Petrobras discute contribuições aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Blog da Petrobras

O seminário estadual da 4ª edição do prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM) 2011 foi realizado, nesta sexta-feira (29/09), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio. O motivo do encontro é reconhecer as iniciativas sociais de prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam com o alcance das metas do milênio. Os objetivos foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

Em sua participação no evento, a gerente de Orientação e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Sue Wolter Vianna, declarou que a Petrobras renova seu apoio à premiação por acreditar na união dos múltiplos setores da sociedade na busca da erradicação da pobreza. Patrocinado pela Petrobras, o evento é promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

“No ano em que é comemorado o aniversário de 163 anos da Declaração dos Direitos Humanos, constatamos que o mundo avançou pouco nas questões sociais. A Petrobras acredita na importância dos objetivos e colabora com o alcance deles por meio dos projetos sociais, educacionais e culturais promovidos pela Companhia. Queremos atingir mais do que a meta estipulada para 2015. Queremos que o trabalho em prol de uma sociedade mais igualitária seja contínuo”, enfatizou Sue Wolter.

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, afirmou que se oito milhões de brasileiros saíram da pobreza nos últimos anos, ele acredita ser possível tirar os outros 16 milhões da miséria nos próximos quatro anos. “Esperamos que o Rio de Janeiro e o país alcancem a meta até 2015″.

Os participantes do encontro declararam ser fundamental a união do governo federal, estadual, municipal, além da participação da sociedade civil, em favor de uma sociedade mais igualitária.Estiveram presentes no evento o secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Rogério Sotilhi, representando o ministro Gilberto Carvalho, os senadores Lindemberg Farias e os deputados Benedita da Silva, Inês Pandeló, Gilberto Palmares, o coordenador da Central Única das Favelas (CUFA), entre outras autoridades.

Na terceira edição do prêmio, em 2009, o projeto Encauchados de Vegetais da Amazônia, desenvolvido pelo Polo de Proteção da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (Poloprobio) foi um dos vencedores. Patrocinado pela Petrobras na Seleção Pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania 2010, o projeto incorpora técnicas naturais dos povos indígenas na manipulação do látex nativo, a partir de uma tecnologia simples, barata e de complementação de renda. O projeto tem aderência aos objetivos do milênio nos quesitos “acabar com a fome e a miséria, e proporcionar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.”

A Petrobras renova seu apoio para o alcance dos objetivos do milênio no país através do patrocínio ao Prêmio ODM Brasil e da adesão ao Memorando de Entendimento firmado com o Governo Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, que estabelece um marco de cooperação no combate às desigualdades e na formulação e implementação do Projeto Movimento ODM Brasil 2015.

Mais informações sobre o prêmio e inscrições de projetos podem ser encontradas no site.

Sobre os objetivos do milênio

Os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio são:

1. Acabar com a fome e a miséria

2. Educação básica de qualidade para todos

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4. Reduzir a mortalidade infantil

5. Melhorar a saúde das gestantes

6. Combater a Aids, a malária e outras doenças

7. Qualidadede vida e respeito ao meio ambiente

8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador