Ode aos ditadores títeres caídos e esquecidos

Costa e Silva  morreu em 17/12/1969 e sua estátua foi derrubada apenas há algumas horas. A estátua de Saddan Hussein foi derrubada em 9 de abril de 2003 e ele somente morreria em 30 de dezembro de 2006. A estátua do ditador brasileiro foi erigida em 1976, portanto, há exatos 38 anos. Curiosamente, Costa e Silva era 38 anos mais velho do que Saddan Hussein. Esta pequena coincidência não é o único elo entre ambos.

Todo ditador é prepotente, arrogante e violento. Saddan Hussein e Costa e Silva foram generosos na distribuição de favores aos seus amigos e de cicatrizes físicas e psicológicas aos seus adversários. Desprezados pelos intelectuais de seus países, ambos eram considerados limitados culturalmente. Os dois tiranos cultivaram amizade com os EUA e foram beneficiados pelo apoio norte-americano. Costa e Silva, porém, morreu de causas naturais antes de ser morto por norte-americanos.

O brasileiro era viciado em jogo. O iraquiano também tinha um vício: contratar e manter dublês. As estátuas de ambos foram derrubadas diante das câmeras. As cenas podem ser vistas na internet. Para nós, brasileiros, apesar de ter sido menos espetacular do que a queda da imensa estátua de Saddan Hussein, a derrubada do modesto busto de Costa e Silva em Taquari –RS é sem dúvida alguma um fato simbolicamente mais importante. Afinal, aquele ditador governou o Brasil no período de maior intensidade da repressão política, policial e militar.

A ausência de festa popular em Taquari-RS durante a queda do busto do tirano não pode ser comparada à comemoração encenada diante do colosso de Saddan Hussein destruído em Bagdá. Mas isto não significa que os brasileiros estejam apáticos, indiferentes ou tristes. Há profundidade no silêncio, quando a ação resulta de um processo histórico lento que se tornou irreversível justamente por ter sido pacífico.

Em razão da destrutiva e violenta ocupação do Iraque por norte-americanos, há iraquianos que sentem saudades dos tempos de Saddan Hussein. No Brasil, poucos ou muito poucos rendem homenagens a Costa e Silva. O ditador militar não se tornou um ícone popular e nem mesmo a direita fez questão de preservar sua memória.

Costa e Silva causou uma boa impressão em Lyndon Johnson http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI107284-15227,00.html. Ronald Reagan foi um grande parceiro de Saddan Hussein http://www.dailymail.co.uk/news/article-2402174/CIA-helped-Saddam-Hussein-make-chemical-weapons-attack-Iran-1988-Ronald-Reagan.html . O apoio dado pelos EUA a ambos revela a vocação tenebrosa da Casa Branca para construir consenso internacional utilizando títeres violentos onde quer que o império norte-americano tenha interesses.

Os ditadores que servem aos EUA são descartáveis. Isto explica porque a Casa Branca pavimentou a execução de Saddan Hussein e sequer tomou conhecimento ou lamentou a queda do busto de Costa e Silva em Taquari–RS. Ambos são notas de rodapé na História dos EUA. Saddan Hussein provavelmente foi mais importante para a História do Iraque do que Costa e Silva o foi para a História do Brasil. Que o esquecimento de ambos pelo seu patrão seja lembrado por aqueles que sonham comandar países com punhos de ferro a serviço da Casa Branca.

Fábio de Oliveira Ribeiro

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oláentrem neste site e manda
    Oláentrem neste site e manda mensagem de apoio a retirada do bustoO Promotor entrou contra na justiça e estamos juntando mesagens de apoio para compor nossa defesapede pra toda a galera da esquerda fazer o mesmohttp://www.taquari-rs.com.br/Link fale com a Prefeitura Obrigado pelo apoio nesta luta pela DEMOCRACIA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador