Xadrez da guerra final contra Bolsonaro, por Luis Nassif

O problema dos Bolsonaro não é a imbecilidade recorrente da família. É a ameaça de um endurecimento do regime, podendo espalhar sangue pelo país.

Peça 1 – as intenções de Bolsonaro

Há duas interpretações dos especialistas para os embates entre democracia e os Bolsonaro.

Visão otimista – Bolsonaro late, mas não morde. Até agora não tomou nenhuma medida que afrontasse diretamente as instituições. Portanto, está inserido no jogo democrático.

Visão pessimista – Não tomou nenhuma medida, porque não teve condições. Havendo condições, dará o golpe.

Fico com a segunda interpretação. O desapreço de Bolsonaro pelas instituições não é meramente retórico. Em todo terreno em que não enfrenta resistências, ele avança sem pedir licença. Os filhos mantem as redes sociais e de WhatsApp permanentemente mobilizadas contra o Congresso e o Supremo. E há um movimento irresistível de armar o país, do qual certamente estão se prevalecendo as milícias armadas de Bolsonaro, na cidade e nos campos.

Ontem, comparou o Supremo Tribunal Federa, a Ordem dos Advogados do Brasil, veículos de imprensa a hienas. Com a reação do decano do STF, Celso de Mello, Bolsonaro recuou e pediu desculpas. Logo depois, um de seus principais porta-vozes, Filipe Marins, insistia no tema para mobilizar a militância. “O establishment não gosta de se ver retratado, mas ele é o que ele é: um punhado de hienas que ataca qualquer um que ameace o esquema de poder que lhe garante benefícios e privilégios às custas do povo brasileiro. Isso só mudará quando o Brasil se tornar uma nação de leões”.

Peça 2 – o bolsonarismo tem raízes

Um segundo ponto de discussão é sobre a extensão do bolsonarismo no país.

Não é coisa pequena. Concordo com os que minimizam o papel das fake news e dos Steve Bannon nas eleições. O espírito captado pelo bolsonarismo tem raízes profundas na sociedade brasileira, que vieram à tona com a Lava Jato e o desmonte do sistema partidário.

O preconceito contra pobre, os ataques aos direitos, o ceticismo em relação à democracia, hoje em dia, conquistaram evangélicos, a parte mais barulhenta do Ministério Público, parte relevante do Judiciário, a classe média do sul-sudeste, os escalões inferiores das Forças Armadas e da Polícia Militar.

Por outro lado, a liberação da importação e do porte de armas permitiu o registro de mais de um milhão de armamentos, preferencialmente em mãos de milícias, ruralistas, clubes de tiro e outros grupos adeptos do bolsonarismo.

Ontem, publiquei um resumo de colunas que escrevi nos anos 90, contra o punitivismo penal e as reações suscitadas nos leitores – e sempre se supõe que os leitores de jornais eram os mais esclarecidos. Era a selvageria em estado puro, que ainda não encontrara formas mais radicais de expressão do que as cartas de leitores de jornais.

Sempre foi um sentimento forte, aos quais os jornais recorreram cada vez mais, a partir da capa da Veja contra o estatuto do desarmamento, que revelou o apelo do tema para o público em geral. Esse é um dos grandes problemas históricos da mídia brasileira: ela é pró-cíclica. Ou seja, tende a radicalizar movimentos de opinião pública em qualquer direção.

O bolsonarismo tem base social e milícias se armando. Esse é o quadro

Peça 3 – a fórmula Erdogan

Fortalecendo Bolsonaro, é questão de tempo para que se transforme em um Recep Erdogan, o ditador que, depois de anos de poder, resolveu endurecer.

Erdogan fez carreira política no voto. Ascendeu com uma pauta anticorrupção, liberalismo econômico, que lhe assegurou o apoio do mercado, e fundamentalismo religioso, que garantiu apoio da maioria islamita conservadora. Seu lema histórico era “As mesquitas são nossos quartéis, as cúpulas nossos capacetes e os fiéis nossos soldados”.

A partir de um plebiscito, que lhe outorgou poderes absolutos, demitiu mais de 107 mil servidores públicos, 33 mil professores, prendeu mais de 50 mil pessoas, dentre os quais 150 jornalistas.

Peça 3 – um país sem instituições

A grande tragédia brasileira é a carência absoluta de responsabilidade institucional, representatividade e visão de futuro das instituições.

A visão tosca do antipetismo e do liberalismo selvagem conquistou setores empresariais.

O empresariado não dispõe de lideranças. O mercado passa a trabalhar com visão cor-de-rosa da economia, visando fortalecer as tais reformas. Um bom termômetro é o jornalismo econômico. Há uma mudança de enfoque perceptível, com a valorização de ângulos positivos menores visando criar um clima de otimismo na economia.

Pode ser porque a queda de publicidade fez a água bater no nariz. Pode estar no bojo de acordos políticos. Seja o que for, é um movimento que fortalece os próximos passos de Bolsonaro.

Há dois poderes aparentemente acordando, não sei se no ritmo suficiente para impedir o desastre.

Do lado do Supremo Tribunal Federal (STF), há quatro grupos de Ministros. O primeiro, os que consideram a Lava Jato um perigo maior. O segundo, dos pusilânimes, que tremem só de ouvir o toque do Alvorada. O terceiro, dos que tratam o STF como trampolim e não querem se comprometer com disputas, O quarto, dos que se manifestam contra os esbirros autoritários de Bolsonaro, destacando-se o decano Celso de Mello.

Pesa contra o Supremo a extrema pusilanimidade de ter endossado todos os abusos da Lava Jato e avalizado um impeachment que afrontava a Constituição.

Do lado do Congresso, há movimentos difusos para tentar enquadrar Bolsonaro, mas apenas como disputa de protagonismo perante o mercado.

Peça 4 – os atores do jogo

Hoje em dia se tem um presidente afrontando diariamente o decoro do cargo, claramente envolvido com organizações criminosas, atuando às claras para blindar o filho de investigações, com um conjunto de medidas e atitudes que estão rapidamente transformando o país em um pária na comunidade internacional.

O problema dos Bolsonaro não é a imbecilidade recorrente da família. É a ameaça de um endurecimento do regime, podendo espalhar sangue pelo país.

Agora, à noite, a revelação de que o segundo assassino de Marielle ingressou no condomínio de Ronnie Lessa, o assassino, entrando pela casa de Bolsonaro, coloca o elemento mais forte de uma relação óbvia, entre Bolsonaro e as milícias.

Espera-se que, ao contrário do Rei Leão, não haja pacto nem com hienas nem com corujas.

Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não li o depoimento do porteiro. O que sei foi aquilo publicado em portais. Segundo a versão publicada, o visitante chegou à portaria do condomínio e disse que iria à casa do então deputado Bolsonaro. Ao interfonar, alguém atendeu dizendo ser Seu Jair e autorizou a entrada. O porteiro percebeu que o visitante não tinha ido ao destino anunciado. Interfonou novamente informando a mudança de rumo do visitante. Foi novamente atendido pelo “Seu Jair” que disse estar tudo bem.
    Olhando o condomínio por cima, percebe-se que ao entrar pela portaria, segue-se reto e dobra-se à esquerda na terceira rua (Rua C). A casa de Lessa é a terceira à direita. A casa de Bolsonaro fica na mesma rua, três casas depois, do outro lado da rua. Ocorre que o porteiro não tem visão desde a portaria para saber se o visitante teria ido a uma casa ou a outra. As notícias até então publicadas não se sustentam. Ou existem detalhes não revelados, ou se trata de uma armação. Acho que ele poderia estar envolvido em algo tão grave quanto um assassinato, mas é preciso provar.

    1. De acordo com o Comentarista Alcides Carpinteiro:

      “Olhando o condomínio por cima, percebe-se que ao entrar pela portaria, segue-se reto e dobra-se à esquerda na terceira rua (Rua C). A casa de Lessa é a terceira à direita. A casa de Bolsonaro fica na mesma rua, três casas depois, do outro lado da rua. Ocorre que o porteiro não tem visão desde a portaria para saber se o visitante teria ido a uma casa ou a outra. AS NOTÍCIAS ATÉ ENTÃO PUBLICADAS NÃO SE SUSTENTAM”.

      Se liga, Alcides, que é hora da revisão:

      “O porteiro também disse que ACOMPANHOU A MOVIMENTAÇÃO DO CARRO PELAS CÂMERAS DE SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO, DEPOIS DA ENTRADA DO ÉLCIO. Quando percebeu que o veículo tinha ido para a casa de Ronnie, e não para a de Bolsonaro, ligou novamente para o imóvel do presidente. Na segunda ligação, um homem que o porteiro disse acreditar ser o “Seu Jair” disse saber para onde o carro estava indo”.

      https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50229896

      O que não se sustenta é a defesa que você faz do Clã Bolsobosta.

    2. Caramba… Se você realmente pretende advogar a favor do clã Bolsonaro, leia TODA a reportagem, releia, soletre, antes de escrever sua tese. Principalmente se você ainda afirma que acompanhou tudo pelos portais. Então, leia TODOS os portais, sejam os favor da família Bolso, seja os anti-Bolso. Assim, você descobrirá que a portaria tem CÂMERAS DE SEGURANÇA pelo condomínio. Que foi através das CÂMERAS DE SEGURANÇA que o porteiro percebeu que o carro não se dirigiu para o local informado: casa do Bolso.

    3. Basta ter o mínimo de discernimento e senso de lógica, para concluir a estreitíssima ligação entre a família do Bozo e os milicianos, incluindo-se aí os matadores de Marielle e Anderson. Felizmente há, entre nós brasileiros, pessoas cujo ódio característico dos bolsominions não foi capaz de abandonar as mais elementares possibilidades de análise e conclusão dos fatos.

    4. A questão é outra: um matador e miliciano interfona para sua casa, daí alguém que está na sua casa diz que tudo bem, ele pode entrar, logo, dá a entender que este miliciano tem relação estreita com os moradores da casa, não??? Lá em casa não entra desconhecido, muito menos conheço miliciano. Ele pode não estar envolvido especificamente no assassinato da Marielle, mas está aí a ligação com milicianos, negócios escusos e assassinos no Rio de Janeiro.

  2. É um drama das Arábias. De dia, encontro com o príncipe matador de jornalista. De madrugada, gritando feito um louco na live improvisada, perturbando os vizinhos. No susto, disse que querem pegar seus filhos, sendo que o porteiro indicou que foi a voz de Bolsonaro que ele ouviu.

  3. “Pode ser porque a queda de publicidade fez a água bater no nariz. Pode estar no bojo de acordos políticos. ”

    Pode ser por afinidade politica e ideológica. Pode ser por objetivos comuns, eliminar adversários ancestrais.

    1. Hoje é domingo
      Missa e praia
      Céu de anil
      Tem sangue no jornal
      Bandeiras na Avenida Zil
      Lá por detrás da triste
      Linda zona sul
      Vai tudo muito bem
      Formigas que trafegam
      Sem porque
      E da janela
      Desses quartos de pensão
      Eu como vetor
      Tranquilo eu tento
      Uma transmutação

      (…)

      E nas mensagens
      Que nos chegam sem parar
      Ninguém pode notar
      Estão muito ocupados
      Pra pensar”

      Raul Seixas, S.O.S

  4. Apesar desse pega pra capar entre eles, no fim haverá um pacto entre toda a fauna – pacto que como de costume quem pagará o pato será a besta do povo, que acabou de sofrer um confisco a la Collor via previdência, mas que só sentirá daqui uns anos. Claro que nesse pacto não estará Bolsonaro, pois ele nesse zoológico do mal é o rinoceronte a la Ionesco na loja de porcelanas. Quem encabeçará esse pacto do cão será o vice Mourão, que pode ser o nosso Erdogan Caboclo. Se ele tiver o mínimo de habilidade, fará um pacto a la PCC e governo de São Paulo com as milícias, o principal braço armado dos Bolsonaros.

    1. Joel: nessa você pegou fundo e preciso, menino. O papo é esse, sem tirar nem por. Millôr dizia que “em Brasilia ninguém é culpado, pois todos são cúmplices”. Parabéns…

  5. Resumo, em nome de um suposto combate a corrupção por arrivistas arrogantes entregaram o país ao crime organizado….. entretanto, o país já tinha o crime enraizado na República, com seus helicópteros e aviões do pó sendo jogados para debaixo do tapete com o objetivo de não melindrar os doutores…
    Os não menos bandidos do mercado, do empresariado abutre, que sempre apoiaram as ditaduras e movimentos entreguistas, fartaram-se com o butim, que um congresso de calças arriadas, docemente lhes entregou…..
    O primeiro passo para desmascarar as hienas do mercado é parar de chama-los por esse eufemismo, quem são esses abutres? Os bancos, os investidores especuladores estrangeiros, a jogatina oficializada? Chega de esconder esses abutres carniceiros atrás de uma simples palavra amenizando suas vis intenções…..
    Esse senhor parvo não é nada, se quisessem, já teria caído…. não o fizeram por que ainda há muita carne do brasileiro a ser devorada e muitas maravilhas do país a serem saqueadas…..aguentar as idiotices de certos sujeitos é um preço barato a ser pago….
    E a opção ao ignobel não é melhor, um troglodita que parece competir em qual diz mais besteiras escabrosas, que afirma ser o salário mínimo, que perde para quase todos da América latina, alto, ser contra o décimo terceiro, e totalmente favorável aos bancos, empresários e investidores podres, que agora pode ser presidente pois alçado ao mais alto grau da confraria…….
    Pobre país podre……

  6. Queiroz, não o Fabrício, mas o Élcio, motoristas do Ronnie Lessa, foi à casa deste afirmando ao Porteiro do Condominio que iria para a casa do Bolsonaro. Ao ligar para a casa do Bolsonaro, alguém, identificado como “Seu Jair”, confirmou a visita.

    Onde há fumaça…

    Se não há a participação indireta do “Seu Jair” no assassinato da Marielle e do Andérson, tem a participação no mínimo de um dos seus filhos ou de alguém muito íntimo da família.

    Pode até demorar um pouquinho, mas o Porteiro do Condominio vai pro sal. Só não vai ser agora para não dar muito na vista.

    Meu Deus, é possível tanta canalhice da autoridade máxima de um país?

  7. Tá vendo seu Nassif o que disse há 4 dias atrás.O tal marasmo inquietante,as folhas voando sopradas por um vento não identificado,o ar do medo pairando no ar.Ei-los de forma inquestionaveis a delinear no horizonte situações terríveis com cor vermelha sangue.Me lembra o poeta baiano,o boêmio Jeová de Carvalho,ao encerrar suas crônicas onde relatava de forma extraordináriame triste é bela o outro lado da madrugada:Seja o que Deus quiser quando a aurora raiar.

    1. Peço desculpas pelo comentário ter saído truncado.É que a turma dos dedinhos pra cima e pra baixo,na sua grande maioria,é a mesma das tais estrelinhas.Ficam puto comigo quando eu acerto todas.KKKKKKKKKKKKK

  8. Sugiro ao editor a publicação do livro O Extraordinário Mundo Novo do Ministro Barroso.Acho que desde a sua existência o STF não dava assento a um elemento tão mesquinho,tão calhorda,tão abutre,tão traiçoeiro.Mesmo levado por certo fetiche sexual,não soube domar seus demônios e conseguiu levar o País a beira do inferno.

  9. Esqueceu de dizer quem o apoia no exército, os comandantes, que na época em que foi preso e julgado eram todos tenentes e falavam a mesma língua que ele. Duvido que haja um general que não deseja que aconteça um golpe manejado por esse imbecil.

  10. “Espera-se que, ao contrário do Rei Leão, não haja pacto nem com hienas nem com corujas.”
    Também espero Nassif.
    Mas acho esta uma coincidência muito possível, assim o pai leão morrendo atropelado devido a imbecilidade do filho, que por sua vez acaba na “hakuna matata” (hoje já vive na mamata) com um javali e um suricato.
    Em se tratando de Brasil tudo pode acontecer, inclusive nada.

  11. A comparação feita com Erdogan poderia ser estendida a vários outros governantes.
    O perigo existente, hoje,é muito maior do que a simples nominação de A ou B.
    A conjuntura mundial parece que adquiriu novas feições e os governos,tais quais os conhecemos, não passam de mera fachada para o diversionismo das Nações.
    Parece que a chamada “democracia” direta vem sendo exercida pelos detentores do poder econômico de forma a incluir suas pautas sem compromisso com governos. Agem diretamente nas casas de leis de forma pontual. Descobriram que é mais eficiente e mais barato agir assim.
    Desta forma, quem dirige o país, se A ou B, pouco importa para eles. São todos rainha da Inglaterra.
    Contudo, na falta de governos,estes mesmos que insistem em mandar visando somente seus interesses, serão os primeiros a sentir a ira provocada pela falta de governos.
    Os gritos que começam a ser ouvidos,sobretudo na América do Sul, podem ser o início dessa derrocada.

  12. http://www.tijolaco.net/blog/bolsonaro-tinha-passagem-para-o-rio-no-dia-da-visita-do-matador/

    BOLSONARO TINHA PASSAGEM PARA O RIO NO DIA DA “VISITA” DO MATADOR
    (destaques meus)

    – EMBORA A LISTA DE PRESENÇA da Câmara dos Deputados no dia 14 de março, data em que teria se dado a “visita” de Élcio de Queiroz ao condomínio onde mora Jair Bolsonaro para buscar o ex-PM Ronnie Lessa para assassinar a vereadora Marielle Franco, AQUELA SESSÃO FOI ENCERRADA, SEM VOTAÇÕES QUE COMPROVASSEM A PRESENÇA DE DEPUTADOS NO PLENÁRIO.
    – NAQUELE DIA 14 DE MARÇO do ano passado, JAIR BOLSONARO HAVIA COMPRADO DOIS BILHETES AÉREOS COM DESTINO AO RIO, AMBOS PELA GOL: um o de CÓDIGO WQ2GUH, com destino ao Santos Dumont. Outro, de CÓDIGO YG3JQI, dirigindo-se ao Galeão. O do Santos Dumont, no dia seguinte, foi estornado, possivelmente por não ter sido usado.
    – PORTANTO, o nosso “capitão-presidente” pode, facilmente, provar que não viajou para o Rio em horário compatível com o de ter sido identificado pelo porteiro como o “seu Jair” que deu ordem de entrada ao motorista do assassinato. BASTA PEGAR UM EXTRATO DO SEU CARTÃO DE FIDELIDADE COM O NÚMERO DO VÔO em que pontuou.
    – Simples assim.
    Melhor que culpar seu ex-aliado Wilson Witzel, a que atacou lá da Arábia:
    — Esse processo está em segredo de justiça. Como chega na Globo? Quem vazou para a Globo? Segundo a (revista) Veja, quem vazou foi o seu governador Witzel. Ele que explique. O que cheira isso aqui? O que parece? Que ou o porteiro mentiu ou induziram o porteiro a produzir falso testemunho. Ou escreveram algo no inquérito que ele não leu e assinou embaixo em confiança ao delegado ou a aquele que foi ouvi-lo na portaria.
    Essa briga do Bolsonaro com a Globo me parece o que o velho Brizola falava da luta entre “O DEMÔNIO E O COISA-RUIM”, onde o Inferno sempre vencia.
    Mas parece que, desta vez, um dos dois vai terminar cheirando a enxofre.

  13. -> Visão pessimista – Não tomou nenhuma medida, porque não teve condições. Havendo condições, dará o golpe.
    -> o segundo assassino de Marielle ingressou no condomínio de Ronnie Lessa, o assassino, entrando pela casa de Bolsonaro, coloca o elemento mais forte de uma relação óbvia, entre Bolsonaro e as milícias.

    a irresponsabilidade da classe dominante no Brasil é total e irreversível, como também os Generais que apoiam Bolsonaro.

    Bolsonaro não é somente a vingança dos Porões da Ditadura, é a volta de uma Ditadura que nunca acabou, como a do Chile.

    o grupo do ex Ministro do Exército Sylvio Frota volta ao Palácio do Planalto para implementar seu projeto ultraliberal, como no Chile de Pinochet.

    mas a História é implacável. justo agora agoniza em chamas o oásis chileno.

    a classe dominante quer descartar Bolsonaro: tosco, grotesco e despreparado. além de suas relações altamente perigosos com o submundo das milícias.

    mas os mesmos empresários que financiaram a OBAN, são os beneficiados agora pelas milícias, que no campo executam rotineira e imunemente as lideranças dos trabalhadores rurais e ativistas ambientais.

    os mesmos grupos paramilitares agora sendo institucionalizados por uma legislação de exceção: PL 443/2019, PL 1595/2019, PL 2418/2019, PL 3389/2019.

    mas a classe dominante no Brasil sempre foi genocida: desde o massacre dos indígenas ao genocídios dos negros, de Canudos à pacificação dos cemitérios do Duque de Caxias, de um Getúlio Vargas sanguinário que dizimou o movimento operário à Ditadura Empresarial-Militar, com seus milhares de camponeses e índios trucidados.

    então, por que agora este prurido jurídico em legalizar os esquadrões da morte?

    é no Chile que devemos buscar as origens e a solução de nossa agonia. tanto para a Direita quanto para a Esquerda, o Chile se tornou um laboratório.

    mas ainda existe Esquerda no Brasil?
    .

    1. Meu caro e dileto amigo arks Pau Brasil,sempre um prazer em reve-lo.Se não for pedir muito,encareço de sua gentileza,no sentido de tentar resgatar um cometário da lavra do acima assinado,no dia seguinte ao impechemant de Presidenta Dilma Roussef,em que eu afirmava peremptoriamente que o País cairia no abismo e as consequências advindas dele,seriam devastadoras.Nem premonição,tampouco as visões do Pai de Santo Facador,amigo de Nassif.Conhecimento profundo da politica brasileira.Nada mais.

  14. Em suma o Brasil tem um presidente à altura de sua elite, suas instituições e um terço da sua população. Tudo isso agravado pelo apoio do tal “mercado” que destruiu o tecido social de países com instituições muito mais sólidas do que o Brasil. Vivemos o nosso nazismo alemão ou fascismo italiano que culminou com a destruição desses países. Resta ver se um país com as riquezas naturais que tem o Brasil vai sair desse período com o seu território intacto. Rússia, Líbia, Iraque, Síria, Sudão são exemplos desses períodos de destruição de países. E tem outro fator que pode agravar a derrocada Brasil: a polarização religiosa que aos poucos vai dividindo os brasileiros.

  15. A falha fundamental das suas análises, Nassif, é que nelas não existe povo. O seu xadrez é um jogo institucional.

    Chega a ser até inacreditável diante do atual ciclo de revoltas no nosso continente.

    1. Infelizmente caro colega acho, por.hipotese, que.ele considera o elemento povo como inerte a esse processo, um joguete em um país que aos poucos vem destruindo o seu tecido social.. Acho que não temos sentimento de nação, unidade, povo..somos diversos, o nosso processo colonial contribuiu muito para a destruição de.nossa unidade dita nacional..
      É uma visão que acho, que por hipótese, ele pode estar partindo…na minha perspectiva, a institucionalidade e acordos.de salvação nacional ou concessões sistêmicas não tem mais poder de reverter a situação que encontramos..só o povo na rua e na luta.consegue reverte, mas dai precisamos resgatar o espirito das revoltas populares (Canudos, Malês) mais a inspiração dos povos andinos para recolocar as coisas no lugar

  16. Prezados Nassif e camaradas

    1 – Post muito bom e interessante, como sempre. Ao lê-lo em conjunto com o post “Xadrez do auto-impeachement de Bolsonaro, parece haver contradições; mas há um fio condutor neles: o desespero. Bozo e sua gangue (prole, grupos bastardos de extrema direita, evangélicos) são incapazes de tal discernimento e estratégia (o maquiavelismo pressupõe inteligência refinada e sofisticada; produto inexistente neste grupo).

    2 – O golpe é externo, evidente, e (posso estar “viajando”) começou com a articulações do Partido Democrata; que com uma “primavera árabe tropical”; viu a chance de implantar uma governo pamonha e submisso aos interesses norte-americanos. Mas depois creio que o golpe saiu do controle dos “democratas” e passou para a turma da Bufunfa (“Irmãos Koch” e capital financeiro); para manter as coisas como sempre estiveram.

    3 – Como não há indícios de atividade cerebral e raciocínio lógico em Bozo e sua gangue (incluindo milicos que vêem a possibilidade de morder mais grana), o golpe desanda pela inépcia dos marionetes postos pela turma da bufunfa.

    4 – No desespero, Bozo vai tentar apelar para suas neuroses (“comunistas”, “marxismo cultural” e outras asneiras) para partir para o confronto; mas parece que perdeu o apoio do “baixo estamento” das forças armadas (praças, sargentos, etc. – peço que relevem o desconhecimento sobre patentes). Restou apenas as milícias, mas não terão poder de fogo para enfrentar grupos organizados (inclusive grupo criminosos organizados)

    5 – Como covardes que são, Bozo e sua gangue vão pôr fogo no país e fugir.

    6 – Quanto ao Erdogan, se não me engano,ele foi vítima de uma tentativa de golpe de estado (manietado pela CIA). O cara já era autoritário, aproveitou o golpe para fazer uma limpa – e ele tinha apoio da população. Quem apóia o Bozo, fora as milícias e o evangélicos fanatizados e parte da classe média? Teriam coragem de pegar um trabuco e defender o “líder”:? Duvido. Bozo é um valentão de twitter. Ele e suas crias

  17. Nassif, o comportamento da família bolsonaro discrepa de qualquer aparência de normalidade e dá para enumerar muitos atos vergonhosos como fake news , agressões verbais e nepotismo. Sem nenhuma dúvida temos um presidente totalmente desqualificado para atender nossas necessidades governamentais. A locução que empreendeu do Oriente Médio nos mostra mais uma vez bolsonaro em surto de ódio .Tudo até agora acobertado pelo poder hegemônico local. Passou da hora de arrumar a casa porem boa parte de seus correligionários já sentiu ter errado na escolha , como vimos ontem familiares de praça militares lamentando tratamento desigual dado a oficiais na votação da previdência. Como sempre salve a elite e ferro no povão como na benesses a juízes, procuradores, delegados e banqueiros. Com ou sem bolsonaro o Brasil continua o mesmo

  18. Se essa acusação a JB no caso Marielle provar ter o caráter terminal que parece, Nassif deveria merecer o prêmio de mais importante jornalista brasileiro dos últimos, digamos, 50 anos – eu mesmo, confesso, fiquei bastante cético quando li a matéria, no início do governo, em que Nassif previa o fim do governo por causa do envolvimento de JB e família com a milícia do RJ.

  19. Justiça?
    Ética?
    Na, na, ni na não!
    É uma porrada em cima de quem só entende as coisas assim!
    Quem garantiu esse soco foram os generais da globo!
    Mostrou aos comandantes amigos que o capitão é sujo!
    É só trocar…
    Nessa defesa global dá ética e do bom jornalismo isento, LULA continua preso, a reforma da previdência foi tímida e eles querem mais!
    Privatizar tudo!
    É podridão por todo lado!

  20. A aposta maior com certeza é em armar as milícias,lembre-mos a insistência de Bolso desde o primeiro momento em liberar armas, recentemente Bolso se reuniu com militares Estadunidenses e poucos dias depois liberaram armas no campo,será q militares brasileiros estão levando um por fora?Isso é um perigo pq a máquina Estadunidense está envolvida,o poder de manipulação do Facebook e YouTube em nossos jovens é imenso,é só verem as denúncias da Cambridge Analítica e o massacre ocorrido em Mianmar,nas manifestações de Bolso o q mais tinha eram jovens brancos,no primeiro decreto de Bolso se não me engano liberava jovens a praticar tiro, curioso q é a faixa etária mais vulnerável as redes sociais,o próprio Zukerberg em palestra em Havard disse q o Facebook deve gerar propósito e educar pessoas,certo dia um conhecido meu simpatizante petista veio falar-me todo alterado(parecia bolsominion) mostrando um vídeo pelo ZAP de Bolsonaro e desceu a lenha,assisti educadamente os dois minutos,no outro dia acessei o YouTube e como recomendação estava aquele canal q meu amigo me mostrou pelo ZAP e detalhe,eu nunca tinha entrado naquele canal,só de ter assistido pelo ZAP já me recomendaram no YouTube,no jargão futebolístico fizeram uma tabelinha o You e ZAP e queriam fazer um gol(manipular a minha mente)então amigos é contra isso q devemos lutar,a manipulação da realidade, não se enganem,nesta próxima eleição o alvo será a “velha política”agora quanto às armas,a liberação delas está beneficiando somente os mal intencionados e endinheirados,e para os poderosos digitais ou não dividir nosso país é rapidão,esta nação teve um aprendizado excepcional, principalmente os Bolsominions,até acredito q o momento é de algum tipo de enfrentamento,mas está mais para ser no campo das idéias,já q o outro lado está desmobilizado,por isso Bolso está desesperado para achar algum motivo para mobilizar pessoas,só precisam achar a mentira certa na hora certa,ele só não conta q os manipuladores seus amigos já conseguiram tudo q queriam (quase!)TEMOS Q ALERTAR AS PESSOAS QUANTO ÀS MANIPULAÇÕES, PRINCIPALMENTE NOSSOS JOVENS Q AS REDES ADOTARAM E EDUCAM DO SEU JEITO,VEJAM O VÍDEO DO MAMAEFALEI SOBRE O FIM DO UBER E ME ENTENDERÃO MELHOR !!

  21. Estão clamando pelo povo, mas nossa situação em qualquer outro país latino já teria explodido. Nosso povo carece de identidade política ao contrário do que vemos nos últimos meses em outros países. Não podemos contar com isso.

  22. Concordo com o artigo, acho que a “hora da verdade” dos Bolsos esta chegando, …….seja em qual sentido for………mesmo se no caso de queda de Bolso, não creio que o que venha depois seja muito melhor, mais limpinho e menos doido,sem duvida, mas quanto a a agenda neoliberal contínua tudo como dantes no quartel….longe de min querer defender ou ter empatia pelos Bolsos, mas que a Globo entrou de sola pra fritar a familicia……parece que os Bolso são o PT da vez……o que não deixa de me provocar um certo “prazer” levemente “sádico”(bem pequeno, tipo minúsculo) e a possível retaliação Bolsonariana contra a Globo, provocar mini orgasmos……a parte todos os pequenos desvios de assunto de ordem erótica, não duvido da capacidade da familicia Bolso em participar desse crime, mas essa historia me parece um pouco sem pé nem cabeça………de todo jeito, se o fulano disse que ia na casa do Bolso, e foi ou não foi, não creio que isso prove muita coisa…..

  23. As coisas podem endurecer dos dois lados. Corre pelas redes sociais um video com familiares de militares que se dizem traidos por Bolsoanaro (de morrer de rir) por causa da reforma da previdência que toca no “baixo clero” militar. Bolsonaro é bem provavel que gostaria que os militares, a alta patente, o defenda com ameças, inlcuindo tanques nas ruas. O xadrez nesses dias ficou imprevisivel. Vai depender se a PF e MP vão conseguir levar a publico o que provavelmente ja sabem e se o povo vai manifestar. E o povo somos nos. Também logo tudo isso estara na imprensa internacional. Para um Pais com um minimo de racionalidade é o fim de um governo. Mas na atual quadra tudo é possivel.

  24. O Porteiro do condominio onde residem o Bolsonaro e o Ronnie Lessa, o assassino da Marielle, se contradisse quando depôs na investigação do assassinato da referida Vereadora Marielle?

    De acordo com o G1:

    “O Jornal Nacional pesquisou os registros da Câmara e encontrou uma contradição no depoimento do porteiro. Jair Bolsonaro estava em Brasília nesse dia, como mostram os registros de presença em duas votações no plenário: às 14h e às 20h30. Portanto, ele não poderia estar no Rio”.

    https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/29/suspeito-da-morte-de-marielle-se-reuniu-com-outro-acusado-no-condominio-de-bolsonaro-antes-do-crime-ao-entrar-alegou-que-ia-para-a-casa-do-presidente-segundo-porteiro.ghtml

    O Porteiro não disse que foi atendido pelo “Seu Jair”, ele disse que achava que tinha sido atendido pelo “Seu Jair”. A diferença entre dizer que foi atendido pelo “Seu Jair” e achar que foi atendido pelo “Seu Jair” é abissal. Não há contradição aí.

  25. Não sei se, pessoalmente, o “Jair” está diretamente envolvido na trama. Mas que, pelo menos, um de seus está eu aposto uma boa grana. Eles são psicopatas, cada um deles num grau e com um viés, e não são, nada, nada, confiáveis.
    E o ‘seu Jair’ vai acabar caindo cavalo por conta de protegê-los de tudo, de todos e a qualquer custo.
    É bom ele já ir (rsrsrs) botando as barbas de molho, porque a bomba vai estourar, já, já.

  26. Eu espero que seja a segunda opção! Espero que a globo lixo decadente vá a falência e que o Presidente cumpra o que ameaçou e não renove concessão alguma. Espero que as armas sejam liberadas urgentemente, afinal quem tem medo da população armada? Somente bandidos! Espero também que as forças armadas estejam preparadas para defender o país de vândalos e terroristas, caso seja necessário.E que também estejam preparadas para uma guerra civil caso necessário.

  27. Eu espero que seja a segunda opção! Espero que a globo lixo decadente vá a falência e que o Presidente cumpra o que ameaçou e não renove concessão alguma. Espero que as armas sejam liberadas urgentemente, afinal quem tem medo da população armada? Somente bandidos! Espero também que as forças armadas estejam preparadas para defender o país de vândalos e terroristas, caso seja necessário.E que também estejam preparadas para uma guerra civil caso necessário.

  28. Queria saber o que será feito contra essa rede lixo de tv, destruidora de lares, uma ameaça para a família cristã. Tiveram acesso a um processo que corre em segredo de justiça, isso pode? Isso é legal? Eles não estão afrontando a democracia? Porque então não conseguem acesso a outros inquéritos de figurões onde ninguém sonha acessar? Concordo com o Presidente Bolsonaro, isso foi de uma patifaria e canalhice sem tamanho. Deveriam ser imediatamente processados e sua licença de TV suspensa.

  29. “os escalões inferiores das Forças Armadas e da Polícia Militar.”

    Nassif, ocorre que alguém abriu as portas dos quartéis e não foi alguém dos escalões inferiores; Assim, importa não restringir os “escalões”.

    Eu mesmo estive em uma cerimônia militar, na Fortaleza de São José, acho que no ano de 2013, na qual o dito cujo foi fazer a entrega de uma ambulância, decorrente de emenda parlamentar. Lhe foi franqueado o acesso à tropa, homenageado e bem recebido no Salão Nobre pelos “estrelados”.

  30. Olá Nassif se não me engano na época do assassinato de Marielle o senhor fez uma matéria sobre uma possível ligação deste com a intervenção militar; Agora o próprio Bolsonaro disse que pegou os arquivos de registros da portaria do condomínio e já se sabe que isso ocorreu a mais de um ano.
    Bolsonaro sabe que isso é totalmente ilegal, a alteração e ocultação de provas é crime; O seu desprezo pela elucidação, pelas manifestações do caso Marielle, pela sua figura, no vídeo que postou na Arábia, a jocosamente chamava de: Mariela !
    Aí está o porque de sua irascibilidade e de seus seguidos estratagemas de auto blindagem e também explica a agora proposta causuistica de se federalisar a investigação.
    Nassif sabendo que o mundo de Bolsonaro se limita somente a isso e as propostas de liberação do submundo miliciano, conseguiria você fazer uma releitura da conjuntura desde a intervenção demagogica e mal conduzida até agora nestes intreveros entre Witzel e Bolsonaro ?
    Obrigado

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador