Sucessão no União Brasil pega fogo, por Luis Felipe Miguel

Incrível é Lula dar tanto espaço no seu governo para um partido que aloja golpistas indisfarçados e que vota contra ele constantemente

Reprodução Youtube

Sucessão no União Brasil pega fogo

por Luis Felipe Miguel

Luciano Bivar está saindo da presidência do União Brasil, depois de brigar com ACM Neto. É provável que seja expulso do partido.

Em seu lugar entra seu antigo aliado, Antônio Rueda, pernambucano como ele. Bivar ficou bravo com a destituição e, ao que parece, fez ameaças contra a vida de Rueda.

Em entrevista, Bivar desmentiu com uma frase significativa: “Homem não ameaça, homem faz”.

Agora, as casas de Rueda e da irmã – que, por sinal, é também a tesoureira do União Brasil – foram atingidas por incêndios.

Segundo a investigação preliminar, incêndios criminosos. O advogado de Rueda acusa diretamente Bivar – que, por sinal, possui imóvel no mesmo condomínio das casas incendiadas.

É interessante o União Brasil. O presidente nacional do partido, o vice que será o próximo presidente e a tesoureira morando no mesmo condomínio.

O União Brasil nasceu da fusão do PSL, liderado pela parcela que tinha “rompido” com Bolsonaro, com o DEM (o eterno PFL).

Uma fusão motivada por princípios claros, sobretudo o princípio de controlar a maior fatia possível do fundo partidário.

Hoje, ele tem, entre seus caciques, bolsonaristas assumidos, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; bolsonaristas envergonhados, como o extremista paulistano, Kim Kataguiri; e gente do Centrão raiz, como o deputado Elmar Nascimento, provável sucessor de Lira na presidência da Câmara, e os ministros Celso Sabino e Juscelino Filho.

Entre os parlamentares de menor expressão política, o União Brasil abriga o senador Sergio Moro.

Incrível é Lula dar tanto espaço no seu governo para um partido que aloja golpistas indisfarçados e que vota contra ele em grande parte das matérias no Congresso.

De Bivar, até agora, se podia dizer que era um político coerente: sempre fiel ao oportunismo mais desavergonhado, fisiológico até a medula. A violência de sua reação à destituição do cargo indica que deve ter muita coisa – muita coi$a mesmo – em jogo.

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da UnB. Autor, entre outros livros, de O colapso da democracia no Brasil (Expressão Popular).

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Luis Felipe Miguel

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador