PT indica nomes para a CPI mista da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O deputado Vicentinho (SP), líder do PT na Câmara, anunciou nesta quinta (22) o nome dos parlamentares representarão o partido na CPI mista que vai investigar denúncias contra a Petrobras. Os deputados Marco Maia (RS) e Sibá Machado (AC) foram indicados como titulares. Na suplência estão os deputados Afonso Florence (BA) e Iriny Lopes (ES).

A legenda foi a última da Câmara a escolher deputados para a comissão mista. O PT detém duas das 16 vagas reservadas para deputados na comissão. No Senado, as legendas que integram a base aliada à presidente Dilma Rousseff (PT) não concluiram a indicação de membros, mas detêm 11 das 16 cadeiras reservadas a senadores. 

Por enquanto, a CPI mista da Petrobras está disposta dessa maneira:

Fonte: CPMIdapetrobrasja.com [site da oposição na Câmara]

A expectativa é de que a comissão mista inicie seus trabalhos elegendo o presidente, vice-presidente e relator na próxima semana. Na terça (27), o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB), deve oficializar a indicação dos nomes que que irão compor o grupo com base na sugestão dos partidos. 

Paralelamente à CPI mista ocorre a CPI da Petrobras apenas no Senado, que iniciou os trabalhos nessa semana ouvindo o ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, e o ex-direitor internacional Nestor Cerveró. A atual dirigente, Graça Foster, participa de oitiva na próxima terça-feira.

Os senadores de oposição à Dilma recorreram ao Supremo Tribunal Federal para garantir que a CPI no Senado fosse instaurada com foco apenas na Petrobras. A situação queria colocar denúncias contra o cartel do metrô paulista, entre outras. A ministra Rose Weber atendeu o pleito da oposição. Mas quando a CPI foi instala com maioria governista,  a ala esvaziou a comissão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PIG não deu a mínima para a

    O PIG não deu a mínima para a CPI da Petrobrás no Senado comandada pelo governo e base aliada.

    Na CPMI, o PIG vai colocar vários reporteres para ver os show de horrores dos membros da oposição.

    Um bando de cara de pau, ladrão, querendo dá lição de moral no governo.

    O Agripino Maia com sua cara lavada deve dá o seu showzinho à parte.

    Bando de safados, ladrões do erário !

  2. O PT tem que iniciar logo as

    O PT tem que iniciar logo as CPI e CPMI da Petrobras. Assim pode se legitimar para a CPI do metrô de SP. 

    E qualquer investigação os pol’íticos do PSDB, DEM tem muito mais a perder do que do PT.

    O doleiro que foi preso na operação lava jato é muito ligado a políticos do PSDB, por enquanto a mídia esta escondendo isso e tentando ligar o doleiro ao PT. Consegue num primeiro momento mas já esta mudando.

    O doleiro já foi preso novamente pelo envolvimento no Banestado, aí só tem tucano grande envolvido. Se cutucar saí até o grão-tucano.

    É claro que como em quase tudo na vida cada lance tem seus prós e contra. Mas o PT esta sempre tentando diminuir os contra e esqueceu que também pode ganhar os prós. Seja na CPI da Petrobras, do Metrô ou no caso do doleiro a oposição e o governo tem a ganhar e a perder. Mas se o PT não se mecher a oposição pode ficar com o lado bom e o PT com o lado ruim.

    1. Outro dia voce clamava para

      Outro dia voce clamava para ter CPI.

      Depois queria que a CPI fosse só sobre a Petrobras.

      Depois dizia que a CPI do senado não valia, tinha que ser CPI mista.

      Agora enma CPI mista serve.

      Você só quer CPI se for para usar como propaganda contra o PT. De outra forma não serve.

      Que cara de pau!!!!

       

    2.   Engraçado, não vi sua

        Engraçado, não vi sua indignação quando o PSDB emplacou presidente e relator na CPI dos pedágios em SP…

        Agora vai lá pro canto ficar quietinho que os adultos vão discutir política.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador