Rússia defende princípio internacional da não-ingerência nos assuntos internos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Atualmente existe uma crescente contradição entre a necessidade de respostas coletivas a desafios conuns e a aspiração de dominação de alguns Estados que pretendem reviver os blocos arcaicos baseados em poderes militares.

Assim disse hoje no debate da Assembleia Geral da ONU o ministro de Assuntos Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que defende o princípio da não-interferência internacional em assuntos nacionais.

“A aliança ocidental liderada pelos Estados Unidos, que se apresenta como campeã da democracia, o estado de direito e os direitos humanos dentro dos países, atua em uma direção oposta na arena internacional, rechaçando o princípio democrático da soberania igualitária dos Estados estabelecida na Carta da ONU, e tratando de decidir por todos o que é bom ou não”, enfatizou o ministro russo.

Lavrov assegurou que a interferência militar se converteu em norma, apesar dos resultados funestos de todas as operações deste tipo que os Estados Unidos tem levado a cabo nos últimos anos.

Neste contexto, citou os casos da Iugoslávia, Iraque, Líbia e Afeganistão, afirmando que estas ações colocam em risco a sustentabilidade do sistema internacional.

O chanceler russo disse ainda que a Ucrânia caiu vítima desta política arrogante.

Por outro lado, levantou o caso da Síria e do terrorismo, recordando que seu país advertiu há anos atrás que não se deveriam fazer alianças com qualquer um que se proclamava inimigo do governo sírio, incluindo o ISIL, que agora constitui uma preocupação mundial.

Lavrov disse que seu país tem fornecido armas e equipamento militar aos governos de Iraque e Síria para combater os terroristas e afirmou que o ISIL é só parte de um problema que deve ser abordado de maneira integral, começando por resolver o estabelecimento do Estado da Palestina, um dos principais fatores de instabilidade no Oriente Médio.

Com informações da ONU

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Foi essencialmente o disse

    Foi essencialmente o disse Dilma, usar o poder bélico sem antes esgotar todas as chances de negociação é absurdo.assim como atacar sem que os mesmos não tenham o mesmo poder bélico de defesa. Além disso, como no caso da nova nação que nasceu, EI, depois que qualquer país reconhce o seu direito de existir, isso deve ser respeitado.

    1. Que lindo, em 1956 a Russia

      Que lindo, em 1956 a Russia enviou 600 tanques a Budapest para “negociar” com os revoltosos hungaros, o dialogo consistia em uma bala na nuca, que incluiu inclusive o primeiro ministro Imre Nagy, 2.900 hungaros foram executados na digna “”negociação” élo

      piedoso método russo.

      E desde quando um bando de facinoras é uma “”nova nação””?

    2. Negociação com quem? Quem é o

      Negociação com quem? Quem é o interlocutor? E qual é a agenda de negociação? Os salafistas acreditam que quem não é muçulmano da linha deles não merece estar vivo, já degolaram, crucificaram, fuzilaram, estruparam para impor sua crença, vai negociar com eles, quem, o Lula? E quem disse que eles querem negociação? Não estão pedindo isso.

  2. Pronto, vão dizer que os

    Pronto, vão dizer que os russos estão também querendo “negociar” com o bando lá do califado…

    É impressionante o tamanho esforço para não entender coisas tão simples… Só pra preservar a infantil crença de que só existem duas alternativas para política externa: estar com os EEUU ou estar contra eles.

    Mesmo que estes façam tudo para levar as instituições multilaterais à irrelevância.

  3. A Rússia tem toda razão. Um

    A Rússia tem toda razão. Um país que faz guerras ilegais e permite que 16 milhões de suas crianças passem fome deveria ser invadido. UUUUpppsss neste momento 16 milhões de pequenos norte-americanos estão famintos. 

  4. Então………………………

    Esta é uma clara análise do que ocorreu e está ocorrendo no  médio oriente, por lconta de intervenções equivocadas do império e seus capachos!!!

    O Ministro Sergey Lavrov e Dilma, fizeram na ONU uma boa observação quanto a interferências da OTAN que só tem causado mais desavenças naquela região do que seria desejável.

    Outro aspecto a considerar, e que foi muito bem dito, é a necessidade de se reconhecer como país a Palestina, e forças Israel a voltar às fronteiras determinadas pela ONU.

    Sobre os grupos terroristas atuais, é público e notório que os mesmos, desde a Al-Quad, foram financiados pelo império, e agora vemos o quanto de erros foram praticados, e de como expuseram o mundo a sua ânsia de poder!!!!!!!!

    O fato é que não enganam mais ninguém com este desgasgtado discurso de “democrcia” e “direitos humanos”, muito bem orquestrado pela mídia amestrada!

    Os inocentes úteis e incautos, que se quiserem façam do que lé dito pela imprensa ocidental um bom prato!!

    Aos outros, boas pesquisas………………… 

     

    1. Nada a ver. A intervenção

      Nada a ver. A intervenção contra esses terroristas tem o apoio da ONU, pelo discurso de terça feira de seu Secretario Geral, do governo da Siria, onde se deram os ataques dos EUA, do Iran, de todos os paises arabes, da União Europeia, a propria Russia fez um discurso retorico mas como apoiadora do governo da Siria se beneficia do enfraquecimento do Isis, maior opositor do governo Assad, o discurso do chanceler da Russia NÃO está na mesma linha da posição do Brasil nessa questão, isso é uma forçada de barra para leigos.

       

  5. Por falar em Rússia, acabaram

    Por falar em Rússia, acabaram de encontrar o óleo que garantirá a educação e a saúde das próximas gerações russas. KKKKKKKK

    Numa estimativa pessimista, 87 bilhões de barris. 

    According to experts the volume of the Kara Sea oil province resources exceeds the oil and gas resources of the Gulf of Mexico, the Brazilian shelf, the shelf of Alaska and Canada, and it will be comparable to the resource base of Saudi Arabia.

     

    http://www.plenglish.com/index.php?option=com_content&task=view&id=3118521&Itemid=1

     

    1. Uma estimativa
      Uma estimativa pessimista?
      Otimista seria o que? Maior que a da Arábia Saudita?

      Depois, ainda há dúvidas se seria economicamente viável.
      Depois, o trabalho no local não é possível o ano todo.
      Depois, risco ambiental altíssimo devido a severidade do clima.

      Os maiores grupos estão lá. Quem pagou a brincadeira foi uma empresa chamada ExxonMobil. Talvez vc conheça.
      E a Halliburton está junto obviamente.

      Vai levar muito tempo. Isso é coisa pra 100 anos ou mais de exploração.

      E tem gente que acha que o petróleo está acabando
      Kkkk, tá acabando aquela moleza na superfícies. Esgotou se uma fronteira apenas. Isto é um exemplo de nova fronteira.
      E ainda tem África e Antártida.

  6. Invite to beheading

    É interessante observar a histeria do ocidente em relação à Ucrânia, um país que, devido à sua posição geográfica, tem de ser neutro, um estado tampão entre a Europa e a Rússia, enquanto invade quem quer e bem entende com e sem o aval do CSO. Foi assim na Iugoslávia, no Iraque, na Líbia, está sendo assim na Síria. Ninguém pode esquecer que foram os EUA com sua política, aliados a Arábia Saudita, que criaram a Al Qaeda. Que com sua política no Iraque permitiram o país ser tomado por radicais. Que com sua política na Líbia e Síria permitiram a criação do ISIS.

  7. Invite to beheading

    É interessante observar a histeria do ocidente em relação à Ucrânia, um país que, devido à sua posição geográfica, tem de ser neutro, um estado tampão entre a Europa e a Rússia, enquanto invade quem quer e bem entende com e sem o aval do CSO. Foi assim na Iugoslávia, no Iraque, na Líbia, está sendo assim na Síria. Ninguém pode esquecer que foram os EUA com sua política, aliados a Arábia Saudita, que criaram a Al Qaeda. Que com sua política no Iraque permitiram o país ser tomado por radicais. Que com sua política na Líbia e Síria permitiram a criação do ISIS.

  8. Tô ouvindo os “meninos do

    Tô ouvindo os “meninos do william waack” repetindo a litania deles.

    Pura chacrinha.

    Estão ali falando de eleições, com uma raivinha incontida de dilma e do marco aurélio garcia; perguntando por que o Brasil não reclamou da russia no caso da ucrania como se fosse a mesma coisa, etc., etc.,

    Até que o “diplomata” sergio amaral abre a boca pra dizer que conselho de segurança já era.

    Podem ver e rever que nas palavras dele foi isso que ele disse; só porque foi esse o ponto frisado pelo Estadoo brasileiro: soluções via Direito Internacional, ONU, com reforma do Conselho de Segurança.

    Esse pessoal já passou do ponto… E não sentem o cheiro de queimado…

    Chique, muito chique…

  9. A linha do Itamaraty pós 2002

    A linha do Itamaraty pós 2002 é simples e clara : em qualquer questão que  se apresente no mundo, o Itamaraty estará sempre do lado errado.

  10. Assuntos internos?
    Estamos falando de terroristas doidos que querem criar um califado que engloba até a Espanha. Não tem “assunto interno” nenhum nisso.

    Entendo a Rússia fazendo seu jogo de cena típico no caso. Agora, usar isso pra defender a posição estúpida da Dilma é dose.

  11. Tudo bem ………………………….

    Tudo bem que queiram demonizar os terroristas. Mas que tal responderem quem foram seus criadores e financiadores?

    Se são tão desumanos como divulga a imprensa ocidental, deveriamos buscar as raízes desta desumanidade e com certeza não haverá nenhuma surpresa!!

    Aos que defendem o império, e suas desastrosas ações,  até mesmo mais que seus suditos, deveriam avaliarem as ações que culminaram na criação destes chamados lpela imprensa ocidental – terroristas !!!!!!

    O que dizer da OTANue segundo alguns não passa de Organização Terrorista do Atlantico Norte!!!!!!!!!!!!

    Aos americanófilos , sugiro menos babação, pois se estão na Rede, trabalhando em prol, deveriam melhorar seus argumentos, pois a credibilidade anda muito em baixa!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador