc,toc,toc eles passarão, nós passarinho. America Latina, berço de uma nova civilização 

  28. STF defende interesses políticos
    É isso aí Rosa… Já que a credibilidade do STF está em pedaços, vamos continuar fazendo politica e atendendo aos interesses da imprensa demotucana e dos patrões. Sobre Passadena, não há mais o que se falar, está tudo esclarecido. Esperamos então, que os péssimos negócios que foram feitos na Petrobras durante o desgoverno FHC sejam analisados, esses sim, feitos de má fé e com fortes indícios de corrupção.

  29. Sugestão para o Governo
    A bancada governista poderia aproveitar para tratar dos vários casos suspeitos na Petrobras no desgoverno FHC, esses sim interessam ser esclarecios para a sociedade.

  30. Todos sabemos que Mário Couto

    Todos sabemos que Mário Couto é um abestalhado, desequilibrado, que quer aparecer com suas agresividades, sempre ferindo violentamente o PT e agora Dilma. Há dois dias, com a votação do Marco civil da Internet, quase foi às vias de fato com Lindenbergh Farias. Os tucanos o veem como um mal necessário. Agora, com a CPI da Petrobrás, por certo vai ter murro na cara. Haja estômago!

  31.  
    E o Governo, vai aprender a

     

    E o Governo, vai aprender a se comunicar ou não vai?

    Estamos em ano de eleição e a Presidenta não aparece, não fala, não se defende.

    Tem que aprender que em ano de eleição tem que dar a cara pra bater. Agora não é mais o Lula que vai rodar o Brasil apresentando a mãe do PAC, é a Presidenta que vai falar dos feitos de seu governo.

    Acorda, Dilma.

  32. as meninas da Dilma brilharam…

     …nos últimos dias.

    Primeiro a presidente da Petrobras e seu tirambaço no pé da BR.

    Agora esta juiza.

    Fracas demais, sem noção demais.

    Isto do STF sem voto popular tomar decisões que são pertinentes ao LEGISLATIVO é inaceitável. Inconstitucional?

    Há que se dar um basta nisto.

    Que Democracia de araque é esta?

  33. O problema não é o mérito da

    O problema não é o mérito da decisão.

    O problema é ela decidir, sozinha, monocraticamente, sobre algo que afeta todo o parlamento. Não faz sentido nenhum. Ela deveria se eximir de opinar e levar o caso ao plenário. Seria o óbvio e o mais correto.

    O congresso precisa urgentemente aprovar uma PEC proibindo que decisões monocráticas do STF, quaisquer que sejam, venham a submeter o congresso ou outro poder.

  34. Sinceramente eu já sabia

    Sinceramente eu já sabia disso !

    Se o PT não conseguir assinaturas para criar sua própria CPI para investigar a ALSTOM, a Dilma pode renunciar ao governo.

    Faz um discurso ao vivo em rede nacional e diz “todas as verdades que, normalmente, não podem ser ditas”, por questões  de responsabilidade, e joga a toalha. Pelo menos assim, quem sabe, consegue tirar essa trave da visão do povo. E fica bem claro de uma vez por todas que no Brasil não existe democracia, nem soberania, nem representação popular no parlamento e tampouco vontade popular além dos discursos proferidos nos palanques e nos microfones da nossa mídia controladora e manipuladora que insiste em manter o Brasil colônia. 

  35. Todo mundo sabia que seria

    Todo mundo sabia que seria esta a decisão. A atitude infantil do governo levou a isto. Em vez de utilizar sua base “aliada” o governo fez birrinha de criança e assinou sua sentença. Nada mais infantil que incluir em um requerimento para CPI na maior empresa brasileira fatos desconexos como Suape e o Metro de SP. Ainda bem que o STF colocou ordem na casa.

  36. Vai faltar bala para tantos tiros no pé

    Vejo em vários comentários pessoas colocando a culpa na mídia, o próprio título do post atribui à pressão da mídia a decisão da ministra.

    Alguém acredita que a mídia precisa exercer muita pressão quando o próprio governo dá um tiro atrás do outro no próprio pé?

    Tentar misturar alhos com bugalhos foi um grande erro e de certa forma o governo assumiu sua culpa com isso. 

    Lembro que é necessário apenas 1/3 dos deputados/senadores para abrir uma CPI, e esse número o governo tem com sobra para abrir as CPIs que quiser.

    Segundo artigo 58 da constituição :

    “As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros”

  37. Sendo que dois dos signatáros são candidatos à Presidência!

    E um terceiro declarou, publicamente, que a CPI é apenas para degastar o Governo (a Presidenta).

    Só isso seria suficuente para o STF se recusar a analisar o pedido de liminar.

  38. Art. 48 da CF/88

    Não há nenhuma possibilidade jurídico-fática de o Congresso sustar essa decisão do Supremo, com base no Art. 48, inciso XI da Constituição Federal?

  39. Até o STF curva-se à pressão

    Até o STF curva-se à pressão da mídia?

    Que mídia é essa, que poder é esse, que se põe acima de todos?

    Que sociedade é essa, que permite isso?

    Que democracia é essa?

     

     

    1. Da mídia não, do POVO

      Penso que todos os brasileiros, excetos os que se locupletaram em desmandos na Petrobras, querem ver apurados os fatos.

      A Ministra simplesmente deu vóz ao Povo quando manda apurar e esclarecer o que se passou na Petrobras.

      A empresa é o orgulho dos brasileiros, não querer apurar a corrupção por lá não faz sentido e o PT está jogando fora a chance da reeleição, mentes curiosas gostariam se saber a origem deste masoquismo?

      1. Não tem vergonha de mentir na cara dura?

        A oposição foi ao STF pedir para que o roubo no Metrô Paulista NÃO SER INVESTIGADO, não para pedir a investigação sobre a Petrobras.

        Justamente O OPOSTO do que você disse.

        Que MENTIRA SEM VERGONHA!

  40. 2 + 2 é só saber somar e ver o óbvio

    O Povo quer o esclarecimento do que fizeram com o seu dinheiro, afinal empresa pública, gerida pelo governo usa o dinheiro do povo.

    A apuração é de interesse de todos os brasileiros, exceto os que se locupletam com a corrupção, a Ministra só deu vóz ao Povo, que quer a investigação, o esclarecimento e as providências legais cabíveis.

    O PT tem uma  ótica enviezada e errada desta questão ao tentar barrar ou melar a CPI, afinal se coloca contra o Povo e o seu dinheiro.

    1. Entendi.
      O metro e o porto de

      Entendi.

      O metro e o porto de suape não são com dinheiro do povo não é mesmo. Que coisa, não sabia.

      Ademais, tem certeza que não ve nenhum problema em APENAS UMA MINISTRA DECIDIR ALGO QUE IRÁ SUBMETER TODO O CONGRESSO ?

      1. Metro, porto e decisão monocrática

        Sou pela apuração por CPI do escândalo do Metro que já têm réu confesso  e também pela apuração das obras no Porto e na Refinaria de Pernambuco.  Não vejo por que não se passar um pente fino nos gastos feitos com o dinheiro do povo.

        Quanto a decisão monocrática da Ministra, esta é uma das belezas da ficção imposta pelo estado de Direito, onde o formalismo legal garante a higidez e a coercividade no cumprimento da norma dentro do Estado.

        Se não concordas com a Lei, o procedimento é recorrer a Legislativo para alterá-la.

  41. Estamos num mato com muitos

    Estamos num mato com muitos cachorros querendo morder a democracia! A mídia governa o stf e o stf governa o Brasil. A direita golpista sempre tem assegurado o  voto mais importannte e corrompido que permite que ela, direita, sobreviva, mesmo que o povo, no voto democrático , não a queira: o da justiciaria tupinica. Hoje, com esses justiceiros tendo que mostrar a cara, a gente entende, perfeitamente, explicitamente porque nunca tivemos JUSTIÇA. Nossa justiça não evolui, continua só “negociando”.

  42. Sentimento

    Não sei o quanto vale meu sentimento neste negócio, mas minha impressão é que o negócio de Pasadena foi a bala de prata no PT, acabou ali.

    O PMDB está demorando para fechar o acordo com o Pros e numa chapa imbatível, Requião e Ciro, empalmar a presidência e devolver a esperança ao Brasil.

  43. O congresso acabou .
    Quem

    O congresso acabou .

    Quem manda agora é o stf.

    Para que então votar ,se quem manda é o que não tem voto.

    Os que tem voto se calam.para quê serve o congresso.

    Estamos vivendo a ditadura do stf.

    Democracia adeus

  44. Sucumbe à pressão da mídia?

    Sucumbe à pressão da mídia? Isso é mania de petista dizer que a mídia está sempre contra eles, quem estava realmente pressionando para que a CPI fosse ampliada eram os petralhas, a ministra agiu certo em não ceder, a investigação deve ser levada a sério algo que o governo não queria de forma alguma. 

    1. Mania dessa corja tucanalha

      Mania dessa corja tucanalha de mentir na cara dura. Deve ser costume de ver suas mentiras encampadas e defendidas pela mídia.

      Sua mentirosa, veja na figura abaixo a escumalha oposicionista indo em bloco fazer pressão para a MInistra decidir como eles queriam (aí não tem ninguém do PT):

      E neste link a foto das amnchetes dos jornalões fazendo pressão sobre a fraca e insegura ministra:

      Em uníssono, jornalões reforçam pressão por CPI da Petrobras

      http://www.esmaelmorais.com.br/2014/04/em-unissono-jornaloes-reforcam-pressao-por-cpi-da-petrobras/

      Agora mostre a foto dos petistas indo ao STF pressionar a ministra… Pois é, NÃO TEM porque eles não foram lá, não fiizeram pressão e você mente sem o menor constrangimento, como é de hábito entre os tucanalhas.

       

  45. Ministra fez o certo.

    A ministra fez o certo. Se depender do Congresso iriamos morrer sem saber o que se passou em um dos maiores escandalos dos ultimos tempos. Parabens a Rosa Weber pela coragem e pela decisão acertada. Esperamos os resultados desta CPI agora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador