O bruxo do Cosme Velho no Salão do Livro de Paris

Exposição sobre Machado de Assis homenageia o escritor brasileiro em Paris. 

 


.
O Salão do Livro de Paris só abre dia 20 de março, mas para quem é bruxo o tempo cronológisco é apenas um detalhe. O projeto Machado de Assis, le sorcier de Rio (Machado de Assis, o bruxo do Rio), organiza uma mesa-redonda na Maison de l’Amerique latine e uma exposição na sede da Unesco em Paris, a partir de segunda-feira.

.

Um dos maiores nomes da literatura brasileira será homenageado com uma exposição multimídia e reedição de obras por três grandes editoras francesas e ainda um dossiê pedagógico, orientando professores franceses do ensino fundamental sobre uma iniciação à leitura a partir de Conto de Escola, publicado em livro pelo escritor brasileiro em 1896.

.

A UNESCO fica na Place de Fontenoy, no 7º arrodissement de Paris e a exposção será na , Sala Miró 3. A Visitação estará aberta ao público de 16/03 a 20/03. 
.
A proposta do evento sobre Machado de Assis é mostrar vida e da obra do escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), pontuada com a relação íntima que ele desfrutava com sua cidade natal, o Rio de Janeiro, que em 2015 comemora 450 anos. 

.
Numa sequência de 12 momentos, o visitante saberá, entre outras coisas, a história das traduções francesas do autor, em painel que aponta as enormes diferenças entre três traduções do conto “O enfermeiro”, feitas em 1909, 1910 e 1911. Ao lado, uma vitrine exibe exemplares de obras machadianas traduzidas.
.
Também para marcar a presença do Brasil no Salão do Livro de Paris deste ano, três grandes editoras francesas apostaram em edições de Machado de Assis:
– A editora Classiques Garnier, herdeira da editora original do autor, publicou a primeira edição bilíngue da coletânea de contos Várias histórias/ Histoires diverses (edição, tradução e notas por Saulo Neiva).
– Já seus principais romances foram reeditados pela Métailié, com novas capas e traduções revistas;
– A editora Chandeigne decidiu divulgar gratuitamente entre professores, conselheiros pedagógicos e inspetores do ensino um dossiê sobre a experiência de leitura nas escolas francesas de ensino fundamental. Os estudantes trabalharam durante um ano letivo sobre edição ilustrada de Conto de Escola, de Machado de Assis.

.
………………………………………………………………………………………………
Fonte: O Globo – 14/03/2015
 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador