Testes rápidos para coronavírus serão oferecidos em farmácias de manipulação

Com a autorização da Anvisa, expectativa é aumentar o controle da doença no país e reduzir o volume de pessoas nos hospitais

Foto: LILLIAN SUWANRUMPHA / AFP

Da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais)

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu permissão para farmácias aplicarem testes rápidos de covid-19 em todo o Brasil. Diante dessa nova possibilidade, as farmácias de manipulação do Brasil se preparam para oferecer mais esse serviço à população.

De acordo com o farmacêutico e diretor executivo da Anfarmag, Marco Fiaschetti, essa é uma decisão importante porque reforça o papel das farmácias como estabelecimentos de saúde, que têm capilaridade e são acessíveis à população de todo o país.

A aplicação do teste não é obrigatória, ficando a critério de cada estabelecimento ofertar ou não esse serviço. Podem ser necessárias algumas adaptações nas farmácias, como reservar sala dedicada à aplicação do teste e adotar destinação de resíduos específica. “Dentro das próximas semanas, acreditamos que as farmácias interessadas já estarão prontas para a aplicação dos testes, ampliando assim o acesso para a população”, afirma Fiaschetti. “Somente no setor de farmácias de manipulação, o potencial é de adoção do teste por cerca de 8.000 estabelecimentos”.

Os testes rápidos detectam a presença de anticorpos de anticorpos contra o Sars-CoV-2, que indicam se a pessoa teve contato com o novo coronavírus. Cada marca de teste utilizada traz diferentes instruções que devem seguidas à risca para aumentar o índice de acerto da testagem. De forma geral, os testes só são efetivos após cerca de sete dias do aparecimento dos sintomas, mas esse prazo, chamado de janela imunológica, pode variar de acordo com o kit adquirido pela farmácia.

Sergio Moro é a pauta do novo projeto jornalístico do GGN.
Saiba mais clicando aqui

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Governador de Santa Catarina é afastado do cargo por 180 dias

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome