Urariano Mota concorre a Prêmio Oceanos de Literatura

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O escritor e jornalista pernambucano Urariano Mota está concorrendo ao Oceanos Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, com seu livro “Dicionário Amoroso do Recife” (Casarão do Verbo, 2014). Nesta etapa são 592 obras publicadas em 2014 que estão aptas a concorrer ao prêmio, que tem como correalizador o Itaú Cultural e há 13 anos estimula a literatura portuguesa no Brasil. 
 
Também colunista do GGN, Urariano Mota tem em seu histórico a publicação de contos em Movimento, Opinião, Escrita, Ficção e outros periódicos de oposição à ditadura. É autor dos livros “Soledad no Recife” (Boitempo, 2009), sobre a passagem da militante paraguaia Soledad Barret pelo Recife, em 1973, de “Os Corações Futuristas” (Edições Bagaço, 1999), um romance nos anos ditatoriais de Garrastazu Médic, e de “O filho renegado de Deus” (Bertrand Brasil, 2013), uma narração cruel e terna de Maria, vítima da opressão cultural e de classes no Brasil.
 
Nesta edição do prêmio, Urariano leva a homenagem à sua terra de origem “Dicionário Amoroso do Recife”, sua quinta obra, uma intensa carta de amor da cidade pernambucana para os recifenses.
 
O livro caminha pelas igrejas, pelos terreiros, pela primeira Sinagoga das Américas, mercados públicos. Também faz menção aos heróis do povo da cidade: Clarice Lispector assistindo o frevo na rua, a criança flagrada na inocência da fantasia de princesa de carnaval Eutanasinha, Dom Hélder Câmara, a passagem de Gagárin pela cidade, as mulheres do Marrocos. Pessoas conhecidas e aquelas só conhecidas para Pernambuco.
 
A lista com as 40 obras semifinalistas será divulgada no próximo mês e, em novembro, o júri revela os 12 finalistas. A curadoria de 2015 é formada pelos escritores Noemi Jaffe e Rodrigo Lacerda e pela produtora cultural Selma Caetano. 
 
Leia um dos capítulos do livro, disponibilizado pelo autor ao Jornal GGN: Liêdo e o Mercado de São José
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador