Recomendações para controlar o colesterol

O controle do colesterol deve ser importante para toda a população, já que em excesso aumenta de forma considerável a possibilidade de ter doenças cardíacas, como ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. No entanto, a grande maioria das pessoas que têm altos níveis de colesterol não é controlado ou não sabe como tratá-lo.

Apesar de que em excesso é prejudicial,o colesterol é uma gordura necessária para o funcionamento do corpo. Uma parte entra através das refeições e o outro percentual é produzido pelo fígado. A diferença entre o que conhecemos como “bom” colesterol (LDL) e “ruim” (HDL) se manifesta nas lipoproteínas, que se encarregam de transportar o colesterol através do corpo.

Aqueles que têm pais que apresentam níveis elevados são mais propensos a conter dislipemia, que é uma alteração no metabolismo dos lipídios. Por outro lado, a vida sedentária e excesso de ingestão de gorduras também elevam o colesterol. Devido a isso, os médicos geralmente recomendam fazer exercício regularmente e cuidar da alimentação.

Para a prevenção do colesterol alto recomenda-se evitar algumas refeições, produtos de padaria, frituras, mais de um ovo por dia, gorduras trans e saturadas, o creme de leite e a manteiga. Há também alimentos que ajudam a controlar: soja, peixe de mar, sementes de linho, pães integrais, cereais, farelo de aveia, ervilhas, lentilha, alface, pimentão e aipo.

Os médicos afirmam que uma análise de sangue é a melhor maneira de controlá-lo. Quem tem familiares com níveis elevados de colesterol devem fazê-lo aos 20 anos e se os números são adequados continuar os exames a cada 5 anos. 

Existem outros fatores que influenciam negativamente o nível de colesterol, como a obesidade, o tabagismo, a diabetes, a hipertensão e o estresse. E com isso a gordura prejudica a circulação do sangue, no entanto, qualquer pessoa se melhorar a sua qualidade de vida e concorre ao médico pode melhorar a sua saúde.
 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador