O Ministério da Cultura está deixando o samba morrer?

Durante a semana a Prefeitura de Osasco SP trabalhou freneticamente para levantar vários palcos espalhados pela cidade. Com apoio do Ministério da Cultura vários artistas conhecidos foram contratados para animar o fim de semana dos osasquences http://www.osasco.sp.gov.br/osascocultural/index.html.

Um destes palcos foi colocado na área de lazer construída entre o Conjunto dos Metalúrgicos e o condomínio onde moro na periferia da cidade. Ontem vários grupos de música popular brasileira se revezaram no palco. Entre um show e outro o animador da festa fazia propaganda do evento, elogiava a prefeitura de Osasco e o público presente. Fui até a janela ver o que estava ocorrendo e fiquei atônito. Não havia mais que trinta pessoas na frente do palco.

O show encerrou às 23 horas de ontem. Hoje pela manhã recomeçou às 9 horas com um grupo de maracatu. A ladainha do animador do evento era a mesma. A foto que fiz revela, contudo, que não havia ninguém no local https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1096704810353346&set=a.198878050136031.49141.100000415136357&type=3&theater.

No exato momento em que escrevo estas palavras o Ministério do Samba começa mais um show para ninguém. O som, de boa qualidade, chega a toda vizinhança. Ontem fiquei irritado porque não consegui ver direito um filme que baixei da internet (Ace in the Hole, 1951). Hoje desistir de ver outro também baixado da rede mundial de computadores (Nightcrawler, 2014).

Ao contrário de mim, que prefiro usar a internet, muitos de meus vizinhos são clientes da Netflix e de TVs a cabo. Eles também não estão conseguindo ver seus filmes e seriados prediletos. O som alto que se propaga do evento fracassado invade as casas e apartamentos das redondezas, impedindo os cidadãos de fazer o que querem. Suponho que muitos estejam praguejando e prometendo votar na oposição na próxima eleição. O fracasso do evento realizado pelo PT Osasco pode muito bem ser colhido como um sucesso pelo PSDB local.

Cultura é coisa séria. O Estado deve promover eventos como este que está ocorrendo? Sim, sem dúvida. O fracasso do show, contudo, merece algumas reflexões. Num primeiro momento fiquei tentado a criticar o gasto inútil de dinheiro público e a acintosa política pública que impede os cidadãos de ver seus programas e filmes na internet, Netflix e TV a cabo. Mas então a cantora Bernadete, a tulipa negra do samba – como disse o líder do Ministério do Samba – começou a “Não deixe o samba morrer” e a música despertou meu senso crítico.

Quase tudo que consumimos na internet, Netflix e TV a cabo é cultura etnológica “made in USA”. Soterrados pelos produtos culturais norte-americanos os cidadãos de Osasco estão perdendo o contato com a cultura brasileira e deixando o samba morrer? É difícil responder uma pergunta como esta. O esvaziamento do evento promovido pela prefeitura de Osasco, contudo, é um fato significativo demais para ser ignorado.

É evidente que estamos diante de um grave problema. Os brasileiros estão perdendo sua identidade cultural. Nada semelhante ocorre nos EUA, pois os norte-americanos não são compelidos a consumir samba, choro e novelas “made in Brazil” como nós mesmos somos levados à consumir cultura etnológica “made in USA” e rejeitar a nossa própria cultura. O que fazer para reaproximar os brasileiros de suas raízes culturais? Esta meus caros é a pergunta que as autoridades devem responder.

Os músicos cumpriram sua obrigação. Eles subiram no palco e se esforçaram para dar o melhor de si. A falta de público certamente foi notada pelos mesmos. Não creio que eles se sentiram muito valorizados. Os depoimentos deles deveriam ser colhidos, publicados e levados em consideração pelos estudiosos e encarregados de definir políticas públicas. Caso contrário o abismo entre o povo brasileiro e seus artistas continuará aumentando.

Encerro este relato com duas últimas observações. Fui ao Extra no Centro de Osasco fazer compras. Ao voltar para casa passei pelo palco do evento levantado pela prefeitura na frente ao Shopping que existe próximo do supermercado. Em frente ao mesmo não havia ½ dúzia de pessoas. Apenas uma coisa saia dos alto-falantes: música gospel. Não bastassem os canais de TV e rádios evangélicas, agora o Ministério da Cultura e o Município de Osasco estão ajudando os pastores a embolsar dinheiro para propagar sua religião. Sobre este assunto vide https://jornalggn.com.br/blog/fabio-de-oliveira-ribeiro/o-estado-laico-e-os-evangelicos.

Ao chegar em casa um grupo de rock tocava no palco levantado próximo ao condomínio onde moro. Desci junto a cerca para tirar uma nova foto. Eram 14 horas e o local continuava vazio https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1096810287009465&set=a.198878050136031.49141.100000415136357&type=3&theater. A banda se esforçava para animar algumas pessoas. Havia mais crianças nos brinquedos infantis do que público adulto vendo o show.

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador