Na terra dos pequenos

Na terra dos pequenos

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/na-terra-dos-pequenos-renata-meirelles-david-reeks-779367.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_psustentavel

ATITUDE
 
 
 

PELA CULTURA BRASILEIRA

Na terra dos pequenos

Renata Meirelles fez de sua paixão pelas crianças e seus brinquedos um projeto de pesquisa que virou livro premiado, documentários e, agora, um longa-metragem

José Eduardo Costa 

 

Divulgação

Leia também

Na Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, Renata Meirelles, hoje com 42 anos, se interessou por estudar como meninos e meninas de escolas rurais no interior de São Paulo criam seus brinquedos. “Meus professores me achavam uma louca. Na educação física, há toda uma preocupação com desempenho, mesmo nos estudos sobre crianças. Meu interesse era pelo lúdico”, diz Renata, que pegou suas economias e partiu para o norte do país em 2000. 

Ela percorreu 16 comunidades indígenas e ribeirinhas. No trajeto, conheceu o documentarista David Reeks, americano que visitava o país atrás de registros da cultura brasileira. David seguiu viagem com Renata. 

A viagem virou projeto, batizado de Brincadeiras Infantis da Região Amazônica (Bira), e rendeu curtas-metragens e um livro, Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil (Editora Terceiro Nome), que ganhou o Prêmio Jabuti em 2008. Renata e David se casaram e tiveram Sebastião. 

Em 2012, a família voltou para a estrada com o projeto Território do Brincar. De abril de 2012 a dezembro de 2013, os três viajaram por três estados para retratar o país pelo olhar infantil. Renata e David estão produzindo, com base no material da última expedição, duas séries para a televisão e um longa-metragem, que entrará no circuito comercial no fim do ano.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador