Pensar sobre a possibilidade de uma guerra civil no Brasil é um absurdo?

 

Com toda a evolução do golpe, com a ideologia do ódio, com a deterioração das instituições brasileiras, com a ânsia de prender o Lula e agora com a execução política da vereadora do PSOL no Rio de Janeiro, Marielle Franco junto ao motorista Anderson Gomes, muitos analistas nas redes sociais, a boca pequena falam na possibilidade de tudo terminar numa guerra civil.

Para a maior parte de todas as pessoas, apesar da ideologia de ódio que a extrema direita emprega, a pergunta não fará sentido pois com uma guerra civil todos perdemos, ou seja, qualquer que seja o vencedor, ou vencedores na verdade para a quase totalidade do povo brasileiro será uma perda quase que total, inclusive suas vidas.

Se as perdas numa guerra civil são tão certas como a inutilidade da mesma, por que talvez não seja um absurdo pensar sobre a probabilidade de haver uma?

Pelo mesmo motivo que quando escrevi em 26/12/2014 que:

Agora voltando ao título do artigo, a atual postura dos governos centrais de promover a mudança de governos estáveis (corruptos ou não) para uma situação de caos, não seja um acaso nem um erro de estratégia, mas sim a estratégia propriamente dita.

Nos países produtores de hidrocarbonetos em que não é possível promover a desordem (apesar de tentarem) como a Rússia, ou países em que o consumo cresce mais do que a produção (como o Brasil), concorrendo diretamente com os países da OCDE, uma confusão interna ou externa aliada com uma recessão, fazem o mesmo papel (por enquanto!).

Chamando a atenção que a lógica do Imperialismo de Destruição é de simplesmente reduzir os países produtores de commodities a níveis de consumo extremamente baixos e, se além disto, conseguirem DIVIDIR O ESTADO EM ESTADOS MENORES mais facilmente administráveis para que estes continuem exportando seus produtos a baixo preço para os seus mercados.

Se em 2014 não fazia sentido falar que a destruição de toda a indústria de um país e a sua chance de crescer, coisa que atualmente está ocorrendo, espero que estar redondamente errado quanto a conclusão deste pequeno artigo, e que o pequeno aviso no fim do texto escrito em 2014 (por enquanto) seja mais um delírio psicótico de minha parte do que outra coisa.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, é só um delírio psicótico

    Não se preocupe, é só um delírio psicótico de sua parte, a guerra civil não vai acontecer. Ou melhor, preocupe-se sim, pois a impressão que eu tive foi de que você estava era torcendo para essa guerra civil acontecer.

    Quando eu leio esses arroubos clamando pelo caos e pela guerra, percebo bem como esses comentaristas se sentem desconcertados ao constatar que o povo não pensa como eles, não sente os ódios que eles sentem, nem vai fazer revolução nenhuma. É uma dolorosa queda na real. Mas como já dizia Machado de Assis, melhor cair das nuvens do que de um terceiro andar. A verdade é que o povo não temnada a ver com esses intelectuais pequenos burgueses cevados no marxismo universitário que se julgam intérpretes dos anseios populares.

    Em tempo: a indústria brasileira não foi destruída, só está estagnada. O problema é que esse desenvolvimentismo nacional-estatista podia funcionar lá bem nos primórdios de nossa industrialização, mas na época atual não funciona mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador