Porque Lula se recusa a assinar manifesto ou se unir com FHC contra Bolsonaro

“Estou dizendo pra gente não pegar o primeiro ônibus que tá passando. Estão querendo reeducar o Bolsonaro, mas não querem reeducar o Guedes”, disse Lula

Jornal GGN – Não dá para o PT embarcar no “primeiro ônibus” que está passando contra Jair Bolsonaro. É com esse argumento que o ex-presidente Lula se recusou a assinar o manifesto “Basta!” e também tem evitado participar de debates com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A notícia gerou debates nas redes sociais, com questionamentos sobre se é o momento de insistir na cisão em vez de unir forças contra o Bolsonaro, ainda que essas forças estejam em polos opostos. Para Lula, há um critério a ser seguido.

Esse critério seria a oposição ao programa econômico neoliberal de Bolsonaro, encampado por Paulo Guedes. O ex-presidente petista disse que não há como se juntar com alas que defendem a saída de Bolsonaro mas concordam em manter as reformas de Guedes, que seria o caso de FHC e de grupos midiáticos como Estadão e Rede Globo.

“Estou dizendo pra gente não pegar o primeiro ônibus que tá passando. Estão querendo reeducar o Bolsonaro, mas não querem reeducar o Guedes”, disse Lula em um evento do PT. “Tem pouca coisa de interesse da classe trabalhadora nesses manifestos. O editorial do Globo é uma proposta de acordo pra manter o Bolsonaro”.

Em sua coluna na Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo lembrou que há também um componente político e pessoal na resistência de Lula a FHC.

“Na visão do ex-presidente e do PT, Fernando Henrique foi ativo nas articulações pelo impeachment, apoiou pautas anti-sociais de Temer e nunca se contrapôs à máquina de fake news bolsonaristas ou ao que definem como perseguições judiciais a Lula.”

O manifesto Basta! conseguiu reunir assinaturas entre políticos e juristas garantistas e defensores da democracia, mas também contou com o apoio de figuras que o PT vem criticando duramente nos últimos anos por causa dos processos da Lava Jato contra Lula. O ex-procurador de Curitiba, Carlos Fernando dos Santos Lima, assina o manifesto.

Leia também:  Candidato do PSL em Boa Vista faz campanha contra imigrantes venezuelanos

>>> O GGN PREPARA UM DOSSIÊ SOBRE O PASSADO DE SERGIO MORO. SAIBA COMO AJUDAR AQUI. <<<

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

30 comentários

  1. Embora não tenha partido político, acho que Lula está certo. Não dá para ingressar no trem de pessoas que defendem políticas como as de Paulo Guedes, que tem foco nos ricos, nas grandes empresas e concorda com com o desprezo do atual governo às vítimas da pandemia. Não dá para aceitar as ideais de FHC e trupe. Se por um lado, ele acertou com o Plano Real, por outro rotulou os aposentados de “vagabundos”, ainda que fosse um deles com mais de uma aposentadoria. Não dá para aceitar quem pouco se importa com o apartheid social e com o racismo estrutural que persiste há séculos neste país e aprofunda as vergonhosas desigualdades socioeconômicos. Não fosse a pandemia, o sistema SUS seguiria na penumbra do descaso do poder público.

    49
    4
    • Não se deve esquecer que o verdadeiro pai do plano real foi o Itamar Franco, que com a sua insistência conseguiu materializar o mesmo. O qual foi desenvolvido pelos economistas Edmar Bacha, Persio Arida e André Lara Resende. O FHC não teve absolutamente nenhuma partipação na coisa. Como bem definiu o Delfim Netto, o FHC grilou o plano real. Quando a coisa dá certo aparecem vários pais, mas o
      verdadeiro e único foi o Itamar.

      35
    • Rósea e, sem esquecer que sendo ele, um dos mentores do golpe de 2016, é por isso responsável também, por essa situação gravíssima de ódio e preconceito de classes, em que se meteu e se encontra até hoje o Brasil.
      Tem mais, esse tipo de gente da elite, em sua maioria, adesista à democracia, não se enganem, não estão para somar e mais provável que sim, para no momento que lhe convier, dividirem e retornarem ao seu habitat natural.
      Juízo gente, recorram a história e aprendam.
      Sebastião Farias
      Um brasileiro nordestinamazônida

      13
      2
  2. Estou com Lula e não abro, neste caso. Em primeiro lugar, o maior problema do Brasil NÃO É Bolsonaro em si, embora ele já seja um enorme problema. Nosso maior problema é Paulo Guedes, sua turma e sua política ultraliberal. Em segundo lugar, os GOLPISTAS FHC (da privataria) e Temer (da “ponte” para o fundo do poço) nada têm de democratas.

    41
    3
  3. Completamente correto. A ridícula “elite” brasileira colocou Bolsonaro no poder para ele entregar para ela tudo que têm algum valor no país e botar uma mordaça nos “escravos”, e como o marionete se mostrou idiota demais para entregar o butim então eles querem meramente um marionete mais “apresentável” mas que irá continuar o desmanche do país.

    34
    4
  4. Movimento Basta é uma nova roupagem ao “xeirosinho” Cansei. Basta destas besteiragens ilusórias de que Bolsonaro vai se tornar civilizado, ainda mais por causa da vontade de hipócritas golpistas

    26
    1
  5. O Lula é educado, portanto, muito corretamente não chamou de UM BANDO DE GOLPISTAS sem vergonha, que ainda tiveram a cara de pau de irem ao hospital na ocasião da morte da Marisa. Se fosse outro, enxotava todos eles no tapa.

    Eu creio que este aceno foi só mesmo para constar; nao querem papo com o PT, PT, PT; nunca quiseram. O desejo dos golpistas é mais um governo Temer, por exemplo, ou mesmo outro arranjo Itamar. Ainda assim, nenhum deles conseguiu passar a deforma da previdência, o esquema campeão ainda é o boçalnaro/Maia.

    A leitura o Lula está corretíssima: eles que lutem.

    28
    2
  6. concordo plenamente com a lucidez de visao de LULA, as pessoas se esquecem, ou fingem esquecer
    facilmente, de nosso passado recente de perseguições ao estado democratico de direitos.

    26
    2
  7. Só falta o Moro e o Dallagnol assinarem o manifesto chamado Basta!, pois o procurador Luis Carlos dos Santos Lima já assinou. Como que o Lula e o PT vão subscrever uma Bosta desta?
    É como a vítima e seu algoz, que o condenou injustamente, caminharem abraçados.

    20
    1
  8. Tenho imenso respeito e admiração pelo Lula, mas neste ponto acho que ele está errado. Li o Basta!, e lá não tem proposta de “reeducar” o Bolsonaro (diferentemente do editorial de O Globo). Um ator político pode ser neoliberal em termos de programa econômico, mas anti-bolsonarista. No momento, o importante é afastar Bolsonaro & Mourão, assegurando novas eleições e vigiando para que estas NÃO SEJAM definidas pelo poder econômico de quem difunde fake news nas redes sociais. Então, liberais, social democratas, comunistas e outros podem disputar, pelo voto, os rumos do país.

    4
    11
  9. Se a Democracia for engolida por um golpe autoritario não haverá eleições em 2022 e ai o projeto sempre pessoal de Lula irá para o espaço. A frente pro democracia tem um objetivo maior, de salvar a Republica em perigo e não cabe nessa luta a estreiteza mental de projetos exclusivos partidarios e pessoais que dependem de um quadro institucional no lugar para prosperar. Dizer que FHC não é democrático?
    Passou o Governo para Lula numa boa, com uma transição civilizada, como assim não é democratico?
    É impressionante como o PT não evolui, como os Bourbons frances, nada esquece, nada aprende.

    6
    14
  10. Lula usa sua fala para mostrar que a insurgência é fundamental. Creio que, talvez, as outras pessoas do partido não tenham condições pessoais de aglutinarem – com seu pensamento – tamanha clareza e construção lógica no raciocínio para uma ação planejada. É pena, porque precisamos abraçar a causa da saúde, da justiça social, do pleno emprego com pessoas honestas e claras nos seus princípios de vida, e que soubessem negociar com uma pauta mínima de manutenção dos direitos dos trabalhadores; me vem à memória Aldo Rebelo, Eduardo Suplicy, por exemplo.

  11. Primeiro derrubar o fascismo, depois fazer o debate programático! Penso que o momento é de todos, de modo supra partidário, derrubarmos o fascismo bolsonarista. A esquerda, o PT e a mídia alternativa também tem que fazer o mea culpa pela ascenção de Bolsonaro, quando, entre outros vacilos, lá atrás, reverberavam e davam publicidade demais a qualquer asneira que o deputado JB dizia. Diante das ameaças atuais, temos que ter os pés no chão e, sim, atuar ao direita liberal democrática para ter a oportunidade de fazer a disputa programática pesada quanto as bases da democracia estiverem garantidas e seguras com os ratos de volta ao esgoto. É hora de partidos e líderes conterem seus arroubos de estrelismo.

    3
    9
  12. LULA mostra, mais uma vez, que política se faz com inteligência. Do que adianta tirar o bozo e manter a política neoliberal que nunca deu certo???? Que interesse temos nós, classe trabalhadora, nisso??? Dá pra ceder, sim. Mas os anéis, não os dedos.

    6
    1
  13. Quem é devoto acredita em qualquer coisa. Mas cá entre nós, é difícil acreditar que subitamente Lula passou a ter ojeriza de neoliberalismo depois de dois governos com Meirelles no BC, para não falar de outros neoliberais que participaram de seu governo ou mesmo do “cavalo de pau” acordado com Dilma na entrada de Levy logo após as eleições. Ailás, falando em eleições, este ano tem uma, o que me faz lembrar que o discurso sempre muda nessas ocasiões. O risco que Lula e o PT correm é de ficar esperando um outro “ônibus” que não vai passar porque as ruas estarão fechadas. Isso para não dizer que a hora não é bem de espera mas de tomar atitudes antes que seja tarde demais.

  14. Durante muito tempo fiquei dividido sobre o “Fora Bolsonaro” com a consequente subida do Mourão.

    Hoje, apesar de duvidar que o Bolsonaro tenha cacife para promover um golpe e se sustentar após o mesmo, vejo que o grande perigo reside na possibilidade de elevar ao STF um nome “terrivelmente evangélico” ou “terrivelmente qualquer coisa”.

    E isso já tem data: novembro deste ano quando abre a primeira vaga para o supremo.

    Bolsonaro precisa sair antes de cometer este ato.

  15. Lula, com dois quentes e um fervendo, foi direto ao ponto.
    A mais acertada fala de Lula em anos.
    Até que enfim que ele mudou o rumo da prosa.
    Lavou a alma de muita gente de esquerda – seja ou não petista.

    2
    1
  16. Diga-se: a essência da discordância de Lula quanto ao tal manifesto é em relação ao conteúdo.
    A questão dos nomes me pareceu secundária.

  17. Longe de mim contestar observações daquele que é, provavelmente, a nossa maior inteligência política. Mas acho que é um pouco mais fundo.
    Na minha opinião, Bozo, guedes, mourao, sao apenas tres cobras da cabeça da medusa. E a Medusa só é derrotada cortando-lhe a cabeça.

  18. Em momentos como o que estamos vivendo, a ausência de altivez de parte da imprensa, como se vê nesta matéria, manga da capacidade crítica do leitor e contribui para a continuidade do caos a que estamos submetidos. Lula falou nesta mesma reunião do PT: “A única coisa que eu não quero, é que a gente aceite a ideia, de colocar panos quentes, na consciência politica do povo brasileiro”. No geral, a fala do ex-presidente, propõe que o partido discuta, antes de assinar. A matéria dar intenção a fala, como se houvesse ali uma tomada de decisão, o que não foi. O tempo de legitimar raposa, para tomar conta do galinheiro, não coaduna com o projeto de civilidade que o Brasil precisa.

  19. Eu discordo de Lula. Lamento muito que a esquerda não consiga aglutinar apoio para enfrentar os desafios postos pelo Bolsonarismo. Mais do que a própria pessoa do Bolsonaro, o nosso maior inimigo hoje é essa grave crise valores, que rachou o país e que deu voz a pior espécie de pessoas que outrora estavam anônimas, em até certo ponto, em nossa sociedade. Elas comandam agora, destilam ódio, preconceito, racismo, clamam privilégios e atacam a nossa riqueza, que é a nossa diversidade social. Era a hora do PT voltar às origens, ir às ruas, defender direitos, discursar e estar ao lado do povo. É preciso resgatar o valor da sua imagem tão pisoteada pelos que estão governando aí atualmente. Importa agora mais entender o que as pessoas pensam do que se isso está ou não coerente com a realidade dos fatos. O PT precisa abandonar essa concepção de se colocar como uma tábua moral de salvação. Mas, ao mesmo tempo, admitindo n’ao ser, usar isso em seu favor: construir alianças, compartilhar responsabilidades, assumir erros, fazer críticas, defender acertos, dar a cara para bater – se preciso for. Tem pessoas indo às ruas lutar pela Democracia e o PT resolveu ficar ausente dessa iniciativa política/popular, pois, espera capitanear seu próprio movimento democrático… Entretanto, no atual cenário dado o seu atual prestígio perante a sociedade, conseguirá ter seu próprio ônibus particular para viajar?

  20. Estou fechado com p presidente Lula, pois quem se abaixa muto mais o rabo aparece , por tanto basta neste basta, assistindo O É DA COISA na BAND o Reinaldo Azevedo, vi ele cobrando a não assinatura do presidente nesta de manifesto, fico a lembrar dos livros que ele escreveu sobre o PT e do termo Petralhas quando evoca o petismo, quem dá a ele o direito a ela para criticar o presidente , nada apaga o passado do liberal de direita.
    Tem é que ser feito um manifesto da esquerda com proposta contra isso tudo que está ai proposto por este governo fascista , com políticas publicas que só beneficiam aos empresários e aos 1% deste país isso é ao andar decima , e nada de políticas que beneficiam ao povo e ao trabalhador # LULA E PT , NÃO ASSINA.

    • Centelha, o povo esta cansado de viver de ilusao, de mentiras cabeludas, de destruicao dos direitos dos trabalhadores, de nao poder colocar filhos na escola, nao ter dinheiro pra plano de saude, e nao saber qual o futuro que nos espera.
      Lula tem vergonha na cara. Os banqueiros e a banda de salafrarios que contribuiram pra essa desgraca, nao tem. E os maria vai com as outras vao levar outra porrada por estar de olhos fechados.
      A ala direitista do PT ta assinando. A ala trabalhadora do PT TA ZOANDO. As vezes penso que essa ala direitista sao so infiltrados….

  21. Lula é convincente porque defende um projeto de inclusao social, isto é, com a participação real dos trabalhadores,não apenas de forma acessória e subalterna….isto é o que a tal elite quer, essa elite que engana a torcida com falsos iluminismos e escraviza a maioria na sua acumulação capitalista selvagem e infame.

  22. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome