Os sinais promissores da vacina contra COVID da Universidade de Oxford

Diretor de instituto responsável pela vacina acredita que em julho ou agosto já será possível saber se ela funciona e o nível de eficiência

Imagem: Reuters

Jornal GGN – Na última semana, as notícias que vieram da Universidade de Oxford sobre a vacina em desenvolvimento contra o coronavírus carregaram tom de otimismo e sinais de que a droga é promissora.

Neste sábado (16), com ajuda agência Reuters, O Globo narrou que a vacina não será cara. De dose única, vem sendo pensada para ser produzida em escala global, dada a pandemia que assola centenas de países.

“Não será uma vacina cara. Será uma vacina de dose única. E será fabricada para atender um suprimento global e em muitos locais diferentes ao mesmo tempo. Este sempre foi nosso plano”, disse à Reuters o diretor do Jenner Institute, da Universidade de Oxford, Adrian Hill, que trabalha ao lado da farmacêutica AstraZeneca produzindo a vacina.

Batizada de ChAdOx1 nCoV-19, a vacina já demonstrou resultados positivos em estudo com seis macacos. Alguns deles desenvolveram anticorpos contra o vírus em 14 dias. E, no final de 28 dias de experimento, todos desenvolveram proteção.

“Quando os macacos foram expostos ao novo coronavírus, a vacina impediu danos aos pulmões e evitou que o vírus se reproduzisse. No entanto, ele ainda se replicava ativamente no nariz”, explicou O Globo.

Para Hill, os dados são “encorajadores” e dão confiança de que os testes em humanos, iniciados em abril, também mostrarão resultados positivos.

Ele acredita que em julho ou agosto já será possível saber se a vacina funciona e seu nível de eficiência. O prazo pode variar a depender da exposição dos pacientes que participam do teste ao vírus.

Hill não quis dar detalhes sobre o estudo, mas indicou que até agora não houve nenhuma intercorrência e o cronograma segue como esperado.

Sete fábricas em todo o mundo trabalham na vacina. Uma na Índica, o Instituto Serum, e as outras na Europa e China.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “No entanto, ele ainda se replicava ativamente no nariz”. Essa afirmação dos cientistas foi resolvida? A matéria é importante por trazer esperança a bilhões de pessoa mundo afora, mas ficou essa interrogação para que a vacina seja efetiva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador