Sérgio Moro assume definitivamente a liderança da ultradireita, por Luis Nassif

As manifestações do próximo dia 15 dividiram a direita, entre bolsonaristas e moristas. Apesar da notória submissão de Sérgio Moro a Jair Bolsonaro, cada vez mais ele está sendo entronizado na liderança da ultradireita por setores insatisfeitos com as trapalhadas de Bolsonaro. Ou preocupados com as consequências da investigações em curso sobre a família Bolsonaro.

Costumo criticar os Bolsonaro em meus vídeos. Não desperta reações dos bolsominions. Um vídeo contra Moro provocou enorme alvoroço das colmeias, que atacaram se valendo do estilo habitual: muito erro de português, muito palavrão, muita ameaça.

Os últimos episódios, definitivamente, incluem Moro na relação dos mais perigosos Ministros da Justiça da história. Vários presidentes tiveram, ou no Ministério da Justiça ou na Casa Civil, grandes juristas, com papel relevante nas negociações políticas com empresas e com o Judiciário – e na repressão. Alfredo Buzaid, Gama e Silva, Vicente Rao, autor da Lei de Segurança Nacional de 1935, Francisco Campos, autor da Polaca, a Constituição do Estado Novo. No governo Lula, Márcio Thomas Bastos desempenhou papel da maior relevância, que ía muito além da segurança pública.

Poucos foram tão exemplarmente medíocres como Sérgio Moro. Mas, por conta de tempos igualmente medíocres, foi alçado à condição de liderança da ultradireita.

Os episódios do motim dos PMs do Ceará, em todo caso, rasgam definitivamente a fantasia. Moro comportou-se de maneira temerária, passando a mão na cabeça dos amotinados e enviando um comandante da Força Nacional que claramente estimulou a rebelião, dizendo que sua atitude os tinha tornado do tamanho do Brasil.

Qual o impacto sobre outras Polícias Militares? Qual o impacto sobre a disciplina nas Forças Armadas e nas próprias PMs.

A imprensa começa a aprender, da forma mais lenta possível, a imprudência que foi erigir um juiz provinciano, conhecido apenas pelas sentenças penais, em personagem da política nacional.

Vamos ver até quando as Organizações Globo continuarão alimentando essa fantasia.

 

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif, a Globo não vai desistir de Moro, a Globo é refém indireta de Moro,
    DoJ = FIFA Gate = Globo
    DoJ = Lava jato = Moro
    A Globo tem rabo preso no caso FIFA Gate que está “arquivado” lá no Departamento de Justiça dos EUA, a lava jato e seus representantes defendem os interesses dos EUA aqui.

    1. Pergunta que não quer calar. Perdeu a graça as criticas diárias contra a Venezuela, agora com o escondido, ‘protegido’ mas explosivamente instável Chile? Até Dona Cristina estão deixando em paz?!!! Milagres da Política

    2. As esquerdas, tais quais os nazistas, tentam fazer de sergio moro o inimigo no1 como os judeus. Ele foi indicado uma das personalidades mais importante da decada.

      Isso demonstra o medo que se tem dele candidato a presidencia uma vez que imbatível mesmo se lula conseguir entrar no pleito.

      Mas Sergio Moro é amado pelo povo. Isso não dá para esconder.

      Todos tem direito a escolher as suas verdades, mas não aos seus fatos.

  2. Não adianta ficar TORCENDO por bom senso de mercado, de globo, de militares: são antissociais, são golpistas, sao reacionários, fascistas; assumem qualquer uma dessas faces dependendo da situação e da posição relativa do inimigo (sim, eles não têm “adversários” políticos).

  3. Como era mesmo aquela coisa morista da “montanha que pariu o rato”?

    Aliás, supondo que na verdade foi uma “Mountain” e não uma montanha, fica-se a perguntar quando o rato foi parido. Lava Jato? Mensalão? Banestado?

    O fato é que quando a gente lê o que o Sérgio Moro escreveu, seus atos já parecem planejados, pelo menos, desde à tese. Lá, desconhecedor dos problemas do povo brasileiro, ele usou exemplos de juízes dos Estados Unidos que, com não pouco ATIVISMO JUDICIAL, colocaram-se acima da Constituição para que os direitos dos brancos fossem ampliados também para os negros.

    O leitor de boa-fé, sem saber o que o togado faria no “futuro”, fica a se perguntar onde o juiz iria usar o tal do ativismo judicial. Seria para ampliar os direitos dos negros? Dos gays? Dos índios?

    Não!

    E pelo menos para quem olha a mãozinha do Moro no encrudescimento da violência contra negros, indígenas, gays, mulheres, quilombolas e minorias em geral, fica claro que é o oposto. Aliás, quem olha no outro extremo e o vê passeando blindado ou passando a mão na cabeça de amotinados, chega a mesma compreensão: Moro faz o oposto dos juízes que ele analisou na tese.

    Seu ativismo judicial, todos sabemos, não era para ampliar direitos individuais, e nem teria como ser, já que a maior parte da aristocracia togada trabalha para manter privilégios e não para democratizar direitos. O objetivo era mesmo o de enjaular seus inimigos, pouco importando a culpa ou a inocência – aliás, o ideal sempre foi condenar antes do julgamento.
    E a “autocontenção” que deveria vir depois do ativismo, também sabemos quando virá. Até porque o próprio Ministro nunca negou: “depois que a Laja-Jato acabar, será muito mais fácil atrair investimento estrangeiro no Brasil”.

    Claro que vai. Só que ele esqueceu de dizer: depois que a Lava Jato acabar com o BRASIL. Quando essa hora chegar, vamos sentir na pele aquela coisa que os “economistas” chamam de “liberar ativos”: depois destruir BNDS, empresas e empregos, vai mesmo ficar muito mais fácil atrair investimento estrangeiro, reinserindo a mão de obra barata e desvalorizada novamente no circuito do capital – e com altas taxas de lucro… para eles, é claro!

  4. Duvido que faça muito, além de incitar a algazarra desta gente sem graça, sem respeito e sem pudor. Falta ao ex-juiz vários dos predicados básicos para a liderança. Tem apenas a natureza fria dos covardes apegados ao cargo, que sem isto, nada são. Foi assim, enquanto juiz protegido pela imprensa do lodo, para agir como quisesse, para exterminar os opositores deles e de quem eles representam. E nisto foi um joguete, uma marionete. Fez sua torta imagem apenas ao alimentar a sede de vingança dos frustrados da política, pois nunca tiveram representantes a lhes trazer um melhor país (na sua visão) e ainda tinham o ressentimento de engolir que um iletrado, houvera levantado batalhões de pobres a condições sociais e econômicas que os aproximava deles, sem que (na visão deles) houvesse merecimento. É apenas a estes frustrados, que não são poucos, que Moro ainda significa algo a este ressentimento não esvaziado. A alguém com um pouco de decência e senso crítico, é apenas um personagem que surgiu nestes momentos tristes, mas que não tem capacidade para reservar algo que traga boas memórias. Um cruel cheio de covardia que precisa do cargo para tentar tirar um sentido a sua carreira infeliz e cheia de suspeições. Para durar, depende de rebaixar-se por mais três anos a servir de capacho, onde os Bolsonaros limpam suas botas sujas de ações milicianas e varrem o pó de seus malfeitos para baixo dele. Dificilmente dura estes 3 anos sem que sua imagem sofra, já que não tem brilho próprio e nem capacidade para trazer algo novo e necessário. As ideias que lhe conferiam o suposto “superministério” vão sendo sistematicamente derrotadas e agora com o patrão ainda mais atado aos sistemas “paralamentar” e paramilitar, o que será a não ser um boneco, que vez ou outra tira fotos em frente a blindados para ver se os engomados fardados o protegem. Tornou-se apenas um advogado de defesa de miliciano e desordeiros, sem OAB. Um personagem que surgiu da tristeza de um país partido, não tem mesmo como trazer algo de bom.

  5. Como foi criado na delação premiada, vai adorar brincar de ser o presidente de um Estado Policial, se já não brincou e confirmou ser possível ao condenar o Lula sem provas…
    primeira providência ao tomar posse: como já incentivou na Petrobras e nas suas palestras, talvez obrigar vários tipos de categorias profissionais do Estado, de apoiadores das empresas e de parte da sociedade, incluindo aí todos os tipos de fascistas e racistas, a exercerem funções policiais com direito à medalhas e tudo mais, incluindo aí aparecer na Globo

    Será fácil ser polícia e muito mais fácil ser bandido

  6. moro tem se revelado um capanga eficiente, um pau mandado disciplinado.

    Mas moro é um sujeito de poucas luzes, não é um pensador, um estrategista.

    Ou seja continua faltando à direita brasileira um intelectual formulador, não me surpreende que as ordens à turma do bozo venha do exterior.

  7. Por que ninguém chama a atenção para a organização que sempre está por trás dando total apoio a essas personas? Maçonaria, essa é a praga do Brasil!

  8. Sem dúvida a ofensiva golpista entrou em uma nova etapa.
    Cada vez mais os conspiradores vão colocando a cabeça de fora.
    Porquê será que já não se preocupam tanto com as aparências?
    Será que o grande chefete exigiu de seus comandados atitudes mais incisivas, mais diretas?
    Será que a ordem do estado-maior instalado no planalto é ir para etapa tática-estratégica do confronto?
    O objetivo estratégico, ao meu ver, já ficou mais que escancarado: implementar em nosso país o neoliberalismo nefasto e suas mazelas políticas, econômicas e sociais, como as que que foram implementadas no Chile do sanguinário ditador Pinochet.
    Para tanto, antes os conspiradores têm que derrubar, uma a uma, todas as resistências que os impedem de transformar o atual Estado Democrático em um Estado Ditatorial.
    Enquanto isso – agora passo a me referir às forças democráticas – estamos discutindo se devemos ou não participar de uma ampla aliança em defesa do Estado Democrático.

  9. Não concordo com o texto. Em relação ao motin dos policiais no Ceará, os policiais tem todo o direito de revindicar melhores salários, eles tem família, necessidades de moradia, alimentação e vestuário, necessidades que r$ 2400 satisfaz pouco, enquanto isso, o governador petista, que se diz de esquerda possui um salário bem maior. O comandante da força nacional disse aos amotinados que a sociedade cearence clama pela volta deles ao trabalho para evitar mais mortes, eles acataram o discurso, já que graças a Deus encerraram a manifestação. A esquerda deve apoiar toda e qualquer revindicação por melhores salários, falam tanto que o Bolsonaro é facista, mas era neste regime que revindicações salariais eram proibidas. Nós de esquerda, não podemos agir como a polícia czarista que matou muitas pessoas no domingo sangrento. Quem foi desequilibrado e realizou um ato imprudente foi Cide, que poderia ter matado muita gente (sem intenção) com a retroescavadeira, já que ele não teria como controlar, a patrola desses veículos são muito fortes, elas não podem ser usadas em locais com multidão, já que podem, literalmente, esmargar pessoas. Moro não é um juíz provinciano, possui doutorado e um tanto de curso, deixar de gostar dele porquê condenou Lula e uma ingenuidade e estupidês, e se ele for culpado mesmo? Sou de esquerda e não apoio Lula, sou titoísta, defendo o socialismo de autojestão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador