Moro e Guedes, o Bolsonaro sem lei e o sem planilhas, por Luis Nassif

As discussões sobre tigres e tchutchucas serviram apenas para Paulo Guedes encontrar o álibi para se retirar da Comissão de Constituição e Justiça

Bolsonaro de planilha, Paulo Guedes é o Ministro que não calculava

As discussões sobre tigres e tchutchucas serviram apenas para Paulo Guedes encontrar o álibi para se retirar da Comissão de Constituição e Justiça.

O ponto central da sabatina é óbvio: Guedes não apresentou em nenhum momento os microdados nos quais se baseou para sua proposta de reforma da Previdência. Em nenhum regime democrático e minimamente racional, toma-se decisão de tal natureza sem abrir os números. É o mínimo que se espera. Guedes continuou chutando estatísticas sem abrir os números.

Ontem, o deputado Molon declarou que mais de 90% do ajuste da Previdência recairão sobre o Regime Geral e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Como é que Guedes pode afirmar que a reforma visa corrigir injustiças, sem abrir os números e sem rebater os cálculos apresentados?

Recentemente, Guedes anunciou a intenção de reduzir as verbas para o censo do IBGE. O argumento é que as pesquisas levantavam mais informações do que o necessário. Por trás dessa bobagem, o jogo ideológico de ocultar a realidade. As pesquisas levantam dados do mundo real. E esses dados podem prejudicar o mundo ideológico imaginado por Guedes, no qual só têm valor indicadores de mercado.

Ontem, ainda, Guedes foi alvo de outra denúncia requentada, agora com o TCU (Tribunal de Contas da União) requerendo informações sobre seus negócios com fundos de pensão. Nesse caso, trata-se de uma retaliação clara das corporações por conta de propostas na reforma da Previdência, típicas do desmonte do estado de direito perpetrado pela Lava Jato. Infelizmente, os beneficiário do Regime Geral têm como arma apenas o voto. E todo o jogo político, de Guedes à Lava Jato, é para erradicar o poder do voto popular.

Bolsonaro de algemas: Sérgio Moro, o insosso

As últimas manifestações públicas têm comprovado o completo despreparo do Ministro Sérgio Moro, que enxerga tudo apenas da ótica dos processos. Fora dos autos, de nada entende, nem como os processos são preparados, nem sobre segurança pública.

Mas a visibilidade dada a Moro revelaram outro ângulo de sua personalidade: a subserviência. Ficou nítido na troca da conselheira dos Direitos Humanos por um personagem da pior espécie, machista e homofóbico. Mas também nas suas manifestações em temas envolvendo aliados do presidente.

Foi o caso dos “snipers” do governador Wilson Witzel. “Snipers” são atiradores de elite que Witzel têm colocado em pontos estratégicos, e em helicópteros, com autoridade para fuzilar pessoas. No futuro haverá um Tribunal de Nuremberger que não poupará esse assassino.

Mas, colocado ante o tema, Moro saiu-se com duas evasivas. A primeira, é que não sabia o que era “sniper”. A segunda, mesmo não sabendo concordava que o policial tem direito ao primeiro tiro. Certamente referia-se aos episódios de confronto direto.

Mas, a soma de subserviência e desinformação, permitiu ao jornal que o entrevistou a manchete de que Moro era a favor das práticas assassinas de Witzel.

Luis Nassif

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. É mesmo.
      Num precisava nem o deputado louro chamar o guedes de chuchuquinha.
      O tigrão ia virar chuchuquinha na primeira pergunta da Tabata.

    2. Ela é a favor da “reforma”, segundo disse. Não de tudo, mas de muita coisa, pois defende que a proposta seja aperfeiçoada pelo Congresso – e não rejeitada. Ainda bem que ela não estava lá (ou, se estava, não se pronunciou).

        1. Ela ainda está ligada à Fundação Lehmann e este círculo político neoliberal. Precisa ter mais contato com outras vertentes de pensamento para fazer suas escolhas. Inteligente ela é, resta saber para onde vai pender. Se para Darcy Ribeiro ou será como alguns economistas neoliberais do plano Real com passado de esquerda.

  1. Entregaram o país aos quatro cavaleiros trapalhões do apocalipse……

    Dois superministros que derretem numa sabatina de roda de bar………

    Só não entendo determinados jornalistas escreverem reclamando que tchutchuca não deveria ter feito isso ou aquilo…..isso em linguagem policial se chama “dar luz ao meliante”, pra usar uma expressão menos ofensiva…..ele que se esborrache, oras……

  2. De fato, caro Nassif, assistindo à argumentação de Paulo Guedes ontem na CCJ fiquei com a impressão de que estava vendo um vendedor de carro usado da Barão de Limeira dando seu malho tanto nos que vão lá vender quanto nos que estão lá comprando. Paulo Guedes está certíssimo no lugar em que está, junto da maior e mais profunda baixaria que este país já teve em suas instituições, uma pobreza admirável, rara mesmo. Nenhum dado, nenhuma informação… reflexão ou mesmo alguma defesa de tese, nada! Ou melhor, um monte de lixo, mentira, deturpação. Ou esse cara é um idiota completo ou tá pensando que os deputados em particular mas todos nós, em geral, é que são.

    Fico pensando que esse jeito de fazer as coisas, a gente não sabe se o cara é idiota ou se ele pensa que nós somos, é a mesma postura de todo esse governo. Foi assim no impeachment, fingindo que havia crime de responsabilidade e votando em nome da mamãe, está sendo assim em tudo. Será que esse golpistas estão pensando que é impossível um levante popular, que pensam que tanto faz o que dizem ou fazem que ninguém os tirará de lá (porque o capital do dólar é o que os puseram lá)? Como será que pensam que são tão poderosos a ponto de achar que não dependem do povo, das pessoas?

  3. Nassif,
    Santa Ingenuidade!
    O Brasil está Cagando e Andando para os seus Cálculos e para a Complexa Sintaxe utilizada pelo querido Janio de Freitas.
    Tudo Correto, Lindo para alimentar o papo de Boteco do Público Progressista.
    – Você não Percebeu que o Keds, logo de início, procurou levar a Discussão ao Campo dos Slogans Ideológicos???
    Em que Contexto ele mencionou, de cara, a Venezuela???
    – Você acha mesmo que o Keds tentou “encontrar o álibi para se retirar da Comissão de Constituição e Justiça”???
    Bobinho…
    Ele, ao acusar que a Aposentadoria do Legislativo era MUUUUITO maior do que a do Trabalhador Mortal, e, se retirar da CCJ, quer transmitir que “não dá para governar com essa Velha Política” (que tal um Auto Golpe à la Jânio Quadros?)…
    O Zeca Dirceu, por Inteligência (ou Boa Genética) matou a pau.
    Se é para Colar um Slogan, “tigres e tchutchucas” vieram em boa hora.
    – Simples, que sintetiza TODAS as Planilhas.
    – Que Denuncia no “Lombo” de quem vai sobrar.
    Cálculos, Fundamentos Históricos, Pesquisas, Construções Retóricas Rebuscadas, etc. são muito úteis…
    Úteis SÓ quando Gênios da (Nova?) Política como o Zé Dirceu e a Tábata as transformam em Mensagens que “Colam como Chiclete”.
    O Resto é Masturbação Intelectual que levou a Oposição (ainda existe?) à insignificância Atual.

    1. Posto Ipiranga tem uma enorme dificuldade em debater. O negócio dele é que as pessoas simplesmente baixem a cabeça e aceitem sua intelijência.

      Nesse ponto, sim, o Zeca Dirceu deu uma paulada simples e direta, que fez o Posto Ipiranga sair atordoado e o povão entender o que acontece na Reforma da Previdência.

  4. A meta anunciada do Chicago Boy PG é economizar 1 trilhão em 10 anos. Pode-se chegar a esse número com o seguinte cálculo:
    1-) valor médio das aposentadorias fora do funcionalismo público, militares e ricos: 1.200,00;
    2-) 13 salários por ano: 15.600,00
    Dividindo-se a meta (1.000.000.000.000,00) por 15.600,00 chega-se ao número de brasileiros que serão impedidos de se aposentarem para que o ministro consiga seu objetivo: 64,1 milhões de pessoas. Já imaginaram se ele estiver trabalhando com um número superior a 1 trilhão?

  5. Impressionante o título deste artigo (oportuno)mencionando o nome destes antinacionalistas(um anticonstitucionalista e outro antieconomia)estes personagens estão umbilicalmente ligados a laços estrangeiros eles fazem esforços para estruturar definitivamente o golpe, um quer enjaular as Instituições/pessoas com o pacote da sua cabeça (ou da Cia)anticrime,o outro enclausurar DEFINITAVAMENTE as empresas/pessoas(pequenas e médias)na falta de dinheiro, chegamos ao ponto de haver uma desindestrualização quase irreversível, não podemos dar mais poder aos bancos/financeiras é preciso romper com eles, deixar claro q não se deve aceitar q ganhem dinheiro sem fazer nada só na especulação NÃO CABE MAIS NO ORÇAMENTO DO ESTADO ESTE ABUSO (Né Mourão!?)já os EUA será preciso se impor a eles pq não têm limites vão realmente limpar a área do jeito q quiserem se as autoridades/Instituições abaixarem a cabeça pra os gringos,é necessário acabar com o instrumento de coerção/intimidação deles (EUA)q é a Lava jato é o nosso país q está em jogo está quase irreversível o quadro NÃO AGUENTAMOS MAIS UM ANO ASSIM olhem o q acontece com os EMPREOTÁRIOS RURALISTAS pensaram q estavam dando o golpe e no fundo estavam era levando o golpe tb na verdade surfaram na CREDIBILIDADE DE LULA,FECHARAM BONS NEGÓCIOS NAS COSTAS DO BOM GOVERNO DO PT E SE ACHARAM OS MERITOCRATAS MELHORES DO PLANETA,bastou só três meses de Bolsonaro e a realidade apareceu brasileiros no mundo não valem mais nada,lá fora foram pra cima até do dono da AmBev,tá grave a coisa,Eduardo Bolsonaro disse q Venezuela e Cuba são a escória,mas me parece q quem tá virando escória são os brasileiros, príncipe Charles q o diga, a esquerda está quase encontrando a comunicação correta,falta pouco,o pacto só ocorrerá com a iniciativa e pressão do povão,nossas instituições/elites são burras/teimosas/orgulhosas não tá bom ainda a terra arrasada q fizeram?

    1. Obs: Robôs e EUA a milhão,Recebi pelo WhatsApp 34 fotos do massacre de Guararema(isso mesmo 34 fotos espalhadas rapidamente por aí,viralizada) bela propaganda do pacote anticrime,já estão criando artificialmente algum tipo de clima no Brasil !!

  6. Pouco a pouco a mascara do pessoal de Curitiba vai caindo:

    https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2019/04/gleise-acusa-lava-jato-de-corrupcao-formacao-de-quadrilha-e-mais-dois-crimes/

    GLEISE ACUSA LAVA JATO DE CORRUPÇÃO, FORMAÇÃO DE QUADRILHA E MAIS DOIS CRIMES
    RBA
    Gleisi Hoffmann
    São Paulo – Ao lembrar que no próximo domingo (7) se completa um ano da prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e começa a Jornada Lula Livre, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) fez um duro discurso na tribuna da Câmara no final da manhã de hoje (4). Ela acusou os membros da Operação Lava Jato de incorrer em quatro crimes: corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e organização criminosa.

    “Quem teria que estar preso não era Lula. Quem teria que estar preso é Deltan Dallagnol e Sérgio Moro, porque incidiram em crime. Primeiro, de corrupção passiva, artigo 317 do Código Penal, ao entregar informações relevantes aos Estados Unidos e Suíça, para prejudicar as empresas e o Brasil. E receberam por isso”, disse a deputada e presidenta nacional do partido.

    A petista paranaense declarou ao microfone que Lula “é vítima de um power point” do procurador Deltan Dallagonl e da perseguição “implacável” do juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça. “Agora descobrimos que tudo isso tem algo mais forte por trás, além das condenações”.

    Ela mencionou interesses do Departamento de Justiça norte-americano, “que desde 2009 treina os componentes da força-tarefa da Lava Jato”. Ela citou “o acordo com a Odebrecht na Suíça mediado pelos Estados Unidos”.

    A parlamentar afirmou que o entendimento celebrado pela força-tarefa com a Petrobras “é um acordo de lesa-pátria”. “Incorreram no crime de lavagem de dinheiro, Lei 9.613. Criaram um fundo que já tem dinheiro e queriam criar uma fundação, a despeito da PGR , para receber dinheiro em troca das informações. Isso é lavagem de dinheiro”, disse.

    A petista continuou, dizendo que os membros da Lava Jato “atuaram de maneira organizada e hierárquica para desviar recursos públicos por fora do orçamento ao colocar esses recursos num fundo e numa fundação: portanto, incorrem em formação de quadrilha, artigo 288 do Código penal”.

    Por fim, de acordo com Gleisi, “usaram recursos obtidos de forma ilícita”, para sustentar e promover atividades de interesse pessoal, de seus gestores, além de interferir em questões de governo. “Isso é organização criminosa, Lei 12.850”. A Lava Jato arrecadou RS$ 9,3 bilhões com os acordos, segundo ela. A deputada acrescentou: “Acuso a Operação Lava Jato de incorrer em quatro crimes, deixando preso um homem inocente. Mas nós vamos resistir e tirar a limpo isso.”

  7. Tchuchuca foi um carimbo que tirou o debate do marasmo o debate da previdência para sacudir o povão, e tocou na ferida: porque os bancos (e outros setores privilegiados) não entram no sacrifício junto com os aposentados e trabalhadores? Se só for discutir planilhas, Guedes vence a guerra da comunicação fácil com apoio de todo o marketing do poder econômico.

  8. Moro esta subserviente porque se esta com medo de ficar desempregado, o que eu gostaria muito que acontecesse, já o nosso fakepresidente deve estar preparando um golpe, pois ou ele derruba todo mundo ou ele será derrubado, alias, com cabo e soldado ele fecha o STF

  9. Irmão vejo necessidade de números nem de estatísticas somente um idiota faria isso…pq qd se faz uma curva , não se recorre a cálculos e númerosapesar d eles existirem…q cálculos vc gostaria d ver qd se diz q a pirâmide se encerrará e o país passará o ser considerado com a população mais velha….so precisa disso quem nunca estudou e os números solicitados so dificultaram o entendimento , na CCJpior ainda pq o ambiente ali era da esquerda mais q bur4 …Paulo Guedes não deveria dar o trabalho q ali estar …nos poupem

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador