“Recuperamos a democracia na Bolivia”, diz Luiz Arce, provável vencedor das eleições

O resultado da votação foi tão impressionante que até a presidente de fato, Jeanine Áñez, parabenizou Arce por suas redes sociais.

Bolivia

Do La Epoca

O candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce Catacora, comemorou hoje os resultados não oficiais que o dão como vencedor das eleições presidenciais bolivianas no primeiro turno.

“Todos os bolivianos deram um passo importante: recuperamos a democracia, recuperamos, acima de tudo, a esperança”, disse o ex-ministro da Economia em sua casa de campanha em La Paz, após o levantamento da empresa Ciesmori anunciar seu triunfo com 52,4% dos votos.

Ele acrescentou que tanto ele quanto seu companheiro de chapa, o candidato à vice-presidência David Choquehuanca, estão empenhados em governar para todos os bolivianos.

“Vamos construir um Governo de unidade nacional, vamos construir a unidade do nosso país; ao longo deste dia estamos recuperando a certeza, que é muito importante para o povo boliviano poder desenvolver todo tipo de atividades econômicas ”, disse.

Arce Catacora lembrou que desde a derrubada do governo de Evo Morales, em novembro do ano passado, os bolivianos passaram por 11 meses de agitação que agora está chegando ao fim.

Em tom de autocrítica, ele também prometeu redirecionar o processo de mudança que seu governo vai iniciar, mas aprendendo e superando os erros cometidos pelo Movimento ao Socialismo.

«Temos de agradecer a toda a militância, temos partilhado esta campanha com muitas organizações, desde o último militante ao nosso gestor de campanha a nível nacional. Devemos agradecer a todos aqueles que contribuíram, contribuíram e à comunidade internacional por seu acompanhamento e apoio; aos observadores que tiveram a gentileza de ouvir nossas preocupações sobre a forma como o processo eleitoral está sendo conduzido “, disse ele.

O resultado da votação foi tão impressionante que até a presidente de fato, Jeanine Áñez, parabenizou Arce por suas redes sociais.

“Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia ”, escreveu.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E no Chile a Esperança volta às Calles

    E The String Cheese Incident – “Sympathy for the Devil” bota os Stones e o Bryan Ferry no chinelo

    What a pulsation, People!

  2. E no Chile a Esperança volta às Calles

    E The String Cheese Incident – “Sympathy for the Devil” bota os Stones e o Bryan Ferry no chinelo

    What a pulsation, People!

  3. Parabéns à Democracia. Parabéns a um país que tem Oposição, Partidos e Representação Políticos. Um Estado em plena evolução. Parabéns a uma Nação que faz Eleições em Voto de Papel em Urnas de Papelão a um custo irrisório. Continua imitando o atraso do ‘Grande Irmão, Grande Exemplo’ com Eleições Obrigatórias. Sabemos, um quase Defunto Insepulto. Coisas do atraso de Brasil e parte de América Latina, nestes últimos trágicos 90 anos. Chutaram a bunda do Projeto de Ditador, Projeto de Dom Sebastião, Projeto de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista e adivinhem? O Povo Boliviano cotou no Partido que mais tem Compromissos e Projetos Sociais, desde que respeitados a Liberdade, a Pluralidade e a Democracia. Não foi exatamente o que aconteceu na Argentina, quando aceitaram respeitar as regras do jogo e opinião soberana e livre de seu Povo? Aqui ainda vemos em milhares de Matérias e Opiniões, a contrariedade e desmerecimento quando à Representatividade Democrática. Nassif pergunta como Fracassados fizeram fracassar uma Nação? É muito simples. A resposta está na História Brasileira dos últimos 90 anos. Pobre país rico. Até o país mais pobre da América Latina consegue nos dar lições, Mas de muito fácil explicação.

  4. Pela rede social, quem ocupou a cadeira pós golpe mandou a letra: “…governem pensando na Bolívia e na democracia ”
    Caso seja referendada a vitoria, pensando no brasil, sugiro que nao caiam na asneira de “vamos esquecer o recente passado e governar com todos”. Não caiam nesta furada!
    Sem revanchismo, mas com firmeza e autoridade concedida pelo povo, o novo governo deverá levar ao tribunais os responsáveis pelo golpe, pelas humilhações e torturas aplicadas aos que nao abaixaram a cabeça e se mantiveram firmes aos preceitos constitucionais do país. Vale destacar que o encaminhamento aos tribunais deverá considerar tanto os facínoras nacionais quanto os estrangeiros. E que se façam julgamentos rápidos, mas sempre dentro das regras do direito.
    Voltando ao exemplo nacional, é possível observar que por mais que se tente esquecer os criminosos do passado estes, acoitados nos porões, não nos deixam em paz, estando sempre prontos a avançar sobre nossa debilitada democracia.
    Então, Bolívia, sem tregua6para golpistas pois estes nao estao ai para o país, para o povo, nem para suas lutas.

  5. Nassif: só espero que os bolivianos não cometam os mesmos descuidos do Povo de Pindorama (especialmente os petistas). Evidentemente, se o eleito “afastar-se” (como estão dizendo) de Evo só vai demonstrar que, por caminhos estranhos, trata-se de uma “vitória consentida”, costurada com os gringos donos do Quintal onde eles moram (o condomínio e extenso) e os da EliteAndina, por seus sabujos fardados. A Baioneta é produzida no mesmo forno latino-americano. De outra, não se pode esquecer que esse pessoal da caserna é chegado numa traiçãozinha doméstica (como os chefões da QuerênciaDeCruzAlta, ajudados pelos rasantes dos AzulSauvas sobre o Çupremu) e começarão (como aconteceu por aqui) a solapar o governo “constitucionalmente eleito”, botando na ordem do dia sua aversão a Kummunistas. A laia dos vendidos é uma só, independente da geografia. Por isso recomendaria aquele pessoal moderação. Comemorar, sim, tão importante vitória. Mas sem descuidar dos inimigos, dentro e fora de suas fronteiras. Um olho no peixe, outro, no gato…

  6. Lá tem rede golpe buzinando na orelha do povo que retirar bilhões da educação e da saúde através de uma excrescência chamada teto pra jogar no bolso de banqueiros é de interesse de todos? pobres inclusive…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador