O dia em que o FED apertou o botão de pânico

Os mercados continuam preocupados que o dano econômico do coronavírus possa durar não apenas semanas, mas vários meses ou mesmo trimestres. A linha do tempo pouco clara pode ser a razão pela qual o Fed está errando por excesso de cautela.

Da CNN

O Fed piscou na manhã de terça-feira, cortando as taxas de juros

meio ponto percentual em um corte na taxa de emergência.

O momento do corte é um pouco surpreendente, considerando que o presidente do Fed, Jerome Powell, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, disseram poucas horas antes que os EUA e outros países do G7 estavam preparados para agir, mas não disseram que algo era iminente. E o Fed tem uma reunião política agendada regularmente em pouco mais de duas semanas.

Mas especialistas disseram na terça-feira que o Fed precisa agir agora. Era a única maneira de tranquilizar os investidores de que o banco central estava levando a ameaça a sério.

“O Fed não podia ignorar que haveria um impacto econômico real do coronavírus”, disse Tony Fratto, sócio da Hamtilon Place Strategies e ex-secretário adjunto de Assuntos Públicos do Tesouro em George W. Administração de Bush.

“Para que o Fed faça isso e espere até a próxima reunião de política não ser credível. As coisas estão mudando muito rapidamente”, acrescentou.

Fratto disse que a responsabilidade agora é das autoridades de saúde, do Congresso e da Casa Branca “intensificarem-se” e seguirem o exemplo do Fed. São necessárias ações mais urgentes para garantir que o coronavírus não se espalhe e que haja financiamento adequado para lidar com a crise, acrescentou.

As taxas podem continuar a cair

O Fed pode não estar pronto ainda, no entanto.

Os mercados continuam preocupados que o dano econômico do coronavírus possa durar não apenas semanas, mas vários meses ou mesmo trimestres. A linha do tempo pouco clara pode ser a razão pela qual o Fed está errando por excesso de cautela.

“Muitas pessoas não têm certeza se isso é temporário ou algo muito pior. Mas quando você vê empresas como Apple e Microsoft avisar por causa de problemas de demanda e fornecimento, isso dá às pessoas mais motivos para se preocupar com o impacto”, disse Scott Kessler , líder do setor global na empresa de pesquisa Third Bridge, em entrevista à CNN Business.

Outro especialista do mercado disse que é fundamental que Powell e outros membros do Fed enfatizem que estão dispostos a fazer “o que for preciso” para evitar que a economia fique fora de controle, tomando emprestada uma frase do ex-chefe do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

O Fed tem uma reunião planejada para o dia 18 de março e poderá cortar as taxas novamente na época.

“Este é um Fed mais preventivo. As chances de outro corte nas taxas em duas semanas são altas”, disse Eric Winograd, economista sênior da AllianceBernstein.

“É fundamental que o Fed corte novamente. O mercado não quer respostas pontuais. O Fed precisa estar disposto a cortar repetidamente. Se esse é um corte único, é um desastre e contra-intuição”, Winograd acrescentou, dizendo que acha que o Fed pode reduzir as taxas em mais meio ponto na reunião agendada regularmente no final deste mês.

Luis Nassif

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador