ONS divulga balanço da situação dos reservatórios em fevereiro

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nesta quarta-feira a situação dos reservatórios nas regiões do país que compõem o SIN (Sistema Interligado Nacional). O volume de acumulação dos reservatórios das regiões Sudeste-Centro Oeste teve melhora, passando de 37,46% para 42,89%, enquanto que no Sul do país os reservatórios diminuíram pouco mais de três pontos percentuais, passando de 43,77% para 40,36%.

 

Os reservatórios do Nordeste também apresentaram melhora, passando de 32,86% para 38,59% e, no Norte, os reservatórios passaram de 51,08% para 63,93%.

Planejamento

O volume de água nos reservatórios –apesar da melhora- ainda é baixo e, por isso, o ONS vai manter o despacho de geração térmica, com geração de 7.700MWmed por garantia energética na próxima semana. Além disso, a usina Angra 2 também está em operação.

O ONS também prevê aumento da precipitação no subsistema Sudeste-Centro-Oeste, com concentração de chuvas nas bacias dos rios Paranapanema e Tietê. As bacias dos rios Grande e Paranaíba ainda devem apresentar chuva fraca.

No subsistema Sul, há previsão de aumento de vazão na bacia do rio Iguaçu, com ocorrência de chuva fraca a moderada, e na bacia do rio Uruguai, com precipitação em pontos isolados. Já no Nordeste, há a previsão de período de estiagem para a próxima semana.

No Norte, haverá aumento das pancadas de chuvas isoladas na bacia do rio Tocantis, com previsão de aumento da vazão neste subsistema.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador