…sobre o (des)governo Temer e a catatonia da sociedade brasileira…

…sobre o (des)governo Temer e a catatonia da sociedade brasileira…
.
Dois posts que compartilhei hoje em meu mural falam respectivamente sobre nossa inércia e indiferença em relação à miséria à nossa volta e sobre a “doutrina do choque”, como grupos bilionários (principalmente americanos…) atuam CRIANDO CRISES em outros países, para que essa falsa crise produza um “CHOQUE NA SOCIEDADE LOCAL” e assim as ideologias de direita sejam vistas como a “solução dos problemas daquele país”. O que essas coisas têm a ver com nosso momento hoje? Tudo!
.
Paremos para pensar primeiro na tal INÉRCIA secular de nossa sociedade com a pobreza, a fome, a miséria, a indignidade de vida de milhões e milhões de brasileiros – algo que estava ficando para trás, o mundo inteiro se alegrava por nós, e aqui virou motivo de perseguição, ódio e massacre ao homem que iniciou todo esse processo. O raciocínio que quero desenvolver nessa breve reflexão, é que um dos FATORES dessa inércia é justamente o que trata o segundo post: a tal “doutrina do choque” – que nada mais é do que a TRANSFORMAÇÃO de uma sociedade numa espécie de “mundo-matrix”, onde se impõe sobre as pessoas através de “bombas semióticas” através da grande mídia, todo um conjunto de crenças, valores, ideologias, SEMPRE tendo como alvo maior, primeiro a SATANIZAÇÃO do líder a ser destruído e seu grupo político, e juntamente com esse objetivo, a “revelação da luz”, a “solução” para aquela “crise”, aquele “horror”, aquele “MAL EM SI”.
.
Ora, se sou convencido de que tal líder, seu grupo político, seus feitos e sua ideologia são “O MAL EM SI”, a perversão “de tudo o que é bom”, passarei a pensar / sentir / agir com sentimentos de nojo e até ódio desse ser maligno e tudo a que a ele esteja ligado. Ao mesmo tempo, TIRAREI DA MINHA MENTE AS PRIORIDADES VERDADEIRAS, no caso do nosso país, um sistema social e político secular, perverso, cruel, injusto, que relega à INDIGNIDADE DE VIDA dezenas de milhões de seres humanos. Não só isso. Aceito com JÚBILO, os heróis que me são oferecidos pelo centro do poder do golpe em andamento, apontados como os “combatentes do MAL”, os que “exorcizarão “SATANÁS” e trarão de volta o “BEM”, a “luz”…. – como ocorreu em relação a Joaquim Barbosa há uns poucos anos, e na continuidade de todo o processo manipulatório, com o juiz Sérgio Moro.
.
Paremos e pensemos um pouco sobre “como tudo isso começou?” – Ora, é de se espantar até as pedras….
Em 2013, estávamos bem, o desemprego era mínimo, Dilma era popular, a Polícia Federal e o Ministério Público atuavam, nas redes sociais não falávamos quase de política…. NÃO HAVIA UMA FRATURA SOCIAL NO PAÍS!
.
Foi a partir das manifestações de junho de 2013 “pelos vinte centavos” do aumento das passagens de ônibus, que tudo começou. Lembro bem, como centenas de amigos meus antes alienados, se encantaram e fascinaram com aquela onda social, o mote era “O gigante acordou”….. – Escrevi artigos e poemas duríssimos contra aquilo tudo, era óbvio que era artificial e caricato, SEM CONTEÚDO SÉRIO E OBJETIVO…..
.
Foi um prato cheio para a Globo, a Veja, a Folha, o Estadão. E a brecha por onde entraram os grupos estrangeiros, bancando com milhões de dólares os líderes de grupos de direita radical nas redes sociais, como “Revoltados On Line” e “Movimento Brasil Livre”, milhões de brasileiros recebendo “na veia” o conceito básico: “Chega! A culpa de tudo é o PT! Fora Dilma, fora Lula, fora PT” – e nossa sociedade, secularmente mal informada, rasa, sem estudos profundos de nada, apenas cada um na sua própria área profissional (o que os ilude de serem “cultos”….), abraçou essa crença, até porque, no fundo batia com os preconceitos narcísicos das pessoas pertencentes à essa classe social.
.
O resto, todos sabemos…. O Departamento de Justiça americano viu uma brecha na vaidade e narcisismo de Rodrigo Janot e Sérgio Moro, e abriu-lhes as portas, com afagos, aplausos aos egos pobres e muita informação conseguida através de sua rede de espionagem eletrônica. A Globo fez o resto e veio a Lava Jato com força total, inexorável, um trator destruindo nossa democracia, nossos valores cidadãos fundamentais, o país que nunca se dividira tão fortemente por causa de política, FRATURADO de modo perverso e assustador. Em alguns bairro0s do Rio e São Paulo, seria agressão física e verbal certa, sair com uma camiseta defendendo Lula e Dilma. Chico Buarque chamado agressiva e covardemente de “Merda”, por ser simpatizante do PT – e o “lado de lá”, quieto, celebrando todos os horrores……
.
Essa é a consequência “NATURAL” do fanatismo decorrente da “doutrina de choque” – as pessoas viram fanáticas e CEGAS, só há afinal “um inimigo real” – as pessoas e grupos a quem se aprendeu a desprezar, odiar….. – por isso, Temer não enfrenta DEZ POR CENTO do ódio que Lula enfrenta até hoje, e faz o que quer, sem que essa mesma sociedade levante um dedo sequer para derrubá-lo – sendo ele, de longe, o pior governante que esse país já teve, no sentido de medidas absurdamente TRAIDORAS dos interesses do Brasil.
.
Que esses brasileiros reflitam, desarmem-se, percebam a armadilha em que caíram, a manipulação selvagem de que foram vítimas, que tenham a humildade de perceber seu baixo índice de cognição com a realidade, as verdades dos fatos, e que nós, os já engajados na luta pela redemocratização do país e o fim das violências jurídicas e institucionais, o fim da entrega criminosa de nossas riquezas, abramos, onde for possível, pontes de diálogo “com o outro lado”.
.
A catatonia da sociedade, a letargia, com os desmandos de Temer e sua máfia, nos envergonha. Basta!
.
* os textos citados nesse artigo são respectivamente de Alexandre Coslei e Reginaldo Moraes , ambos no GGN.
.

.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador