Os Miseráveis

Victor Hugo

 

Victor Hugo, foi um dos mais brilhantes escritores que a humanidade já conheceu. Ele escrevia romances sobre as questões sociais. Seu célebre Romance “Os Miseráveis “, foi um estrondoso sucesso na França, depois transformado em filme, igualmente de grande sucesso.

Aqui algumas frases dele:

“Um dia, ao ver uns aldeões muito atarefados arrancando urtigas, olhou para aquele amontoado de plantas arrancadas e já secas, dizendo: “Já estão mortas, mas seria bom se soubessem aproveitá-las. A folha da urtiga, enquanto tenra, é um excelente legume; e, depois de velha, tem filamentos e fibras como o linho e o cânhamo. O tecido de urtiga é tão bom como o de cânhamo. Cortada, é boa para as aves; moída, é boa para os bovinos. A semente da urtiga misturada à comida dá brilho ao pelo do gado, e a raiz misturada com sal produz uma bela cor amarela, além de ser ainda um excelente pasto que se pode segar duas vezes. E de que a urtiga precisa? Um pouco de terra, nenhum cuidado, nenhuma cultura. Só custa colher a semente que vai caindo enquanto amadurece, mais nada. Com mais algum trabalho, a urtiga seria útil; como é desprezada, torna-se nociva, e então a destroem. Quantos homens se parecem com as urtigas!” E acrescentou, depois de uma pausa: “Meus amigos, lembrem-se disso, não há ervas más, nem homens maus, mas sim maus cultivadores”.”

 

“À noite, antes de dormir, disse ainda: “Nunca temamos com os ladrões nem os assassinos. Estes são perigos externos, pequenos perigos. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos, esses são os ladrões; os vícios, esses são os assassinos. Os grandes perigos estão dentro de nós. Que importa o que ameaça nossa vida ou nossas bolsas?! Preocupemo-nos apenas com o que ameaça nossa alma”.”

 

Esta é uma crítica social sem tamanho e extremamente atual. Escolhemos a guerra e a guerra escolhe a fome, a miséria. Em que temos empregado nosso tempo e dinheiro?

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador