Multimídia do dia

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Redação

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  1. Milt Buckner e seu clássico Órgão Hammond

    Essa música ficou fantástica, não só pelo solo inicial de sax, mas, aos 7:20s, com a entrada do lindo solo do Buckner, meio jazz, meio blues, meio gospel…enfim…”spiritual” (aquele cântigo dos escravos estadunidenses, que, no final das contas, deu origem a todo o resto…).

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Kwz4eqxFzvk%5D

  2. assassinos

     

    Nóis mudemo

    Crônica escrita por Fidêncio Bogo

    Ônibus da Transbrasiliana deslizava manso pela Belém-Brasilia rumo ao Porto Nacional. Era abril, mês das derradeiras chuvas. No céu, uma luzona enorme pra namorado nenhum botar defeito. Sob o luar generoso, o cerrado verdejante era um presépio, todo poesia e misticismo.

    As aulas tinham começado numa segunda-feira. Escola de periferia, classes heterogêneas, retardatários. Entre eles, uma criança crescida, quase um rapaz.

    Por que você faltou esses dias todos?

    – É que nóis mudemo onti, fessora. Nóis veio da fazenda.

    Risadinhas da turma.

    – Não se diz “nóis mudemo” menino! A gente deve dizer: nós mudamos, tá?

    – Tá fessora!

    No recreio as chacotas dos colegas:

    Oi, nóis mudemo! Até amanhã, nóis mudemo!

    No dia seguinte, a mesma coisa: risadinhas, cochichos, gozações.

    – Pai, não vô mais pra escola!

    – Oxente! Módi quê?

    Ouvida a história, o pai coçou a cabeça e disse:

    – Meu fio, num deixa a escola por uma bobagem dessa! Não liga pras gozações da mininada! Logo eles esquece.

    Não esqueceram.

    Na quarta-feira, dei pela falta do menino.

    Ele não apareceu no resto da semana, nem na segunda-feira seguinte.

    Aí me dei conta de que eu nem sabia o nome dele.

    Procurei no diário de classe e soube que se chamava Lúcio, Lúcio Rodrigues Barbosa.

    Achei o endereço.

    Longe, um dos últimos casebres do bairro.

    Fui lá, uma tarde.

    O rapaz tinha partido no dia anterior para casa de um tio, no sul do Pará.

    – É, professora, meu fio não aguentou as gozações da mininada. Eu tentei fazê ele continuá, mas não teve jeito. Ele tava chateado demais. Bosta de vida! Eu devia di tê ficado na fazenda coa famia. Na cidade nóis não tem veis. Nóis fala tudo errado. Inexperiente, confusa, sem saber o que dizer.

    Engoli em seco e me despedi.

    O episódio ocorrera há dezessete anos e tinha caído em total esquecimento, ao menos de minha parte.

    Uma tarde, num povoado à beira da Belém-Brasília, eu ia pegar o ônibus, quando alguém me chamou.

    Olhei e vi, acenando para mim, um rapaz pobremente vestido, magro, com aparência doentia:

    – O que é, moço?

    – A senhora não se lembra de mim, fessora?

    Olhei para ele e dei tratos à bola.

    Reconstitui num momento meus longos anos de sacerdócio, digo de magistério.

    Tudo escuro:

    – Não me lembro não, moço. Você me conhece? De onde? Foi meu aluno? Como se chama?

    Para tantas perguntas, uma resposta lacônica:

    – Eu sou “Nóis mudemo”, lembra?

    Comecei a tremer.

    – Sim, moço. Agora lembro.

    Como era mesmo o seu nome?

    – Lúcio, Lúcio Rodrigues Barbosa.

    – O que aconteceu?

    Serra Pelada Nos Anos

    – Ah! Fessora! É mais fácil dizê o que não aconteceu. Comi o pão que o diabo amassô. Fui garimpeiro. Fui bóia-fria. Um “gato” me arrecadou e me levou num caminhão pruma fazenda no meio da mata. Lá trabaiei como escravo, passei fome, fui baleado quando consegui fugi. Peguei tudo quando é doença. Até na cadeia já fui pará. Nóis ignorante as veis fais coisa sem querê fazê. A escola fais uma farta danada. Eu não devia tê saído daquele jeito, fessora, mais não agüentei as gozação da turma. Eu vi logo que nunca ia consegui falá direito. Ainda hoje não sei.

    – Meu Deus!

    Aquela revelação me virou pelo avesso.

    Foi demais para mim.

    Descontrolada, comecei a soluçar convulsivamente.

    Como eu podia ter sido tão burra e má?

    Abracei o rapaz, o que restava do rapaz que me olhava atarantado.

    O ônibus buzinou com insistência.

    O rapaz afastou-se suavemente.

    – Chora não, fessora! A senhora não tem curpa.

    – Como? Eu não tenho culpa? Deus do céu!

    Entrei no ônibus apinhado.

    Cem olhos eram cem flechas vingadoras apontadas para mim.

    O ônibus partiu.

    Pensei na minha sala de aula.

    Eu era uma assassina a caminho da guilhotina.

    Hoje tenho raiva da gramática.

    Eu mudo, tu mudas, ele muda, nós mudamos…

    Super usada, mal usada, abusada, ela é uma guilhotina dentro da escola.

    A gramática faz gato e sapato da língua materna, a língua que a criança aprendeu com seus país e irmãos e colegas – e se torna o terror dos alunos.

    Em vez de estimular e fazer crescer, comunicando, ela reprime e oprime, cobrando centenas de regrinhas estúpidas para aquela idade.

    E os lúcios da vida, os milhares lúcios da periferia e do interior, barrados nas salas de aula:

    – “Não é assim que se diz, menino!”

    Como se o professor quisesse dizer:

    – “Você está errado! Os seus pais estão errados! Seus irmãos e amigos e vizinhos estão errados! A certa sou eu! Imite-me! Copie-me! Fale como eu! Você não seja você! Renegue suas raízes! Diminua-se! Desfigure-se! Fique no seu lugar! Seja uma sombra!”

    E siga desarmado para o matadouro da vida.

    * * *

    As fotos são de Franco Hoff e Inês Calixto, Sebastião Salgado, André Dusek e Jorge Araújo

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