Paulo Renato e a politização da questão educacional

Por Rudá Ricci

ENEM e o oportunismo dos educadores tucanos

Primeiro veio Paulo Renato. Agora foi a vez de Maria Helena Guimarães. Ambos afirmam que o ENEM confunde avaliação com seleção. É brincadeira! Reuniões no gabinete de Paulo Renato, quando ministro, apontavam justamente para esta direção. Pensavam tanto nesta hipótese que chegaram a postar no site do ministério o exemplo norte-americano, cujo vestibular é unificado nacionalmente. Este é um dos problemas da cultura partidária tupiniquim: quer surfar em qualquer ondinha para conseguir financiamento de campanha.

EobvÉ óbvio que precisamos nacionalizar o vestibular (o melhor seria extingui-lo). Não podemos estar ao sabor do que uma ou outra instituição acredita ser o essencial para um jovem ter como conhecimento básico. Esta é uma questão nacional, de formação cidadã e profissional. Fico indignado de ouvir o argumento oportunista de defesa da autonomia das escolas. Autonomia? Num sistema? Então, por qual motivo se elaborou oi PNLD (Programa Nacional de Livro Didático)? Por que não respeitaram a autonomia das editoras? Justamente porque educação é tema central da formação de um país e não de feudos. 

Luis Nassif

2 Comentários

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  1. Prezados Colegas,
    Boa tarde.

    Convido-os a participarem dessa iniciativa ganha-ganha: O Projeto GESITI/Educação 4.0.
    Da mesma forma solicito, por favor, apoio e divulgação em suas bases de dados a seguinte chamada pública -UTILIDADE PÚBLICA-:

    TÍTULO: Projeto de Pesquisa GESITI/Educação 4.0

    TEXTO EXPLICATIVO: CONVITE PARA PARTICIPAR DO PROJETO GESITI/EDUCAÇÃO 4.0: importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para Países participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA.

    O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, (CTI), localizado em Campinas/SP, é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e, está coordenando o projeto “GEstão dos SIstemas e Tecnologias em uma Instituição de Ensino Superior -IES” -GESITI/Educação 4.0- envolvendo universidades brasileiras e internacionais.
    O projeto em por objetivo o estudo prospectivo (Multifocal) das “Gestão dos Sistemas e Tecnologias da Informação em IES, pública e/ou privada, com analise desse estudo em uma região, estado ou mesmo em um país, visando mapear as suas necessidades e demandas, realizar publicações & análises de desdobramentos e, principalmente a utilização em tomadas e decisões & políticas públicas. A participação no Projeto é exclusivamente com IES.

    Composição do Projeto GESITI/EDUCAÇÃO 4.0 (*):
    # MÓDULO ESTRUTURANTE: QUESTÕES GERAIS RELATIVAS A UMA Instituição de Ensino Superior –IES
    MÓDULO 1: Alavancas de Resultados Dentro de um Sistema de Gestão Educacional de uma IES 4.0.
    MÓDULO 2: Gestão do Conhecimento.
    MÓDULO 3: Segurança da Informação em uma IES,
    MÓDULO 4: Fluxo de Conhecimento & Oportunidades de Inovação em uma IES 4.0.
    MÓDULO 5: Acessibilidade em uma IES.
    MÓDULO 6: Empreendedorismo nas IES.
    MÓDULO 7: Gestão da Comunicação.
    outros ……..: EM CONSTRUÇÃO

    * – Participe DESSA INICIATIVA que importante para o Brasil, importante para sua Universidade, importante para Países Participantes e importante para o Projeto GESITI e, portanto, GANHA-GANHA.
    SAIBA MAIS: https://www.cti.gov.br/pt-br/dtsd/gesiti/gesiti-educacao

    PRAZO PARA PARTICIPAÇÃO: o quanto antes houver demonstração de interesse, melhor. – FLUXO CONTÍNUO-

    Programa GESITI do CTI Renato Archer

    Muito Obrigado.
    Respeitosamente
    Balloni

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