O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

O jogo politico eleitoral tem tantas nuances que é impossível prever todos seus desdobramentos.

Tome-se o episódio da aliança Eduardo Campos e Marina Silva. Dependendo da forma como se enxerga, o grande derrotado é Aécio Neves. Dependendo da forma, não é.

Nas hostes de Aécio há clareza sobre dois momentos do jogo: o imediato e o futuro.

Os competidores de Dilma enfrentam dois grandes desafios: o primeiro, é garantir se haverá segundo turno; o segundo, definir quem irá para o segundo turno com Dilma.

***

A aliança Campos-Marina resolve o primeiro movimento. Entra os aecistas foi batizado de lance 2 x 1 -– um movimento resolvendo dois problemas de imediato.

O primeiro grande desafio do PSDB, agora, é garantir o segundo turno. E o segundo turno só estaria um pouco mais garantido com a presença eleitoral de Marina Silva e Eduardo Campos.

Segundo fontes próximas a Aécio, o partido chegou a tomar assinaturas para viabilizar a Rede. Considerava-se que, sem Marina, não haveria segundo turno.

***

O segundo desafio era viabilizar o próprio Eduardo Campos. Devido à proximidade de Lula com ele, temia-se que, chegando próximo à eleição e Campos não conseguindo deslanchar, Lula encontraria uma saída honrosa para ele.

Agora, os dois candidatos entram na disputa, reforçando a aposta no segundo turno.

**

Aí se entra no segundo tempo do jogo: Campos e Marina crescerão tanto a ponto de desbancar Aécio como líder da oposição?

A cautela mineira não permite avançar em avaliações. No meio do fato, observam, não há como separar torcida da análise fria. Pode ser que enfraqueça Aécio, pode ser que não.

***

Do lado de Lula a leitura é quase similar. Sem Campos e Marina dificilmente haveria segundo turno. Com ambos em uma chapa, poderão tirar a liderança da oposição de Aécio. Do mesmo modo que a aliança agradou os estrategistas de Aécio, pode não ter agradado aos de Lula.

Ontem, a assessoria de imprensa de Lula publicou desmentido à afirmação de um blog da velha mídia, que tenha considerado desastroso para Dilma o casamento de Campos com Marina.

***

De qualquer modo, ainda é muito cedo para qualquer avaliação mais profunda. Quem sabe, não arrisca. Como observa José Dirceu em seu blog, refletindo o mal estar geral – da situação e da oposição – com a entrevista do marqueteiro do PT à revista Época, tratando os adversários como “anões”.

“Daí a impropriedade, para se dizer o mínimo, de certas avaliações, que cheiram bravata, de que a eleição está ganha ou que a aliança muda tudo. Um pouco de humildade e realismo. Toda eleição depende da eleição. Pode parecer o óbvio, mas os últimos meses provam como a conjuntura politica e econômica muda, como questões internacionais e mesmo fatos políticos ou econômicos internos podem mudar o rumo de uma eleição”, escreveu ele.

***

O jogo mal começou.

A melhor parte do jogo será a discussão sobre o desenho de país que cada uma apresenta, os pontos de convergência e, especialmente, as novas propostas.

O país chega ao fim de um ciclo que começa com a estabilidade da economia e com a criação de um potente mercado de massas. Essa fase se completou.

Agora há que se pensar no novo tempo.

Luis Nassif

136 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o doce do menino eduardo
    seg,

    o doce do menino eduardo

    o doce do menino eduardo campos

    o entusiasmo da turma do eduardo campos, nao os permitiu ver o quanto foram enganados

    quadro antes da marina ir por psb

    dilma oscilando entre de 40 a 55 votos validos, ou seja, sem discussao que vai a 2 turno e com chance de levar no 1º

    psdb unico partido oposicao com condicoes de governar, testando aercio, mas nome e quadro mais forte continua sendo serra, mesmo com ultimas derrotas e desgate, decicao pra meio do ano que vem, obvio,,,

    marina = fragil e sem sustentacao, sem discurso, sem base, OTIMA CANDIDATA no 1 turno para ajudar ir para 2 turno, ou nao deixar dilma levar no 1º, sem menor chance no 2 turno seja com quem for, quem em sa consciencia daria um pais a uma marina?nao é séria, uma HH mais propagandavel,,,,

    Eduardo campos, sabe que nao tem chance, nome e politico novo, esta buscando criar nome nacional, hoje nao tem e nao tera em 2014, se fosse pra psd disputar serio, seria com ciro gomes, nome nacional, dudu ia usar campanha para levar nome ao brasil se preparando para 2018, poderia ate nao disputar e se aliar a dilma como vice ou ministerio importante ou apoia la no segundo turno, apesar de oposicao, tem seu governo ligado ao lulismo

    qual foi jogada entao?

    a ida da marina pra apoiar candidatura do eduardo campos, tira a candidatura do psbista do campo lulista,ao contrario do muitos acham que psdb perdeu, nao foi, campo lulista perdeu, com marina levando cada vez mais a direita com chavismo, etc etc,,, imprensa vai promover dupla dinamica, ate o limite de nao comprometer candidatura do psdb, suficiente para levar disputa ao segundo turno, jamais deixado dudu/marina ir ao segundo ou de fato disputar com lulismo, candidato é e sempre foi psdb, e reafirmo, nome mais forte continua sendo jose serra, o aercio no maximo é o candidato coelho tucano

    como ainda tem 6  meses para composicao definitiva das chapas, como todos sabem que pos tempestades vem a calmaria, muitas fichas cairao, muitos projetos pessoais serao botados a prova, se fosse fazer uma aposta hoje, daqui a 6 meses na hora da definicao, a pressao para marina sair candidata sobre eduardo sera enorma ou alguem aqui acha mesmo que ate final do ano o eduardo campos tera algo perto de 20% de intecao de votos?

    mais provavel que os 20 da marina se devida em 5% pra eduardo, outros 5 para dilma, uns 2 para aercio restate voto branco e nulo

    hoje, ao que tudo indica, deram um doce com boa noite cinderela para eduardo, vamos ver quanto tempo vai levar para acordar e o que tanto levaram dele,,,,

  2. Podemos estar diante de um lance oculto.

    Creio que é necessário aguardar até as convenções para sabermos se realmente o PSB lançará um candidato ou candidata  para disputar eleições presidenciais.

    Dependendo dos resultados das próximas pesquisas eleitorais, o PSB pode se ver obrigado a negociar uma volta para a base  aliada da Presidenta Dilma.

    Nos próximos meses saberemos como será a reação dos eleitores diante da coligação do grupo político em torno de Marina Silva e o PSB.

    Creio que o PSB com Marina Silva tem muito pouco tempo para elaborar uma proposta e discurso de governo, que tenha grande impacto junto ao eleitorado.

    O fato é que caso o PSB não lance candidato a presidência, Marina também estará fora da disputa de 2014, é pouco provável mas não é impossível.

    Podemos estar diante de um lance oculto.

    1. Também andei pensando nessa

      Também andei pensando nessa possibilidade, o PSB pode definir a eleição (in)diretamente se quiser.

      Poderia simplesmente enterrar a Marina, se o PT acenar com mais espaço no futuro governo.

      Mas resta saber qual o plano do PSB no longo prazo. Considerando que o PSDB vem perdendo rumo como oposição, talvez o Campos tenha entrado de cabeça na jogada pra se consolidar como líder de uma nova oposição.

      Se a preocupação fosse apenas cargos e espaço num governo futuro, poderia simplesmente focar no crescimento do partido, para chegar com mais cacife na formação de um segundo governo Dilma e no longo prazo, se tornar parceiro preferencial. Ou se oferecer para um eventual outro vencedor.

      1. A questão da tranferência dos votos, não é simples.

        Creio que vai depender das próximas pesquisa eleitorais, que devem revelar as primeiras  reações do eleitorado.

        Nas próximas pesquisas, o nome da Marina Silva não vai aparecer no cartões das perguntas estimuladas, ficará apenas o de Eduardo Campos, pelo menos nas primeiras pesquisas parte do eleitorado irá optar por Dilma, diante de um cartão de pesquisa eleitoral sem o nome de Marina Silva.

        Caso Eduardo Campos não suba nas pesquisas eleitorais, não irá fazer coligações com outros partidos, além disso   haverá uma pressão interna enorme para fazer aliança com o PT nos estados, em função do grande risco de diminuir ainda mais o número de deputados federais em caso de manter a candidatura isolada de Eduardo Campos.

        O PSB hoje tem cerca de 22 deputados federais, que pode cair para menos de 10, em caso de manter a candidatura isolada de Eduardo Campos.

    2. Lance oculto….

      Esse é o lance oculto: JOAQUIM BARBOSA, ele será candidato por algum partido, haja vista que o tempo de desincompabilização e filiação partidária de magistrados é diferente de outros seres normais.

      “Consulta. Prazo para filiação partidária de quem pretenda disputar as eleições de outubro de 1998. 2. O prazo de filiação partidária, ainda que seja a primeira, com vistas às eleições de outubro de 1998, é de 1 (um) ano antes da sua realização, podendo o estatuto partidário estabelecer prazo superior a 1 (um) ano. 3. Exceção quanto aos magistrados, militares e membros de tribunais de contas da União, cujo prazo de filiação partidária é de 6 (seis) meses antes das eleições. 4. Leis nºs 9.096, de 19.9.95, arts. 18 e 20; 9.504, de 30.9.97, art. 9º.” NE: Sobre filiação partidária de militares, veja o item Militares/Generalidades.

      (Res. nº 19.988, de 7.10.97, rel. Min. Néri da Silveira.)

    3. Eduardo Campos cruzou o Rubicão

      Ao sair do governo e se aliar a expoentes do que há de mais conservador (DEM) e arcaico (Marina Silva) na política, Eduardo Campos cruzou o Rubicão. É – no curto, médio e, provavelmente, no longo prazo -, passagem só de ida. Sei que, na política, o mundo dá mais voltas do que em outras searas, porém, acho muito difícil que o ego de Eduardo Campos, inflado pela mídia, permita essa volta ao seio do governo. A não ser no longo prazo.

      A aliança EC+MS já nasce plena de contradições – haja vista as posições políticas até então defendidas pelo PSB antes da saída do governo, e as divergências fundamentais entre o governo e os recém-ingressos no PSB advindos do DEM e da Rede Marinista.

      Para mim, EC deve estar com a pulga atrás da orelha, uma vez que, do ponto de vista eleitoral, MS é muito mais conhecida no âmbito nacional, fazendo, assim, muito mais sentido esta encabeçar a chapa presidencial do PSB.

      ***

      Gostaria, sinceramente, de saber o que pensa e o que fará a minha deputada federal, Luiza Erundina, em relação a esses útlimos desdobramentos. Se não dá para aceitar o apoio de Paulo Maluf na eleição paulistana, decerto fará muito mais sentido repelir o ingresso em seu partido de expoentes do naipe de Heráclito Fortes, Paulo Bornhausen e Ronaldo Caiado, todos, tal qual Paulo Skaf, fiéis seguidores da mais autêntica tradição socialista.

       

       

  3. O PSDB míngua há tempos

    É de conhecimento do mundo mineral que o PSDB míngua há tempos.

    A fragilidade da candidatura Aécio foi uma constante até nas avaliações internas do partido.

    As pesquisas demonstraram que Aécio perderia um possível segundo turno até para Marina.

    O discurso do PSDB não empolga, vide as últimas elições presidenciais.

    O PSDB perdeu até no seu reduto fechado, a prefeitura de  São Paulo.

    Como temer uma avaliação, como se utilizar da conhecida  “cautela mineira” que  “não permite avançar em avaliações”?

    Não se trata de “torcida”, e sim de lógica.

    Se avaliações não fossem importantes  O PSDB não tomaria “assinaturas para viabilizar a Rede” com medo de que sequer houvesse segundo turno..

    No mais, quem sabe arrisca.

    Tanto que os partidos fazem pesquisas internas para saber todo o movimento de xadrez, e xadrez é jogo que se joga pensando no futuro, o próximo passo dos adversários e principalmente saber o que a população pensa e quer.

    1. “Se avaliações não fossem

      “Se avaliações não fossem importantes  O PSDB não tomaria “assinaturas para viabilizar a Rede” com medo de que sequer houvesse segundo turno”:

      Eh uma delicia ler isso.  Os tucanos tentando levar a eleicao a segundo turno atravez de Marina e Marina engole o PSDB…

    2. Meio termo

      Fico no meio termo Assis. Não considero um jogo de Xadrez e sim de Poquer. É preciso ver as nuances, os blefes e as caras e bocas de cada jogador. Acredito que a velha mídia já escolheu seu candidato: é Aécio mesmo e ponto final. Esta insuflação da possível candidatura de EM ou ME é apenas para garantir um possível, e neste momento distante, segundo turno. Parece-me que as cartas estão na mesa mas as jogadas mesmo estão reservadas para breve. Não me admiraria nenhum um pouco se dentro em breve tivéssemos mais uma jogada no intuito de aproximar Marina, Eduardo e Aécio. Seria o sonho da mídia que descarregaria todas as suas baterias no trio fantástico!!

      1. Essa é a jogada

        O que a oposição busca é conseguir levar as eleições para o segundo turno. De preferência com Aécio, mas se não der vale Campos.

        É o desespero que foi demonstrado quando tentaram insuflar a candidatura Barbosa, quando pressionaram para o registro do partido de Marina.

        Quantas vezes vimos articulistas da grande imprensa informar uma possível chapa Aécio/Campos, com Marina candidata avulsa para garantir o segundo turno?

  4. “Segundo fontes próximas a

    “Segundo fontes próximas a Aécio, o partido chegou a tomar assinaturas para viabilizar a Rede. Considerava-se que, sem Marina, não haveria segundo turno.”

    Já sei então porque a Justiça Eleitoral não reconheceu as assinaturas para a aprovação da Rede.

     

  5. “Tome-se o episódio da

    “Tome-se o episódio da aliança Eduardo Campos e Marina Silva. Dependendo da forma como se enxerga, o grande derrotado é Aécio Neves. Dependendo da forma, não é”:

    Eh sim, Nassif.

    Acho que um dos pontos que voce ainda nao fez claro eh esse, e precisa ser especificado com todas as letras pra evitar futuros problemas:

    Para o PT, Campos eh bem vindo como oposicao.  Aecio nao eh.  Nunca foi.  Por mais sal e acucar e temperos que ja tentaram colocar nele -nao foi pouco- ele continua intragavel.

  6. Dilma e o país, à espera do desfecho da disputa Aécio Campos

    Dilma e o país, à espera do desfecho da disputa Aécio Campos

    Uma breve contextualização do quadro.

    Novamente as ações concatenadas de certos colunistas, conjuntamente com a escolha das manchetes na mídia oficial, desmentem as declarações dos candidatos e mostram que as atuais tendências, ainda que de forma velada, se revelam na atuação simultânea destes atores.

    Nesta terça-feira, Eliane Cantanhede (porta voz dos tucanos), expressamente tenta minimizar ou neutralizar o impacto político do acordo Campos-Marina, textualmente diz que Marina nada ganha e Campos nada perde porque nunca teve nada.

    Dora Kramer, na mesma linha diz que a chapa Campos Marina é dor de cabeça para Dilma e desconsidera o prejuízo dos tucanos.

    Ainda, como, não houve tempo de unificar o discurso da mídia, Fernando Rodrigues da Folha SP, faz um verdadeiro Frankenstein, diz ser discurso do governo, as palavras textuais de Aécio, desqualifica Marina e a aliança, como quer Aécio, mas no final, em ato falho, chega a conclusão de que, quem perdeu mesmo foi Aécio.

    De outro lado Aécio, que havia saudado a aliança, claramente aposta na desunião, e manifesta um saudosismo “Marina ainda pode ser candidata”.

    Certo, esta manifestação está totalmente de acordo com o discurso de sua tropa de choque na mídia, que de forma quase uníssona aposta na inconciabilidade entre os apoiadores de Marina e de Campos.

    Vemos também um Roberto Freire sem rumo(o primeiro do bloco oposicionista que falou que tal acordo era uma vitória do Lula), falar em candidatura própria.

    Trata-se de mero arroubo que não irá durar até o final de semana, pois, ao fazerem a constatação óbvia de que tal fato nada acrescenta ao campo oposicionista e que, além disso,  fragmentaria ainda mais a candidatura de Aécio (visto a similaridade de seu arcos de influência), logo será demovido de seu intento e antecipará sua adesão as hostes do candidato tucano, de forma extemporânea e sem qualquer planejamento prévio.

    O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, em contrapartida, expressa de forma simples, Campos cresceu, se credenciou para a disputa, e Marina se apequenou ao escolher um papel coadjuvante.

    De acordo com o quadro acima, nota-se que a oposição psdebista ainda não encontrou seu ponto de equilíbrio (e, aparentemente, não encontrará), por isso as declarações contraditórias, de um lado, gostariam que a dupla Campos Marina crescesse, de modo a viabilizar um segundo turno, de outro, desejam que este crescimento não seja de tal monta que ameace a candidatura tucana.

    Mas, nesta discussão toda, há o esquecimento (proposital) de um tema, que tem potencial para reconfigurar todo o quadro sucessório, no campo oposicionista.

    Isso mesmo, a questão acerca do financiamento das campanhas não é colocada na pauta de discussões, mas, este é o pesadelo maior dos tucanos, eventual “fuga de capitais”, no caso de certos setores desembarcarem na candidatura nova, pode sim, desde então, desestabilizar a campanha dos tucanos.

    De outro lado, para  o governo Dilma, esta luta por espaço, já deflagrada, entre tucanos e socialistas(PSB), em que os primeiros, através da mídia, buscam desconstruir/desqualificar  a nova aliança, é bem vinda, porque a luta entre os oposicionistas fará com que as diferenças entre cada um sejam salientadas, o que retirará o discurso meramente oposicionista, trazendo a disputa para o campo das idéias, o que reduz o potencial de votos alicerçado somente no sentimento de negação (agora é necessário uma escolha entre projetos).

    Aliás, se isso efetivamente ocorrer,  será uma discussão necessária, que o país há muito tempo já deveria ter feito.

    Infelizmente isso depende da mídia oficial, a qual não se mostra afeita ao debate plural, o qual prosseguirá sendo feito alternativamente. 

  7. O tempo dos candidatos no horário eleitoral.

    Aliança de Campos e Marina sofre sem tempo de TV
    R7 notícias—-8/10/2013 às 00h05 (Atualizado em 8/10/2013 às 08p6)

    A falta de apoio de outros partidos fará com que candidatura fique “escondida” na propaganda

    A surpreendente aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos, anunciada no último sábado (5), corre o risco de não render muitos frutos por conta daquele que vem sendo o elemento central nas disputas eleitorais: o tempo de TV.
    Se considerarmos as três principais pré-candidaturas que já estão postas, a do governador de Pernambuco, ladeado pela ex-senadora, teria um espaço quase insignificante na propaganda eleitoral.

    O prazo para que deputados trocassem de partido se encerrou no último sábado e, com o tamanho das bancadas redefinido, já é possível calcular o tempo que cada coligação terá para apresentar seus programas.

    A presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição, ficará com ampla maioria do espaço destinado ao horário eleitoral, cerca de 12 minutos e 30 segundos.
    Leia mais notícias no R7
    Aécio  é o maior derrotado com aliança, avaliam especialistas

    A coligação do PSDB, que deve lançar o senador Aécio Neves como candidato, recebeu o apoio do recém-criado Solidariedade, que formou uma bancada de 19 deputados. Com esse reforço, o tucano terá cerca de 3 minutos e 30 segundos de tempo de TV.
    Já a coligação de Campos e Marina deve contar somente com o tempo oriundo da bancada do PSB, já que a Rede Sustentabilidade não está formalmente constituída e por isso não agrega mais espaço no palanque eletrônico.
    Os 22 deputados socialistas, que podem receber o acréscimo do único parlamentar do PEN — que ofereceu legenda para Marina — darão a Campos 46 segundos.

    Metodologia
    A conta do R7 considera apenas o tempo que cada bancada agrega às candidaturas. Cálculos feitos com base na legislação eleitoral mostram que cada deputado soma dois segundos de tempo de TV.
    Pela lei, dois terços do tempo de TV a que cada candidato tem direito são distribuídos com base no tamanho das bancadas dos partidos que integram as coligações da disputa. A fatia de tempo que falta é dividida igualmente entre todos os candidatos.

    Como ainda não é possível saber quantos candidatos à Presidência estarão concorrendo, o R7 deixou esses oito minutos e 20 segundos de fora da soma do tempo de cada candidatura.
    Como exemplo, a oposição, onde se situam Aécio e Campos, conta hoje com 134 deputados, o que lhes daria cinco minutos e 39 segundos a serem divididos.
    Ao passo que a presidente Dilma, ancorada pelos 377 deputados dos partidos que integram sua base de apoio, passaria dos 12 minutos de exposição.

    Os partidos nanicos, que não devem lançar candidatos, têm cerca de um minuto para negociar com os principais candidatos.

    URL:

    http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/alianca-de-campos-e-marina-sofre-sem-tempo-de-tv-08102013

     

  8. A única oposição que existe

    A única oposição que existe contra o PT e o governo Dilma é o da Rede Globo de Televisão. Nem falo do resto do PIG (Folha, Estadão e Abril) porque estes são nanicos hoje em dia no quesito eleitoral.

    Provavelmente haverá segundo turno na eleição presidencial de 2014 em função da bandidagem explícita da empresa dos Marinhos, mas isso não impedirá que Lula reeleja Dilma para o próximo mandato, de novo por um 55 a 45% dos votos válidos.

    O aspecto positivo desta eleição é que Lula e Dilma descobriram que não possuem amigos ou parceiros na esquerda e centro esquerda com esta cabeçada promovida por Dudu Campos.

    Em 2018 o PT deverá continuar a dar as cartas na eleição presidencial sem facilitar para outro partido como o traíra PSB. Ou Lula retorna, triunfante em 2018 ou eleje Haddad como o próximo petista presidente do Brasil.

    1. fora do planeta

      Meu caro.

      Me desculpe a arrogancia. Mas voce deve morar em outro planeta, talvez no país das maravilhas.

      A insatisfação no Brasil é enorme, principalmente nas classe média e nas pessoas formadoras de opinião. Quem está satisfeito hoje no Brasil são apenas as pessoas desinformadas que tem o governo como tutor.

      Vou te citar apenas alguns fatos que vem ocorrendo no páis:

      1) Obras paralisadas ou inacabadas para todos os lados, se tem alguma grande obra no Brasil acontecendo em bom rítimo o governo é incopetente para mostrar a sociedade.

      2) Quanto tempo voce nao ouve a palavra PAC?

      3) Contas públicas maquiadas e cada dia pior, contabilidade criativa,défit em contas correntes,etc.

      4) Petrobras em estado de penúria, para segurar inflação. Nao é possível que este governo ainda nao aprendeu que não dá para segurar inflação artificialmente. Veja os exemplos da Argentina e Venezuela.

      5) Baixos investimentos e falta de confianção do mercado. As grandes empresas e o capital não confiam no governo e o governo utiliza o BNDES para tentar fomentar via subsidios os investimentos.

      6) Leiloes de Concessão – Vai ser um verdadeiro fracasso, a todo o momento mudam-se as regras para tentar salvar os leiloes, verdadeiras “Gambiarras” a todo o momento.

      7) O governo nao tem um formulador, nao tem quem pense o país. Tem um bando de “paus”mandados que tem que agradar a Dilma, senao é rua.

       

      NUNCA NA HISTORIA DESTE PAIS TIVEMOS TAMANHO DESPREPARO.

      1. Meu Caro,
         
        me desculpe a

        Meu Caro,

         

        me desculpe a arrogancia. Mas voce deve morar em outro planeta…

        Não arrisco a dizer qual pois seus comentarios parecem muito com os comentarios da classe dirigente do planeta terra, aquele no qual a maioria das pessoas vive na mer**** enquanto uma minoria privilegiada tenta convencer a maioria que eles é que sabem o que é melhor para o povo.

        Foi preciso um semi analfabeto chegar no poder para o fazer o que os “tão instruidos, estudados” não conseguiram fazer. Não venha me faler de incompetencia.

        Você não houve a palavra PAC por que agora estamos no PACII, por favor se informe, pare de ler o PIG e se informe de verdade para não pagar de ignorante.

        Se ha esse tamanho despreparo vocês não tinham perdido três eleições seguidas

         

        Abraços.

        PS: falando diretamente do Brasil, um pais de pessoas não de economistas.

      2. Olha eu normalmente sento o

        Olha eu normalmente sento o pau no Governo Dilma por conta dos grandes projetos paralisados.

        Mas é muito diferente de dizer que tudo vai mal.

        Eu acho que tudo vai muito bem e, por isso mesmo, minha decepção com a não realização de determinados projetos é maior.

        Agora quem não votou na Dilma obviamente vai achar que tudo esta MUITO ruim… mesmo que esteja tudo bem.

        Em quem vc votou?

        1. Resposta para o Athos

          Essa eu respondo agora, votei no Lula duas vezes e na Dilma (com entusiasmo), e subscrevo o comentário do Helbert inteiramente, governo fraquíssimo…

          1. Creio que sua visão é miope.

            Creio que sua visão é miope. aonde esta a falta deste governo? Ou você acha que iremos consertar 500 anos em 10, 20, 30 anos???O processo é longo e dolorido, está você disposo a encara-lo? Em um regime democratico as comquistas são feitas

            com avanços e recuos. O que nos restar é avança. Aonde você estará nesta luta???r

      3. Cidadão, você é que está

        Cidadão, você é que está completamente fora da realidade. Seu desejo de que o Governo Dilma seja rejeitado pela sociedade está provocando fortes alucinações em você, levando-o a ver aquilo que quer ver, mas que não corresponde à realidade.

        1) Obras paralisadas ou inacabadas para todos os lados, se tem alguma grande obra no Brasil acontecendo em bom rítimo o governo é incopetente para mostrar a sociedade.

        Quais obras estão paralizadas? As hidrelétricas? Os portos? As refinarias? As plataformas de petróleo? As estradas? Nenhuma delas. Aponte quais as obras com problema.

        O governo não é incompetente para mostrar os andamentos das obras para a sociedade, mas o PIG não mostra. Além de esconder do público as notícias boas, a mídi corporativa inventa mentiras para tentar gerar um sentimento antigovernista na população, mas fracassa miservelmente nessa missão.

        2) Quanto tempo voce nao ouve a palavra PAC?

        Ouço bastante a palavra PAC, também leio bastante nas placas das obras e mais, acompanho a prestação de contas detalhada de todas as obras e investimentos do PAC2 (porque o PAC1 é um sucesso e já atingiu todas as suas metas. As obras estão em dia, com atrasos pontuais que correspondem a uma porcentagem muito abaixo que todos os demais projetos implantados no Brasil. O PAC não é propaganda, é FATO.

        No segundo mandato de Lula fanáticos como você falavam exatamente assim sobre o primeiro PAC, diziam que estava tudo parado e que era um rotundo fracasso. Chegou a eleição de 2010 e o PAC com suas conquistas foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Dilma.

        O mesmo acontecerá em 2014.

        3) Contas públicas maquiadas e cada dia pior, contabilidade criativa,défit em contas correntes,etc.

        As contas públicas podem ser acompanhadas detalhadamente através do portal da transparência, iniciativa do governo federal que está sendo seguida por alguns estados e municípios devido ao sucesso da medida.

        4) Petrobras em estado de penúria, para segurar inflação. Nao é possível que este governo ainda nao aprendeu que não dá para segurar inflação artificialmente. Veja os exemplos da Argentina e Venezuela.

        A Petrobras está investindo fortemente e é isso que ger os problemas de caixa que ela apresenta vez ou outra. O que os críticos não levam em conta é que a Petrobras está mais do que dobrando seu tamanho em poucos anos. Um investimento desse porte não é feito por uma empresa na penúria. Aliás, foi muito significativa a finalização da plataforma P55, produzida inteiramente no Brasil, com índice de nacionalização recorde e gerando dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos. Da sua turma a gente lembra do afundamento da P36.

        5) Baixos investimentos e falta de confianção do mercado. As grandes empresas e o capital não confiam no governo e o governo utiliza o BNDES para tentar fomentar via subsidios os investimentos.

        O BNDES foi criado para fomentar investimentos. Somente um maluco mesmo para reclamar que o BNDES está fazendo aquilo para o qual foi criado.

        6) Leiloes de Concessão – Vai ser um verdadeiro fracasso, a todo o momento mudam-se as regras para tentar salvar os leiloes, verdadeiras “Gambiarras” a todo o momento.

        Vai ser um fracasso só prque você quer… Na sua cabeça tudo vai ser um fracasso. Essa é a verdadeira essência de um fracassado.

        7) O governo nao tem um formulador, nao tem quem pense o país. Tem um bando de “paus”mandados que tem que agradar a Dilma, senao é rua.

        Outra afirmação risível de um perdedor inconformado que diz que vai colocar argumentos, mas apenas apresenta resmungos e xingamentos sem que nenhum fato embase seus impropérios apopléticos crivados de ressentimento e frustração.

        1. treplica (espero que leia)!!!!!!!!!!!!!!!

          Meu caro

          Vamos aos argumentos:

          Segue grifadas as minhas consideraçoes.

          Cidadão, você é que está completamente fora da realidade. Seu desejo de que o Governo Dilma seja rejeitado pela sociedade está provocando fortes alucinações em você, levando-o a ver aquilo que quer ver, mas que não corresponde à realidade.

          1) Obras paralisadas ou inacabadas para todos os lados, se tem alguma grande obra no Brasil acontecendo em bom rítimo o governo é incopetente para mostrar a sociedade.

          Quais obras estão paralizadas? As hidrelétricas? Os portos? As refinarias? As plataformas de petróleo? As estradas? Nenhuma delas. Aponte quais as obras com problema.

           

          Refinarias:

          Qual o cronograma para a refinaria Abreu e Lima?? Qual era o valor inicial e qual o valor está estimado para o investimento total? Voce sabe??   É um completo absurdo, uma refinaria que previsao de funcionamento em 2010 e orçamento inicial era de 2,5 bilhoes de dolares para 20 bilhoes….. Voce sabe o que é isto na engenharia…. Em qualquer empresa séria isto significa rua para as pessoas responsáveis.

          E a comperj. Como anda?  O cronograma era para funcionar em setembro de 2013. Voce já viu como anda as obras? Estao falando em 2015.

           

           

          O governo não é incompetente para mostrar os andamentos das obras para a sociedade, mas o PIG não mostra. Além de esconder do público as notícias boas, a mídi corporativa inventa mentiras para tentar gerar um sentimento antigovernista na população, mas fracassa miservelmente nessa missão.

          Qual meio de comunicação de massa encontramos informações sobre as obras do governo federal? como estao andando? se o “PIG”nao mostra o governo tem como mostrar utilizando a TV estatal e nao faz. A Globo todo dia mostra problemas nas obras de transposição do Rio Sao Francisco, problemas na ferrovia Norte e Sul e não vejo resposta alguma no governo, nao vejo nenhuma reação e sim passividade, aceitando as crítcas.

          2) Quanto tempo voce nao ouve a palavra PAC?

          Ouço bastante a palavra PAC, também leio bastante nas placas das obras e mais, acompanho a prestação de contas detalhada de todas as obras e investimentos do PAC2 (porque o PAC1 é um sucesso e já atingiu todas as suas metas. As obras estão em dia, com atrasos pontuais que correspondem a uma porcentagem muito abaixo que todos os demais projetos implantados no Brasil. O PAC não é propaganda, é FATO.

           

          Se o PAC vai bem como voce afirma, a comunicação do governo é péssima. Não vejo nenhuma propaganda, não vejo nenhuma placa em obras (pois nao vejo obras em minas), vejo uma completa paralisia no país. O governo já assumiu sua incopetencia e tenta repassar a iniciativa privada várias obras que nao consegue executar.

           

          No segundo mandato de Lula fanáticos como você falavam exatamente assim sobre o primeiro PAC, diziam que estava tudo parado e que era um rotundo fracasso. Chegou a eleição de 2010 e o PAC com suas conquistas foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Dilma.

          O mesmo acontecerá em 2014.

          Em 2010 o preço do minério de ferro estava nas alturas, as comodities brasileiras estavam bombando, o Brasil cresceu 7,5% amparado na festa das comodities.O modelo de crescimento brasileiro passou a ser o do consumo estimulado pelo governo que despejou crédito na população. A população ficou tao feliz quanto “um pinto no lixo” (desculpe a expressão). Hoje a realidade é diferente, a população já percebeu que este modelo de crescimento está se esgotando, a conta está por vir e este seu estimado governo não apresenta alternativas para o país.

           

          3) Contas públicas maquiadas e cada dia pior, contabilidade criativa,défit em contas correntes,etc.

          As contas públicas podem ser acompanhadas detalhadamente através do portal da transparência, iniciativa do governo federal que está sendo seguida por alguns estados e municípios devido ao sucesso da medida.

           

          As contas poderem ser acompanhadas é uma vitória, mas todos sabemos que o governo fez coisas mirabolantes para dizer que cumpriu o superavit fiscal. Considerou dividendos futuros e perdeu totalmente a confiança do mercado. O próprio Nassif fez vários post sobre o tema.

          4) Petrobras em estado de penúria, para segurar inflação. Nao é possível que este governo ainda nao aprendeu que não dá para segurar inflação artificialmente. Veja os exemplos da Argentina e Venezuela.

          A Petrobras está investindo fortemente e é isso que ger os problemas de caixa que ela apresenta vez ou outra. O que os críticos não levam em conta é que a Petrobras está mais do que dobrando seu tamanho em poucos anos. Um investimento desse porte não é feito por uma empresa na penúria. Aliás, foi muito significativa a finalização da plataforma P55, produzida inteiramente no Brasil, com índice de nacionalização recorde e gerando dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos. Da sua turma a gente lembra do afundamento da P36.

          O problema da Petrobrás nao sao só o enorme desafio de crescimento que foi colocada em suas costas. O pré sal ainda tem muitas questoes que sao duvidosas e dependerá de uma série de desenvolvimentos para viabilizar. Mas a grande questao da Petrobrás é comprar gasolina mais cara do que vende internamente. O que voce acha que vai acontecer com uma empresa que faz uma operação destas? Alem de enormes desmandos que aconteceram na empresa, como comprar uma refinaria por 1 bi e vender por 100 milhoes.

           

          5) Baixos investimentos e falta de confianção do mercado. As grandes empresas e o capital não confiam no governo e o governo utiliza o BNDES para tentar fomentar via subsidios os investimentos.

          O BNDES foi criado para fomentar investimentos. Somente um maluco mesmo para reclamar que o BNDES está fazendo aquilo para o qual foi criado.

          Meu caro o governo está captando dinheiro com juros a 8% aa e emprestando a 5% aa ou menos. Mais isto nao basta, o BNDES colocou muito dinheiro em empresas suspeitas e promoveu concentração de mercado, algo que vai totalmente contra a população brasileira. E por último o BNDES abençoou com muitos bilhoes a fusao entre a brasil telecom e a telemar criando a OI com a desculpa de ter uma grande empresa brasileira e agora irá colocar mais dinheiro para entrega-la a Portugal Telecon, com isto a OI terá controle Portugues. Da pra entender….

          6) Leiloes de Concessão – Vai ser um verdadeiro fracasso, a todo o momento mudam-se as regras para tentar salvar os leiloes, verdadeiras “Gambiarras” a todo o momento.

          Vai ser um fracasso só prque você quer… Na sua cabeça tudo vai ser um fracasso. Essa é a verdadeira essência de um fracassado.

          Eu graças a Deus sou muito bem sucedido, muito mesmo. Agora esconder que somente as empresas ching ling da China irão participar do leilao de Libra e que os leiloes nao estao correspondendo as expectativas é nao ver a realidade.

          7) O governo nao tem um formulador, nao tem quem pense o país. Tem um bando de “paus”mandados que tem que agradar a Dilma, senao é rua.

          Outra afirmação risível de um perdedor inconformado que diz que vai colocar argumentos, mas apenas apresenta resmungos e xingamentos sem que nenhum fato embase seus impropérios apopléticos crivados de ressentimento e frustração.

          Quem é o formulador de políticas públicas do governo??? A Gleisi??? O Mantega??? O que está sendo formulado? Só se vê programas cheios de problemas que nao sao discutidos com o congresso e com a sociedade. Viu o que deu a redução da conta de luz. Voce sabe o que está acontecendo? Sabe o buraco que foi criado e que seu dinheirinho está sendo utilizado para cobrir mais um buraco criado?

           

          Por fim quero lhe dizer que se voce pensar sobre o que está acontecendo e despir de suas convicçoes ideológicas verás que estamos diante de um governo terrível e muito incopetente, este governo até quando acerta gera insatisfação, pois nao dialoga.

           

          No mais desse deste planeta que voce está e pise novamente na terra.

        2. treplica (espero que leia)!!!!!!!!!!!!!!!

          Meu caro

          Vamos aos argumentos:

          Segue grifadas as minhas consideraçoes.

          Cidadão, você é que está completamente fora da realidade. Seu desejo de que o Governo Dilma seja rejeitado pela sociedade está provocando fortes alucinações em você, levando-o a ver aquilo que quer ver, mas que não corresponde à realidade.

          1) Obras paralisadas ou inacabadas para todos os lados, se tem alguma grande obra no Brasil acontecendo em bom rítimo o governo é incopetente para mostrar a sociedade.

          Quais obras estão paralizadas? As hidrelétricas? Os portos? As refinarias? As plataformas de petróleo? As estradas? Nenhuma delas. Aponte quais as obras com problema.

           

          Refinarias:

          Qual o cronograma para a refinaria Abreu e Lima?? Qual era o valor inicial e qual o valor está estimado para o investimento total? Voce sabe??   É um completo absurdo, uma refinaria que previsao de funcionamento em 2010 e orçamento inicial era de 2,5 bilhoes de dolares para 20 bilhoes….. Voce sabe o que é isto na engenharia…. Em qualquer empresa séria isto significa rua para as pessoas responsáveis.

          E a comperj. Como anda?  O cronograma era para funcionar em setembro de 2013. Voce já viu como anda as obras? Estao falando em 2015.

           

           

          O governo não é incompetente para mostrar os andamentos das obras para a sociedade, mas o PIG não mostra. Além de esconder do público as notícias boas, a mídi corporativa inventa mentiras para tentar gerar um sentimento antigovernista na população, mas fracassa miservelmente nessa missão.

          Qual meio de comunicação de massa encontramos informações sobre as obras do governo federal? como estao andando? se o “PIG”nao mostra o governo tem como mostrar utilizando a TV estatal e nao faz. A Globo todo dia mostra problemas nas obras de transposição do Rio Sao Francisco, problemas na ferrovia Norte e Sul e não vejo resposta alguma no governo, nao vejo nenhuma reação e sim passividade, aceitando as crítcas.

          2) Quanto tempo voce nao ouve a palavra PAC?

          Ouço bastante a palavra PAC, também leio bastante nas placas das obras e mais, acompanho a prestação de contas detalhada de todas as obras e investimentos do PAC2 (porque o PAC1 é um sucesso e já atingiu todas as suas metas. As obras estão em dia, com atrasos pontuais que correspondem a uma porcentagem muito abaixo que todos os demais projetos implantados no Brasil. O PAC não é propaganda, é FATO.

           

          Se o PAC vai bem como voce afirma, a comunicação do governo é péssima. Não vejo nenhuma propaganda, não vejo nenhuma placa em obras (pois nao vejo obras em minas), vejo uma completa paralisia no país. O governo já assumiu sua incopetencia e tenta repassar a iniciativa privada várias obras que nao consegue executar.

           

          No segundo mandato de Lula fanáticos como você falavam exatamente assim sobre o primeiro PAC, diziam que estava tudo parado e que era um rotundo fracasso. Chegou a eleição de 2010 e o PAC com suas conquistas foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Dilma.

          O mesmo acontecerá em 2014.

          Em 2010 o preço do minério de ferro estava nas alturas, as comodities brasileiras estavam bombando, o Brasil cresceu 7,5% amparado na festa das comodities.O modelo de crescimento brasileiro passou a ser o do consumo estimulado pelo governo que despejou crédito na população. A população ficou tao feliz quanto “um pinto no lixo” (desculpe a expressão). Hoje a realidade é diferente, a população já percebeu que este modelo de crescimento está se esgotando, a conta está por vir e este seu estimado governo não apresenta alternativas para o país.

           

          3) Contas públicas maquiadas e cada dia pior, contabilidade criativa,défit em contas correntes,etc.

          As contas públicas podem ser acompanhadas detalhadamente através do portal da transparência, iniciativa do governo federal que está sendo seguida por alguns estados e municípios devido ao sucesso da medida.

           

          As contas poderem ser acompanhadas é uma vitória, mas todos sabemos que o governo fez coisas mirabolantes para dizer que cumpriu o superavit fiscal. Considerou dividendos futuros e perdeu totalmente a confiança do mercado. O próprio Nassif fez vários post sobre o tema.

          4) Petrobras em estado de penúria, para segurar inflação. Nao é possível que este governo ainda nao aprendeu que não dá para segurar inflação artificialmente. Veja os exemplos da Argentina e Venezuela.

          A Petrobras está investindo fortemente e é isso que ger os problemas de caixa que ela apresenta vez ou outra. O que os críticos não levam em conta é que a Petrobras está mais do que dobrando seu tamanho em poucos anos. Um investimento desse porte não é feito por uma empresa na penúria. Aliás, foi muito significativa a finalização da plataforma P55, produzida inteiramente no Brasil, com índice de nacionalização recorde e gerando dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos. Da sua turma a gente lembra do afundamento da P36.

          O problema da Petrobrás nao sao só o enorme desafio de crescimento que foi colocada em suas costas. O pré sal ainda tem muitas questoes que sao duvidosas e dependerá de uma série de desenvolvimentos para viabilizar. Mas a grande questao da Petrobrás é comprar gasolina mais cara do que vende internamente. O que voce acha que vai acontecer com uma empresa que faz uma operação destas? Alem de enormes desmandos que aconteceram na empresa, como comprar uma refinaria por 1 bi e vender por 100 milhoes.

           

          5) Baixos investimentos e falta de confianção do mercado. As grandes empresas e o capital não confiam no governo e o governo utiliza o BNDES para tentar fomentar via subsidios os investimentos.

          O BNDES foi criado para fomentar investimentos. Somente um maluco mesmo para reclamar que o BNDES está fazendo aquilo para o qual foi criado.

          Meu caro o governo está captando dinheiro com juros a 8% aa e emprestando a 5% aa ou menos. Mais isto nao basta, o BNDES colocou muito dinheiro em empresas suspeitas e promoveu concentração de mercado, algo que vai totalmente contra a população brasileira. E por último o BNDES abençoou com muitos bilhoes a fusao entre a brasil telecom e a telemar criando a OI com a desculpa de ter uma grande empresa brasileira e agora irá colocar mais dinheiro para entrega-la a Portugal Telecon, com isto a OI terá controle Portugues. Da pra entender….

          6) Leiloes de Concessão – Vai ser um verdadeiro fracasso, a todo o momento mudam-se as regras para tentar salvar os leiloes, verdadeiras “Gambiarras” a todo o momento.

          Vai ser um fracasso só prque você quer… Na sua cabeça tudo vai ser um fracasso. Essa é a verdadeira essência de um fracassado.

          Eu graças a Deus sou muito bem sucedido, muito mesmo. Agora esconder que somente as empresas ching ling da China irão participar do leilao de Libra e que os leiloes nao estao correspondendo as expectativas é nao ver a realidade.

          7) O governo nao tem um formulador, nao tem quem pense o país. Tem um bando de “paus”mandados que tem que agradar a Dilma, senao é rua.

          Outra afirmação risível de um perdedor inconformado que diz que vai colocar argumentos, mas apenas apresenta resmungos e xingamentos sem que nenhum fato embase seus impropérios apopléticos crivados de ressentimento e frustração.

          Quem é o formulador de políticas públicas do governo??? A Gleisi??? O Mantega??? O que está sendo formulado? Só se vê programas cheios de problemas que nao sao discutidos com o congresso e com a sociedade. Viu o que deu a redução da conta de luz. Voce sabe o que está acontecendo? Sabe o buraco que foi criado e que seu dinheirinho está sendo utilizado para cobrir mais um buraco criado?

           

          Por fim quero lhe dizer que se voce pensar sobre o que está acontecendo e despir de suas convicçoes ideológicas verás que estamos diante de um governo terrível e muito incopetente, este governo até quando acerta gera insatisfação, pois nao dialoga.

           

          No mais desse deste planeta que voce está e pise novamente na terra.

          1. Nao, nao leio, voceja

            Nao, nao leio, voceja tropecou na primeira sentenca:

            “1) Obras paralisadas ou inacabadas para todos os lados, se tem alguma grande obra no Brasil acontecendo em bom rítimo o governo é incopetente para mostrar a sociedade”:

            Qual eh o NOME delas?  Em que estado estao essas “obras paralizadas”?

            Nao ha algum resto do que voce escreveu ate voce ter argumentos do comeco ao fim.  NOMES e ESTADOS das obras paralizadas, agora e ja.

        3. “O governo nao tem um

          “O governo nao tem um formulador, nao tem quem pense o país”:

          Eu prefiriria MIL VEZES Dilma “nao pensando” no Brasil a Aecio “pensando” no Brasil.  Voce so fica com cara de idiota falando uma besteira dessas -entre outras mil apontadas pelo Ruy…

  9. Eleições 2010 parte 2

    O Eduardo Campos está tirando a Marina da eleição igual fez com o Ciro.

    Que eu saiba até hoje ele não rompeu oficialmente com o Lula.

    Essa mudança súbita de PPS para PSB não foi espontânea.

    E deve ter grana alta na jogada para o Sirkiis ter feito aquele escândalo.

    Os bastidores da política muita gente sabe mas pouco publica.

  10. Acho que tudo vai depender de

    Acho que tudo vai depender de como  a candidatura se portará ano que vem vai ser uma candidatura  falando para a direita do PSDB? A imprensa torce que sim quer que Eduardo Campos de uma guinada clara a direita  tomando o espaço do PSDB  e falando para a classe média conservadora.

    Com relação a candidatura governista eu ainda não considero uma questão totalmente fechada  dependendo do que acontecer nos proximos 6 meses o Lula pode voltar a concorrer em 2014 afinal ele continua sendo lembrado nas sondagens presidenciais.  A presidente Dilma não costuma expor o que sente e pensa com antecedencia é a personalidade dela  ela é um pouco mais fechada foi a forma que ela encontrou para  sobreviver aos terriveis traumas que sofreu  nos anos 70. ela tem esse traço na personalidade. Daqui uns 30 anos os historiadores vão ter dificuldade para estudar o que a presidente sentia. Eu tenho a impressão distanciada que ela é uma pessoa de personalidade muito sensível e essa aparencia de austera é para se proteger do chumbo grosso implacável de todos os lados que recebe  principalmente da mídia brasileira e agora mais recentemente , estrangeira. Aliás isso é algo que eu gostaria de falar :A presidente Dilma sempre sofreu um certo pé atrás da imprensa estrangeira desde a época da campanha de 2010 e mesmo quando assumiu  em 2011 é interessante que eu não via isso acontecer contra o presidente  Lula. Eu tenho uma teoria: todaS as vezes que a presidente  Dilma era  e é citada na imprensa estrangeira eles salientavam  e salientam o seu passado de guerrilheira urbana com um certo preconceito um certo “mal estar”uma desconfiança do tipo “ela é uma radical etc”.Todos sabem que a presidente se afastou da extrema esquerda quando saiu da prisão se aproximando do trabalhismo brizolista. no entanto isso permanece. acho que a Presidente só vai falar claramente sobre o seu passado na luta armada quando sair da vida pública ela ainda tem muita dificuldade para falar sobre esse assunto parece ser ainda muito doloroso para ela.

    1. Se depender do Aécio, poderia

      Se depender do Aécio, poderia acontecer. Assim Aécio ficaria livre para concorrer em MG e se livra da “bronca”.

      Mas não podemos esquecer do “eterno candidato” tucano, o mais preparado e defensor dos homens bons desse país, como diria o ilustre professor Hariovaldo. Se ele ficou no partido, provavelmente foi contando com a possibilidade do recuo do nome do Aécio, se o mesmo se mostrar inviável.

      1. Aécio, realmente, não é dono

        Aécio, realmente, não é dono do PSDB. E Serra ainda não está morto…

        Mas se o PSDB for acometido do pensamento – que contagiou Marina – de que o que mais vale é derrotar “o chavismo petista”? Será mesmo que uma coligação pragmática – e não programática, como Marina dourou a pílula – pode ser de todo descartada? Políticos vivem de pragmatismo em pragmatismo, afinal de contas.

        O grande fato é que a eleição que vem parece ser bem mais complexa do que fez parecer o marqueteiro João Santana, na revista ÉPOCA desta semana. 

        1. Dar esse passo significaria

          Dar esse passo significaria reduzir muito o PSDB, que encolheria para um tamanho menor do que o PSB. Pode ser um recuo estratégico – aceitar que o PSDB não é capaz de chegar ao 2º turno e escolher apoiar uma candidatura mais “consistente” – ou pode ser um erro que pode comprometer o partido para os próximos anos a partir de uma avaliação equivocada da conjuntura. Não acho que a candidatura de Campos esteja tão forte assim, nem que a de Aécio esteja fadada ao fracasso.

          Mas acho que a candidatura de Campos parece estar cada vez mais fechada. Agora… não significa que a Marina tenha algum lugar na chapa, de modo algum. Chamar Aécio para vice seria possível, mas improvável. E vamos lembrar que o PSDB (22 parlamentares) tem muito mais laços com os ruralistas que o PSB (4, o que poderia transformar uma aliança pragmática em um balaio de gato.

          Certamente vão se aliar no 2º turno, se houver, e para isso vão fazer um “pacto de não agressão”, no 1º, e centrar as baterias sobre Dilma (com Campos tomando cuidado para não atingir Lula).

          1. Talvez a tese de uma imediata

            Talvez a tese de uma imediata aliança Eduardo-Aécio seja mesmo muito açodada. A afoiteza do raciocínio merece perdão pela surpresa com que foi recebida a filiação de Marina ao PSB, a qual parece, pelo menos em um primeiro momento, dar a impressão de que tudo é possível – mas a realidade revela que tudo tem limite.

            Contudo, parece bastante plausível uma aliança Eduardo-Aécio no segundo turno. Aí, sim, a coisa parece andar extremamente consentânea com a dinâmica dos últimos anos, meses e dias. A proximidade que ambos sempre tiveram endossa tal suposição, a de que se pretendem unidos na continuidade da eleição – caso haja mesmo segundo turno e um dos dois nele esteja, claro. Afinal de contas, João Santana, que está no ramo eleitoral há anos, acha que a reeleição de Dilma será barbada…

  11. No frigir dos ovos, o

    No frigir dos ovos, o primeiro mandato de FHC foi um fracasso. A inflação recuou sensacionalmente, mas era muito alta para salários congelados. Houve o desmonte do setor público e seu ministro do trabalho dizia que “carteira assinada” era coisa do passado, da época varguista. A partir daquele momento, as pessoas seriam ou não “empregáveis”. Dependeriam de seu próprio talento para conseguir algo na vida. Então, chegamos a abril de 1998 com Lula à frente de FHC, um espanto, pois a imprensa era amplamente favorável ao tucano e desancava Lula diuturnamente. Com esse desemprego, comentei, FHC perde até para o Enéas. Mas quando as eleições se aproximaram, 30 dias antes, tudo se encaminhava para vitória do PSDB já no primeiro turno. A Folha comentou que a crise na Rússia tinha assustado o povo, que achou mais seguro sufragar FHC novamente, pois ele “já tinha experiência”. Se um governo medíocre como aquele, venceu com tanta tranquilidade, acho difícil que Dilma perca essa eleição. Provavelmente haverá segundo turno, a imprensa jamais permitiria vitória do PT no primeiro. Tudo pode acontecer, até o Fidelix virar presidente, mas se eu tiver de apostar uma única ficha, apostá-la-ei na Dilma.

  12. Não é preciso tanta retórica

    Não é preciso tanta retórica para analisar o jogo político. Marina, Eduardo, Aécio estão todos juntos para derrotar o PT.  E é só. Nada de novo na política brasileira. Se qualquer candidato desses da oposição ganhar vão estar juntos no poder e colocarão em prática o que a direita pleiteia. Tem empresas lucrativas pertencentes ao Estado brasileiro ainda a serem privatizadas. E se quem vencer se recusar a obedecer, lá vem instabilidade institucional. Mas não acredito que nenhum deles, se eleitos, vá se contrapor ao sistema econômico. 

    E o que esta aí para ser derrotado não é o PT. É um projeto de governo que prevê maior distribuição de renda e controle do estado sobre as riquezas nacionais. O “chavismo” a que se referiu Marina Silva. E por falar em Marina, desde que ela perdeu a última eleição e desde sempre, eu trabalho todos os dias para pagar as minhas contas. Quem paga as contas de Marina, nos entremeios da eleições?

  13. Quem mais perdeu foi a Dilma!!!

    Eduardo Campos é uma figura forte no Nordeste, tanto que derrotou candidados do PT (com Lula e Dilma subindo palanque) em várias capitais do Nordeste.

    A grande diferença da Dilma em 2010 foi os votos do nordeste, sendo assim, a tendência é que ela perca muitos votos naquele região. O PSDB terá muitos votos em Minas, São Paulo e no Sul do país.

    A grande pergunta é quem o Eduardo e Marina irão apoiar no segundo turno? Pelos últimos acontecimentos, como por exemplo a atuação do PT para impedir a Rede, levamos a crer que Aécio, Marina e Eduardo se juntarão para derrotar a Dilma. E ainda tem outra coisa, a Dilma vai ter que tentar apaziguar o PMDB ainda. A presidente vai ter que fazer muita política daqui pra frente. Abra o olho Dilma!!!

    1. A que Nordeste tu te referes,

      A que Nordeste tu te referes, Bruce? 

      O PSB ganhou do PT com margem pequena de votos e ainda mais sob suspeita de compra de votos. Os mentores da candidatura do vitorioso – Roberto Cláudio – foram os Gomes. O EDUARDO CAMPOS TEVE TANTA INFLUÊNCIA NA ELEIÇÃO DE 2012 AQUI EM FORTALEZA COMO CID E CIRO GOMES TIVERAM PARA A ELEIÇÃO DO ALCAIDE DO RECIFE. Ou seja: 

      N E N H U M A!

      Por favor, somos apenas nordestinos,  e não caudatários de Pernambuco ou de quem quer que seja. Eduardo Campos não apita,  nunca apitou, nem nunca apitará nada aqui!

      Não tenho informações acerca das outras capitais nordestinas, mas tenho certeza que em todas as influências foram todas locais. Não vamos alegar o que absolutamente não existe só para levantar a bola desse pretenso candidato á presidência. Falta muita, muita terra, para ele se tornar ao menos um líder regional.

      Por alto, minha avaliação é que ele não tira 10% dos votos válidos aqui no Ceará. Isso se a Marina não “subir” para a cabeça da chapa. 

      1. Esquece Marina como cabeça de chapa!!!

        Não existe a hipótese de Marina como cabeça de chapa, Eduardo será o candidato a presidente. No mínimo, no mínimo Pernambuco em peso está com cara. Qualquer pestista sensato sabe reconhecer a grande ajuda que o PSB deu à vitória da Dilma em 2010.

        Some-se a isso, a péssima situação que o PT vai viver na Bahia(4º colégio eleitoral), onde a Dilma teve 70% dos votos em 2010. O PMDB, PSDB e DEM contra o PT, com um governo de JW muito mal avaliado.

    2. “por exemplo a atuação do PT

      “por exemplo a atuação do PT para impedir a Rede”:

      Mentira deslavada.  Prove o com links porque tudo que nos lemos a respeito disso no blog eram fofocas culpando ambos o PT e Aecio de terem sabotado o Rede de Marina.  Tudo fofoca e intriga pura.

      Prove suas fofocas.  COM LINKS de referencia.

  14. jogo de xadrez ou fogos de artifícios

    Será que a ida de Marina para o PSB de Campos foi realmente uma surpresa? Ou esta jogada já estava prevista? Surpresa para mim são os novos nomes ‘socialistas’: Bornhausen, Heráclito, Caiado, banco Itaú. A adesão de Marina soa como fogos de artifícios para esconder a nova cara do PSB.

    1. psb dos Bornhausen e Marina Silva?!

      sem dúvida, a primeira impressão que fica diante dessa aliança Mariana/PSB é Traição!  A Marina construiu uma carreira baseada na militância política concatenada com a justiça social e isonomia de direitos no Brasil. Do jeito que ficou, após a clara demonstração de incompetência no planejamento e implantação de seu novo Partido Polítido – REDE, cujo indeferimento soa como amadorismo, não vai dar para apoiá-la.  O ex-senador Bornhausen e sua trupe são o que temos de pior na política nacional – não quero nem lembrar os desaforos que engolimos enquanto ele reinava no senado federal e destruia vidas em SC. Soma-se a eles, no caso de MG onde resido, o atual Prefeito Márcio Lacerda,o qual, em menos de cinco anos de governo municipal suprimiu quase a totalidade das áreas verdes remanescentes no município, claramente patrocinado pelo segmento da construção civil, que não sabendo o que fazer com todo o dinheiro extorquido por aí, descontroem a cidade dia a dia, erguendo monstros de contreto sem nenhuma utilidade pátrica.

  15. kd os votos?

    eles vão disputar os mesmos votos e se Aécio desistir para Serra aí a coisa vai melhorar ainda mais para Dilma, continuo dizendo: Dilma ganha no primeiro turno..

    1. eleições

      Meu prezado Celso, você deve ficar triste  com a reeleição de Dilma, um governo fraco, colecionador de índices negativos. Más acredito que você faz parte daqueles que são apaixonados pelo PT, e míope na avaliaçao.,

      1. Venha a Minas tiim. Depois,

        Venha a Minas tiim. Depois, avalie a situação do Brasil caso a Terra Arrasada do choque de gestão se transforme em metástase e se instale do Arroio ao Chuí. AH1 Mas venha visitar a Minas Real. A do Aócio está diuturnamente, em tempo integral, na sua campanha idem. é mesmo, Drª Cureau? 

  16. “FHC arracou a grama por onde passou”

    Acho que vale espalhar essa de PHA:

    a culpa é do Haddad

    FHC arrasou a terra por onde passou. Lula semeou a terra.

    O ansioso blogueiro ainda não se recuperou do murro no fígado que o Lula deu na Folha (*).

    Lamenta, sinceramente, a violência do gesto presidencial.

    É que nem a Folha acredita na Folha.

    E a Tacanhêde, que, agora, deu para concordar com o Ciro ?

    Os colonistas (**) merválicos estão desnorteados.

    Para não incorrer no mesmo erro, o ansioso blogueiro preferiu tirar dúvidas com o Oráculo de Delfos, que se escondia no bar do magnífico restaurante Beijupirá, em Porto de Galinhas, depois de inspecionar quanto o Nunca Dantes despejou de dinheiro no porto de Suape.

    (E o Dudu pensava que Suape era dele…)

    Ocioso dizer que o Oráculo se dedicava a uma caipirinha de caju.

    – Prezado Oráculo, por que a Bláblárina se casou com o Dudu ?

    – Recomendo que você tenha respeito a dois candidatos a Presidente.

    – Qual deles é o candidato, Oráculo amigo ?

    – É … nessa você me pegou …

    – Então, vamos lá: o que deu na telha dos dois para casar zero com zero …

    – Esse Ciro é danado, hein, ansioso blogueiro ?

    – E não é que a Tacanhêde concorda com o Ciro ?

    – É o que você pensa. Ela concorda para discordar.

    – Como assim, Mestre ?

    – É uma manobra para chegar à candidatura do Serra …

    – Aqui a gente trata ele de Padim Pade Cerra, por sua vocação de Pade Ciço da Móoca, por sua trajetória espiritual, devota, casta, monogâmica ao lado da Ética e da Moral…

    – Com violinos ao fundo, não é isso ?

    – Violinos e o Amaury … Mestre.  Por que eles tentam somar zero com zero ?

    – Por culpa do Haddad !

    – Do Haddad ? O que ele tem a ver com isso ?

    – Tudo. Ele, o Padilha …

    – Haddad, Padilha… Não alcanço, Mestre.

    – É porque o Dudu e, até certo ponto, a Marina – embora, no caso dela, o apetite insaciável seja mais sôfrego -, no caso deles dois havia a perspectiva de a era Lulilma se esgotaria na Dilma.

    – Por que, Oráculo ?

    – Por uma questão geracional. Os dois, Lula e Dilma, concluíam o seu ciclo, com um só mandato da Dilma e a Direita …

    – Aquela que o Bresser chama de tartúfica e ôca.  

    – Essa mesmo. A Direita voltava ao Poder com os mais jovens: Marina e Eduardo.

    – Até aí eu acompanho.

    – Faça um esforço profundo, franza os músculos da testa que você vai acompanhar …

    – Essa caipirinha de caju deixou o amigo metido a engraçado…

    – Pois bem. O Haddad, principalmente ele, e o Padilha que vem aí, desmancharam essa hipótese do “fim de uma geração”.

    – Por que ?

    – Porque depois do Lula veio a Dilma, depois tem Haddad, tem Padilha e depois tem um desses 4,6 milhões de jovens da geração “pronatequeana”.

    – Ou seja, o Lulismo…

    – Que a sabida da Marina chama de “chavismo”ou “bolivarismo”.

    – Original, ela, não ? Anda lendo o Ataulfo (***).

    – A Direita do Bresser…

    – Aqui se chama de Big House, em inglês, fica mais chic …

    – Tá legal ! A Big House achava que tinha matado a descendência do Lula com o mensalão.

    – Como assim ?

    – Ué, os teus ataulfos apostaram nisso: o Dirceu, o Genoino, vai tudo pra fogueira. Não sobra nada de lulismo depois deles …

    – É verdade. Era uma fogueira udenista … Quem acendeu o fósforo foi Lacerda…

    – Pois é, meu filho. Acontece que o Lula tem descendência. Não é como o Fernando Henrique …

    – O senhor quer dizer Príncipe da Privataria, o que, segundo o Miguel, não mostrou o DARF.

    – Deve ser ele mesmo. O Fernando Henrique arrancou a grama por onde passou. Lula semeou o caminho !

    – Temos um poeta !

    – Não, meu filho ! É pura matemática eleitoral.

    Pano rápido

    Paulo Henrique Amorim

     

    1. Quando o portal ficou sem

      Quando o portal ficou sem estrelinhas meu grito, no bom sentido foi “volte as estrelinhas” nada mais interessante do que ler os comentários e poder avalia-los. Ainda, em um comentário do André disse que a tacada do Eduardo foi em função do receio de se preterido pelo Haddad, creio que não é só eu que penso assim.

      PS. Ainda falta a lista dos comentários mais votados, é só um detalhe.

  17. Com menos dois, Dilma e Campos ganham, Aécio perde.

    Antes havia cinco possíveis candidaturas fortes, a saber, Dilma,  Marina, Aécio, Serra e Campos.

    Temendo os prejuízos de eventual dupla candidatura tucana, Aécio moveu mundos e fundos para impedir Serra de ser candidato (apesar de Roberto Freire se humilhar e implorar para que este fosse candidato pelo PPS).

    Conseguiu seu intento.

    Entretanto,  tal equação, com o afastamento de Serra,  passou a depender da concretização da candidatura de Marina.

    Ocorre que, no momento imediatamente precedente, Marina também era uma adversária a ser alijada da disputa, e este objetivo estava prestes a ser alcançado com a inviabilização do Rede.

    Infelizmente para os tucanos, a definição de Serra veio tarde demais e igualmente tardia foi a consciência da necessidade de se ter Marina como candidata.

    Perdeu assim, a oposição, os dois principais trunfos para ter um segundo turno, que passa a ser neste momento mais que uma possibilidade, apenas um desejo.

    Isso, muito pelo fato de que não se sabe qual destas candidaturas tem maior potencial de crescimento, o que levará a uma briga intestina, que não estava prevista no quadro anterior.

    Campos, entretanto, de um papel  menor, passa a protagonista, e consegue algo que há muito tentava, a sua figura política, a contar da aliança com Marina, passa a ter proeminência em relação a esta.

    Por fim,  presente tal estruturação política, neste momento,  dizer que a Presidenta Dilma,  teve prejuízos com tais desfechos,  é desdenhar da inteligência alheia, pois, de nenhuma forma se pode esquecer a força que Serra e Marina dariam a oposição no próximo pleito, o que agora, foi descartado.

    Excluídos estes da disputa direta, eventual contribuição jamais será na exata proporção da força  eleitoral destes  candidatos, nestes casos, por exemplo,  a soma de Campos e Marina-vice,  jamais será igual a soma de Marina e Campos,  presidenciáveis.

    Aliás, muito menos.

  18. Quem perde é a Marina

    Quem perde com este movimento é a própria Marina Silva, que fez algo abslutamente desnecessário para quem queria seriamente fundar um partido.

    Se iria se filiar tão fácil porque quiz fundar um partido?  Acho que ela fez um movimento desnecssário, aceitou a sugestão de alguem sem pensar direito e agora ficou presa na armadilha, não pode sair e se ficar não acrescenta nada a ela mesma…

    Pra quem queria ser idependente e fundar um novo partido e, logo, caminhar com as próprias pernas, devia ter tido mais paciencia, tentado de novo. 

    Agra está presa numa decisão que não a beneficia em nada (só mostra sua fraqueza) e se pedir pra sair vai demonstar imaturidade e mais fraqueza ainda,  e falta de visão política que um lider deve ter…  

    Ou seja, fez nada. Ou melhor, fez besteira.

     

  19.  
    A Sta. Marina ainda não

     

    A Sta. Marina ainda não acabou de aterrisar no mundo real, e já está com a barra da saia que nem pau de galinheiro. Pelo apoio entusiástico do empresario do ramo dizimista, o pastor Malafaia, se manifestou, dá pra avaliar o tamanho da merda em que o neto do Arraias, o Dudú Petrolina, atolou o nome do avô.

    Orlando

  20. Minha opinião é a de que não

    Minha opinião é a de que não há ainda candidaturas totalmente consolidadas. Nem a da própria presidenta Dilma. 

    O jogo está nas preliminares. Um ano em política equivale a séculos na vida real. O tempo político corre de forma diversa. As situações mudam de repente, como as nuvens no céu. Tal como certa vez, inspirado, disse o finado Magalhães Pinto, mineiro ex-tudo nesta República. 

    Essa adesão de Marina ao PSB ainda não foi bem digerida nem pelos seus próprios correligionários. Os analistas ainda estão em palpos de aranha à busca de racionalizações(ou das segundas intenções) para o gesto da ex-senadora pelo Acre. As orelhas de muitos fervilham de pulgas. 

    De certo só há mesmo até agora a perplexidade seguida de muitas indagações: por que Marina, hoje efetivamente uma referência para certas camadas da população, com o alforje contendo 20 milhões de votos da eleição passada, podendo ser protagonista por outras siglas, foi logo se bandear para o PSB e ser a segunda na chapa de um político de ínfima expressão política? 

    Por que não com Aécio, do PSDB? Ora, responderiam de chôfre os experts, os tucanos representam o “Velho”, o passado. Sem falar que já apanharam mais do PT do que galinha para largar o chôco. 

    E o que Eduardo de tem de “novo”, se não os olhos azuis(Médici, aliás, também tinha). Se há alguém que possa representar o que foi nesses últimos anos a política brasileira, esse alguém é Eduardo Campos. Um autêntico “!filhote” do Lulismo. Se fizerem um exame do seu  DNA  político o “pai” será o Lula. 

    Não. Conta outra Dona Marina. Pode até ser que a distinta ultime essa candidatura de vice. Pode até ser. Mas sou capaz de apostar de que as intenções não eram essas.

    Alguém aí falou numa superestrutura manejando os cordões? Barões do empresariao, da imprensa, lideranças religiosas etc e coisa e tal? Dou minha cara à tabefes se na próxima pesquisa da Folha de São Paulo Eduardo Campos, agora marinado e esverdeado, não aparece com um mínimo de 20%. E aí, como ficará? Como se explicar, se não via Marina, a subida exponencial? 

    Pois se não está ainda quente, está ao menos morna essa percepção que nasce da experiência de que por trás de cada ato político há sempre segundas intenções. 

    1. E há o fator Lula, que estará

      E há o fator Lula, que estará presente e fazendo campanha ferrenha. Além disso, Dilma, depois de quatro anos governando, ganhou jogo de cintura, o que lhe faltou um pouco nas eleições de 2010.

      1.   Pois é, Cafezá. Para qual

          Pois é, Cafezá. Para qual lado o pernambucano penderá, para o de Dilma, que contará com o filho de Garanhuns, ou de Campos? O resto do Nordeste acho que não pensará duas vezes.

  21. A filiação de Marina Silva ao

    A filiação de Marina Silva ao PSB foi uma péssima notícia para o PT.

    A razão? PMDB, sempre ele.

    Porque, se tivéssemos o cenário que todos estavam esperando (REDE viabilizada, Marina e Aécio disputando o papel de oposição com mais votos), haveria a possibilidade da candidatura Eduardo Campos minguar, com este voltando a apoiar o PT e mantendo seu espaço na coligação. Este sempre foi o desejo de Lula, esperto e matreiro que é, reconhecendo a imprescindibilidade de manter o apoio do PSB.

    Com Marina no PSB, EC se anaboliza, tornando-se, oficialmente, o candidato “3ª via” e, embora o futuro ainda esteja nebuloso (EC pode decolar ou ser um vexame, só o tempo vai dizer o que acontecerá), a cotação do PMDB no mercado de alianças hoje vale ouro, e este partido vai mandar a fatura com um reajuste gordo.

    O pior cenário, pro PT (depois de perder, o que considero um tanto improvável, mas nunca se sabe), é EC herdar grande parte dos votos de Marina, ir para o 2º turno junto com Dilma, ser derrotado, mas se firmando como “O” oposicionista, e passar de 2015 a 2018 fora da coalizão governista.

    Neste ponto, sem o PSB (que, junto com o PC do B, sempre foi o aliado mais fiel e programaticamente semelhante ao PT no Congresso), o poder de fogo (e de chantagem) do PMDB aumentará mais ainda, resultando em mais um mandato travado, endireitado, com qualquer iniciativa reformista boicotada pelo “aliado”. 

    O PMDB, hoje (e sempre?) serve muito menos para conseguir apoio congressual para reformas e muito mais para servir como um elemento de estabilidade institucional. Pergunta-se porque o PT dá tanto valor ao PMDB, se este é o maior partido de oposição quando o Planalto quer votar uma matéria um pouco mais importante?

    Simples, para se livrar do inferno que foi 2005, com 3 CPI’s simultâneas atacando o governo. E só. A aliança trava um tom mais progressista ao governo, mas consegue-se o bem mais importante para todo político ou grupo político, que é a manutenção do poder, e com estabilidade ainda.

    Então, um partido que se diz de centro-esquerda, como o PT, ganhar com um PMDB cada vez mais fortalecido, em consonância com outros ascendentes (tipo PSD, PR, PSC, e por aí vai), e sem um aliado de sempre como o PSB, é vitória de Pirro do ponto de vista programático: ganha, mas não leva. 

    Só que, sendo um governo dito de centro-esquerda, precisa adquirir tons (mesmo que levemente) progressistas para justificar-se do ponto de vista do marketing eleitoral, o que está cada dia mais difícil. O “Mais Médicos”, neste ponto, é uma cartada para se justificar perante um eleitorado que em junho reconheceu (e com razão) que a saúde pública, em 12 anos de PT, não deu nenhum salto qualitativo para fazer frente aos cada vez mais caros e ineptos planos de saúde privados.

    E mesmo este programa, que não é nenhuma revolução na área da saúde (apesar de emergencial e imprescindível a curto prazo), encontra dificuldades em ser aprovado por um Congresso dominado pelo PMDB, que condiciona a aprovação do “Mais Médicos” a votação da sua odiosa “Mini-Reforma Política” (aliás, que conta com o apoio do petista Vacarezza).

    Mas e Eduardo Campos, uma vez no poder, faria diferente? 

    Claro que não. Uma possível coalizão sua abrigaria “progressistas” como Bornhausen e Heráclito Fortes, além do imediato adesismo do PMDB, PSD, PR e outros.

    Só que, se o PT tem temas mágicos para derrubar o PSDB ferido na estrada (como “privatização”, “fim do Bolsa Família”, “governo para os ricos”), no que se refere a Eduardo Campos, um lulista de carteirinha, aliado do governo por tantos e quantos anos, haverá uma dificuldade grande de se encontrar um discurso para criticá-lo (falar de Bornhausen quando se tem Sarney, Kátia Abreu e Maluf do lado é risível).

    Lógico que esta é uma via de mão dupla, EC tampouco tem um projeto alternativo a um governo que passou tantos anos louvando, razão pela qual a decisão do eleitor será muito mais dependente de seu humor com o PT do que pelo mérito de seus opositores. A vantagem que EC leva do PSDB é a dita no parágrafo anterior: promete uma transição “pacífica”, ou seja, sem o medo do tal do “retrocesso social”.

    Em 2014 creio que não haja o tal do “esgotamento”, mas com mais 4 anos travados, com o PMDB cada vez mais forte, pode-se ofertar as condições ideais para em 2018 haver novidades na lavoura.

    No fundo, PSB e PT é trocar 6 por meia dúzia.

    O único ponto positivo, de ter outra candidatura forte no campo da dita centro-esquerda, é que arrefece o proselitismo petista ao lidar com opositores, “se você é contra mim, ou é de direita ou faz o jogo da direita”, vício que, de tão praticado nos últimos anos, é difícil de largar: alguns blogs “sujos” querem colocar a pecha de direitista em Eduardo Campos, que ele estava querendo os “financiadores da direita”.

    Discurso ridículo, fora da realidade, ainda mais se levarmos em conta que o maior arrecadador de campanhas Presidenciais, hoje, disparado, é o PT. Então, ficamos assim: os petistas não conseguirão críticas mais contundentes ao PSB e vice-e-versa, pois do ponto de vista administrativo os dois são muito parecidos.

    Ao invés de fazer críticas estilo jardim-da-infância, aliados Toshiba (“nossos aliados reaças são mais progressistas do que os deles”), deveria-se cobrar o próprio partido a desfazer ou a reaver os termos das alianças espúrias, até para ter um discurso contra Bornhausen, Heráclitos e cia, pois o PMDB vem aí em 2015, e com força total para cobrar o seu pedaço de bolo cada vez maior.

  22. Acho que  vai  ficar  para 

    Acho que  vai  ficar  para  2018 :  um  novo  partido  o  PRE ,  o  partido  dos  ressentidos  dos ex – esquerdistas,  reunindo  os  atuais  pps, psol, pstu, rede, pcb e outros,  revolucionando a Política  Brasileira, fazendo uma  frente  em  apoio a    acm neto ….Depois da copa e das  olimpíadas ,  a  grande  atração.

  23. A questão da tranferência dos votos, não é simples.

    Creio que vai depender das próximas pesquisa eleitorais, que devem revelar as primeiras  reações do eleitorado.

    Nas próximas pesquisas, o nome da Marina Silva não vai aparecer no cartões das perguntas estimuladas, ficará apenas o de Eduardo Campos, pelo menos nas primeiras pesquisas parte do eleitorado irá optar por Dilma, diante de um cartão de pesquisa eleitoral sem o nome de Marina Silva.

    Caso Eduardo Campos não suba nas pesquisas eleitorais, não irá fazer coligações com outros partidos, além disso   haverá uma pressão interna enorme para fazer aliança com o PT nos estados, em função do grande risco de diminuir ainda mais o número de deputados federais em caso de manter a candidatura isolada de Eduardo Campos.

    O PSB hoje tem cerca de 22 deputados federais, que pode cair para menos de 10, em caso de manter a candidatura isolada de Eduardo Campos.

    1. Discordo, Roberto. Acredito

      Discordo, Roberto. Acredito que as próximas pesquisas indicarão Marina sim. Uma com ela e outra com o Eduardo. Aí é que a porca torcerá o rabo, mas para ele, porque vai começar a pressão para que Dudu restrinja-se ao quintal de sua própria casa.

      1. Caro André, a proxima

        Caro André, a proxima pesquisa datafolha irá somar as intenções de voto das chapas Eduardo/Marina, Marina/Eduardo, não tenha dúvida.

  24. O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

    P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); }P.western { font-family: “Liberation Serif”,”Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: “DejaVu Sans”; font-size: 12pt; }P.ctl { font-family: “Lohit Hindi”; font-size: 12pt; }

    E A MONTANHA PARIU UM RATO

     

    Aguardei um pouco para a poeira assentar depois da filiação de Marina no PSB, enquanto lia e ouvia o grande feito de Marina, que não conseguiu criar um partido, MAS! Encheu a BOLA do Eduardo, agora sim ele vai ao segundo turno. Será que é verdade?

    Não sei onde pode está a grande novidade. alguém achou de fato que a Marina ia ficar fora da eleição?

    Todo mundo sabia que ela de alguma forma participaria da eleição de 2014, com ou sem a Rede.

    O ódio por Dilma e o Lula é muito grande, uma questão pessoal dela.

    Além do mais o Itau e a Natura não aceitariam de forma alguma perder a sua garota propaganda,

    Já que o Itau é o banco da SUSTENTABILIDADE ou seja, da REDE também.

    É então por conta deste grande acontecimento político que todos dizem:

    Que vai ser difícil para a Dilma, nunca DANTES neste país uma eleição tão dura para a Dilma e o Lula. E teve alguma eleição fácil para os dois? MENSALÃO contra o Lula, a INQUISIÇÃO e o câncer contra a Dilma, ou seja nunca foi fácil.

    Mais apesar de tudo acho que dessa vez vai dar primeiro turno sim.

    Vou explicar porquê.

    No pior cenário para Dilma teria três oponentes, uma economia ruim, alta no desemprego, uma inflação em alta, o programa MAIS MÉDICOS não decolar, e o Brasil perder a Copa do Mundo para a Argentina. Aí, meu amigo nem se fosse Lula seria fácil está eleição!

    Mais quem levaria está eleição? O Eduardo? Duvido ele não teria condições de crescer tanto sozinho.

    A Marina, talvez? Mais teria que ter um discurso mais contundente economicamente, que não é o caso dela.

    O Aécio? Tudo indicaria que sim, pelo força política do PSDB e o discurso que já é contrário ao do PT. Mais de fosse o Serra, a possibilidade triplicaria.

    Mas mesmo diante deste cenário a possibilidade do PT ganhar ainda esta eleição seria possível, pois tem a máquina do governo na mão.

    Mas pelo que parece este não é o cenário do ano que vem. A economia deve crescer um pouco mais,

    o desemprego a sua tendência deve ser diminuir, a inflação sem dúvida vai estar controlada, e o programa MAIS MÉDICOS já é um sucesso, alguém dúvida? Quanto a Seleção brasileira se não ganhar a culpa é do Felipão e do Neimar, não da Dilma e do Lula.

    E outro fato muito importante só serão dois candidatos, se o PSDB não trocar o Aécio pelo Serra, e o PSB o Eduardo pela Marina, a Dilma passara dos 55% dos votos válidos no primeiro turno. Alguém duvida que isto pode acontecer?

    Quanto a dobradinha Eduardo/Marina no máximo serão terceiros, que não é grande coisa pois já é o que se espera deles mesmo.

    Com um agravante para o Eduardo, vai perder o governo aqui em Pernambuco. Ele deverá perder aliados à medida que o cenário nacional for favorecendo a Dilma e o Aécio.

    Quem vai apoiar um candidato que está prestes a perde a eleição? Sem lembrar a correlação de forças que mudarão completamente no estado.

    O Armando Monteiro é candidato forte, tem discurso, tem dinheiro e vai ter a militância que estava com o Eduardo. E ainda mais, dois cabos eleitorais de peso a Dilma e o Lula. Se o Arraes fosse vivo dava uma surra de sinta no neto.

    Na minha opinião:

    A montanha pariu um rato, ou seja:

    A MARINA PARIU O EDUARDO! Nada além disso.

     

  25. Se a candidatura de Aécio

    Se a candidatura de Aécio Neves desabar, a dupla se tornará veículo para o sonho da oposição — inclusive de direita — de retomar o poder. Por ironia, em roupagem “socialista”.

    Viomundo

    1. Caro Assis, não existe esta

      Caro Assis, não existe esta condicional, o tempo do Aécio passou, perdeu o bonde. Quando cair a ficha do play boy provavelmente, e se for um pouco inteligente voltará para Minas com uma desculpa qualquer deixando o pepino para o Serra.

  26. mae dinah
    junho/julho de

    mae dinah

    junho/julho de 2014

    campos marina fecham acordo com psdb no para, parana, minas, sao paulo, santa catarina lanca bornhagen, goias com caiado, etc etc,,,

    “sonhacos marinheiros” faram o que mesmo? abandonam marina que vira uma HH, no maximo vereadora do rio, seus eleitores que nao gostam do psdb em parte vao pra dima ou voto protesto…

    campos e aercio brigado por nada, ja que tese do aercio aglutinador da oposicao com penetracao na base com seu tio do pp, dor nelas, e amigo de campos nao vingaram na musculatura de sua candidatura,,,,

    vem o “fato novo”

    JOSE SERRA de sempre,,,,

    eduardo sai desgastado na oposicao, perde referencia do lulismo,,,,

    sobra candidatura de deputado federal ou viver da pensao da mae, nomeada para TCU

    2018

    pt desgatado brigando para ver quem sai candidato (seria o campos, agora briga interna entre tarso, os que querem lula e quem mais…?)

    SERRA NO AUGE DOS SEUS 75 ANOS LIDERA PESQUISA 

    quem viver vera, hhehhe palavra de mae DINAH

     

     

     

    1. Os prognósticos de mãe Dinah

      Os prognósticos de mãe Dinah até que são bons.

      Por falar nisso, eu gostaria de marcar uma hora com a senhora, mãe Dinah, estou precisando de algumas previsões sobre o meu futuro.

      1. Quanto você paga? Dependendo

        Quanto você paga? Dependendo posso fazer os prognósticos pra você. Quer ver como eu sou boa em advinhação? 

        O Cafezá vai continuar a ler  e participar do blog do Nassif.

        1. Minha cara amiga, assim como

          Minha cara amiga, assim como o Cafeza, você é uma entre muitas boas comentaristas do blog. Um abraço paro os dois e um beijo para você.

  27.   Avaliação por avaliação,

      Avaliação por avaliação, arrisco a minha.

      1) Superestrutura: há uma movimentação maior que os partidos e candidatos. Para resumir, grande parte do poder puro – grandes bancos e banqueiros, empresas transnacionais, grande mídia, etc, ou seja, a grande burguesia quer mudança de turno. Ainda que o partido no poder represente uma diferença muito diluída em relação à atual oposição, até por parte da “esquerda” no poder (PT) agir em sintonia com aqueles. Os partidos brasileiros, enfim, sabidamente não representam grupos de interesse distintos, mas estão como que sobre placas tectônicas: as fronteiras escondendo as verdadeiras divisões.

      2) Os representantes políticos desse poder transitam de partido em partido, dada a influência (legítima e ilegítima/ilegal) do poder econômico no sistema político nacional. Não deveria espantar o movimento de demos a outros partidos, por exemplo, pois são falsas variações dentro do mesmo espectro.

      3) Dito isso, é natural que Marina passe de partido em partido (Serra tenha alimentado boatos de se candidatar pelo PPS, etc). Movida a rancor ou a ideais – parte dos quais foram automaticamente traídos ao embarcar em um “partido tradicional” dois dias depois de garantir sua fé na formação da Rede, o fato é que seu discurso aproxima-se cada vez mais do “velho”: de “sonhática” e “pós-política”, vem falando de “luta contra o chavismo petista” e “manutenção do tripé econômico”. Ora, ela está a desbotar a própria novidade que buscou encarnar.

      4) Em busca da formação de uma “terceira via” inviável, pois ainda não há espaço político-econômico para tanto, o que o “poder puro” deseja é tornar a controlar o pouco que perdeu na última década. A movimentação atual é conhecida, busca-se diluição dos votos para garantir um segundo turno em que uma bala de prata possa, na hora derradeira, provocar a derrota dos “bandidos”.

      5) A meu ver, a verdadeira novidade é que o PSDB, por conta de seu enferrujamento (Serra agindo como um forte agente oxidante), não é mais o representante óbvio do poder puro, aí a lógica do ingresso de conhecidos demos no PSB. Em uma espécie de “seleção natural”, o PSB se apresenta como “a verdadeira alternativa”, e a aliança Marina-Campos é a união da fome com a vontade de comer: ambos não querem esperar o pleito de 2018, ela por medo de desidratação, ele por temer ser preterido pelo PT daqui a 5 anos. 

      6) Aí entra outro fator: a capacidade do “poder puro” desprender-se de seu grande representante tradicional. Creio que o PSDB ainda não pode ser desbancado, e que o PSB será abandonado na estrada tão logo queira exceder seu papel. A Marina caberá, muito em breve, o espaço de “criadora de problemas” a Eduardo Campos, que não tem vocação para Roberto Freire, ou seja, de escada para que outros brilhem. E não vai demorar: quando Marina perceber que seu “frescor” se esvai, mais se esforçará para se mostrar “diferente” e manter a qualquer preço o capital político de que dispõe.

      6A) Nas eleições do ano que vem, a verdade é que o “novo” ainda não disporá de representantes. Já disse e repito: acredito em número recorde de votos em branco, mas não em mudança essencial no cenário.

      7) No PSDB o jogo é conhecido: Serra versus qualquer um que lhe faça sombra. Para sorte do partido, sua influência está desgastada pelo uso excessivo. O Nassif já falou muito e bem do caminho que resta a Aécio, difícil para quem terá que lidar com um verdadeiro maníaco em suas trincheiras.

      8) Dilma vai enfrentar, mais uma vez, a velha artilharia pesada: o PIG. Seja qual for seu candidato – e ainda dessa vez será um tucano – o inimigo é o PT.

    1. [ Para resumir, grande parte

      [ Para resumir, grande parte do poder puro – grandes bancos e banqueiros, empresas transnacionais, grande mídia, etc, ou seja, a grande burguesia quer mudança de turno. Ainda que o partido no poder represente uma diferença muito diluída em relação à atual oposição, até por parte da “esquerda” no poder (PT) agir em sintonia com aqueles. Os partidos brasileiros, enfim, sabidamente não representam grupos de interesse distintos, mas estão como que sobre placas tectônicas: as fronteiras escondendo as verdadeiras divisões. ]

       

      Nenhum desse tem qualquer motivo para deixar de apoiar o petismo. Bsatar vermos o aconteceu com a primeira eleição de Lula, quando a turma O jerri do Ceará fez corpor mole, pela razão simples: ganhando PSDB não haveria decreto de fusão das telefônicas, Lula faria, e como fez, por princípio.

       

    2. André, perfeito.

      Caro André, faço minha com orgulho suas palavras, é claro que tudo não passa de achismo, mas pelo quadro atual é mais ou menos o que deve acontecer. A Marina é a nova Eloisa Helena, vai desidratar até virar uma ex qualquer coisa. Nesta história o grande perdedor será o Eduardo Campos que ficou com receio de ser preterido pelo recente estrela do PT, o atual prefeito de SP.

      1.   Roberto, antes de mais nada

          Roberto, antes de mais nada obrigado pela atenção.

          Também acho que o maior perdedor será o Eduardo Campos. A rigor, Marina não tem musculatura nem para ser uma neoCollor, ao passo que o Dudu certamente levaria uma rasteira do PT em 2018, quando então se apresentaria como “traído”, não como oponente de Lula. Ademais, teria um partido mais representativo: não creio que o PSB aumentará a bancada mais do que faria se continuasse coligado ao PT em 2014.

  28.   Nisso tudo, para mim fica

      Nisso tudo, para mim fica uma pergunta no ar: o apoiador de Marina, o “sonhático”, o que achou da entrada no PSB?

      Ou estou procurando nos lugares errados ou eles estão mudos. Órfãos, talvez.

  29. “A melhor parte do jogo será

    “A melhor parte do jogo será a discussão sobre o desenho de país que cada uma apresenta, os pontos de convergência e, especialmente, as novas propostas.”

    O problema é justamente este. Como é que vão apresentar verdadeiras novas propostas, se eles todos ainda crêem de pé juntos de que o melhor para o Brasil e para si mesmos, foi a economia neo-liberal da turma da privataria ?!

    Vão apresentar o quê ? Vão fazer mais do mesmo: demagogia em cima do mensalão, do chavismo, do BF, da alta do tomate, de um apagão (tão ao gosto da incompetência tucana) etc. 

    Não vejo nada de novo no horizonte do PSDB ou do Partido Socialista Brasileiro do Eduardo Campos. 

    Que jabuticada a politica em nosso pais ?! Os verdes são de direita, contra o chavismo! Nem nos Estados Unidos, ouvê-se um discurso desses vindo de um partido verde, que pretende o novo, uma terceira via. E o Partido Socialista, para minha imensa tristeza, esta nas maos das velhas oligarquias da Direita !!!

     

  30. Nuances

       Ganha Dilma sem sembra de dúvida, sumiu sua maior concorrente, perde a direita como um todo e os anti-petistas ferrenhos por esse motivo. Mas ganha, na direita , que quem tem projeto pessoal acima de qualquer compromisso com a elite mas tem influência por sua posição conquistada, tinhamos 3 concorrentes agindo por extrema vaidade ou sede de poder: Serra, Marina e Eduardo, esses jamais desistiriam por vontade própria, marina entrou num beco sem saida e foi engolida ficando sem alterantiva. Somando-se a eles apareceu o reticente Aécio que , mesmo na propaganda aparececia com aquela cara distante de quem quer estar em outro lugar, seria a alternativa “light” mas nada melhor para isso que o amigão de todos Eduardo Campos ainda por cima com a adesão da “apoítica” marina, aécio perde sua razão de ser, Serra pode comemorar, provavelmente ja tinha seu retorno garantido e agora marina sai de sua frente.

       O segundo turno, se houvesse fatalmente seria com marina, na verdade o PSDB pode ganhar uma sobrevida se conseguir manter a mídia junto de si mais uma vez, para isso precisa de serra de novo com a força do esgoto, um segundo turno Marina vs Dilma transformaria o PSDB em um partidinho qualquer, mas se seus integrantes tiverem mesmo “derrotar o PT” como razão de viver só vão motivos pra chorar.

  31. É necessário que se diga que,

    É necessário que se diga que, tanto Eduardo quanto Marina, saeem das fileiras petistas. Eduardo porque nadou em cima das verbas que Lula derramou em PE e, Marina, pela acolhida que o PT deu, quando emergiu lá do Norte.

     

    Bem, se olharmos um pouquinho mais, é bom vermos que o país não está mudando da maneira como muitos desejavam, como é o meu caso, mas gostaria que continuasse a mudar. Neste sentido, como bem lembrou o Diário do Centro do Mundo, o país precisa de mudanças sociais mais rápidas e intensas. O PT tem feito isto, mas para governar e atender a interesses de políticos que  não têm nenhum projeto de país, mas aquela velha gente que se traveste de nova como camaleão, mas seus interesses são os mesmos, desde que este país existe. Esta gente não permite mudanças, não divisão de poder e não admite transformações que não sejam por elas criadas e de acordo como pensa a Casa Grande, ou “Big House”, como afirma Paulo Henrique Amorim.

     

    Ainda ontem ouvindo um comentário do Sardenberg na CBN e basta ouvirmos os comentários da Míriam Leitão, para todos os dias, como um mantra, repetirem os interesses dos grupos de poder que eles falam em seu nome. Para Sardenberg, o erro de não conseguir concessões para as empresas se interessarem pelas estradas é porque o governo está limitando margem de lucro.

     

    Ou seja, o governo deve agir como age o Cabral aqui no Rio, dá a SuperVia, mantém comprando trens, eles dão um péssimo serviço à população, mas o dinheiro está entrando. Em troca, o escritório da esposa do Cabral dá consultoria para a SuperVia. Onde há a satisfação do interesse público aí? Em nenhum lugar.

     

    É díficil manter as pessoas assistindo à Globo e serem politizadas. Eles não querem pessoas politizadas, querem pessoas que sejam controladas. Para as massas, a Globo distribui suas novelas, seu estilo de vida, seu futebol. Já a empresas, que lidam com uma espécie de gado um tanto mais refinado (criado não com capim natural, o gado vegetariano, mas com brachiara, ração e sal). Estes são dados treinamentos, vestem a camisa das empresas. Piruetas são inventadas na gestão de pessoas. 

     

    Jovens são preferidos nesta ambiência, porque a ambição de vencer na vida está à flor da pele. Têm necessidade de provar para aqueles que duvidaram de sua capacidade que podem fazer algo. Com esta adrenalina, são pegos para obedecerem e agirem como animais mais adestrados e trabalhado com parceiros, como pessoas que devam vestir a camisa das empresas, que adotem sua filosofia de ver a vida não apenas no ambiente de trabalho, mas se estende na ambiência externa. A este fenômeno, Marilena Chiaui identificou um grupo de jovens individualistas, fascistas e exibicionistas.

     

    No âmbito da imprensa, os jornalistas que atuam não como jornalistas, mas como consultores de empresas. Míriam Leitão, Sardenberg, não têm função precípua de jornalistas, são consulturoes de empresas particulares que comungam com a visão de mundo das Organizações Globo.

     

    Para manter tal situação, quem está na base sempre sofre. Vide o caso da reforna do Estado promovida pelo FHC, com o senhor Bresser Pereira. Qualquer servidor sabe da lambança que foi o governo FHC e as situações que ele criou para eles, vide o exemplo dos professores, que estão lutando aqui no Rio, para não terem seus direitos irem para o ralo, com a descentralização gerada há mais de doze anos e que, hoje, tem este reflexo. Isto é uma situação que o governo poderia agir, mas não age. Não sei se por falta de vontade ou por força política.

     

    No outro ponto, tem aqueles que são recorrentemente enganados e continuam votando nesta gente. E dou um exemplo, porque a internet pode mudar esta realidade e espero que mude enquanto eu viver. O deputado seja ele federal ou estadual,, quem elege é o prefeito, no interior do Brasil. A baixa escolaridade, a política local, faz com que milhares de pessoas vote em determinado deputado apoiado pelo prefeito. E o que acontece? O sujeito não tem compromisso nenhum com o povo, age de acordo com quem financia sua campanha, tem o jogo político que o eleitor não acampanha, mas é em cima dele que está o voto da estes senhores e elegerem.

     

    Na contrapartida, tem os jornalistas tentando destruir a política, não porque eles não estejam fazendo política, mas porque quem eles representa está incomodado com o poder e ele mesmo está incomodado com isto. Vide o exemplo do Ricardo Boechat, ontem, na sua falácia diária, disse que os políticos deveriam ser todos colocados dentro de uma combe e matá-los. Hoje, quando a cidade do Rio amanheceu com quase uma câmara destruída, pelos meninos mascarados, o Boechat cai de pau em cima deles? Quem moral ele tem para falar destes garotos?  Por enquanto eles estão indo na Câmara, terei eu pena, quando eles partirem para a Casa Grande?

     

    Na questão política. Toda a situação do mensalão gerou dissidência dentro do próprio governo, ou seja, da base governista. A diferença é que, imagine uma igreja que há um grupo de descontentes que saem das suas fileiras e vão formar um grupo dissidente. O grupo dissidente poderá dar certo ou não.

     

    Quando se trata de igrejas, o marketing é intenso e a briga pelos membros de dentro da própria organização. Neste sentido, a matriz tem uma vantagem, no caso do PT, tem o seu famoso trinta por cento e tem o Lulismo. Posso assegurar que Lula está vendo para onde a coisa está indo. É um exímio animal político.

     

    No contraponto, tem os velhos donos do poder que batalham todos os dias. Então, temos hoje Brasil o seguinte quadro: Globo, oposição, líderes religiosos reacionários,base governista dissidente para destuírem o Dilma/PT/Lulismo/blogosfera e militantes.

     

    O jogo está sendo jogado. A Globo já começou e já havia falado sobre isto. Se em 2012, tivemos o mensalão, em 2014 teremos  os editoriais pedindo a prisão e a novela ratificando isto na cabeça do brasileiro com a força do rádio e o JN.E não é só isto, haverá os economistas, de plantão. O país está dividido políticamente e caminha para a sua divisão social com o trabalho intenso deles. 

     

    Ainda que o PT tenha trabalhado em cima do social, é inegável o quanto se acovardou em alguns pontos, para não perder o poder. Mas o PT não fez algo que deveria ter feito que foi politizar a massa, não fez, com tanta gente, dentro do Partido, sabendo o que é a direita brasileira.

     

    Jovens estão cheios de energia. Estes as empresas utilizam iludidamente para aumentarem seus lucros e manteremnão apenas o padrão de vida de seus donos, mas o poder, este é o ponto da luta. A questão não é a autoridade, no Brasil, há uma luta terrível pelo poder. Se tiverem de matar, matam. Se tiverem de derrubar, derrubam. A direita não vai dar trégua para derrubar os petistas. Se Dilma ganhar, serão dezesseis anos de petista no poder. É visível que, mesmo os empresários ganhando dinheiro a rodo no governo Lula, mas a visão de mundo dessas pessoas no país, não aceita pobre. O pobre é tido como o negro  escravo, como alguém como mero objeto.

     

    É por ser este objeto que as técnicas avançadas de RH e comunicação na Globo, trabalham hodiernamente para tê-los como forma de controle. No jogo político, a representação desta gente tende a aumentar, com suas técnicas modernas a fim de que, as pessoas votem nos seus representantes. É por isso que pessoas que Bolsonaro, Cabral, Caiado, Freire, Guerra e outros existem na política. Nenhum povo consciente politicamente, se conhcece o passado de seu próprio país jamais votaria em quem vota. Talvez isto ajude a entender o sucateamento do ensino público que as reformas de FHC contribuíram para aumentar.

     

    Campos e Marina representam pessoas que brigam pelo poder. Não por um projeto de país, mas por este desejo insano de poder que tem. Pelo ego inflado que permeia a sociedade brasileira. O sinhozinho e a sinhazinha podem ter deixado de existir no papel, mas no imaginário social do país permeia. 

     

    Em outras palavras, quando há projeto de país, tenta-se de todas as formas derrubá-lo. O que interessa é continuar fazendo do Estado, com uma roupagem diferente, o velho centro de interesse da Big House. Quem entra lá e tentar mudar, será execrado e se agirá de todas as formas para tirar do poder. Eu realmente não sei quando o PT irá para o confronto. Só espero que não seja tarde para ele perceber que, haverá um momento que o confronto é inevitável.

     

    E quando falo confronto não falo necessariamente luta armada. Confronto se chama jogar aberto para a população e dar nome aos bois. Não sei quando virá, porque o PT não tem estrutura para isto, mas como caminha hoje, a nação brasileira, o confronto, o dia do acerto de contos entre a casa grande e a senzala vai chegar. Isto não é determinismo histórico, nem profecia. Isto é apenas a realidade dos fatos. Debrucem em estudar outros povos, a humanidade e vejam que, de uma forma ou de outra, o dia chegará.

    1. Tomara…hehehe.Mas me

      Tomara…hehehe.

      Mas me parece claro que o que move estes protestos violentos são bandeiras de direita. Não que a Globo tenha tido influência direta na formulação mas na revolta tem mais ignorante que só assiste a Globo que qualquer outra coisa.

      Um dia a ficha cairá para eles como caíu pra mim mas… aí eles já não serão jovens. E são os jovens que fazem o movimento.

      Não estou tão otimista enquanto a Globo estiver onde está.

       

      Ja viu pessoas com menos de 20 anos por aqui no Blog? 

    2. O PT não tem ânsia de

      O PT não tem ânsia de poder?

      Na formação do governo Dilma, várias notícias desabonadoras contra o Fernando Pimentel foram atribuídas ao PT-SP, que disputava os rincões do poder com o mineiro, isso não é disputa pelo poder?

      Não acho que Campos represente um projeto alternativo(suas posições são muito parecidas com as do PT), mas uma alternativa de poder, o que é muito válido.

       

    3. Perfeito. Só queria

      Perfeito. Só queria acrescentar que, pra mim, o tão endeusado Boechato hoje é o segundo maior jornalista reaça do país. O primeirão é seu insuperável mestre e colega Boris “lixeiros” CCCasoy.

    4. Continuar mudando

      “é bom vermos que o país não está mudando da maneira como muitos desejavam, como é o meu caso, mas gostaria que continuasse a mudar.”

      Algumas coisas não andaram como deveriam. Lembro que brigar em TODAS as frentes levam à uma derrota. A história mostra exemplos. Eu só quero que continue mudando como você e para isto só um partido possui plano. 😉

  32. Introdução da especulação nas eleições

    O Nassif fez o fomato especulativo dos opositores, comum ao formato especulativo da combinação eleitoral, que pode derrubar gradualmente a Dilma, ao longo do tempo.

    Em todo o caso, a especulação deve ser mais respeitada do que os candidatos, pela estreiteza da própria especulação com fins políticos, até porque antes da eleição houve um ganho nacional muito grande da capacidade especulativa contra a propriedade popular, com efeitos negativos nas pesquisas de avaliação da presidente.

    A Dilma pode perder unica e exclusivamente uma porção do estado de coisas para a especulação; mas, por si própria, o seu carater no poder político não perderá nada.

  33. Os desdobramentos da saída do PSB da base aliada.

    Creio que precisamos lembrar que a saída do PSB da base aliada do Governo da Presidenta Dilma, facilita as negociações para formação das alianças políticas nas eleições de 2014.

    O PT sempre teve dificuldade para acomodar as reivindicações do PSB e do PMDB, agora ficou mais fácil acomodar o PMDB tanto nas disputas eleitorais como ma composição do executivo dos governos.

    Além abre espaço para uma melhor negociação com os outros partidos da base aliada do Governo da Presidenta Dilma, onde o PC do B pode vir a ocupar o espaço deixado pelo PSB. com possibilidade de eleger um maior número de deputados estaduais e inclusive  indicar nomes como cabeça de chapa de uma das disputas estaduais.

     

  34. búzios

    Pai Nassif jogando os búzios…

    Enquanto isso, na periferia do tabuleiro…

    Teoria da conspiração: aqui, pouco se tem falado no aparente desgaste de Cabral Júnior e menos ainda na candidatura de Lindberg para governador do Rio. Como este é um blogue petista juramentado, não seria isso um indicativo de que Lindberg, dependendo das conveniências, ainda poderia ser “molonizado”?

  35. Luis,
    Como diria Macaco

    Luis,

    Como diria Macaco Simão: Não há virgem na zona.

    Eduardo e Aécio posam de bons moços entre si, mas Aécio deve estar irado com o primeiro uma vêz que, conforme o texto, o próprio PSDB ajudou a colher assinaturas para a criação da Rede (agregar adversários contra Dilma).

    A manobra de Eduardo foi boa somente para ele. Ao trazer Marina Silva para seu partido, neutralizou a possibilidade dela ir para outra agremiação, torna o jogo não 2 x 1, mas 1 x 1, ele e o Aécio pela disputa de ir (se houver) para o 2o. turno.

    Acho que Eduardo aposta em ser o novo, na possibilidade de caos em 2014 (manifestações e problemas na economia do País), uma vêz que a taxa de conhecimento dele, hoje, é restrita ao nordeste, se portando como novidade para o restante do eleitorado. A questão principal é saber o nível de transferência de votos que Marina dará a ele: 50, 60, 80%. Ademais, temos que lembrar, a Marina foi ministra do Lula, e o Eduardo aliado do PT.

    Em caso de vitória de Dilma, para Eduardo não seria tão prejudicial. Ele é novo, se credencia para 2018 pela exposição da próxima campanha, desidrata ainda mais o PSBD e se torna, ao meu ver, mais competitivo que a própria Marina. Ou seja, sua jogada foi ótima, emparedando seus dois principais adversários: Aécio e Marina.

    Como provou Marina, politica é a arte da sobrevivência. Coisa que Miguel Arraes deve ter ensinado todo o sempre para Eduardo Campos, seu neto.

    Paulo Cesar Periotto.

  36. Aliança Campo-Marina

    Nassif

     

    E havendo um segundo turno com dilma e Aécio, como ficará a chapa Campos/Marina, eles vão se dividir no apoio??

  37. xadrez dos contos de fada

    o jogo que conta é o jogo político da novidade pra cima do imaginário popular infantil do novidadeiro espalha/fatos barulhento povo brasileiro, isto é, desde os tempos críticos do pai do velho chico.

    eles, campo minado e marina da glória, são, conjuminados em si mesmo pelo marketing das razões hegemônicas de mercado y poder, a mais nova novidade conto de fada / conto do vigário da velha política brasileira embalada no presente:

    as aventuras do príncipe olhos azuis baile perfumado e da marina morena marina borralheira, ladeados e aconselhados, no palácio das intrigas y vaidades, pela fada madrinha do bem, a ética erundina, e pelos temíveis monstros borrnhaausen, oriundos da misteriosa floresta negra…

    enquanto isso, o sapo barbudo de uma outra fábula fabulosa, debaixo de seus postes de luz própria fraca quase apagada, se diverte comendo moscas y mariposas cobras y lagartos e, entre uma coisa é uma coisa e uns honoris causa causante, matuta y matuta y assunta com seus universitários intelectuais para então decidir, com sua brilhante inteligência intuitiva, o que fazer? como diria lenin em momento de alienação burguesa do processo embargo infrigente revolucionário socialista, quando então a vaccarezza mais do mesmo velho malufismo é “convidada” pelos novos ares jovens da fênix partido socialista a ir de mala e cuia pro brejo das insignificâncias políticas.

  38. O tiro do canhão está nas

    O tiro do canhão está nas mãos de Lula. E a dupla dinamica Dudu/bla-bla-barina sabem. O PIG tambem sabe. O PSDB/DEM/Extinto PPS está sabendo. Só não entendo porque esta correria toda. O PROXIMO GOVERNO é do PT. O AZ da ultima cartada, nem que entram o FHC, o Cerra, a Rainha da Inglaterra e o PAPA Francisco, está nas maos do LULA. Eu prefiro a Dilma e ele tambem, mas se a covardia subir para niveis insuportaveis, o LULA será candidata e ficará até 2022. O PIG É BURRO demais.

    1. Eleição

      Em quem eu vou votar ainda não sei. A minha certeza é que vou votar no candidato que tenha chenca de ganhar e que seja contra o PT.

  39. Quer saber a análise que não

    Quer saber a análise que não foi feita?

    A análise sobre a fome insaciável do PT pelo poder. Vejam como o PT disputa com rivais e aliados em todos os lugares: em PE, com o PSB; no RJ, com o PMDB; nos demais estados, com a oposição e outros aliados.

    Em sua análise clássica sobre as causas da guerra do Peleponeso, Tucídides atribuiu ao crescente poderio de Atenas a formação de uma aliança anti-hegemônica por parte das demais cidades-Estado gregas.

    É isso que estamos assistindo agora, e, no meu ver, para o bem do Brasil. 

    Muitos falam do PSB, da Marina, etc., mas qual o projeto de Brasil do PMDB?Do PR?E de outros partidos que fazem parte da base aliada?Esses partidos não possuem projeto de país, apenas interesses inconfessáveis, que se veem satisfeitos por esse governo do PT.

    O próprio PT tem como projeto de país sua perpetuação no poder, só isso, vide os investimentos desse projeto de país, canalizados para abastecer os bolsos de aliados corruptos, ou empreendimentos duvidosos, como as empresas do senhor Eike. fracasso total. Esse tipo de dominação estava mais disfarçada quando exercida de forma carismática pelo Lula, mas o estilo de governo autoritário da presidente Dilma escancarou a ânsia pelo poder dos petistas.

    é por isso que, em 2014, ainda mais no segundo turno, veremos formar uma grande coalizão anti-PT, com consideráveis chances de êxito.

     

    1.   Como assim “a análise que

        Como assim “a análise que não foi feita”? TODOS OS COLONISTAS (de colon, como diz PHA) já falaram disso.

        Ademais, TODO PARTIDO que se preze busca isso. Foi assim com o PMDB no Plano Cruzado, foi assim com o PSDB no Plano Real, assim será com qualquer outro no futuro – seria assim até com o partido do Daytona. Só você mesmo para achar que determinado partido vai parar num ponto e dizer “agora não, o eleitor vai se aborrecer, vamos deixar aquele cargo para a oposição”.

      1. Não leio o que esses

        Não leio o que esses colonistas escrevem, assim, se eles fizeram essa análise que eu acabei de fazer(o que eu duvido)não li.

        Seu comentário de que todo partido age assim apenas confirma o que eu disse: PT, PMDB e afins são tudo a mesma coisa, a única diferença é que o PT é mais organizado.

        A distinção que fiz foi bem clara, o PT não possui mais projeto de país, apenas projeto de poder, não sei como você pode considerar isso positivo, vide os exemplos que você deu: PMDB, quebrou o Brasil com a prolongação do congelamento durante o Cruzado, apenas para vencer as eleições; PSDB, quebrou o Brasil com a prolongação da âncora cambial, apenas para vencer as eleições; e agora o PT, que está quebrando o país com sua política econômica irresponsável, que tem em Juquinhas e Eikes Batistas seus principais símbolos, apenas para vencer as eleições.

        Você acha isso bom?

        A principal diferença é que o PT, além do fisiologismo clientelista, possui uma ideologia quase religiosa, usada para demonizar seus adversários: Marina, enquanto do PT e parte do governo, era boa, quando saiu, virou a encarnação de satanás; Campos, enquanto aliado do petismo era bom, neto de Miguel Arraes, começou a ter ideias próprias, virou a encarnação de satanás.

        Nesse radicalismo ideológico, o PT se iguala aos radicais da direita, os Reinaldos Azevedos e similares, cuja única proposta de país é demonizar o adversário.

        Daí surge a chapa Campos-Marina pra romper com essa polarização nefasta, o que vejo como algo muito positivo.

         

  40. Os múltiplos disfarces da nova direita

    Eduardo Campriles e Marina Radonski são a nova face da direita no Brasil. Tal e qual o similar venezuelano, apresentar-se-ão ao distinto público como ‘novidades’ capazes de enterrar a ‘velha política’. 

    O comando de campanha de Henrique Capriles na Venezuela se chamava ‘Comando Simon Bolívar’, figura rejeitada pela elite venezuelana desde sempre. As promessas também vinham no sentido de manter e preservar o legado de Chávez, dizendo que teriam mais capacidade do que Nicolas Maduro para fazê-lo. Isto é um transformismo puro e simples. 

    O PSB quer tomar o lugar do PSDB, nada mais do que isto. Este movimento transformista pode levar o PSDB a repensar a candidatura de Aécio Neves e a cogitar a volta de Serra. 

    A ‘nova política’ da direita envernizada virá em 2014 com múltiplos disfarces, ocultando o fato de que contará com o apoio integral dos setores mais conservadores e retrógrados do campo religioso (Malafaia e Feliciano), do campo latifundista (Ronaldo Caiado), do campo financista (Casa das Garças-Itaú) e de setores que fazem profissão de fé em nome da destruição pura e simples da experiência capitaneada pelo PT (Bornhausens). 

    Quando Marina Radonski citou que o seu principal objetivo era acabar com o ‘chavismo’ do PT, estava sendo absolutamente sincera, pois ela está há muito tempo no campo da reação. 

    Talvez ela tenha exagerado ao verbalizar o que todo mundo já sabe, mas já que o fez, é bom que os inocentes atentem para o fato e saibam que esta fala é absolutamente verdadeira e que reflete bem o pensamento do transformismo verdista e ‘horizontalizado’.

  41. Marina perde e Eduardo ganha

    Este texto foi escrito ainda no sábado, ainda meio no impacto da aliança. Não foi alterado, nem tinha por que ser. Sua premissa fundamental é a de que a vitoria da Presidente(A) é certa, seja no primeiro seja no segundo turno, se discordarem todo o restante se  torna inutil…

    Definitivamente Marina servirá de escada para Campos. Falta definir o tamanho da escada e a quantidade de degraus… Em 2010 ela percebeu a grande oportunidade de ser candidata e explorar o fim dos oitos do governo Lula e o começo do desgaste da administração petista. O quadro agora é outro. Apesar de o degaste do PT “naturalmente” ter aumentado, Dilma administrou apenas quatro anos e pode (deve) dizer que ainda tem muito a fazer. Eduardo Campos sabe que o seu jogo é em 2018 e que agora precisa pavimentar seu caminho laçando-se candidato e Marina, que tem estado no centro do debate a pelo menos uns dez dias e teve quase 20 mi de votos, é o meio adequado para alcançar esse objetivo. Sua jogada é genial. Agora imaginem, se ela teve problemas com o PV, que não tinha nenhuma grande liderança e se indispôs “somente” com a burocracia partidária, como será agora quando entra em um partido que tem um dono com potencial para “futuramente” ter competitividade presidencial? E não adianta dizer que vai definir o candidato só em março, já está definido e desde março do ano passado, não foi à toa que perderam um governador e mais alguns deputados. Imagino alguns cenários possíveis, em ordem decrescente de probabilidade:

    1 – Dilma, Campos, Aécio e os nanicos: provável resultado do primeiro turno, com amplas chances de vitória já neste turno. Segundo o presidente do Ibope os votos de Marina no segundo turno de 2010 se dividiram igualmente entre Dilma e Serra. Faz sentido, muitos dos que votam na sonhatica eram eleitores do PT e não votam nos tucanos, agora imaginem um cenário parecido, no qual ela somente transferiria para Campos 75% dos seus votos, isso significa que ela levaria 12 pontos percentuais para seu companheiro de chapa, desta forma dos outros 4 pontos iriam para Dilma, Aécio não levaria nada por que suas possibilidades já estariam dentro dos 12 já mencionados. Assim teríamos Dilma com 42, Campos com 17 e Aécio com seus 12. Grande possibilidade de vitória no 1º turno.

    2 – Dilma, Campos e Serra: Aí fica até mais fácil, o coiso adoraria ir pra uma disputa como essa, mesmo que fosse pra perder, iria bater em todos já que viria da terceira posição. Isso facilitaria o caminho pra Dilma, suas fraturas estão expostas desde de 2005 e as de Marina?

    Esses cenários só beneficiam Campos. Dilma está com essa reeleição garantida desde o dia 02 de janeiro de 2011, foi preciso que 2 milhões fossem às ruas pra que começasse a correr riscos e agora já começa a recuperar. Aécio, já disse antes, vai pro sacrifício. Por isso cogito a hipótese de ele voltar pra casa e esperar mais quatro anos, o que embute grandes riscos, não de perder o governo mineiro, mas de passar por covarde. Como já dito antes somente Campos sai bem, fica conhecido, afunda Marina e ajuda a enterrar de vez o psdb, vai sair dessa como o grande adversário do PT.  

  42. PSB – Partido da Sustentabilidade Brasileiro e Serra presidente

    PSB – Partido da Sustentabilidade Brasileiro e Serra para presidente.

    Em 2014, Marina Silva (PSB) e José Serra (PSDB) disputam o 1º turno das eleições para decidir quem enfrenta Dilma (PT) no 2º turno.

    O cenário acima pode parecer ser insólito mas é plausível, se dois pontos que têm me feito pensar acontecerem.

    Tudo vai depender dos resultados das próximas pesquisas.

    PSB – Partido da Sustentabilidade Brasileiro.

    Marina era cultuada pela grande imprensa como a garantia de um segundo turno. Era o sonho de repetir em 2014 o mesmo papel que Marina representou em 2010. Em 2010, Marina substituiu a “bala de prata” que a grande imprensa disparou contra as candidaturas do PT em todas as eleições anteriores – de Mirian Cordeiro a Escândalo dos Aloprados.

    A decisão do TSE negando registro ao Rede foi um momentâneo banho de água fria nessa pretensão. Mas a inda de Marina ao PSB a ressuscitou.

    Bastava inverter a cabeça de chapa pessebista trocando os 5% de Eduardo Campos pelos 16% de Marina. Mas isso é como preparar uma sopa de tigre. É fácil, depois de matar o tigre. E o tigre são as aspirações presidenciais de Eduardo Campos, o dono do partido.

    Para conseguir tal feito será necessário emparedar Eduardo Campos. Quando lembramos o nível de pressão a que foi submetido o ministro Celso de Mello no caso dos embargos infringentes e a que foi submetido o próprio TSE para dar um “jeitinho” no registro da Rede, sabemos que a grande imprensa tem as ferramentas necessárias para a obra e não tem escrúpulos em usá-las.

    As próximas pesquisas dirão se Eduardo Campos cria corvos ou não.

    A próxima pesquisa é sintomática. Não só pelos seus resultados, mas também pelo seu método.

    Pelo lado dos resultados, os que podem interessar e mudar o rumo das articulações seriam um súbito e forte crescimento de Eduardo Campos ou o despencar de Marina. Mostrariam a assimilação, no primeiro caso, ou rejeição, no segundo, da manobra de Marina por seus eleitores e já definiriam o quadro em que se dariam as eleições, salvo chuvas e trovoadas.

    Fora isso, se os resultados mostrarem a continuidade do que vimos acompanhando, ou seja, a recuperação paulatina de Dilma e o emparelhamento dos outros candidatos, teríamos de esperar mais pesquisas, pajelanças e danças da chuva para ter um quadro mais definido.

    O método das pesquisas pode, no entanto, ser mais revelador. Em princípio, Marina não deveria aparecer nas pesquisas. Não é mais candidata. Se, no entanto, forem realizadas pesquisas alternando o candidato do PSB entre Eduardo Campos e Marina Silva, então, começou o emparedamento.

    Resultados que mostrem Marina Silva consistentemente em segundo lugar e Eduardo atrás de Aécio tornariam a pressão beirando a inconvivência de ambos, Eduardo e Marina, no mesmo partido, ainda que Marina fizesse o que melhor sabe fazer em momentos de confronto, se fingir de morta enquanto o pau come solto. Eduardo teria, nesse caso, forças políticas para enquadrar Marina como enquadrou Ciro Gomes?

    Aguardemos.

    Serra para presidente.

    Há um outro aspecto que tem sido pouco explorado nas análises das eleições de 2014 – as eleições estaduais.

    As últimas eleições municipais mostraram um quadro interessante dos partidos brasileiros.

    Existem dois partidos nacionais, PT e PMDB. Existem dois partidos regionais com inserção nacionais – PSDB baseado no sudeste mas com ramificações nacionais e o PSB com base no nordeste e com as mesmas ramificações nacionais. Os outros partidos se pulverizam pelo território nacional.

    Pois bem, de uns tempos para cá, chamou-me atenção a não renovação de quadros no PSDB. Um erro estratégico que Lula não deixou ocorrer no PT, mas que devido ao personalismo dos líderes tucanos acabou por ocorrer no PSDB.

    Com mensalão e tudo, hoje, o PSDB é um partido mais envelhecido que o PT. Envelhecido ao ponto de não possuir quadros para disputar com chances de vencer ao mesmo tempo as eleições federais e estaduais.

    A base do PSDB e o que tem permitido que ele se mantenha ativo mesmo com 10 anos fora do poder central são os governos de São Paulo, Minas e Paraná. O núcleo duro do PSDB.

    Ocorre que Alckmin se desgastou muito em São Paulo. Embora, após os protestos de junho, Alckmin tenha sido posto sob o manto da invisibilidade da grande mídia, embora São Paulo, cidade e Estado, continuem muito conservadoras, beirando o reacionário, há um mal estar com a administração tucana pairando nos ares paulista e paulistano. Alckmin, tem um enorme passivo de massacres nos seu currículo. Do da Castelinho ao do Pinheirinho, passando pela matança de Maio de 2006, que pode até sobrar para Cláudio Lembo mas que é de Alckmin, e pelo histórico de repressão violenta, seja na USP e USP Leste seja nas balas de borracha dos protestos de junho de 2013. Só isso já bastaria para tornar sua campanha como vulnerável.

    Agora, some-se a isso as poderosas denúncias em relação ao propinoduto Siemens-Alston, o nada para mostrar em termos de desenvolvimento estadual e o desgaste natural após 20 anos do mesmo partido no poder e não seria de estranhar uma derrota para o candidato do PT, um Padilha que já não é mais tão poste após o Mais Médicos.

    O Paraná, e aqui Paraná é sudeste tanto quanto o Espírito Santo é nordeste, o Paraná deve ser mantido pelo PSDB em 2014. Mas depois de uma luta dura contra Gleisi Hoffmann e sem um 2018 em segurança. Isso a depender da decisão de concorrer ou não de Requião. Com Richa, Gleisi e Requião no mesmo páreo, nem o Paraná está seguro em 2014. Mas aqui, eu conheço pouco da política paranaense.

    Agora chegamos a Minas.

    Para Aécio o melhor dos mundos seria a candidatura à presidência em 2014. Não tem o que perder e tem muito a ganhar. Seu mandato de senador vai até 2018, não seria afetado por uma derrota em 2014. Além disso, a campanha de 2014, com um possível segundo turno, daria a ele o recall necessário para se apresentar como o candidato natural do PSDB em 2018. Aí sim, concorrer com chances reais de levar.

    Ocorre que não há sucessor para Anastasia. Minas é um caso onde a vitória do PT está muito bem encaminhada com Pimentel.

    Perder Minas, São Paulo e com o Paraná sem garantia de vitória em 2014 e com sério risco de perdido em 2018, combinado com o governo federal nas mãos do PT significaria o fim do PSDB como grande partido.

    Esse é o dilema aparentemente não discutido até aqui. As eleições de 2014 podem representar o fim do PSDB como partido viável por muito tempo e mesmo como partido, no caso de uma debandada motivada pelo seu rebaixamento de representatividade eleitoral. E sem partido não há candidatura em 2018.

    Se as próximas pesquisas demonstrarem um Aécio persistentemente no 3º posto da corrida eleitoral para presidente, atrás de Marina “Campos” Silva, talvez seja melhor garantir o governo de Minas.

    Com Aécio lutando por Minas e Alckmin defendendo a cidadela paulista, restaria ao PSDB sair com Serra, o mais preparado, para presidente.

    Aguardemos.

    1. Brilhante análise, mas vc

      Brilhante análise, mas vc esqueceu o Rio embora esteja com o PMDB , o PT com Lindenberg é favorito, até mais que Pimentel em Minas( que obriga Aécio voltar pra MG ) e Padilha aqui em São Paulo.

      Lindenberg foi o grande vencedor das manifestações coxinhas-midiáticas, pois anulou as chantagens do acabado Cabral pra cima do PT.

      A imprensa pode sim emparedar Campos, mas aí Marina entraria em bola dividida, e ela não tem cacife pra isso.

      Serra tem tudo pra ser o adversário novamente, contudo se as duas candidaturas estiverem próximas nas pesquisas, poderemos ter a briga de anões  para ida ao 2º turno.

      1. Não falou do Rio pois não era importante para a análise

        Não falou do Rio pois não era importante para a análise. Ele estava analisando os locais onde o PSDB ainda existe. No Rio ele não existe mais.

        A questão no Rio não passa por esta discussão pois, quem quer que ganhe, vai manter o poder nas mãos da aliança PT-PMDB. Eu voto no Lindenberg mas acho precipitado considerar Cabral-Pezão como cartas fora do baralho. Apesar de todo barulho das manifestações, o fora-cabral não é exagerado. O Rio já teve, recentemente, governantes muito piores que não foram vítimas de tanto barulho.

  43. Eleicão 2014

    São dois os ganhadores e dois os perdedores após os movimentos do sábado dia 5 de outubro, ganham Dilma e Eduardo perdem Aécio e Marina. Dilma consolida sua posição e garante a reeleição no primeiro turno, Eduardo desbanca Aécio e chega em segundo tirando a hegemônia da oposição das mãos do PSDB e ficando bem posicionado para 2018. A tendência é Marina  caminhar para a irrelevância assim como, Cristovam, Heloisa Helena, Freire e outros queridinhos da mídia. Em 2018 sobra para Aécio a reeleição para o senado provavelmente na chapa do seu amigo Fernando Pimentel. Obs. o que esperar de uma oposição que o seu lider viaja para fora do pais em lua de mel na semana decisiva para os arranjos de 2014.

    1. De fato, este pequeno detalhe

      De fato, este pequeno detalhe mostra como o Aocio não tem timing politico. Ele está desligado quase que o tempo todo, principalmente quando toma umas, entre outras, no Rio. O que é que ele foi fazer nos EUA?? Palestras para quem?? Camaradas no bar do hotel?? Enquanto isto, aqui no Brasil, estavam todos espertos…

    2. Concordo com esta boa

      Concordo com esta boa análise. Pode fazer parte de uma boa enquete e esta vai ganhar. Os detalhes de Minas no futuro não está em jogo.

  44. Se comparar com um jogo de

    Se comparar com um jogo de Xadrez a Marina SIlva é a Rainha ,esta já morreu pois os votos dado para ela era para uma pessoa diferente.Ela ficou igual.

    Aqui em casa todos mudaram o voto voltamos para dois partidos PT e PSDB.

    Acho que cortaram a ultima arvore da floresta.

    1. Aqui em casa, votamos nas ideias

      Aqui em casa, como nunca votamos na Marina, mas sempre apoiamos a IDEIA, continuaremos votando no projeto mais democrático, pouco se importando com os candidatos…

       

        1. RADICALIZAR A DEMOCRACIA

          Criar um partido onde os filiados sejam protagonistas das propostas, tenham direito de se reunir oficialmente

          pela internet, apresentar sugestões, e tomar a frente onde julgarem necessário, sendo a autoridade máxima do partido.

          1. Que idéias, propostas a Marina tem mesmo?

            Direito a se reunir sempre tiveram. Marina teve 4 anos para reunir-se e criar um novo partido com menos de 500 mil assinaturas. O que aconteceu? Sua incompetência foi tamanha que nem os votos conseguiu. Que sujestões foram apresentadas alem de condenar hidroelétricas, apoiar pastor reacionário e querar acabar com o Chavismo do PT, seja o que isto signifique! Para mim associar o Chavismo seria o mesmo que tudo de social que o Lulismo fez no Brasil. É isto que ela quer acabar?

    2. Bispa do Rei

      A Marina está mais para bispa do Rei, como a iniciativa é das brancas e o PSB saiu na frente lançando candidato, a Marina vai correr as casas brancas pelas diagonais, mas não joga nas pretas. O Bispo no início do jogo não têm mobilidade, assim a iniciativa vai depender do movimento dos peões ou dos cavalos, para abrir casas onde sua influência possa se manifestar.

      Em todo caso e dependendo do jogo, sua influência tende a crescer no fim de jogo, ou seja para depois de agosto de 2014, até lá vai ser figura menor no esquema geral.

      O tempo urge para o PSB mostrar ao que veio, que monte suas hostes, com rainha, cavalos, bispo preto, torres e peões o quanto antes, pois a iniciativa é sua. Como parece que os acontecimentos estão atropelando o candidato e sua trupe seria de bom alvitre eles se organizarem e produzirem um programa de governo que realmente faça a diferença na campanha.

      Uma candidatura bem estruturada, com propostas firmes, factíveis e críveis é muito mais difícil de se bater do que uma aventurazinha qualquer.

      Do outro lado está o Lula, há doze anos imbatível no tabuleiro, com um jogo firme, peças bem postadas e uma estratégia matadora, pelo menos contra candidatos amadores.

  45. Vejo Marina um pouco

    Vejo Marina um pouco desgastada, já Campos, um pouco fortalecido. Existe a possibilidade da legenda “chapa-pura” entre Aecio/Serra-vice. Alguns tucanos paulistas veem com bom olhos hipotetica chapa. Mas o estrategista Lula sabera usar a seu favor, alem de toda a militancia fiel, essas novas legendas criadas recentementw que, teoricamente estao livres dos velhos conchavos. 

  46. A QUESTÃO ESTÁ NAS MÃOS DO PSB

    Se o partido resolver ser o NOVO, e radicalizar a democracia brasileira, Eduardo Campos e Marina Silva vencem no primeiro turno.

  47. Fato nu e cru, é que Dilma

    Fato nu e cru, é que Dilma não é articulada. Não sabe formar frases, se perde toda, e não há Lula no mundo que faça isso mudar.

    Na primeira eleição houve uma clara transferencia de votos de Lula para ela. As coisas eram muito recentes, prestígio do ex em alta, medo de mudanças que a política das “bolsas” mudasse.

    Hoje esta mesma classe favorecida que foi, parece que  sabe o que não quer. E saiu às ruas, sem eira nem beira, furiosa, brava.

    Dona Dilma e seu PRI cansaram.

    Fora PT !!

    1. Sem nu e sem cru

      A Insensatez dos apaixonados não tem limites, a discussão é civilizada para todos mas sempre tem um que só aparenta ser, mas na verdade não vejo nada propositivo.

      1. Propositivo? Significa , para

        Propositivo? Significa , para voce, comentarios edificantes para Dilma.  Deixa de ser hipocrita e leia os grosseiros comentarios feitos por ptistas a respeto de Campos/marina.

  48. O que vai acontecer com o PSB?

    A aliança Campos e Marina abre uma nova frente política, a maior curiosidade é imaginar para onde caminha o PSB, por mim existe duas possibilidades:

    Possibilidade boa: O PSB pode resgatar o que foi o PSDB até 1994 antes de se aliar ao PFL, um partido de grandes quadros políticos progressistas que apoiou  Lula contra Collor em 89.

    Campos/Marina vieram da base do governo, eles podem se afirmar como um “Lulismo Esclarecido” crítico do fisiologismo e representarem de fato o novo.

    Não há possibilidade de rompimento definitivo entre PT-PSB mesmo com a candidatura, ambos são parceiros, PSB sempre exigiu menos cargos que o PMDB.

    A bancada do PSB tendo um crescimento no parlamento em 2014 será bom para o PT na governabilidade para reduzir um pouco o papel do PMDB.

    Possibilidade ruim: O PSB corre o risco de ir para o mesmo caminho sem volta como o PMDB, PDT.

    Depois que  o PMDB recebeu filiados da Arena na época da redemocratização o partido nunca mais foi o mesmo.

    Eduardo é personalista e lembra Brizola por sua postura de dono do partido, que após a sua morte o PDT se perdeu.

    O PSB vem recebendo integrantes da direita (Bornhausen, Heráclito), a própria Marina tem uma base política conservadora formada pelos evangélicos e isso ameaça descaracterizar o partido.

    1. político sem visão política sempre vira hospedeiro…

      é praticamente impossível alguém se aproximar do Lula e não perceber que é parte importante e principal dos seus planos, mas o Eduardo Campos conseguiu……………..

       

      e Dilma não caiu…………………….

       

      montem um cenário como se isto tivesse acontecido e vejam a besteira que ele fez

       

      tem mais é que virar hospedeiro do que não presta mesmo ou do que nada acrescenta ao momento atual, e não só do Brasil, de todos os países………………….completamente sem visão de futuro

       

      e por falar nisso, segue dica do melhor cenário para 2018: Precisamos produzir para consumir

  49. Marina a Sereia
    O PSB está enfeitiçado com o canto da Sereia Marina, mas, os Marineiros da primeira viagem estam ficando desencantados.
    No desdobramento desse acordo possivelmente veremos declarações do Ronaldo Caiado
    confirmando ótimas relações com o PSB de Goiás,mas, afirmando provavelmente que não acompanha o PSB nacional , ele desconsiderará qualquer relação política com Marina mas, muitos não revelarão o oportunismo e as conveniências políticas.
    O que existe nesse acordo é nada fora da busca do poder,

  50. A ida de Campos-Marina para o

    A ida de Campos-Marina para o segundo turno seria uma grande vitória para a Democracia brasileira. Por um lado, encerraria a nefasta participação do PSDB e tudo que eles representam no centro da política nacional; por outro, teríamos um segundo turno baseado em debates civilizados e sobre temas do interesse da população, e não o festival de asneiras e baixarias promovido por Serra e os tucanos.

  51. Eleições 2014

    Penso que as eleições em 2014 será muito mais  complicada e acirrada que as análises que estão sendo feitas.Pelo que vi de comentários aqui a maioria projeta Dilma como, se não ganhando logo no 1º turno…ficando com 45/46% no 1º turno restando apenas 4 a 5 pontos para decidir no 2º turno (independente de quem seja o candidato – Aecio oi Marina). É aí que pecam em suas análises…se considerarmos o que ocorreu neste ano (2013 – junho/julho), por causa das manifestações Dilma perdeu 28% de popularidade comforme constatou diversas pesquisas. Projetando isso para 2014, se hover manifestações durantes os jogos da copa (eu creio que haverá), perdendo o mesmo percentual que perdeu este ano, ficaria assim a popularidade (56 – 28) = 28%. Só um loco projetaria um quadrode um canditado assim (como certo no 2º turno). Ou seja, as eleições em 2014 para presidente pode ocorrer como no 1º turno para prefeito em SP (2012), 03 candidatos tecnicamente empatados no 1º turno. Eu acredito que se não for assim, será algo bem semelhante, (para desespero dos petista), quem viver verá!

  52. Minha  modesta opinião; Aécio

    Minha  modesta opinião; Aécio já era, perdeu o bonde.  Eduardo não é mais do queria ser, aquele que não foi sem ter sido. Marina é a nova Eloisa Helena, sobrou o que???? O Serra. A mídia irá investir na nulidade, não tem alternativa.

  53. … o corre corre foi a jato!

    … o corre corre foi a jato!  ou se aglutinava em qq partido ou teria de esperar mais quatro anos.  em principio a tacada foi de mestre mas pode nao ser tanto assim.

    por que?  porque, se Eduardo se por a coligar com gatos e sapatos, a Marina vai estrebuchar e pode deixa-lo a ver navios.  a rigor, Marina eh maior  q Eduardo .. e quero ver Eduardo dar espaço a Marina e ficar so olhando ….  essa quadra ainda serah melhor analisada.  aguardemos os proximos lances.

    mas uma coisa eh certa:  PSBD e DEM >>> encomendem seus caixoes  ou se bandeiem ao PSB quando for possivel ,se querem continuar na politica.

    o q tudo isso muda para o povo ?!

  54. Jogo de xadres ???????

    Por favor, desculpe-me, sobre este jogo de xadres que os senhores esta falando (escrevendo ) para mim que voto desde o tempo em que o Presidente da Mesa patia o carimbo no verso do titulo, portanto a muitos anos;

    Este jogo não é xadres e sim um jogo de DAMAS, isto é, uma pedra comendo a outra para ganhar, neste casa para sobreviver politicamente. Ao meu ver com certeza não seria nada impossivel, no fim deste jogo, proximo às eleições uma coligação PSB/PT ou pior PSDB/PSB.

     

  55. XADRES CHINÊS NO NOVO TEMPO

    O jogo de xadres de Marina e Eduardo Campos é o chinês jogado no Brasil, aquele de peões coloridos cujo objetivo é locomover-se em tabuleiro de formato hexagonal estrelado, de um local para o outro, ocupando-o, e ao  contrário da maioria dos jogos similares, as peças não são retiradas do jogo, simplesmente mudam de posição.

    Marina ao ocupar com suas peças a base do Eduardo, que permaneceu com suas peças, fez com que uma única base fosse ocupada por dois jogadores, sabendo-se que apenas um poderá participar do jogo, e o pior, deixou sua base, o espaço a ela reservado para jogar, abandonado, vazio, fora do jogo.

    Essa base vazia tornou o jogo muito perigoso para os que desejam desbancar a atual campeã, pois já haviam duas outras bases vazias. Uma deixada pelo jogador Serra, que ao contrário de  Marina já dividia uma mesma base com outro jogador, o Aécio, e resolveu não mover-se para ocupar a base a ele oferecida, e a outra, deixada vaga por um novato candidato a jogador, alcunhado oportunamente de Batman, por fadiga da imagem construída especialmente para esse jogo.

    Das três bases que restaram, a última é ocupada pela atual campeã, a jogadora Dilma, sucessora do lendário bi-campeão Lula, que sai em vantagem por não ter que decidir quem irá mover as peças de seu pedaço, no tabuleiro.

    Os patrocinadores dos desafiantes da atual campeã, preocupados com a indefinição de seus quatro pupilos, brigando por duas bases, certamente terão que arriscar e trazer o justiceiro Batman, com ou sem imagem comprometida, de volta para o jogo, pois graças as regras ele ainda pode ocupar sua base, mesmo depois de esgotado o tempo limite para os demais, e sem ele o jogo termina na primeira rodada com Dilma campeã, para alegria do povo e desespero dos condôminos da Big House e dos estrategistas do Millenium. 

    E lá das cabines o comentarista LN, agitado e como quem não quer nada, querendo (sem ainda acreditar que quem vem para o jogo é Serra), mineiramente anuncia: “O jogo mal começou….. Agora há de se pensar no novo tempo.”

    A gente não perde tempo e lembra que no novo tempo de Ivan, anuncia-se a herança de sermos nóis de novo na fita:

    No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos
    Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver

    Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
    Seja sempre um caminho que se deixa de herança
    No novo tempo, apesar dos castigos

    De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos

    De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
    Seja sempre um caminho que se deixa de herança

    No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    No novo tempo, apesar dos perigos

    A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça
    Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
    Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
    Seja sempre um caminho que se deixa de herança

              

  56. Aécio perdeu o rumo pois não

    Aécio perdeu o rumo pois não tem o apoio de todos os tucanos, são muitos bicos cada um querendo ser maior que o outro e isso o visto por todos. Por outro lado Marina tem se perdido em dar explicações disso e daquilo e na verdade nem os integrantes da sua Ex-Rede a apoiam mais, as pessoas já viram que ela é uma MULHER FERIDA pois Lula não se sentiu seguro com seu trabalho frente ao Ministério do Meio Ambiente. Agora o PSB resolveu “ELITIZAR-SE” com os “bornhausenS”, “RURALIZAR-SE” com Caiado e “ESCANDALIZAR-SE” com Heráclito, o povo vê no partido dele a GANÂNCIA PELO PODER e não um PROGRAMA PARA MELHORAR O BRASIL. O povo já dera uma resposta para ESSES SENHORES FEUDAIS.

    1. O jogo de xadrez de Marina e Eduardo Campos

      Hermers, iria escrever mais ou menos isso. O Aécio, antes de mais nada, precisa ver os movimentos do Serra, tem de focar somente nos tucanos de Sampa, de Pernambuco e da Bahia (fisiologistas¹º)!

       

      Somente após garantir o enterro de Serra poderá pensar em como chegar ao Planalto!

  57. eduardo campos e marina silva

    Infelizmente a Marina Silva nao souve avaliar. Perde a chance de se firmar e nao vai conseguir angariar mais que 10% dos seu eleitorado para Eduardo. E outro coisa como pode apoiar um candidato que até ontem estava na base governista e se pode piorar é so ela ser vice aí a carreira política dela vai pro brejo mesmo. Aquilo que era alternativa virou so mais uma candidatura que se impoe e bem sabemos que nada mudara. Pergunto, porque Marina nao se candidata ao governo de seu Estado, ela não é Lula e por tanto a chance dela se eleger presidente do Brasil é muito pequena

  58. Nuvem não passageira

    Nassif,

    A introdução do texto lembrou-me um político mineiro muito famoso, acho que o Magalhães Pinto:

    “política é como nuvem, cada vez que se olha está diferente”.

     

    Vejamos se essa nuvem fará chover!

  59. Vamos brincar de advogado do

    Vamos brincar de advogado do diabo? Vamos. Comecemos. O PMDB, como fica nessa história? E se Campos puxa o PMDB para si? Umas notas que andei tomando há pouco, em julho deste ano: Eduardo Campos candidato em 2014 à presidência? (http://bit.ly/15lii2l)

    Contexto:

    Para Eduardo Campos, PMDB vira as costas para governo (http://bit.ly/1188mqO)

    Eduardo Campos criticou a postura do PMDB junto ao governo atual, afirmando que tal partido quer tirar seu time de campo e eximir-se de sua responsabilidade em face das dificuldades contemporâneas que assolam o Palácio do Planalto. 

    Muitos apressados dizem que Campos agora, vendo ser impossível tornar-se presidente, dados os resultados das últimas pesquisas, tenta cacifar seu partido para ter na sua figura o vice-presidente a partir de 2015. Nada mais equivocado, a meu ver. 

    Dos novos políticos, aparentemente, esse sujeito é o mais “político” de todos, no sentido de ser cauteloso. Olha a diplomacia do discurso do cidadão: recentemente se disse no barco do governo, justo no momento em que a aprovação da presidenta cai para seu índice mais baixo!

    Esse cara vai longe. Aliás, já chegou longe: tanto é assim que o PT o anda cortejando, conforme registram os cronistas dos bastidores da alta política: durante os protestos de junho, Campos foi interlocutor constante do ex-presidente Lula.

    O cidadão poderia estar jogando gasolina agora. Mas não. Matreiramente, aguarda o seu melhor momento para, caso assim lhe seja mais vantajoso, dar o bote e sair candidato a presidente. Com boas chances, acredito eu. O sujeito tem o que o povo, pelo menos o dos protestos, quer: é diplomático, no sentido de saber costurar acordos e governar sem curvas sinuosas, aparentando sempre grande tranquilidade pessoal e gerencial. E não é nem do PT nem do PSDB, o que vai de encontro aos anseios do bordão “sem partido, sem partido”, que caracterizou a micareta cívica do mês passado [junho de 2013]. Se o PMDB sai do governo para dar-lhe apoio… Ele é tão vivo que até essa declaração diplomática junto ao petismo, de que o PMDB vira as costas para o governo, tem lá um quê de ameaça, nos seguintes termos: “o PMDB não tem dono e eu estou ainda estou aqui, ao lado do governo, pelo menos por enquanto”. É o que se percebe quando se dá atenção, para além da sua fala, ao que falou o seu correligionário e conterrâneo, que esclarece tudo: “estamos buscando ampliar nossas alianças para ajudá-lo, porque ele será candidato”. E o PMDB está aí, doido para pular fora do barco.

    “Ah, mas falando assim ele pode afugentar a presa”, pode me contraditar algum eventual leitor. Não creio. Simplesmente porque o PMDB não é de levar mágoas – e nem amizades – para muito além das suas conveniências. Certamente o PMDB estará presente no novo governo no dia em que o Partido dos Trabalhadores sair do Palácio do Planalto. E se isso tiver que ocorrer a partir de 2015, e Campos se tornar eventualmente o novo mandatário do poder executivo, o partido presidido pelo vice-presidente Michel Temer permanecerá acomodado no poder, certamente. 

    Campos diz isso, que o PMDB age mal com o petismo, mas, com certeza, correligionários seus – se não o próprio – estão, neste exato momento, em intensa negociação com esse monstrengo sem o qual, aparentemente, ninguém governa o Brasil.

    O sujeito é político-político mesmo. Parece que está no sangue. (Genética bem diferente da de um certo mineiro neto de grande figura da redemocratização brasileira, diga-se de passagem… aquele ali não se cria.) 

     

    1. Que todos os deuses ouçam esse advogado do diabo

        Eu confio no taco do PT, se o PMDB der no pé, o PT vai eleger seus próprios parlamentares e não “aliados” , além de governadores, o velho fisiologismo ficaria tudo num só saco de gatos e perderia espaço, só sobrevivem parazitando alguém, seria a melhor notícia para a esquerda desde a eleição de Lula.

       

      Infelismente não acredito nisso mas continue usando a imaginação

  60. eleições 2014, tô certo ou tô errado ???

    …as pesquisas realizadas durante as manifestações, pelo mote das mesmas, levaram os questinados a responderem especificamente sobre o que eles achavam da realidade política, e aí Dilma ficou no mesmo nível de seus adversários, mas, quando virem o Eduardo/Marina, Aécio/Serra, acompanhados dos mesmos de sempre, dos velhos conhecidos do povo, passarão a considerar outros valores, por ex. este portal fez recentemente uma pesquisa sobre o que mais preocupava as pessoas, o desemprego ganhou de lavada. Portanto, a tendencia é que DILMA  cresça e ganhe no primeiro turno. As administrações petistas desemocionalizaram as eleições.

  61. Esse casamento acabará em divórcio litigioso…

    Não gosto de ficar agourando as candidaturas adversárias, mas acho que esse casamento vai acabar em divórcio e dos litigiosos… Marinatura não é fácil e Dudu Fields é bastante ambicioso! Marinatura diz que se junta a Dudu Fields em torno de um conteúdo “programático”. Ah bom, imaginem que conteúdo programático pode atrari Roberto Jefferson, Carlos Lupi, Ronaldo Caiado, Paulo (e até o velho Jorge) Bornhausen, etc para um mesmo time onde estão Dudu e Marinatura com toda sua rede. Logo ela que prefere perder ganhando do que ganhar perdendo, como tão evangelicamente repete… podem preparar as apostas para o litigioso. Duro vai ser saber quem fica com o espólio dessa Rede Socialista Programática…

  62. Assim disse João Santana,

    Assim disse João Santana, marqueteiro político: 

    “A Dilma vai ganhar no primeiro turno, em 2014, porque ocorrerá uma antropofagia de anões. Eles vão se comer, lá embaixo, e ela, sobranceira, vai planar no Olimpo.” A previsão é do marqueteiro João Santana, o número um do PT, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da presidente da República, Dilma Rousseff – a “selvagem da motocicleta”, como divertidamente a chamou em uma das duas entrevistas que concedeu a ÉPOCA. Os “anões”, diz Santana, são os candidatos Marina SilvaAécio NevesEduardo Campos e, pelas contas dele, José Serra. “O que menos crescerá, ao contrário do que ele próprio pensa, é justamente Eduardo Campos”, disse.

     

    João Santana, o homem que elegeu seis presidentes – A trajetória e os números impressionantes do marqueteiro em quem Dilma Rousseff aposta para se reeleger em 2014 (http://glo.bo/GB8kAs)

    O jogo está aberto!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador