Procuradores insistem no factoide das obras de arte

Jornal GGN – Procedimento interno da Petrobras pretende apurar a entrega dos chamados “brindes especiais” da Odebrecht para funcionários da empresa estatal. A Polícia Federal obteve a lista dos beneficiários dos brindes durante busca na sede da empreiteira. Em nota, a Petrobras afirma que “tomou conhecimento de uma lista de empregados e ex-empregados que seriam destinatários de ‘brindes especiais-2010’. A empresa, internamente, iniciará de imediato a apuração dos fatos”

Do O Globo

Petrobras investiga brindes da Odebrecht para dirigentes da estatal
 
Para os investigadores, a entrega de presentes “de valor” a funcionários da Petrobras revela uma relação de proximidade
 
SÃO PAULO – A Petrobras abriu procedimento interno para apurar a entrega de “brindes especiais” por parte da Odebrecht para 100 funcionários do primeiro e segundo escalão da estatal. A lista de beneficiários foi obtida pela Polícia Federal durante busca na sede da construtora, em junho, e vincula os brindes de fim de ano a reproduções de artistas famosos, como Oscar Niemayer, Carybé e Alfredo Volpi. O documento foi anexado ao processo contra o presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, e executivos do grupo.

 
“A Petrobras tomou conhecimento nesta segunda-feira (27) de uma lista de empregados e ex-empregados que seriam destinatários de ‘brindes especiais-2010’. A empresa, internamente, iniciará de imediato a apuração dos fatos”, afirmou a estatal, em nota.
 
O artigo 3.12 do código em vigor à época, editado em 2006, permitia a funcionários da estatal aceitar “brindes apenas promocionais, públicos, não exclusivos, sem valor comercial, nos seus relacionamentos com público externo ao Sistema”.
 
RELAÇÃO DE PROXIMIDADE
 
Para os investigadores da Lava-Jato, a entrega de presentes “de valor” a funcionários da Petrobras revela uma relação de proximidade entre fornecedores e a empreiteira.
 
A listagem aponta que o remetente dos presentes era o diretor da Odebrecht Rogério Araújo – alto-executivo que foi afastado do cargo no último dia 19 de junho, data em que foi preso pela Polícia Federal.

Por meio de nota, a Odebrecht informou que não se manifestaria sobre o tema e disse que apenas o diretor Rogério Araújo deveria se pronunciar.

A defesa de Araújo informou, em nota, que “a relação de brindes trazida na denúncia não se refere a pinturas milionárias, como tem sido a opinião pública levada a entender, mas a reproduções das obras de arte dos artistas mencionados”.

Odebrecht e Araújo não informaram o valor dos brindes entregues aos dirigentes da Petrobras.

GABRIELLI E GRAÇA TAMBÉM RECEBERAM

De acordo com a lista, o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, recebeu uma obra de Oscar Niemeyer, na época em que estava à frente da empresa, assim como seu chefe de gabinete, Armando Tripodi, e o diretor Almir Guilherme Barbassa. Graça-Foster recebeu uma obra de Cícero Dias; Paulo Roberto Costa recebeu obra de Cildo Meirelles e, Renato Duque, obra de Lúcio Costa.

“Pelas anotações, pode-se concluir que os ‘brindes’ são, de fato, pinturas de diversos artistas renomados, como Alfredo Volpi, Gildo Meirelles, Romanelli e, até mesmo, Oscar Niemeyer”, escreveram os procuradores que assinam a denúncia contra os dirigentes da empreiteira, sem considerar a hipótese de se tratar de reproduções, ainda que valiosas.

Na peça de acusação, eles também afirmam que “a listagem é formada tão somente por funcionários de alto escalão da Petrobras”, citando o presidente da empresa e diretores.

Entretanto, a lista apreendida mostra que, além de diretores, também receberam presentes os gerentes da estatal e dirigentes à frente de unidades estratégicas da Petrobras, como a Refinaria Abreu e Lima e o Comperj.

 

Redação

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Orgias são especialidade do PDS(PFL, atual DEM, PSDB e aliados)

    Primeiramente, o tratamento desse tipo de questão deve ser feito por processo administrativo interno na Petrobras. Segundo é que fica mais evidente como os nossos órgãos públicos têm se tornado um antro de estagiários sem nenhuma experiência e isenção e totalmente partidarizados, leitores assíduos das revistinhas tucanas semanais. Parece que está tudo dominado. Em quarto lugar é de se estranhar como perdem tanto tempo e dinheiro investigando pequenas situações e procurando chifre em cabeça de cavalos enquanto os grandes corruptos do país, os demotucanos, esbanjam o nosso dinheiro, ridicularizam a situação e ainda pousam de éticos. É um grande absurdo essa perseguição política descarada. Se querem escândalos, por que não vão atrás de pessoas como Perrela, Aécio, Clésio Andrade, Álvaro Dias, Demóstenes, Agripino, Caiado, Richa e tantos outros que já estão pelados e com os fatos e as provas todas evidentes???

  2. A PETROBRÁS não pode, a pf pode!

    A pf (minúscula, mesmo) pode ganhar brindes da CBF, do Del Nero e do Marin, como jogar em campo de treinamento da seleção, com mordomias e favores, mas os funcionários da Petrobrás não podem receber brindes da Odebrecht!

     

    Muito interessante!

     

    Perderam completamente a noção! Querem incriminar de qualquer jeito os funcionários da Petrobrás e ficam buscando motivos para justificar arbitrariedades! 

     

    E ainda ganham um bom salário, pago com dinheiro nosso para fazer isso! 

     

    Cadê o zé?

      1. Ó neide. No seu lugar ficaria

        Ó neide. No seu lugar ficaria bem quietinho, fingindo de morto. Seus heróis ou estão desesperados ou são um bando de incompetentes.

        Onde já se viu tentar fazer uma lista de brindes de final de ano, de uma grande empresa, virar evidência de crime? Se for, terão que prender os executivos de todas as empresas com faturamento maior que 01 bi/ano.

        Já pensou? Vai faltar canequinha no mercado para o café.

        Se liga, nenem.

        1. é verdade

          já destruiram a indústria naval, agora vão acabar com a indústria de brindes. acabou distribuir chaveirinho/agenda/caneta no fim do ano!!

      2. Esqueci!

        O psdb não recebe propina, só doações! Propina é só o pt que recebe.

         

        O governo de São Paulo recebeu doações da Alstom! Poucos e insignificantes bilhões! E também das mesmas empreiteiras da lava-jato, de furnas, etc…

         

        Mas, as acusações ao psdb se transformam em pó…

  3. talvez a ignorância dessa

    talvez a ignorância dessa gente – afinal, cultura, em sentido amplo, não se aprende na escola – seja culpada de confundirem o viaduto borges de medeiros, com o viadeiro borges de meduto. haja paciência.

  4. Nota de Gabrielli

    Prezad@s

    Gostaria de compartilhar com vocês minha indignação com dois atuais episódios de massacre midiático a que fui submetido neste fim de semana: a ampla divulgação de um relatório de peritos policiais, sugerindo a quebra de meus sigilos bancários e fiscal, e um suposto brinde com pinturas de alto valor, oferecido pela Odebrecht, segundo o Ministério Público Federal do Paraná.

    No primeiro caso, o Estadão publicou a minha resposta na íntegra em que eu dizia:
    “Não tenho qualquer temor com a quebra do meu sigilo fiscal ou bancário em relação a comportamentos ilícitos. Todas as minhas operações financeiras e tributarias se pautaram pela extrema transparência e legalidade. Tenho, no entanto indignação com o abuso de poder que é determinar esta invasão de privacidade, sem indícios de ilicitudes, somente para testar as hipóteses dos policiais que acham que talvez eles possam existir O material divulgado sequer levanta qualquer dúvida, como no trecho a seguir, retirado do material vazado seletivamente – ‘Por fim tem o próprio Gabrielli como ultima tentativa, que poderia fazer. Ele não gosta da gente (Suzano, Quattor, sondas), mas a tese eh boa e talvez quem sabe?’.”

    Acontece que esta notícia foi reproduzida, até o sábado, por mais de 170 veículos pelo pais afora e a maioria destas publicações omitia completamente a minha resposta, ou a cortava, limitando-se a reproduzir apenas a sua primeira frase. As manchetes destacavam a quebra do sigilo, insinuando culpabilidade a priori.

    O outro episódio é de hoje, segunda feira. No sábado, às 11:12 hs uma repórter do Estadão manda um email solicitando uma resposta sobre a acusação de que eu teria recebido “pinturas de alto valor”, como brinde da Odebrecht. Por várias razões estive desconectado da Internet, no sábado e domingo, e só vi o email na manhã de hoje.

    Mandei para o Estadão a seguinte resposta:
    Estive sem conexão com a Internet neste fim de semana e não pude responder a tempo seu email enviado no final da manha de sábado.
    É absolutamente falsa a informação de que recebi “pinturas de alto valor” como brindes da empresa Odebrecht. Os brindes que recebi foram livros editados pela empresa e outros brindes típicos. Nunca recebi quadros.
    De novo, a enorme reprodução da nota do Estadão, com informação completamente desprovida de veracidade, vira verdade pela sua repetição sucessiva.

    https://www.facebook.com/josesergio.gabriellideazevedo/posts/694913397308536

     

  5.  A pf brasileira so tem

     A pf brasileira so tem miseraveis???

    Cansei de ver brindes sendo dados, desde convencoes de professores ate negocios mesmo  Alias, convencao chata eh as que so tem brindes ruins -tentem ir no show de carros ou iates do Javits, por exemplo…  so tem chaveiros e canetas, que caras de pau!

    SAO BRINDES.  Ninguem compra favores com um Miro de 600 reais -come on!

    Que o preco esta bem acima do que eh aceitavel nos EUA (abaixo  de 50 dolares) nao me interessa nem um pouquinho, alias.  Ate eu tenho brinde de Kosta –ou Boda, nao me lembro- que ganhei quando estive la, facilmente venderia por 30 dolares aqui (uma versao bem simplezinha e pikinininha de http://www.rubylane.com/item/200043-RL0001835/Kosta-Boda-Crystal-x22Oliviax22-Line-Bowl&nbsp😉 e meu irmao tem o outro deles, eu dei.

    Pensando bem, acho que o pai das nucleares brasileiras aceitou um brinde de 601 reais.

    Esse eh marinheiro criminoso!  Todo marinheiro eh criminoso!  TODOS.  SEM EXC…

      1. Vamos fazer as contas. Esse

        Vamos fazer as contas. Esse “povo” todo do mall, representa quantos porcento da população? Ou povo pra você é só quem frequenta shopis?

        1. Se existisse um clima de

          Se existisse um clima de “basta” teria algum representante mesmo no shopis.

          O povo não sabe bem o que é a lava jato, nem eu que leio sobre  consigo “saber” tudo que envolve a lava jato e toda a sua dimensão.

          No fim tenho que confiar nas instituições e tentar acompanhar o ritmo da lava jato e demais temas da republica.

          1. não te preocupes,

            “nem eu que leio sobre  consigo “saber” tudo que envolve a lava jato e toda a sua dimensão.”

            nem o moro consegue!

  6. Logo, logo, vão acabar

    Logo, logo, vão acabar chegando ao Picasso do INSS!

    Alguém aí assistiu ao “Circo de notícias”, de Jorge Furtado?

  7. Ou é ignorância ou é

    Ou é ignorância ou é desespero. Dar ênfase na lista de brindes de final de ano de uma empresa, negócio mais comum no mundo corporativo. falseando valores é sinal de fim de feira.

  8. Só me interessa o zé
    Porque ele é mantido lá. Vocês já notaram a certeza e convicção com que ele fala que
    a dilma não será atingida de jeito nenhum? De onde vem tanta certeza? Por quê o cunha tem
    tanta certeza que o governo está por trás da denúncia que o incrimina? O cunha pode ser tudo
    mas duas coisas ele não é, bobo e malinformado. O zé já tem antecedentes péssims como o de
    atacar os companheiros de partido quando estavam sendo massacrados pelo jb.
    Muitos viram no Mensalão uma luta interna no Pt, fogo amigo. Será que o cunha não
    tem mesmo razão, e tudo está sendo orquestrado de dentro do governo? Será que a dilma não virou
    uma refém?

  9. Isso são factóides que se usa
    Isso são factóides que se usa para que a Lava Jato continue na Vara de Guantánamo do Moro, e assim será até 2018 enquanto deixarem correr solta.

  10. Moro vai me intimar também…

    anualmente recebo da Petrobrás uma agenda e eventualmente (por ser membro da Brigada de Incêndio e Emergências da unidade marítima onde trabalho – PCH-2) uns mimos como blusão pra frio e botton… não é de ouro, já vou adiantando… de brigadista… tô ferrado, assim como centenas de colegas da Bacia de Campos.

  11. Um presente para o Nassif

    Meu caro Nassif, esta é uma reprodução especial que lhe envio.  Muito famosa deve vale muitos milhões de dólares americanos. Cuide bem dela. Muito obrigado pela ajuda que tem me proporcionado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador