Ruy Fausto morre aos 85 anos em Paris

Considerado um dos principais pensadores brasileiros, filósofo sofreu infarto em casa; boa parte de sua obra foi dedicada ao estudo de Marx

Foto: Reprodução/Companhia das Letras

Jornal GGN – O filósofo Ruy Fausto morreu nesta sexta-feira (01/05) em Paris, ao sofrer um infarto em sua casa.

Irmão do historiador Boris Fausto, Ruy Fausto era professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em filosofia pela Universidade de Paris, e dedicou grande parte de sua obra ao estudo das ideias do filósofo alemão Karl Marx (1818-1883), com destaque para os três tomos de “Marx: Lógica e Política”.

Ruy Fausto foi autor de obras como A esquerda difícil: Em torno do paradigma e do destino das revoluções do século XX e alguns outros temas (2007), Outro dia: Intervenções, entrevistas, outros tempos (2009), e Sentido da dialética — Marx: Lógica e política (2015).

Seu trabalho mais recente foi Caminhos da esquerda: elementos para uma reconstrução (2017). Também participou da coletânea Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje publicado em 2019.

(com informações do jornal Folha de São Paulo)

 

Leia Também
Nirlando Beirão, a morte de um grande jornalista, um lorde em terras de bárbaros
‘Meus começos e meu fim’, recortes de afeto de Nirlando Beirão

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Daqui pra frente, toda Nossa Elite vai morrer em Paris ou algum lugar da Europa. EUA então, terá até Cemitério Brasileiro. Lugares Endinheirados onde Nossa Elite AntiCapitalista descansará de sua Batalha Redemocrática. Mais um que não entrou na conta do Covid 19. Dentro de um saco sem despedidos e dignidade? Isto é para os Velhinhos abandonados ou dos Asilos e Miseráveis das Periferias Brasileiras. Se não houver censura, Nirlando Beirão, também ‘escapou’ do Coronavírus. A Histeria não é para todos. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador