NY Times: Minas recupera a magia do futebol brasileiro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Belo Horizonte resgatou a arte do futebol. Em matéria do NY Times foi evidenciada a retomada do futebol-arte pelos mineiros e, após o trauma do 7 x 1 da Alemanha contra o Brasil na Copa, a cidade faz renascer o esporte, sendo considerada a capital do futebol brasileiro. A reportagem diz que cinco meses depois, a aniquilação com a derrota na Copa foram apagadas quando ressurgiu das cinzas, de maneira quase inacreditável, o futebol de verdade, que com menos dinheiro que São Paulo e Rio de Janeiro tem que se desdobrar na arte. Leia a matéria da ESPN. 

Grande fase de Cruzeiro e Atlético-MG chamou a atenção do New York Times

da ESPN

NY Times destaca ressurreição de BH pós-7 a 1 e crava: ‘É a capital do futebol brasileiro’

A grande fase de Cruzeiro e Atlético-MG, que conquistaram recentemente o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, respectivamente, chamou a atenção do mais importante do mundo, o New York Times.

Em matéria publicada no último sábado, o diário destacou a “ressurreição” da cidade após o trauma da derrota por 7 a 1 do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo, e chamou a capital de Minas Gerais de “capital do futebol brasileiro”.

“Menos de cinco meses depois, as memórias da aniquilação na Copa do Mundo foram deixadas de lado. Na semana passada, das cinzas, aconteceu a improvável ressureição de Belo Horizonte. […] De maneira quase inacreditável, a cidade se transformou na capital do futebol brasileiro”, diz trecho da reportagem.

Além da grande fase de cruzeirenses e atleticanos, o NY Times também destaca que os rivais mineiros recebem muito menos dinheiro das cotas de televisão, e que, portanto, têm que se desdobrar para bater o poderio financeiro de São Paulo e Rio de Janeiro, Estados que mais conquistaram títulos nacionais até hoje.

“O dinheiro dado pela TV é a principal força das finanças dos clubes brasileiros, mas, enquanto Flamengo e Corinthians recebem US$ 44 milhões de dólares por temporada, os times de Belo Horizonte só recebem US$ 18 milhões cada”, diz a matéria, que prossegue.

“O jogo que decidiu o título do Cruzeiro [contra o Goiás, no último domingo] não foi nem mostrado na TV aberta no Rio e em São Paulo, o que mostra a atitude prevalescente no futebol brasileiro”.

A reportagem trambém descreve como as equipes de Minas Gerais montaram seus times de maneira “inteligente” e “arrojada”.

PEDRO VILELA/GETTY IMAGES – Rivais dominaram o futebol brasileiro em 2014

O jornal americano elogia a coragem do presidente alvinegro, Alexandre Kalil, para contratar Ronaldinho Gaúcho no ano passado, o que acabou levando ao título inédito da Libertadores. Apesar disso, o Times descreve Kalil como um homem de “ego tão grande quanto sua boca”.

Do lado da Toca da Raposa, o NY Times destaca o trabalho regular do técnico Marcelo Oliveira, além das contratações de Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, que vieram de equipes menores (Coritiba e Goiás), mas formaram um meio-de-campo campeão em Belo Horizonte, inclusive com convocações recentes para a seleção.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Goleada 1×0.

      O craque Paulo Cesar ¨caju¨, disse que; os gaúchos ( técnicos) acabaram com a arte no futebol. Jogadores fortes,imensos ,em detrimento do biotipo brasileiro. Não entenderam  que, o diferencial estava justamente ai. A  criatividade , cedeu lugar a mediocridade. O craque de hoje,tem que ter contrato no exterior ,com um dos ¨grandes¨de material esportivo.Garrincha hoje não passaria nem no portão da CBF,com o Filipão(7×1),Mano ou Tite. Gostam dos loiros,1.90m , olhos azuis. Ou seja ¨coxinhas¨no futebol. Tinha que dar no que deu.

  2. As causas da ascensão do futebol mineiro

    Na origem da atual fase do futebol mineiro está a construção de infraestruturas que possibilitam a Cruzeiro e Atlético formar novos jogadores e dar melhor treinamento físico e técnico a todos, jovens em preparação e jogadores profissionais. O Cruzeiro começou essse trabalho bem antes, nos anos 1960, quando seu presidente Felício Brandi construiu a Toca da Rposa, por décadas o melhor centro de treinamento do Brasil. A partir de Brandi, o Cruzeiro, que era a terceira força do futebol mineiro, ultrapassou América e Atlético conquistando muitos títulos. Recentemente, o Atlético construiu a Cidade do Galo, o melhor centro de treinamento do Brasil e um dos melhores do mundo. Na Cidade do Galo, há até mesmo um hotel para moradia de garotos que vêm de outros locais para serem formados no galo. Todos recebem educação escolar na cidade vizinha de Pedro Leopoldo. Hoje o galo é o time que mais revela jogadores no futebo brasileiro. 

    Parece previsível que nos próximos anos Cruzeiro e galo continuem dominando o futebol brasileiro. Essa dominação só será interrompida quando os times de outros locais, principalente os de SP e RJ, pararem a gastança com salários irreais para jogadores e destinarem dinheiro para construção de centros de treinamento e formação de novos jogadores. Acho correto e oportuno que o governo dê apoio a esse tipo de iniciativa, com ações como renegociação da dívida dos clubes com a Receita e o INSS, aliadas a formas de reduzir a corrupção dos cartolas que minam as finanças dos clubes. 

  3. Não vamos nos iludir…

    o futebol brasileiro é totalmente decadente. Pode ser que os dois grandes clubes de Minas estejam se sobressaindo mas num mar de mediocridade. E como tem que competir no Brasileirão, não vão poder alçar voos internacionais.

    Alias é só ver o que acontece com a participação brasileira na Copa Libertadores…

  4. Atrétis, Lidis, Invictis, Absolutis

    Fui colecionador da revista Placar desde o número 1, que saiu 2 ou 3 meses antes da Copa de 1970, parei de comprar ali por 1975, foram bem umas 250 revistas, peguei o tempo em que a página central era do Henfil. Não sei se foi em 1971,72 ou 73, o Atlético mineiro era líder do campeonato brasileiro da época, e não havia perdido ainda nenhuma partida. Era o tempo do Mussum e dos Trapalhões na TV. E a Placar publica uma foto da torcida do Atlético, no Mineirão, que levouy uma faixa escrita no melhor estilo Mussum:

    “Atrétis, Lídis invictis absolutis”. Traduzindo do Mussunês: o Atlético era líder, invicto e absoluto. 

  5. Papo  furado do NYT,  o

    Papo  furado do NYT,  o futebol  brasileiro nao renasceu das cinzas   apenas  nao   olharam  os  atletas  aptos  a  dispútar  a copa do mundo. Nao tenho duvidas hoje  que  tudo foi armaçao  porque  jogadores  como do  Cruzeiro que  foi  campeao  em  2013  nao foram  convocados, em 2014  o Cruzeiro  liderava  a competiçao e tambem  ninguem foi  chamado para o  mundial.  Como  eles  temos que  admitir  que  a seleçao brasileira  sem kaka,  ronaldinho gaucho,  robinho,  fabuloso,  que é um matador  nato  e  alguns  jogadores do cruzeiro seria   um  desastre  e  assim  aconteceu.

    O  problema da seleçao brasileira  é  a pressao do  sudeste  no eixo   RIO – SAO PAULO,  que  querem  seus  jogadores na  seleçao  brasileira  para ganhar  dinheiro em cima disso.  Dessa forma  deixam  de lados  atletas realmenrte capacitados.Quero  prova que  a seleçao  da  Alemanha  ganhe  uma competiçao com esses atletas que  citei, duvido. Nao quero desmertecer os  atletas alemães  nao é  esse o caso.  mais  sei que  os melhores do  Brasil  nao foram  escolhidos. 90%  dos jogadores  foram escolhidos  porque  jogavam  fora do país.  eram  extremamente conhecidos la fora  e  nao tinham  porte para  encarar  uma  Alemanha de gigantes. 

    Equanto nao se  acabar  com  essa pressao  principalmente da  Rede Globo  e  de  cartolas  proprietarios  dos passes de muitos  jogadores   a  seleçao pode  continuar  a  dà  vexames.  Espero que  Dunga tenha  peito  pois  sempre  acreditei que ele  sabe  escolher os melhores. Ate o momento suas  escolha  nao me  agradaram muito , mais  sei que  os  atletas brasileiros  estao disputando  o brasileirao e  SDunga nao quer  desfalcar  o time,. 

    Por  outro lado  a seleçao  brasileira precisa deixar de  ser  manipúlada   quando vai fazer uma partida contra  a  Argentena  ou outro time  agora virou mania  de  se   exibir  nos  EUA.  A seleçao  é brasileira  se  querem  fazer  exibiçoes  entao que  façam  no país  onde os atletas pertence.  ou  seja   ou  Brasil ou  Argentina se for  o caso. 

    A intençao do NYT  é chamar a  atençao para  dos poderosos times  da europa  para  desestabilizar  os  dois  times  mineiros, com compras  de atletas  e assim  acabam desfalcando  a  seleçao em seus  amistoras  por  diversas alegaçoes 

  6. globo e empresários

    mataram o futebol brasileiro..o menino chega no cliube com 12 ou 14 anos já com empresário, o clube dá casa, comida, escola, assistencia médica, apoio à família e quando o garoto é vendido para Europa o clube fica a ver navos..vjja o caso de Neymar, o Santos ficou com  dinheiro de pinga nesse contrato milionário com o Barcelona só o pai dele embolsou 40 milhões por fora..Marquinhos do Timão tb é outro caso escandaloso: garoto da base, vendido por 6 milhões ao Roma 6 meses depois vendido por 100 milhões ao PSG da França e o Clube ficou com uma merreca..ou os clubes criam uma liga para eles admistrarem seu futebol e se livrar da CBF e GLOBO ou vai continuar essa sangria..

  7. Santa Catarina terá 4 clubes

    Santa Catarina terá 4 clubes na serie A em 2015, é mole ou quer mais? E se o patrocinador do Criciuma não estivesse passando por dificuldades financeiras, seriam 5.

  8. HI, deve ter um monte de

    HI, deve ter um monte de cariocas e paulistas espumando de raiva.

    O futebol brasileiro não morreu, morreu a hegemonia de Rio e São Paulo, levados pela Máfia da CBF.

  9. Mais um da linha  me ufano do

    Mais um da linha  me ufano do futebol brasileiro. Como se não bastasse ouvir todas as baboseiras da imprensa e jornalistas que vivem disto. Fato é que está em plena decadencia. Basta compara-lo com os jogos transmitidos do espanhol, italiano, ingles, alemão. É uma correria e faltas táticas o tempo todo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador